GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

+13
Paulo R. Andreolli
Dilan Esteves
Viper-SP
ww0397
DiogoFIP
duduguterres
Rech
Gabriel Neto
Vilas Boas
Carlos Mello
wla
Franco
casal 50
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por casal 50 Seg 21 maio 2012, 16:35

Pneu tem validade? Pressão baixa oferece mais aderência? Saiba a resposta pra essas e outras dúvidas sobre os pneus de moto

Entre os motociclistas não faltam lendas sobre os pneus. Muita gente tem dúvidas em relação a questões simples, como calibragem, enquanto outros têm, por exemplo, “uma receita infalível” para o pneu durar mais. Para esclarecer as dúvidas vamos ver o que é mito e o que é verdade:

Rodar com a pressão acima do indicado, também chamado “pneu duro”, diminui o gasto do pneu.
Mito. Rodar com pressão acima do recomendado pelo fabricante aumenta o gasto do pneu. O controle eficiente da pressão dos pneus garante uma quilometragem 10% superior. As recomendações de controle são: seguir as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo; Verificar a pressão somente com pneu frio; É necessário verificar a pressão pelo menos uma vez por semana e sempre antes de viajar; Porém, a verificação pode ser inútil se não for feita com calibrador aferido; Utilizar sempre a tampinhas nas válvulas, e com os pneus frios.

Pneu com bolha está condenado.
Verdade. Normalmente a bolha ocorre em decorrência de impactos contra obstáculos. Verificando bolhas nos pneus, é necessária a substituição do pneu, uma vez que tal problema pode comprometer a segurança.

Rodar com a pressão baixa aumenta a aderência.
Verdadeiro em alguns casos. Essa é uma técnica muito utilizada no offroad, já que o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem, aumentando a área de contato com o solo. Ressalta-se, porém que a pilotagem torna-se imprecisa, insegura e acelera o desgaste irregular do pneu.

O pneu que estiver com a banda lateral rachada deve ser descartado.
Verdade. Não deve ser utilizado nenhum composto para consertar “rachaduras” no pneu. Verificando cortes ou rachaduras na banda de rodagem ou nos flancos o pneu deve ser trocado, uma vez que rachaduras ou cortes podem comprometer a segurança.

Pneu tem validade?
Sim. O pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Em média a validade dos pneu é de 4 anos, se usado conforme o manual do proprietário de sua motocicleta.

Ao comprar um pneu novo é preciso “fazer zerinho” pra tirar a cera?
Mito. É necessário rodar com cautela pelo menos por, 150 a 200 quilômetros e não abusando nas curvas. Com isso, o pneu é aquecido e perde a cobertura (cera).

Usar câmara no pneu (tipo sem câmara) garante a segurança?
Não. Em pneus sem câmara, com a inscrição (tubeless), desaconselha-se a montagem com câmara de ar. Isso afeta o balanceamento da roda e o equilíbrio da moto.

Ao trocar o pneu traseiro, é obrigatório trocar o dianteiro?
Mito. Os pneus devem ser verificados periodicamente e substituídos sempre que atingirem os indicadores de desgaste (TWI).

Existe problema em usar pneus de marcas (modelos) diferentes?
Recomenda-se não usar marcas diferentes de fabricantes de pneus na dianteira e na traseira simultaneamente, pois pode comprometer o equilíbrio da moto. O pneu dianteiro auxilia o pneu trasiro no escoamento d´agua em pista molhada.

Quantos quilômetros dura um pneu?
Não é possível determinar quantos quilômetros dura um pneu. Seu rendimento quilométrico pode variar em função de fatores como: tipo/ modelo do pneu, eixo de montagem, forma de pilotagem da moto e o piso em que ela roda (aclives / declives, tipo de pavimento mais abrasivo, pistas muito sinuosas). A manutenção periódica do veículo e dos pneus também influencia na durabilidade de um pneu (verificação da pressão e até o balanceamento das rodas quando necessário).

O pneu deve ser calibrado todo dia?
Controlar a pressão é um dos expedientes mais importantes na durabilidade de um pneu. Pode sim ser feita diariamente, com os pneus frios. Ninguem sabe quando vai furar o pneu, prevenção égarantia de segurança.

Fonte: motorevista
casal 50
casal 50
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1418
Idade : 63
Data de inscrição : 17/02/2012

https://newcracksoft.com/lumion-pro-crack/

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Franco Seg 21 maio 2012, 17:05

Bem bacana o texto. Por falar nisso, estreei indo prá Carrancas um par de Maxxis. Rodei 200 km antes de "abusar" nas curvas, e depois disso aproveitei o asfalto de boa qualidade e bem abrasivo da estrada para testar a aderência. Gostei bastante! Aliás é impressionante como a ciclística muda para melhor com pneus novos! Agora é acompanhar a durabilidade.
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por wla Seg 21 maio 2012, 20:26

Boa casal50 e Franco pneu novo, sem 'cera', e tudo de bom...

wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Carlos Mello Seg 21 maio 2012, 21:04

GOSTEI DO TEXTO, MUITO BOM.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Vilas Boas Seg 21 maio 2012, 21:28

eu quase perdi a moto por causa do pneu novo com cera, mas sao boas dicas e quebra de mitos
Vilas Boas
Vilas Boas
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Gabriel Neto Ter 22 maio 2012, 18:38

Belo post Casal50, ainda mais pra mim que estou prestes a trocar os pneus da Fiotinha... e quanto a cera, aqui em Americana tem tanto buraco que ela fica no primeiro quarteirão kkkkk Very Happy

Gabriel Neto
Gabriel Neto
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 385
Idade : 30
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Rech Sáb 21 Jul 2012, 11:13

como escrevi no outro tópico.. troquei os pneus da nega véia... fui pra estrada só deu pra dar uma voltinha..... entao fiquei fazendo um zig-zag
depois de esquentar uma pouco.. tirou bastante da cera.... da pra ver direitinho onde ainda tem... vamos ver se hoje a tarde eu tiro o resto.. hehehhe
Rech
Rech
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 458
Idade : 44
Data de inscrição : 01/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Vilas Boas Seg 23 Jul 2012, 22:42

deita a moto no joelho a deicha o asfalto comer o pneu,
Vilas Boas
Vilas Boas
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por duduguterres Qua 22 Ago 2012, 19:36

Pessoal, to precisando trocar os pneus da minha maquina e estou na dúvida em qual colocar, ouvi falar muito bem dos Michelin Pilot Road 3 no qual tenho preferência, e também me chamou a atenção os Pneus Maxxis pelo valor, tenho visto pela net e pelas lojas o combo Maxxis de R$ 650,00 a R$800,00 e do Michelin PR3 de R$ 1.200,00 a R$ 1.600,00 essa diferença de valor compensa na durabilidade do pneu, pois na minha tenho PR2 na dianteira e está com mais de 30 mil km e o traseiro Pilot Activ com +- 20 mil km.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Franco Qua 22 Ago 2012, 21:20

Dudu, pelo visto o Pingão deu mais sorte que eu...

Comprei um combo Maxxis desses. Paguei R$ 650,00. No início fiquei bastante animado com os pneus: Tem um desenho bacana, são muito bons no seco e regulares no molhado. Até aí, beleza! Seria um bom custo benefício...O problema é que o tempo foi passando e comecei a perceber o desgaste prematuro, principalmente no pneu traseiro. Hoje, depois de apenas 2000 km rodados, fica evidente que não fiz um bom negócio. Ando sempre na maciota e cuido da calibragem, não poderia gastar assim tão rápido. NÃO RECOMENDO.


Última edição por Franco em Qua 22 Ago 2012, 21:23, editado 1 vez(es)
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Vilas Boas Qua 22 Ago 2012, 21:21

minha F tinha pilot 2, rodou mais de 25 mil na minha mao, e ainda roda mais 10 mil, o Pingao colocou MAXX, e tb rodou muito acredito que uns 10 mil e ainda esta bom.

pela marca e qualidade eu fico com pilot, mais aderencia na curva e na chuva. agora veja seu bolso, mas acredito que vale a pena, mas se esta pensando em passar a moto logo fique com o maxx
Vilas Boas
Vilas Boas
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por duduguterres Qua 22 Ago 2012, 21:26

Franco e Vilas pelos relatos de você acho que vou Michelin pois ando com minha esposa na carona e quando estou sozinho dou uma tocada mais forte dai acho que o Pr3 vai suprir minha necessidade
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Franco Qua 22 Ago 2012, 21:28

Sem a menor dúvida. É MUITO mais pneu, compensa o investimento.
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por DiogoFIP Qui 23 Ago 2012, 08:16

Tudo na paz ? obrigado pela informações !! Felicidades e tudo de bom !! Very Happy
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por duduguterres Qui 23 Ago 2012, 09:27

Muito obrigado pelas dicas e experiências.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por ww0397 Qui 23 Ago 2012, 10:12

Tenho os 2 na moto com mais de 2000 kms .e o Maxxis na traseira .
As vezes ando um mais forte e até agora os 2 estão perfeitos .
Continuo com a opinião que se fosse comprar hoje, compraria o Maxxis .
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 73
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Vilas Boas Qui 23 Ago 2012, 11:54

Eu escolhi o michelin apos ler este trecho " MICHELIN 2CT
A tecnologia MICHELIN 2CT de combina dois diferentes tipos de borracha, aplicando um composto mais resistente na parte central da banda de rodagem e outra mais macia, nos ombros, para ampliar a aderência nos momentos que a motocicleta mais exige, em curvas de elevado ângulo de inclinação." Eu olhava os pneus nas outras motos e via que so o meio ficava careca, ai me diserao para compra um pnwu bi compost, eu nao sei se maxx tem essa tecnologia,.da uma olhada no saite do maxx,

Agora ja que vai troca tem que estorar o pnel velho e filmar para nos.
Vilas Boas
Vilas Boas
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Vilas Boas Qui 23 Ago 2012, 12:03

Nas cbr estou rodando com um power one, eu goto de deitar so um poquimho, e o pneu gruda muito, fui rodar sozinho p conhecer a moto, chegando em casa observei qur na borda do pneu tinha muito farelo de borracha, para corer ele e bom, mad p durabilidafe so vou comfirma apos de trocar e testar, pq oq ta na moto nao fui eu que coloquei, ai nao da p saber quanto ele ja rodou.
Vilas Boas
Vilas Boas
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Viper-SP Qui 23 Ago 2012, 13:18

Maxxis agora tem um 3 modelos o SportMaxx que é o mais "basico" e que tenho na minha moto, tem indice de velocidade W e sinta de kevlar ou seja melhor que os Sport Demon que tem indice H e infinitamente melhor q os MT75 de CB500 que vejo mta gente usando na F.
Tem um novo ai Sport Touring com um desenho bem legal e um de pista p/ deitar mesmo.
O Paulo e o Rma devem ter visto a "cabaçada" monstra que eu fiz em uma curva no role p/ Bertioga tentando arrumar ralou pedaleira e cavalete central e o pneus grudaram legal e olha q o meu é o mais "basico".
Que ele dure menos que um PR3 eu acho q vale e muito a pena afinal com o preço de 1 trazeiro PR3 vc compra o PAR do Maxxis e ainda sobra dinheiro.
Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Franco Qui 23 Ago 2012, 13:29

Os meus são os Sportmax também, os básicos. Como falei anteriormente, grudar eles grudam muito mesmo (pelo visto são moles, o que prejudica a durabilidade), mas a minha bronca é que um pneu com somente 2000 km rodados não poderia estar quadrado como está, entende? Ou então fui premiado...
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Viper-SP Qui 23 Ago 2012, 16:03

Os meus estao com 6.000 Km, estao quadrados também e devem durar ate uns 9.000 Km no maximo mas eu estava andando mais na cidade e sempre saindo acelerando nos sinais e isso é o que mais come pneu.
Eu acho que é caracterista do pneu viu igual os MT75 da minha Twister colocava e em 2000 Km ja tava quadrado ai descobri q todos ficavam assim, estava vendo os Maxxis novos na loja e eles nao sao tão arredondados como os Michellin e Pirelli.
Na proxima troca vou testar este modelo novo ai da Maxxis Sport Touring

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Dilan Esteves Qui 23 Ago 2012, 16:46

realmente os bi compostos em questão d durabilidade são mto superiores

tenho um conhecido q vai bater 20000 km com um michelin bicomposto na RF900 dele

mas é aquela coisa, com um michelin traseiro vc compra um jogo de maxxis, e o maxxis n é ruim, só dura menos, continuo achando o maxxis um ótimo custo benefício
Dilan Esteves
Dilan Esteves
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 494
Idade : 31
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Rech Qui 23 Ago 2012, 17:55

to bem feliz com meus maxxis.. rodei pouco com eles... o grande teste vai ser a SRR 2013 !!
Rech
Rech
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 458
Idade : 44
Data de inscrição : 01/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por duduguterres Qui 23 Ago 2012, 18:10

Dilan você conhece minha moto, aquele pneu traseiro que tem nela é Pilot Active e comprei ela com aquele pneu e ja rodei +- 17 mil km e o dianteiro é PR2 bi composto e acredito que a quilometragem dele deve ser maior que o traseiro, e noto claramente os beneficios do bi composto, pois o pneu não fica "quadrado" pensando nisso se o Michelin dura o dobro da KM do que o maxxis, seria colocar 2 jogos de maxxis para 1 jogo Michelin, somando o tempo que se perde para fazer isso ao meu ver não seria vantagem.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Franco Qui 23 Ago 2012, 19:03

Exatamente, Dudu! Não quero aqui gerar polêmica, somente chamo a atenção de todos para esta conta que você fez. Como falei de início, o pneu é ótimo, mas ao avaliarmos a durabilidade, no meu entendimento, não compensa.

Agora olhem o TWI do meu pneu com apenas 2000 km rodados... No

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Img0416u
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS Empty Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos