MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
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GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
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MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Pneu tem validade? Pressão baixa oferece mais aderência? Saiba a resposta pra essas e outras dúvidas sobre os pneus de moto
Entre os motociclistas não faltam lendas sobre os pneus. Muita gente tem dúvidas em relação a questões simples, como calibragem, enquanto outros têm, por exemplo, “uma receita infalível” para o pneu durar mais. Para esclarecer as dúvidas vamos ver o que é mito e o que é verdade:
Rodar com a pressão acima do indicado, também chamado “pneu duro”, diminui o gasto do pneu.
Mito. Rodar com pressão acima do recomendado pelo fabricante aumenta o gasto do pneu. O controle eficiente da pressão dos pneus garante uma quilometragem 10% superior. As recomendações de controle são: seguir as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo; Verificar a pressão somente com pneu frio; É necessário verificar a pressão pelo menos uma vez por semana e sempre antes de viajar; Porém, a verificação pode ser inútil se não for feita com calibrador aferido; Utilizar sempre a tampinhas nas válvulas, e com os pneus frios.
Pneu com bolha está condenado.
Verdade. Normalmente a bolha ocorre em decorrência de impactos contra obstáculos. Verificando bolhas nos pneus, é necessária a substituição do pneu, uma vez que tal problema pode comprometer a segurança.
Rodar com a pressão baixa aumenta a aderência.
Verdadeiro em alguns casos. Essa é uma técnica muito utilizada no offroad, já que o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem, aumentando a área de contato com o solo. Ressalta-se, porém que a pilotagem torna-se imprecisa, insegura e acelera o desgaste irregular do pneu.
O pneu que estiver com a banda lateral rachada deve ser descartado.
Verdade. Não deve ser utilizado nenhum composto para consertar “rachaduras” no pneu. Verificando cortes ou rachaduras na banda de rodagem ou nos flancos o pneu deve ser trocado, uma vez que rachaduras ou cortes podem comprometer a segurança.
Pneu tem validade?
Sim. O pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Em média a validade dos pneu é de 4 anos, se usado conforme o manual do proprietário de sua motocicleta.
Ao comprar um pneu novo é preciso “fazer zerinho” pra tirar a cera?
Mito. É necessário rodar com cautela pelo menos por, 150 a 200 quilômetros e não abusando nas curvas. Com isso, o pneu é aquecido e perde a cobertura (cera).
Usar câmara no pneu (tipo sem câmara) garante a segurança?
Não. Em pneus sem câmara, com a inscrição (tubeless), desaconselha-se a montagem com câmara de ar. Isso afeta o balanceamento da roda e o equilíbrio da moto.
Ao trocar o pneu traseiro, é obrigatório trocar o dianteiro?
Mito. Os pneus devem ser verificados periodicamente e substituídos sempre que atingirem os indicadores de desgaste (TWI).
Existe problema em usar pneus de marcas (modelos) diferentes?
Recomenda-se não usar marcas diferentes de fabricantes de pneus na dianteira e na traseira simultaneamente, pois pode comprometer o equilíbrio da moto. O pneu dianteiro auxilia o pneu trasiro no escoamento d´agua em pista molhada.
Quantos quilômetros dura um pneu?
Não é possível determinar quantos quilômetros dura um pneu. Seu rendimento quilométrico pode variar em função de fatores como: tipo/ modelo do pneu, eixo de montagem, forma de pilotagem da moto e o piso em que ela roda (aclives / declives, tipo de pavimento mais abrasivo, pistas muito sinuosas). A manutenção periódica do veículo e dos pneus também influencia na durabilidade de um pneu (verificação da pressão e até o balanceamento das rodas quando necessário).
O pneu deve ser calibrado todo dia?
Controlar a pressão é um dos expedientes mais importantes na durabilidade de um pneu. Pode sim ser feita diariamente, com os pneus frios. Ninguem sabe quando vai furar o pneu, prevenção égarantia de segurança.
Fonte: motorevista
Entre os motociclistas não faltam lendas sobre os pneus. Muita gente tem dúvidas em relação a questões simples, como calibragem, enquanto outros têm, por exemplo, “uma receita infalível” para o pneu durar mais. Para esclarecer as dúvidas vamos ver o que é mito e o que é verdade:
Rodar com a pressão acima do indicado, também chamado “pneu duro”, diminui o gasto do pneu.
Mito. Rodar com pressão acima do recomendado pelo fabricante aumenta o gasto do pneu. O controle eficiente da pressão dos pneus garante uma quilometragem 10% superior. As recomendações de controle são: seguir as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo; Verificar a pressão somente com pneu frio; É necessário verificar a pressão pelo menos uma vez por semana e sempre antes de viajar; Porém, a verificação pode ser inútil se não for feita com calibrador aferido; Utilizar sempre a tampinhas nas válvulas, e com os pneus frios.
Pneu com bolha está condenado.
Verdade. Normalmente a bolha ocorre em decorrência de impactos contra obstáculos. Verificando bolhas nos pneus, é necessária a substituição do pneu, uma vez que tal problema pode comprometer a segurança.
Rodar com a pressão baixa aumenta a aderência.
Verdadeiro em alguns casos. Essa é uma técnica muito utilizada no offroad, já que o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem, aumentando a área de contato com o solo. Ressalta-se, porém que a pilotagem torna-se imprecisa, insegura e acelera o desgaste irregular do pneu.
O pneu que estiver com a banda lateral rachada deve ser descartado.
Verdade. Não deve ser utilizado nenhum composto para consertar “rachaduras” no pneu. Verificando cortes ou rachaduras na banda de rodagem ou nos flancos o pneu deve ser trocado, uma vez que rachaduras ou cortes podem comprometer a segurança.
Pneu tem validade?
Sim. O pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Em média a validade dos pneu é de 4 anos, se usado conforme o manual do proprietário de sua motocicleta.
Ao comprar um pneu novo é preciso “fazer zerinho” pra tirar a cera?
Mito. É necessário rodar com cautela pelo menos por, 150 a 200 quilômetros e não abusando nas curvas. Com isso, o pneu é aquecido e perde a cobertura (cera).
Usar câmara no pneu (tipo sem câmara) garante a segurança?
Não. Em pneus sem câmara, com a inscrição (tubeless), desaconselha-se a montagem com câmara de ar. Isso afeta o balanceamento da roda e o equilíbrio da moto.
Ao trocar o pneu traseiro, é obrigatório trocar o dianteiro?
Mito. Os pneus devem ser verificados periodicamente e substituídos sempre que atingirem os indicadores de desgaste (TWI).
Existe problema em usar pneus de marcas (modelos) diferentes?
Recomenda-se não usar marcas diferentes de fabricantes de pneus na dianteira e na traseira simultaneamente, pois pode comprometer o equilíbrio da moto. O pneu dianteiro auxilia o pneu trasiro no escoamento d´agua em pista molhada.
Quantos quilômetros dura um pneu?
Não é possível determinar quantos quilômetros dura um pneu. Seu rendimento quilométrico pode variar em função de fatores como: tipo/ modelo do pneu, eixo de montagem, forma de pilotagem da moto e o piso em que ela roda (aclives / declives, tipo de pavimento mais abrasivo, pistas muito sinuosas). A manutenção periódica do veículo e dos pneus também influencia na durabilidade de um pneu (verificação da pressão e até o balanceamento das rodas quando necessário).
O pneu deve ser calibrado todo dia?
Controlar a pressão é um dos expedientes mais importantes na durabilidade de um pneu. Pode sim ser feita diariamente, com os pneus frios. Ninguem sabe quando vai furar o pneu, prevenção égarantia de segurança.
Fonte: motorevista
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Bem bacana o texto. Por falar nisso, estreei indo prá Carrancas um par de Maxxis. Rodei 200 km antes de "abusar" nas curvas, e depois disso aproveitei o asfalto de boa qualidade e bem abrasivo da estrada para testar a aderência. Gostei bastante! Aliás é impressionante como a ciclística muda para melhor com pneus novos! Agora é acompanhar a durabilidade.
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
GOSTEI DO TEXTO, MUITO BOM.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
eu quase perdi a moto por causa do pneu novo com cera, mas sao boas dicas e quebra de mitos
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Belo post Casal50, ainda mais pra mim que estou prestes a trocar os pneus da Fiotinha... e quanto a cera, aqui em Americana tem tanto buraco que ela fica no primeiro quarteirão kkkkk
Gabriel Neto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 385
Idade : 30
Data de inscrição : 23/09/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
como escrevi no outro tópico.. troquei os pneus da nega véia... fui pra estrada só deu pra dar uma voltinha..... entao fiquei fazendo um zig-zag
depois de esquentar uma pouco.. tirou bastante da cera.... da pra ver direitinho onde ainda tem... vamos ver se hoje a tarde eu tiro o resto.. hehehhe
depois de esquentar uma pouco.. tirou bastante da cera.... da pra ver direitinho onde ainda tem... vamos ver se hoje a tarde eu tiro o resto.. hehehhe
Rech- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 458
Idade : 44
Data de inscrição : 01/03/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
deita a moto no joelho a deicha o asfalto comer o pneu,
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Pessoal, to precisando trocar os pneus da minha maquina e estou na dúvida em qual colocar, ouvi falar muito bem dos Michelin Pilot Road 3 no qual tenho preferência, e também me chamou a atenção os Pneus Maxxis pelo valor, tenho visto pela net e pelas lojas o combo Maxxis de R$ 650,00 a R$800,00 e do Michelin PR3 de R$ 1.200,00 a R$ 1.600,00 essa diferença de valor compensa na durabilidade do pneu, pois na minha tenho PR2 na dianteira e está com mais de 30 mil km e o traseiro Pilot Activ com +- 20 mil km.
duduguterres- Boulevard 800
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Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Dudu, pelo visto o Pingão deu mais sorte que eu...
Comprei um combo Maxxis desses. Paguei R$ 650,00. No início fiquei bastante animado com os pneus: Tem um desenho bacana, são muito bons no seco e regulares no molhado. Até aí, beleza! Seria um bom custo benefício...O problema é que o tempo foi passando e comecei a perceber o desgaste prematuro, principalmente no pneu traseiro. Hoje, depois de apenas 2000 km rodados, fica evidente que não fiz um bom negócio. Ando sempre na maciota e cuido da calibragem, não poderia gastar assim tão rápido. NÃO RECOMENDO.
Comprei um combo Maxxis desses. Paguei R$ 650,00. No início fiquei bastante animado com os pneus: Tem um desenho bacana, são muito bons no seco e regulares no molhado. Até aí, beleza! Seria um bom custo benefício...O problema é que o tempo foi passando e comecei a perceber o desgaste prematuro, principalmente no pneu traseiro. Hoje, depois de apenas 2000 km rodados, fica evidente que não fiz um bom negócio. Ando sempre na maciota e cuido da calibragem, não poderia gastar assim tão rápido. NÃO RECOMENDO.
Última edição por Franco em Qua 22 Ago 2012, 21:23, editado 1 vez(es)
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
minha F tinha pilot 2, rodou mais de 25 mil na minha mao, e ainda roda mais 10 mil, o Pingao colocou MAXX, e tb rodou muito acredito que uns 10 mil e ainda esta bom.
pela marca e qualidade eu fico com pilot, mais aderencia na curva e na chuva. agora veja seu bolso, mas acredito que vale a pena, mas se esta pensando em passar a moto logo fique com o maxx
pela marca e qualidade eu fico com pilot, mais aderencia na curva e na chuva. agora veja seu bolso, mas acredito que vale a pena, mas se esta pensando em passar a moto logo fique com o maxx
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Franco e Vilas pelos relatos de você acho que vou Michelin pois ando com minha esposa na carona e quando estou sozinho dou uma tocada mais forte dai acho que o Pr3 vai suprir minha necessidade
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Sem a menor dúvida. É MUITO mais pneu, compensa o investimento.
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Tudo na paz ? obrigado pela informações !! Felicidades e tudo de bom !!
DiogoFIP- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Muito obrigado pelas dicas e experiências.
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Tenho os 2 na moto com mais de 2000 kms .e o Maxxis na traseira .
As vezes ando um mais forte e até agora os 2 estão perfeitos .
Continuo com a opinião que se fosse comprar hoje, compraria o Maxxis .
As vezes ando um mais forte e até agora os 2 estão perfeitos .
Continuo com a opinião que se fosse comprar hoje, compraria o Maxxis .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 73
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Eu escolhi o michelin apos ler este trecho " MICHELIN 2CT
A tecnologia MICHELIN 2CT de combina dois diferentes tipos de borracha, aplicando um composto mais resistente na parte central da banda de rodagem e outra mais macia, nos ombros, para ampliar a aderência nos momentos que a motocicleta mais exige, em curvas de elevado ângulo de inclinação." Eu olhava os pneus nas outras motos e via que so o meio ficava careca, ai me diserao para compra um pnwu bi compost, eu nao sei se maxx tem essa tecnologia,.da uma olhada no saite do maxx,
Agora ja que vai troca tem que estorar o pnel velho e filmar para nos.
A tecnologia MICHELIN 2CT de combina dois diferentes tipos de borracha, aplicando um composto mais resistente na parte central da banda de rodagem e outra mais macia, nos ombros, para ampliar a aderência nos momentos que a motocicleta mais exige, em curvas de elevado ângulo de inclinação." Eu olhava os pneus nas outras motos e via que so o meio ficava careca, ai me diserao para compra um pnwu bi compost, eu nao sei se maxx tem essa tecnologia,.da uma olhada no saite do maxx,
Agora ja que vai troca tem que estorar o pnel velho e filmar para nos.
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Nas cbr estou rodando com um power one, eu goto de deitar so um poquimho, e o pneu gruda muito, fui rodar sozinho p conhecer a moto, chegando em casa observei qur na borda do pneu tinha muito farelo de borracha, para corer ele e bom, mad p durabilidafe so vou comfirma apos de trocar e testar, pq oq ta na moto nao fui eu que coloquei, ai nao da p saber quanto ele ja rodou.
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Maxxis agora tem um 3 modelos o SportMaxx que é o mais "basico" e que tenho na minha moto, tem indice de velocidade W e sinta de kevlar ou seja melhor que os Sport Demon que tem indice H e infinitamente melhor q os MT75 de CB500 que vejo mta gente usando na F.
Tem um novo ai Sport Touring com um desenho bem legal e um de pista p/ deitar mesmo.
O Paulo e o Rma devem ter visto a "cabaçada" monstra que eu fiz em uma curva no role p/ Bertioga tentando arrumar ralou pedaleira e cavalete central e o pneus grudaram legal e olha q o meu é o mais "basico".
Que ele dure menos que um PR3 eu acho q vale e muito a pena afinal com o preço de 1 trazeiro PR3 vc compra o PAR do Maxxis e ainda sobra dinheiro.
Tem um novo ai Sport Touring com um desenho bem legal e um de pista p/ deitar mesmo.
O Paulo e o Rma devem ter visto a "cabaçada" monstra que eu fiz em uma curva no role p/ Bertioga tentando arrumar ralou pedaleira e cavalete central e o pneus grudaram legal e olha q o meu é o mais "basico".
Que ele dure menos que um PR3 eu acho q vale e muito a pena afinal com o preço de 1 trazeiro PR3 vc compra o PAR do Maxxis e ainda sobra dinheiro.
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Os meus são os Sportmax também, os básicos. Como falei anteriormente, grudar eles grudam muito mesmo (pelo visto são moles, o que prejudica a durabilidade), mas a minha bronca é que um pneu com somente 2000 km rodados não poderia estar quadrado como está, entende? Ou então fui premiado...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Os meus estao com 6.000 Km, estao quadrados também e devem durar ate uns 9.000 Km no maximo mas eu estava andando mais na cidade e sempre saindo acelerando nos sinais e isso é o que mais come pneu.
Eu acho que é caracterista do pneu viu igual os MT75 da minha Twister colocava e em 2000 Km ja tava quadrado ai descobri q todos ficavam assim, estava vendo os Maxxis novos na loja e eles nao sao tão arredondados como os Michellin e Pirelli.
Na proxima troca vou testar este modelo novo ai da Maxxis Sport Touring
Eu acho que é caracterista do pneu viu igual os MT75 da minha Twister colocava e em 2000 Km ja tava quadrado ai descobri q todos ficavam assim, estava vendo os Maxxis novos na loja e eles nao sao tão arredondados como os Michellin e Pirelli.
Na proxima troca vou testar este modelo novo ai da Maxxis Sport Touring
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
realmente os bi compostos em questão d durabilidade são mto superiores
tenho um conhecido q vai bater 20000 km com um michelin bicomposto na RF900 dele
mas é aquela coisa, com um michelin traseiro vc compra um jogo de maxxis, e o maxxis n é ruim, só dura menos, continuo achando o maxxis um ótimo custo benefício
tenho um conhecido q vai bater 20000 km com um michelin bicomposto na RF900 dele
mas é aquela coisa, com um michelin traseiro vc compra um jogo de maxxis, e o maxxis n é ruim, só dura menos, continuo achando o maxxis um ótimo custo benefício
Dilan Esteves- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 494
Idade : 31
Data de inscrição : 08/03/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
to bem feliz com meus maxxis.. rodei pouco com eles... o grande teste vai ser a SRR 2013 !!
Rech- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 458
Idade : 44
Data de inscrição : 01/03/2012
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Dilan você conhece minha moto, aquele pneu traseiro que tem nela é Pilot Active e comprei ela com aquele pneu e ja rodei +- 17 mil km e o dianteiro é PR2 bi composto e acredito que a quilometragem dele deve ser maior que o traseiro, e noto claramente os beneficios do bi composto, pois o pneu não fica "quadrado" pensando nisso se o Michelin dura o dobro da KM do que o maxxis, seria colocar 2 jogos de maxxis para 1 jogo Michelin, somando o tempo que se perde para fazer isso ao meu ver não seria vantagem.
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: MITOS E VERDADES SOBRE OS PNEUS
Exatamente, Dudu! Não quero aqui gerar polêmica, somente chamo a atenção de todos para esta conta que você fez. Como falei de início, o pneu é ótimo, mas ao avaliarmos a durabilidade, no meu entendimento, não compensa.
Agora olhem o TWI do meu pneu com apenas 2000 km rodados...
Agora olhem o TWI do meu pneu com apenas 2000 km rodados...
Franco- GSX 750 R
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Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
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