Dicas técnicas sobre Gasolina
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Carlos Mello
chn750
wwka
Spyder
8 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
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Dicas técnicas sobre Gasolina
Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem.
A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir á detonação, ou a capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em combustão espontânea (batida de pino) que é bem notada quando andamos com a moto em marcha alta , tipo quarta ou quinta em baixo giro e rotação baixa.
A impressão é de ter estar sentado em motor de uma máquina de moer cana! Terrível!
Essa batida de pino pode causar perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo da intensidade e persistência.
A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD.
O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.
Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas , a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
Já as demais gasolinas do tipo premium , pódium , V-power , possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor , entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor , carburador e injeção.
Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1) . Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potencia do motor, eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.
O que determina a potência de um motor é o seu projeto , o combustível somente irá ajudar a “acordar os cavalinhos”.
Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas etc, removendo resíduos de carvão , facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4% , mas essas gasolinas não fazem milagres , o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.
Assim como nos óleos lubrificantes , deve-se tomar algumas precauções:
Se a sua moto sempre andou com gasolina comum , não encha o tanque com gasolina premium ou pódium na primeira vez , sob o risco de soltar todo o carvão acumulado por horas de funcionamento e causar entupimentos ou danos internos no motor. O ideal é ir abastecendo com esse tipo gasolina gradativamente, iniciando com 20% de gasolina premium/podim para 80% de comum no primeiro tanque , 30% de premium/podim no segundo , 40% no terceiro e assim por diante, até utilizar somente esse tipo de gasolina.
Sei que muitos devem estar se perguntando ,e se eu for viajar e não encontrar a gasolina premium ?
Não há problema , mas na primeira oportunidade encha o tanque com premium para limpar os resíduos deixados pela gasolina comum.
Hoje em dia deve-se tomar muito cuidado com a gasolina que se utiliza , prefira abastecer sua moto sempre em postos de bandeiras conhecidas e de preferência com uma gasolina de qualidade maior. “
*Texto de Marcelo Peixoto, consultor técnico da Harley-Davidson no Brasil.
A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir á detonação, ou a capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em combustão espontânea (batida de pino) que é bem notada quando andamos com a moto em marcha alta , tipo quarta ou quinta em baixo giro e rotação baixa.
A impressão é de ter estar sentado em motor de uma máquina de moer cana! Terrível!
Essa batida de pino pode causar perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo da intensidade e persistência.
A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD.
O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.
Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas , a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
Já as demais gasolinas do tipo premium , pódium , V-power , possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor , entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor , carburador e injeção.
Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1) . Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potencia do motor, eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.
O que determina a potência de um motor é o seu projeto , o combustível somente irá ajudar a “acordar os cavalinhos”.
Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas etc, removendo resíduos de carvão , facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4% , mas essas gasolinas não fazem milagres , o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.
Assim como nos óleos lubrificantes , deve-se tomar algumas precauções:
Se a sua moto sempre andou com gasolina comum , não encha o tanque com gasolina premium ou pódium na primeira vez , sob o risco de soltar todo o carvão acumulado por horas de funcionamento e causar entupimentos ou danos internos no motor. O ideal é ir abastecendo com esse tipo gasolina gradativamente, iniciando com 20% de gasolina premium/podim para 80% de comum no primeiro tanque , 30% de premium/podim no segundo , 40% no terceiro e assim por diante, até utilizar somente esse tipo de gasolina.
Sei que muitos devem estar se perguntando ,e se eu for viajar e não encontrar a gasolina premium ?
Não há problema , mas na primeira oportunidade encha o tanque com premium para limpar os resíduos deixados pela gasolina comum.
Hoje em dia deve-se tomar muito cuidado com a gasolina que se utiliza , prefira abastecer sua moto sempre em postos de bandeiras conhecidas e de preferência com uma gasolina de qualidade maior. “
*Texto de Marcelo Peixoto, consultor técnico da Harley-Davidson no Brasil.
Spyder- GSX 750 R
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Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Eu achava bobagem esta história de gasolina(comum, aditivada, pódium), mas um tempo atrás coloquei gasolina aditivada em um posto aqui da cidade, e uns dias depois q fui ligar a moto, a moto começou a engasgar e parecia que estava com o motor apanhando, e ai levei a moto na concessionária e o mecânico examinou e mandou que eu coloca-se a pódium que iria acabar com o ruido, principalmente na alta. Completei o tanque com a Pódium, e após alguns kms, notei a enorme diferença. Depois conversando com amigos, eles acham que neste posto que eu abasteci, e é um posto de minha confiança(até pensei q a gasosa estava adulterada), mas chegamos a conclusão que provavelmente esta bomba estava com a gasolina no final, e pode ter vindo residuos de resto de combustivel, o que ocasionou este entupimento em algum carburador.
wwka- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 778
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Data de inscrição : 14/04/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Tenho por hábito só utilizar gasolina Premium. Apesar de mais cara no preço por litro, no final das contas ela se torna mais barata.
chn750- Burgman 400
- Número de Mensagens : 224
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Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
CARO COMANDANTE SPYDER MUIIITO BOA ESTA SUA MATÉRIA VEJAM QUE O NOSSO FORUM TAMBEM É CULTURA, VIVENDO E APRENDENDO, COMANDANTE SPYDER VC ESTA DE PARABENS, MANTENHA-NOS ASSIM INFORMADOS.
PROCURO SEMPRE USAR O PODIUM E O V-POWER, SE NÃO ACHAR ELAS PROCURO SEMPRE USAR ADTIVADAS, E MAIS, SEMPRE QUE POSSO DEPOIS DE ALGUNS 3000 KMS USO ADITIVO DE LIMPEZA JUNTO A GASOLINA.
PROCURO SEMPRE USAR O PODIUM E O V-POWER, SE NÃO ACHAR ELAS PROCURO SEMPRE USAR ADTIVADAS, E MAIS, SEMPRE QUE POSSO DEPOIS DE ALGUNS 3000 KMS USO ADITIVO DE LIMPEZA JUNTO A GASOLINA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Também achei bem interessante o tópico.
Quanto a gasolina so uso a premium da Ipiranga.
Pra mim, a melhor
Quanto a gasolina so uso a premium da Ipiranga.
Pra mim, a melhor
chn750- Burgman 400
- Número de Mensagens : 224
Idade : 61
Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Sempre gostei da gasolina Texaco...
mas, como os postos texaco entraram em extinção aqui no Rio, hj eu tenho preferência pelos postos BR da petrobras...gasolina podium...
mas, como os postos texaco entraram em extinção aqui no Rio, hj eu tenho preferência pelos postos BR da petrobras...gasolina podium...
Última edição por OJFILHO em Seg 10 Jan 2011, 22:14, editado 1 vez(es)
OJFILHO- Intruder 125
- Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Eu as vezes uso a V-power Racing é muito boa mas é dificil de achar.
henrique jr- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 853
Idade : 54
Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Coloco sempre a Podium, e quando em viagem, se não achar a podium, coloco no mínimo uma aditivada!
martinmann@brturbo.com.br- Burgman 400
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Idade : 47
Data de inscrição : 16/02/2011
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
tive que colocar V-POWER da Shel... já que o bobão aqui sofreu hj uma pane seca... rsrsrssrsr
parei no primeiro posto e mandei encher o tanque...
bem.. até agora, tudo normal...
parei no primeiro posto e mandei encher o tanque...
bem.. até agora, tudo normal...
OJFILHO- Intruder 125
- Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
GERALMENTE USO V-POWER PRA VIAJAR E PODIUM PRA GUARDAR A MOTO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Carlos Mello escreveu:GERALMENTE USO V-POWER PRA VIAJAR E PODIUM PRA GUARDAR A MOTO.
Por que Carlos??
alguma razão em especial?!
Ps: final de semana rodando com V-Power e tudo ok!
OJFILHO- Intruder 125
- Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010
Re: Dicas técnicas sobre Gasolina
Já rodei com vpower... sem problemas... acho q a preferência do Carlão pelo Podium quando a moto vai ficar parada pode ter relação com sua maior validade.
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