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Mensagem por Fuchs Sex 26 Nov 2010, 13:10

Como é um texto longo com várias fotos, vou deixar no segundo post
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Mensagem por Fuchs Sex 26 Nov 2010, 13:11

Essa é uma das aventuras do meu pai. Perdi ele no final de 2008 em um acidente de carro, ele que por 40 anos andou de moto e nunca teve nenhum acidente sério. Foi no tanque da CG 1976 igual a essa que eu me apaixonei pelas 2 rodas:

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Depois que ele faleceu, enquanto limpava sua casa e guardava seus documentos, encontrei um diário de umas das viagens que ele fez. Me sentei no chão da sala e só saí de lá após ler tudo, com lágrimas nos olhos. Gostaria de compartilha-lo com vocês. É bem longo, mas é um prato cheio pra quem curte viajar. E explica meu vício na junção de estrada e motos! Antes de terminar a viagem de quase 4mil km ele já estava planejando a próxima! Estou reformando a intruder dele e planejando repetir a mesma viagem com a moto dele.

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Viagem a Sinop – MT
De 10 a 25 de nov. de 2001
Procurei um parceiro de viagem, mas ninguém se apresentou. Preparei tudo para viajar sozinho. Assim parti na minha Suzuki Intruder 250 no dia 10.11. – sábado, as 15;30 h. -- para Maringá. Cheguei as 23;00 h na casa de meu irmão. No dia seguinte, 11.11, domingo, saí as 12;00 h. Abasteci e já tive de vestir a capa de chuva. Parei num pedágio esperando o vento e a chuva diminuir. Cheguei a Porto São José as 17;30 h. Abasteci e esperei a balsa. O rebocador que a trazia deu pane e a balsa ficou à deriva. Mandaram outro rebocador atrás e uma hora depois a balsa finalmente encostou. Atravessamos.
Eu não sabia o que me esperava do outro lado. O mapa dizia que tinha 55 km de chão pela frente, mas foram 70 km. A chuva tinha amolecido uns 10 cm da estrada e tudo virou um grude só. Rapidinho aprendi a andar no barro. Só em 1ª e 2ª marchas. Não se pode usar o freio dianteiro. Os pés quase o tempo todo pendurados, prontos para dar apoio para não cair. Se a roda dianteira encostar num dos morrinhos deixados pelas rodas dos caminhões ou carros, automaticamente quer subir. Como não consegue, escorrega. Se frear é pior. Logo tive minha primeira parada forçada.

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Descobri que a roda dianteira embuchou, entupiu de barro. Quase cai. Achei um graveto e limpei o pára-lama. Levei o graveto junto para outra eventualidade, que logo apareceu. Já de noite, a corrente começou a estralar de vez em quando. Não pude ver, mas achei que pelo desgaste ficou folgada demais e tentava acavalar em algum dente do pinhão ou da coroa. Caí lá pelas 22;00 h. Entortou a pedaleira auxiliar esquerda. Consegui me levantar e levantar a moto. Batalhei até à meia-noite, quando resolvi parar, pois minhas pernas já não queriam mais. Doíam na parte de cima da coxa, próximo da virilha. Estava na entrada da Fazenda Stª Lúcia, um pouco mais alta que o leito da estrada e com gramado. Estiquei uma ponta da lona sobre a moto e dobrei a outra de forma que pudesse me deitar em cima, mas coberto por ela.

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Fui acordado por um cavalo curioso, que trotava atrás da cerca da fazenda. Quando levantei e falei com ele, ele se deu por satisfeito e foi embora. Desentupi a roda dianteira novamente e descobri que o pára-lama plástico traseiro estava caído sobre a roda. A chuva tinha dado uma pequena trégua. Tirei o assento. Procurei alguma coisa para amará-lo e achei uma tira de couro atrás do portão da fazenda, no tamanho exato. Mais 12 km de grude e areão mole, passando por uma carvoaria, achei asfalto pela frente. Que alivio. Era Bataíporã. Tomei um café reforçado, feito no capricho do jeito que pedi, as 9;30 da manhã, na “Lanchonete 2001”. Desde as 15;00 h do dia anterior, em Paranavaí, não havia comido e nem bebido nada. Logo cheguei a Nova Andradina. Abasteci e lavei a moto. Foi a pior média: 18.912 km/l. Enquanto abastecia escutei um estrondo. Num prédio ao lado do posto uma marquise despencou. Pelo que deu pra notar, nenhum ferido. Assunto para uma semana de conversa na cidade. Já chovia de novo.
Nos próximos 60 km, até a BR 267, a chuva ficou torrencial. Almocei no “Posto Gauchão”. Ainda chovia. No km 414, depois de Nova Alvorada do Sul, já na BR 163, as 15;30 h. pude tirar a capa de chuva; mais de 27 horas depois. Pouco depois a corrente estralou de novo. Resolvi olhar mais de perto. Estava realmente bastante folgada. Fiz uma regulagem e a lubrifiquei. Daí pra frente não deu mais problemas. Parei perto de Campo Grande, capital do Mato Grosso de Sul. Não lembro o nome do posto. Encontrei um viajante que dizia ser sócio do Clube de Aventureiros Radicais. Viajava de bicicleta. Já tinha percorrido 120km naquele dia. Sempre dormia em postos de gasolina, esticando uma rede em qualquer lugar, para não pagar hotel. Sempre consegue patrocínio de alguma secretaria de turismo municipal, ou de algum prefeito. Contou que conhece mais de 4000 cidades, em toda a América do Sul, e que tem uma coleção de mais de 3000 bonés ganhos nas suas andanças. Fui adiante. Abasteci no “Posto Raffa”, em Bandeirantes, bem depois de Campo Grande. Decidi ficar no hotel do posto, pois logo a frente se via um paredão de nuvens cor de chumbo com um babado de nuvens brancas. R$ 14.00 o quarto com ventilador e banheiro. Como foi bom aquele banho, depois de 48 horas. Parei na hora certa, pois logo após ter descarregado a moto, tornou a chover. Na manhã seguinte ainda chovia. Alguém falou que em Coxim não estava chovendo. Quando saí as 10;20 h. tinha parado de chover, mas logo recomeçou. Passei Rio Verde do Mato Grosso debaixo de chuva. Coxim já não chovia. Parei para fotografar. O rio Taquari, que corta a cidade, estava cheio. No meio da tarde cruzei a fronteira com Mato Grosso. Parei para fotografar. O rio Correntes não me pareceu tão cheio. A contagem kilométrica começou do zero. No km 60 o odômetro da moto virou para 32.000.

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Fui alcançado por outro aventureiro de duas rodas – Jandir Gris – de Palotina, PR, numa Honda CB 450. Em Rondonópolis paramos para conversar num posto. Ele decidiu ficar por lá mesmo, na casa de algum conhecido. Telefone dele: 044-9976.1346. Andei mais um pouco, até Juscimeira. Pousei no hotel “J.K” por R$ 12.00. Depois de registrado, tornou a chover. Até faltou luz. Ficamos com velas espalhadas na recepção e no quarto por umas duas horas. Tomei banho depois que a luz voltou. Saí no dia seguinte as 9;30 h.
Em Cuiabá peguei a Rodovia dos Bandeirantes e abasteci. Pouco depois fui alcançado pelo Jandir. Caímos numa “Blitz”, da polícia militar, em Várzea Grande. Pela primeira vez na vida tive que molhar a mão do guarda para ele me liberar a moto. Morri com R$ 80.00. Almoçamos em Jangada. Jandir me contou que também ia até Sinop, mas antes queria passar nas cidades de Nobres e Diamantino, onde tem amigos. Em Sinop tem um conhecido, Celinho, que trabalha na Concessionária Suzuki de lá. Abasteci no Posto Gil, já no alto da Chapada dos Guimarães. (Eta serrinha micha para subir. Aqui no Paraná tem serras muito mais lindas). Parei mais adiante, no posto “São João”. Estava sentindo sono. Ali, ao lado da estrada, tem alguns km’s de touceiras de bambu, limitando uma só fazenda. A moça da lanchonete me informou que faltavam 300 km até Sinop. Fui em frente. Uns 30 ou 40 km depois fui quase inesperadamente alcançado por um amigo de Curitiba, Marcão, que também ia para Sinop. Sabíamos um do outro que tínhamos o mesmo destino na mesma data. Paramos para nos cumprimentar e tirar fotos para comprovar o encontro. Na saída de Nova Mutum outra “Blitz”, mas sem problemas. Recomeçou a chover perto de Sorriso – Capital Mundial da Soja – e já estava anoitecendo. Abasteci tanque e estômago na entrada de Sorriso. E perguntei por um hotel. A moça da churrascaria foi muito gentil e curiosa. Adorou a idéia da viagem-aventura. Depois me falou do “Hotel Catarinense”. R$ 12.00. Tomei banho e assisti o 2º tempo do jogo Brasil X Venezuela. Acabou ganhando por 3x0. Viva, estamos na Copa do Mundo.

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Dia 15.11., feriado, acordei com os pernilongos me ferrando, apesar do ventilador ligado. Saí de Sorriso as 9;00 h. e cheguei em Sinop as 10;10 h, no posto “Sinopão”, e mais 10 minutos estava na casa na minha irmã Erica e cunhado Herbert. Total da ida: 5 dias de estrada e 2.185 km depois. Como era feriado me mostraram um pouco da cidade. Muitas construções, principalmente moradias, a maioria de alvenaria. Os próprios operários as constroem para si. É uma cidade plana e em franca expansão. Tem cerca de 80.000 habitantes e aumenta a cada dia.

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Sexta-feira, dia 16.11, passei na Pan Motos, Concessionária Suzuki em Sinop. Resolvi fazer uma revisão, depois de passar pelo atoleiro no Mato Grosso do Sul e andar a maior parte do trajeto debaixo de chuva. Lavaram a moto, endireitaram a pedaleira, entortada no pequeno tombo no atoleiro, e prenderam novamente o pára-lama. Também troquei as pastilhas de freio. Não tinha óleo sintético na cidade, só semi. Para 2000 km, me disseram. Rodei um pouco pela cidade. Observei que muitas mulheres pilotam motos, mais do que por aqui. Na Pan Motos me confirmaram isto. Contaram-me também que a moto Suzuki Intruder 250 é a moto mais vendida da Concessionária. É a campeã de vendas deste modelo de moto no Brasil. Não vi muitas motos grandes. Observei também muita moto titãn puxando carretinha, ou reboque, o que não se vê por aqui. Observei que a coroa da transmissão é maior, provavelmente da XLinha.

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Dia 20.11, depois de tirar algumas fotos, me despedi dos parentes. Passei na Pan Motos para um adeus final, onde também tirei fotos. Peguei a estrada. Abasteci e almocei em Lucas do Rio Verde. Era a gasolina mais cara: R$ 2.19/l e o almoço: R$ 8.00. Pouco depois, chuva outra vez. 15 km antes de Nova Mutum parei numa lanchonete e tirei a capa novamente. Estava quase dormindo em cima da moto. Tomei um cafezinho e comi um pedaço de melancia gelada. Conversei com o Sr. que me atendeu sobre as plantações e tirei foto. Jantei em Jangada, no “Duas Irmãs”, onde tinha almoçado com o Jandir na ida. Dormi no hotel “J.L”. R$ 10.00. Dia 21.11 encarei a estrada as 8;10, evitei a Blitz em Várzea Grande e endireitei para Cuiabá. Abasteci em Coxipó, bairro de Cuiabá. Vi que era uma cidade bem grande, com muitos prédios altos, mas não achei lugar bom para fotografar. Subi a Serra de São Vicente com chuva de verão. Sol e chuva ao mesmo tempo. Quase levei um tombo nas curvas da serra, quando passei nas faixas brancas pintadas de preto. As 18;30 h. passei a divisa dos estados. Parei novamente para fotografar. Dormi no hotel “Taquari”, em Coxim. O dia seguinte, 22.11, amanheceu com chuva. Quando saí as 9;30 h. o asfalto já estava seco e o céu limpando. Ficou um dia lindo. Ontem fez um calor infernal. Hoje está bem agradável. Abasteci e almocei no Posto Raffa, em Bandeirantes. Em Campo Grande o odômetro virou para 34000 e me descuidei da saída. Voltei. No Macro me agasalhei, achando que ia pegar chuva. 15 km depois tirei a capa novamente. A chuva pegou outro rumo. Quase parei em Nova Alvorada do Sul, mas fui adiante. Parei no “Posto Gauchão”, onde tinha almoçado na ida. Perguntei sobre hotel. Rodei mais 62 km e cheguei em Nova Casa Verde, no km 125 da BR 267, já quase escuridão completa. Encontrei o “Hotel Santarém”, bem barato: R$ 10.00, com banheiro. Em Coxim havia pago R$ 12.00. Jantei numa lanchonete ao lado do hotel. As 22;30 começou a chover e esfriou. Foi a 1ª vez que usei um cobertor.
No dia seguinte, 23.11, sexta-feira, saí as 8;20 h. Abasteci em Bataguaçú, a 30 km da fronteira com São Paulo. É enorme o aterro e a ponte sobre o rio Paraná, quase 13 km, resultado da barragem de Porto Primavera. Tirei algumas fotos. Continuei. Pouco antes de Pres. Prudente desviei para Pirapozinho, direção do Paraná. Almocei no “Posto Comboio”. R$ 10.00, o mais caro da viagem toda. Parei no lado paranaense, em Santo Inácio, depois de atravessar o rio Paranapanema, onde abasteci. Veio o pior trecho de asfalto, próximo de Nova Esperança. A recapagem do asfalto se soltou. Foi onde a suspensão mais vezes bateu no final. Andei no acostamento. Carros e caminhões também. Parei no km 140 da BR 376. O zíper da jaqueta emperrou. Suei um bocado para poder tira-la. Cheguei a Maringá as 18;10 h, na casa do meu irmão. Passei o sábado com a família dele e encarei a última etapa no domingo, dia 25.11.

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Saí as 9;45. Abasteci. Obtive a melhor média da viagem neste trajeto até Maringá: 30.928 km/l, mas andei a maior parte do trajeto abaixo de 80km/h. Passei por outra Blitz. Recomendaram para trocar o capacete, pois está com a validade vencida. Mais adiante um motorista pediu para avisar no pedágio que estava com pneu cortado e que precisava de ajuda técnica. Quando cheguei no pedágio, o de Ortigueira, o pessoal já estava sabendo do acontecido e eu só confirmei o fato. Almocei no Posto Soledade II, depois de Imbaú. Peguei a última chuva da viagem entre o rio Tibagi e o alto da Serra de São Luiz. Em Campo Largo tornei a tirar a capa de chuva e cheguei ao fim da viagem as 17;45 h. já meio enjoado de tanto rodar. Dos 16 dias passei 10 na estrada.
Durante a viagem vi apenas dois acidentes, só com caminhões. Ambos em trechos retos da estrada. O primeiro foi perto de Rondonópolis, onde o motorista simplesmente saiu da pista, foi para o acostamento e deste para a valeta, ainda cheia de água da chuva. Acho que ele cochilou no volante. O outro foi já no estado de São Paulo, onde uma carreta simplesmente saiu da pista em que vinha, deu uma guinada de quase 90 graus para a esquerda, atravessou a pista oposta e parou com a frente no barranco, deixando um rasto preto de pneus travados. Em ambos os casos não vi outro veículo envolvido.
No Paraná os cafezinhos são cobrados. Nos outros estados não.
No final deste relatório já estou pensando numa próxima viagem, além de algumas esticadas aqui por perto. Talvez Bagé, no Rio Grande do Sul. Tenho uma tia – que já me convidou – e alguns primos morando por lá. Bahia é outro opção.

Dados resumidos da viagem:

Ida: 2185.0 km – via Porto São José
Volta: 2333.7 km – via Pres. Prudente
Total: 4518.7 km
Total de combustível: 164.796 litros = R$ 315.19
Média Geral: 27,41996 km/litro
Pior média: 18.912 km/l – Porto São José – Nova Andradina
Melhor média: 30.928 km/l – Santo Inácio – Maringá
Total hotel: R$ 70.00
Pedágio, só tem no PR: R$ 24,60
Almoço e janta variaram entre R$ 4.50 e R$ 7.00 por refeição.
Total estimado: R$ 120.00
Total geral das despesas de viagem: R$ 530.00


Curitiba, 27.11.2001

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Mensagem por Romulo Sex 26 Nov 2010, 17:22

fuchs, legal essa aventura do seu pai, legal tambem voce no seu avatar estar com uma intruder.
quanto a ideia de reformar a moto e realizar os projetos do seu pai, siga em frente vale a pena e ele menciona viagem a Bagé e a Bahia, quando quiser vir aqui seu quarto já esta reservado.
boa sorte e um grande abraço.
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Mensagem por Carlos Mello Sex 26 Nov 2010, 20:47

OPA CARO FUCHS QUE LEGAL ESSA VIAGEM DO SEU PAI EM, VEJO QUE FILHO DE PEIXE PEIXINHO É, VC VAI NO MESMO CAMINHO.
CARA TENHO TAMBEM MUITAS VIAGENS COMO ESSA, UM DIA POSTO AQUI PRA VCS SE DELICIAREM.
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Mensagem por curd Sáb 27 Nov 2010, 00:02

Muito legal Fuchs,
Além de uma grande aventura, é também um texto cheio de dicas...
Esse é o verdadeiro espirito aventureiro de um motociclista.
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Mensagem por wwka Seg 29 Nov 2010, 12:21

É Fuchs, o seu Pai lhe deixou uma herança: A PAIXÃO POR MOTOS, e por isso que eu digo sempre: APROVEITE TODOS OS DIAS, a gente nunca sabe o dia de amanhã. Faça tudo o que tiver vontade e puder, para depois não se arrepender por não ter feito. Sem dúvida nenhuma, o seu Pai deve ter se realizado ao praticar esta aventura, e ele foi FERA MESMO, com uma Intruder 250 percorrer o que ele percorreu e em estradas precárias, mas este é o espirito aventureiro de todos os motociclistas que amam as estradas, Abç e parabéns por esta bonita história.
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Mensagem por wla Seg 29 Nov 2010, 16:54

Fuchs mto show cara... mto bacana a história do teu pai

O espírito do motociclismo está aí nesse texto em todos os sentidos.

Q vc continue essa história cara...

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Mensagem por alex toyota Seg 20 Jun 2011, 11:43

fuchs gostei muito desse diario de viagem do seu pai,é como o carlos falou filho de peixe peixinho é, eu tbm sou apaixonado por moto só não sei quem eu puxei pq na minha familia só eu ando de moto,meu filho ta com um ano e não vejo a hora de ele fazer 18 para eu comprar uma moto para ele p ele me acompanhar rrrrsssss mas é isso ai cara reforma a moto faz a viagem e posta para nós valeu abççç.
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Mensagem por nomed750 Ter 21 Jun 2011, 00:16

Muito boa fuchs essa história do seu pai. inspiradora para falar a verdade.
meu pai não foi muito de gostar de moto, ele tinha uma mas não fez questão que eu gostasse ai eu adquiri o gosto próprio das danadas.

Este diário doteu pai me lembra uma viagem que fiz com uma cg 125 1991 de Irecê-BA a Lagarto-SE que eu fiz a uns 6 anos atraz. aproximadamente uns 600km de muitas alegrias e uns sustos.

Esperamos que você repita essa aventura digna de um livro que teu pai fez.

Abraço.
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Mensagem por rma Seg 20 Fev 2012, 00:35

Ressucitanto o tópico.
Que legal essa história da viagem do seu pai Fuchs.
Quando a você reformar a Intruder e fazer a viagem, vá em frente, aposto que será ótimo para você. Será uma emoção.
Abraço.
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Mensagem por DiogoFIP Qui 23 Fev 2012, 15:15

Tudo bem irmão Fuchs, que relato em ? deu para viajar lendo todos os detalhes ... realmente pegar a estrada é muito bom.. quando tiver tempo pegue a estrada também e faça belos relatos ...

Meu pai também gosta de moto , porém não muito para viajar , mas aprendi muito coisa com ele , só tenho a agradecer a DEUS por tudo !!

Boa sorte e tudo de bom
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Mensagem por Fuchs Qui 01 Mar 2012, 10:51

Intruder reformada!!
Só falta ativar a bateria e regularizar os docs
Vai dar quase 1400 pra ela poder circular de novo... =/
E uns detalhes dos cromados, escape e talz, q da pra fazer com tempo.

Assim que der a primeira partida nela posto o video aqui!!

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Mensagem por rma Qui 01 Mar 2012, 12:06

Opa, bom saber disso! Parabéns pela reforma..
Em breve tá rodando por aí!!!

Abraço.
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Mensagem por Carlos Mello Sex 02 Mar 2012, 00:36

OPA, MEUS PARABENS MEU AMIGO FUCHS FICAREMOS NO AGUARDO.
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