Inventando Moda.
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Carlos Mello
lequirino
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Inventando Moda.
Sempre me falaram que moto refrigerada a ar com radiador de óleo trabalha quente. Pois é então resolvi tirar a limpo, instalei na moto um sensor de temperatura e um Amperímetro. Resultado: Viajando ela jamais atinge mais de 40º C no radiador. Parada no transito semáfaros etc chega a 55º, o que quer dizer que chega a 85º dentro do cárter. Quanto a corrente de carga, o alternador funciona redondinho após 3000 giros, o que significa que não é bom para a Bateria ficar com a moto parada em marcha lenta, funcionando por longo período. Antes de fixar o sensor medi a temperatura do óleo dentro do cárter e a diferença é de 30ºC a mais que no radiador de óleo.
Última edição por lequirino em Ter 02 Ago 2011, 12:50, editado 2 vez(es)
lequirino- Boulevard 800
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lequirino- Boulevard 800
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lequirino- Boulevard 800
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Re: Inventando Moda.
OPA VALEU LEQUIRINO AGORA VC PODE MONITRAR A TEMPERATURA E A GERAÇÃO.
QUANTO A GERAÇÃO VC QUER DIZER QUE ABAIXO DE 3000 RPM ELA FICA OSCILANDO.
QUANTO A GERAÇÃO VC QUER DIZER QUE ABAIXO DE 3000 RPM ELA FICA OSCILANDO.
Carlos Mello- Moderador
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Re: Inventando Moda.
Carlos Mello escreveu:OPA VALEU LEQUIRINO AGORA VC PODE MONITRAR A TEMPERATURA E A GERAÇÃO.
QUANTO A GERAÇÃO VC QUER DIZER QUE ABAIXO DE 3000 RPM ELA FICA OSCILANDO.
Pois é ela começa estabilizar em 2000 giros, depois fica perfeita dentro dos 13,8 - 14,5 V e máx. 10A.
Quanto a temperatura, só dá diferença na cidade, parando a cada esquina no sinal, ai ela vira uma panela de pressão. Na rodovia não aquece hora nenhuma, nem valeu a pena ter monitoramento, uma vez que a moto só anda na estrada. Se bem que pode servir para saber quando limpar o radiador de óleo. Abraços.
lequirino- Boulevard 800
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Re: Inventando Moda.
Gostei das suas idéias viu lequirino, quando tiver minha F, farei questão que me explique o passo a passo de como fazer esses sensores.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
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Re: Inventando Moda.
Luiz Eduardo (meu xará), muito bom mesmo! Parabéns, e obrigado por compartilhar conosco essas descobertas!
Franco- GSX 750 R
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Re: Inventando Moda.
fica ae uma observação aos que querem deixa a marcha lenta em 1000 rpm pra menos, a essa rotação a geração ocila bastante, tanto que o farol e iluminação do painel ficam oscilando, por isso o fabricante fala pra deixar a marcha lenta em 1200 rpm, onde não existe mais oscilação:
Uma outra pergnta bastante comum é:
-Quando devo regular os 1200 rpm, com a moto a frio ou a quente ?
Deve ser regulado com a moto a quente, isto porque as motos carburadas e que existem afogadores, com a moto a frio deve ser puxado os afogadores e deixar elas aquecendo até chegar a temperatura normal de funcionamento desativando assim o afogador deixando ela trabalhar normal em baixa e aquecida em 1200 rpm.
Nas motos injetadas não tem afogadores nem ajuste de marcha lenta mecanico, existem um sensor de temperatura que ao ligar a moto cendo que a temperatura esta abaixo da temperatura normal de trabalho, mantem a valvula borboleta meia aberta e os bicos injetores demandando mais combustivel, conforme a temperatura vai aumentando o sensor informa ao MODULO CPU a temperatura que ira mandar feixando a valvula borboleta e os bicos injetores demandar menos combustivel até ficar na temperatura normal de trabalho e a rotação mínima configurada na CPU de marcha lenta.
VALEU LEQUIRINO PELA BELA INFORMAÇÃO.
Uma outra pergnta bastante comum é:
-Quando devo regular os 1200 rpm, com a moto a frio ou a quente ?
Deve ser regulado com a moto a quente, isto porque as motos carburadas e que existem afogadores, com a moto a frio deve ser puxado os afogadores e deixar elas aquecendo até chegar a temperatura normal de funcionamento desativando assim o afogador deixando ela trabalhar normal em baixa e aquecida em 1200 rpm.
Nas motos injetadas não tem afogadores nem ajuste de marcha lenta mecanico, existem um sensor de temperatura que ao ligar a moto cendo que a temperatura esta abaixo da temperatura normal de trabalho, mantem a valvula borboleta meia aberta e os bicos injetores demandando mais combustivel, conforme a temperatura vai aumentando o sensor informa ao MODULO CPU a temperatura que ira mandar feixando a valvula borboleta e os bicos injetores demandar menos combustivel até ficar na temperatura normal de trabalho e a rotação mínima configurada na CPU de marcha lenta.
VALEU LEQUIRINO PELA BELA INFORMAÇÃO.
Carlos Mello- Moderador
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Inventando Moda.
Lequerino, maravilha de teste, um conselho, é quanto as fotos, voce está publicando fotos com uma resolução muito alta, por isso elas não aparecem inteiras, use um programa (eu uso o fotosizer é gratuito e muito facil de usar) para reduzir as fotos e envia-las para a internet, ou então fotos que voce vai postar na internet, baixe a qualidade na própria máquina.
Romulo- GSX 750 R
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Re: Inventando Moda.
Interessante essa descoberta do Lequirino, uma vez eu estava em uma procissão de motos, e fiquei com medo de superaquecer o motor, então parava a cada 1 km e esperava esfriar o motor. E qual será a temperatura do óleo do motor para acender a luz de alerta no painel.
wwka- GSX 750 F
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Re: Inventando Moda.
wwka escreveu:Interessante essa descoberta do Lequirino, uma vez eu estava em uma procissão de motos, e fiquei com medo de superaquecer o motor, então parava a cada 1 km e esperava esfriar o motor. E qual será a temperatura do óleo do motor para acender a luz de alerta no painel.
Essa luz vermelha do óleo só acende se faltar pressão de óleo por defeito na moto ou vazar o óleo (que é faltar óleo do mesmo jeito), não acende por temperatura. Quanto a temperatura alta se estiver rodando pode ficar tranquilo ela só super-aquece parada funcionando. O radiador de óleo é muito eficiente.
lequirino- Boulevard 800
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Re: Inventando Moda.
É ISSO MESMO LEQUIRINO MUITO BEM EXPLICADO.
Carlos Mello- Moderador
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Data de inscrição : 24/10/2009
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