Pneu traseiro furado, Hep
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Pneu traseiro furado, Hep
olá, amigos,
Alguém já passou pelo desprazer de ter o seu pneu traseiro furado por um prego na parte central da banda de rodagem?. Fiz algumas pesquisa e dizem que a "vulcanização" é melhor que o "macarrão", tem algum outro tipo de conserto?. Algum amigo do rio de janeiro sabe informar um bom local para fazer o conserto?. O meu pneu tá novinho, não tem nem 1.000 km. Desde já agradeço aos amigos.
Alguém já passou pelo desprazer de ter o seu pneu traseiro furado por um prego na parte central da banda de rodagem?. Fiz algumas pesquisa e dizem que a "vulcanização" é melhor que o "macarrão", tem algum outro tipo de conserto?. Algum amigo do rio de janeiro sabe informar um bom local para fazer o conserto?. O meu pneu tá novinho, não tem nem 1.000 km. Desde já agradeço aos amigos.
Alex0007- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 51
Data de inscrição : 30/08/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Na parte central vc diz dentro do sulco do pneu?
A vulcanização vc teria que tirar o pneu e fazer o conserto na parte interna como em carros, manja?
Mas creio que o macarrão não te trará problemas, e em uma viagem nao esqueça de levar aqueles consertos em spray, ou aplicar aquela vacina contra furo no pneu.
A vulcanização vc teria que tirar o pneu e fazer o conserto na parte interna como em carros, manja?
Mas creio que o macarrão não te trará problemas, e em uma viagem nao esqueça de levar aqueles consertos em spray, ou aplicar aquela vacina contra furo no pneu.
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Alex, entendo o seu problema. Acontecendo isso a gente não confia mais 100%, e nos momentos daquelas esticadas dos 200 ph a cabeça vai direto no remendo! É F---! acabei de substituir o meu pneu trazeiro, êle até estava com um pouco de borracha ainda, mas, a preocupação fala mais alto. Seja qual for a sua decisão, na minha opinião a vulcanização é mais segura.
Abração
Abração
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
OPA PESSOAL SEMPRE QUE PRECISEI USEI O MARCARRÃO, ATÉ O MOMENTO NUNCA TIVE PROBLEMA, JÁ NA VULCANIZAÇÃO TIVE UM DESBALANCEAMENTO, PODENDO SER RESOLVIDO EM ALGUNS CASOS BALANCEANDO NOVAMENTE.
REALMENTE O QUE ARGEU FALOU É VERO, DEIXAMOS DE TER CONFIANÇA.
REALMENTE O QUE ARGEU FALOU É VERO, DEIXAMOS DE TER CONFIANÇA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Usei macarrão varias vezes na minha Twister e nunca tive problemas, como o seu pneu esta novo não tera problema nenhum pois ele ira gastar junto com o pneu e com a temperatura elevada ele gruda totalmente na borracha vedando perfeitamente
Na minha Twister entrou um prego gigante com o pneu novo, não apresentou vazamento eu deixei ele la e foi comendo junto com o pneu quando chegou no TWI ( chegou no TWI eu ja troco ) quando tiramos o pneu a borracha na parte de dentro com a temperatura tinha vedado ele perfeitamente com o macarrão vai acontecer a mesma coisa.
Acho a vulcanização ainda pior pq alem de dar diferença no balanceamento se nao for feita corretamenta ela as vezes solta igual acontece com pneu de caminhão sabe??
Na minha Twister entrou um prego gigante com o pneu novo, não apresentou vazamento eu deixei ele la e foi comendo junto com o pneu quando chegou no TWI ( chegou no TWI eu ja troco ) quando tiramos o pneu a borracha na parte de dentro com a temperatura tinha vedado ele perfeitamente com o macarrão vai acontecer a mesma coisa.
Acho a vulcanização ainda pior pq alem de dar diferença no balanceamento se nao for feita corretamenta ela as vezes solta igual acontece com pneu de caminhão sabe??
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Das 3 vezes que usei macarrão, 2 no carro e uma na moto, após uma viagem longa começou a vazar.
Na moto vulcanizei, depois montei denovo e já balanceei, 100%, aí sim durou e ficou filé. Dá trabalho mas recomendo.
Na moto vulcanizei, depois montei denovo e já balanceei, 100%, aí sim durou e ficou filé. Dá trabalho mas recomendo.
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Viper, eu te aconselho a não fazer com a F o que fez com a Twister. A 200Km/h se o preguinho solta, já era. rs
Mas se o furo foi na banda de rolagem, não vejo problema com o macarrão. Vulcanização é mais para a lateral, onde o macarrão não pode ser usado. Mas mesmo assim precisa do balanceamento depois e dependendo de como a vulcanização é feita, o balanceamento não fica 100%
Mas se o furo foi na banda de rolagem, não vejo problema com o macarrão. Vulcanização é mais para a lateral, onde o macarrão não pode ser usado. Mas mesmo assim precisa do balanceamento depois e dependendo de como a vulcanização é feita, o balanceamento não fica 100%
fabriciosp- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 45
Data de inscrição : 10/02/2012
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Olá, pessoal obrigado pelos post, demorei um pouco para postar, pois estava testando o reparo efetuado.
Após efetuar algumas pesquisas, fiz o reparo do pneu, ficou ótimo, já rodei +/- 600Km sem problemas e puxando bem em alguns momentos, verifiquei que o mais indicado seria vulcanização a FRIO, e foi o que eu mesmo fiz, pois fui em alguns borracheiro mas os mesmos só conheciam o reparo com o (macarrão) e a vulcanização a quente.
O reparo com o macarrão não é definitivo e sim emergêncial, é feito pelo lado de fora do pneu, a ferramenta utilizada para colocar o macarrão é bem mais larga que o furo, o que pode acabar danificando a malha do pneu, bem como causar o stress da borracha, pois o macarrão acaba entrando dobrado no furo.
A vulcanização a quente é feita pela parte de dentro do pneu, por meio de aquecimento do reparo junto com o pneu, o que acaba causando a perda de aderência do pneu no local, onde fora feito o reparo.
A vulcanização A FRIO é definitiva e não há a perda de aderência do pneu no local onde o reparo foi realizado, pois não há o aquecimento do pneu.
Vulcanização A FRIO (www.borrachasvipal.com).
Produtos utilizados: Cimento vulcanizante Vipal (BV 02 - Bisnaga 18g); reparo vipal (VF 03), utilizado para furo de 3mm de espessura. Produtos adquiridos no site www.romata.com.br.
Vamos ao passo a passo da vulcanização a frio.
1- Tirar o pneu da motocicleta.
2- Fazer a marcação no pneu, antes de tirá-lo do aro, para isso utilizei uma fita crepe, a qual colei na parte de cima do aro e passei pela lateral do pneu, onde cortei a fita, logo depois fiz um corte na fita com um estilite entre o pneu e o aro, fazer o mesmo para o suporte do coroa. motivo da marcação não perder o balanceamento.
3- Ao remover o suporte da coroa e o pneu do aro a parte da fita crepe irá ficar colada em todas as peças separadas.
4- Fazer uma marcação na parte interna do pneu do tamanho do reparo vipal (VF 03), o qual utilizei, envolta do furo, utilizei uma fita crepe, a fim de deixar o furo centralizado com o reparo.
5- Lixar, levemente, a parte interna do local marcado, utilizando uma lixa média, afim de deixar o local limpo e aspero para a aderência do reparo. Obs: não lixar até a lona, pois irá prejudicar aderência do reparo no local.
6- Passar um pano seco para limpar o local.
7- Com um pincel de 1/2 passar um pouco de cimento vulcanizante (BV 02) no local lixado.
8- Logo em seguida tire o reparo vipal (VF 03) de sua base, caso o furo seja de até 3mm de espessura e coloque-o em cima do cimento, a fim de colá-lo (fusão) no local.
9- Passar um cabo de chave de fenda ou outro objeto, em cima do reparo, afim de tirar o ar entre o pneu e o reparo, o plástico transparente irá se soltar, revomer esse plástico do local, ficará apenas o reparo; cuidado para não tirar o reparo do local, hora marcado.
10- Esperar secar, após alguns minutos montar o pneu; não se esquecendo de alinhar os locais marcado com a fita crepe.
Valor gasto para o reparo +/- R$ 15,00.
Após efetuar algumas pesquisas, fiz o reparo do pneu, ficou ótimo, já rodei +/- 600Km sem problemas e puxando bem em alguns momentos, verifiquei que o mais indicado seria vulcanização a FRIO, e foi o que eu mesmo fiz, pois fui em alguns borracheiro mas os mesmos só conheciam o reparo com o (macarrão) e a vulcanização a quente.
O reparo com o macarrão não é definitivo e sim emergêncial, é feito pelo lado de fora do pneu, a ferramenta utilizada para colocar o macarrão é bem mais larga que o furo, o que pode acabar danificando a malha do pneu, bem como causar o stress da borracha, pois o macarrão acaba entrando dobrado no furo.
A vulcanização a quente é feita pela parte de dentro do pneu, por meio de aquecimento do reparo junto com o pneu, o que acaba causando a perda de aderência do pneu no local, onde fora feito o reparo.
A vulcanização A FRIO é definitiva e não há a perda de aderência do pneu no local onde o reparo foi realizado, pois não há o aquecimento do pneu.
Vulcanização A FRIO (www.borrachasvipal.com).
Produtos utilizados: Cimento vulcanizante Vipal (BV 02 - Bisnaga 18g); reparo vipal (VF 03), utilizado para furo de 3mm de espessura. Produtos adquiridos no site www.romata.com.br.
Vamos ao passo a passo da vulcanização a frio.
1- Tirar o pneu da motocicleta.
2- Fazer a marcação no pneu, antes de tirá-lo do aro, para isso utilizei uma fita crepe, a qual colei na parte de cima do aro e passei pela lateral do pneu, onde cortei a fita, logo depois fiz um corte na fita com um estilite entre o pneu e o aro, fazer o mesmo para o suporte do coroa. motivo da marcação não perder o balanceamento.
3- Ao remover o suporte da coroa e o pneu do aro a parte da fita crepe irá ficar colada em todas as peças separadas.
4- Fazer uma marcação na parte interna do pneu do tamanho do reparo vipal (VF 03), o qual utilizei, envolta do furo, utilizei uma fita crepe, a fim de deixar o furo centralizado com o reparo.
5- Lixar, levemente, a parte interna do local marcado, utilizando uma lixa média, afim de deixar o local limpo e aspero para a aderência do reparo. Obs: não lixar até a lona, pois irá prejudicar aderência do reparo no local.
6- Passar um pano seco para limpar o local.
7- Com um pincel de 1/2 passar um pouco de cimento vulcanizante (BV 02) no local lixado.
8- Logo em seguida tire o reparo vipal (VF 03) de sua base, caso o furo seja de até 3mm de espessura e coloque-o em cima do cimento, a fim de colá-lo (fusão) no local.
9- Passar um cabo de chave de fenda ou outro objeto, em cima do reparo, afim de tirar o ar entre o pneu e o reparo, o plástico transparente irá se soltar, revomer esse plástico do local, ficará apenas o reparo; cuidado para não tirar o reparo do local, hora marcado.
10- Esperar secar, após alguns minutos montar o pneu; não se esquecendo de alinhar os locais marcado com a fita crepe.
Valor gasto para o reparo +/- R$ 15,00.
Alex0007- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 51
Data de inscrição : 30/08/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
OPA QUE BELEZA, COM ESTE ROTEIRO JÁ ME SINTO HAPTO PARA TAL SERVIÇO, VALEU ALEX 0007 (JAMES BOND)
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Pneu traseiro furado, Hep
com esse tutorial parece q ta remendando pneu de bicicleta!
canse de fazer isso qdo era moleque! rsrs
canse de fazer isso qdo era moleque! rsrs
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Pneu traseiro furado, Hep
É verdade... desde que eu era moleque que eu não houvia alguém dizer que utilizou "remendo" vipal...
Nem sabia que tinha uma versão para motos, muito menos que é a melhor das 3 opções.
Vivendo e aprendendo ;-)
Nem sabia que tinha uma versão para motos, muito menos que é a melhor das 3 opções.
Vivendo e aprendendo ;-)
fabriciosp- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
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Data de inscrição : 10/02/2012
Re: Pneu traseiro furado, Hep
O problema real é: A gente perde a confiança no pneu quando êle sofre qualquer dano. Eu aprendi uma coisa para toda a vida, você deve ligar a sua moto e andar até onde você se sentir seguro, devemos aprender a saber até onde podemos ir, contanto que a motocicleta esteja em perfeitas condições, nós é que devemos conhecer até onde estamos preparados... A moto deve estar SEMPRE!!! Portanto, qualquer tipo de "remendo", "concerto", "quebra-galho" ou arranjo, nos coloca sempre em risco! Tudo isso para os que andam acima dos 200!!! Até os 120, tudo é válido! A gente põe o pé no chão e pára!
Abração!!!
Abração!!!
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Cara, eu já remendei pneu traseiro com remendo de vulcanização quente e nunca tive problema, balanceou igualzinho, sem dor de cabeça nenhuma!
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Alex0007, ótimo que já resolveu e legal o texto cobre vulcanização a frio, é isto mesmo como nos tempos de crianças remendo igual ao de bicicletas, acho todos validos cada um tem seus problemas, (mão de obra) mas se bem feitos terão efeito positivo sem riscos, agora sobre o:e em uma viagem nao esqueça de levar aqueles consertos em spray, ou aplicar aquela vacina contra furo no pneu. Eu acho que só em emergência mesmo pois isto sim acaba com o pneu, internamente cria um gel que ao tempo se solta e vai ficando pulando dentro do pneu não balanceia 100% nunca mais, se der para ter o trabalho e fazer o tradicional será melhor.
de qualquer jeito é uma das coisas que nunca queremos que aconteça em passeios ou viagens.
abraço
de qualquer jeito é uma das coisas que nunca queremos que aconteça em passeios ou viagens.
abraço
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: Pneu traseiro furado, Hep
Olá pessoal, já rodei mais de 7.000 KM e andei a mais de 200 Km/h, varias vezes sem problemas. O pneu no meio já esta chegando no final.
Alex0007- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 51
Data de inscrição : 30/08/2011
Re: Pneu traseiro furado, Hep
OPA QUE BELEZA HEM, OLHA AI CUSTO E BENEFICIO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Pneu traseiro furado, Hep
muito bom ALEX...
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
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Data de inscrição : 12/06/2012
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