GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

+5
E. Anjos
Viper-SP
ww0397
lfferraz
clear
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Qui 01 Mar 2012, 11:23

Pessoal,
Uso minha moto na cidade diariamente.
Nao achei que seria problema, por ser serra, a temperatura media quase o ano todo fica em torno de 10~15ºC
Mas agora no Veraozao tem passado de 30ºC. E tenho ficado com pena da Monica no transito. Nao fico muito tempo andando em transito, uma meia hr só... Mas da pena, e eu frito junto...

Tava pensando em colocar uma ventoinha blindada de KTM pra gerar fluxo de ar no radiador de oleo.

Alguem Ja fez? Sera que resolve?

Que tipo de termometro vcs usam?
Ja vi o de Vela e o Que substitui a tampa do oleo...
O Segundo é mais preciso, mas nao pra pra ve-lo pq a carenagem tampa! Só quando parar a moto meso... e mesmo assim tirando a tampinha...

O De vela vai dar a temperatura do cabeçote. É digital e a prova d`agua. Mas nao sei se vai encaixar. Porque ali no cabeçote entra a conta a Vela e a chave de vela...
teria q entrar um anel metalico junto a vela e subir um fio dele ate o mostrador digital...

Abraço
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por lfferraz Qui 01 Mar 2012, 23:35

Acho desnecessario.

Nossa moto vem de um projeto antigo, da década de 80. Se tivesse algum problema de superaquecimento, já teria aparecido e seria um problema crônico e conhecido, muito provavelmente corrigido pela Suzuki ao longo de tantos anos de comercializacao da moto.

Aqui mesmo no fórum não me recordo de nenhum caso de danos na moto causados por excesso de calor. O motor de nossas motos é bem robusto e aguenta as condições de nosso país.

Acho melhor andar com a moto original, mesmo sentindo irradiação de calor nas pernas do que fazer gambiarra achando que vai melhorar.

abs

lfferraz
lfferraz
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 186
Idade : 41
Data de inscrição : 21/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por ww0397 Sex 02 Mar 2012, 10:13

Penso um pouco diferente, concordo que o motor é robusto e não vai fundir,
mas este motor foi projetado no Japão, onde as temperaturas são bem menores que na maior parte do Brasil .
Com ajuda de uma ventoinha o óleo vai trabalhar mais frio e lubrificar melhor
prolongando a vida do motor .
Pretendo fazer isto e penso que não tem grandes dificuldades .
Alem da fiação elétrica e interruptor, o máximo será ter que afastar um pouco o radiador para caber os coolers, deixando mais longe dos escapes, uma fonte de calor .
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por Viper-SP Sex 02 Mar 2012, 11:09

Ja troquei ideia com meu pai sobre a temperatura (ele trabalhou dos 13 aos 62 em Metalurgica inclusive montando motores a AR na VW rsss ) ele me disse que é normal todo motor a ar ser barulhento quando frio pq tem folgas grandes pq quando esquentar e dilata fica na medida correta, que vai bastante oleo (inclusive me falou p nunca usar sintetico pq é capaz d vazar de tudo quanto é lugar) pq o oleo mineral quando frio é grosso e quando quente afina muito já o sintetico é sempre fino.
Ate me zuou hahaha, falando quando vc sai com a moto e solta o acelerador fazer um barulho como de carro aspirado e você deve achar legal né kkkkk me disse que é um sistem hidraulico q faz o oleo quando sai do radiador frio descer rasgando por isso faz o barulho caracteristico e dissipa o calor p/ todos os lados ( depois eu li no manual e a Suzuki deu até um nome para este sistema de resfriamento)
Segundo ele a diferença de carro a AR p/ liquido é que no a AR toda vez q vc anda este sistema joga o oleo frio com fluxo e no a agua quando chega a uma temperatura x q liga a ventuinha portanto pode ficar tranquilo.
Ai falei q ate o quadro esquenta falou que é normal p/ lembra do golzinho a AR que tinhamos q era a mesma coisa esquentava ate a lataria.

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por E. Anjos Sex 02 Mar 2012, 13:41

É sempre bom saber e aprender. Rsrsrs. Valeu Viper.
E. Anjos
E. Anjos
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 381
Idade : 41
Data de inscrição : 18/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por Fuchs Sex 02 Mar 2012, 15:53

Acredito que do ponto de vista mecânico é desnecessário
Mas do ponto de vista físico (nossas pernas) seria bem interessante.

Já torrei bastante! Lembro de uma vez preso atras de um caminhão a 60 km/h e minhas pernas e pés literalmente assando! Insuportável, cheguei a levantar as pernas esticando elas pra frente pra fugir do calor.

Mas tirando esse evento, foram poucos que me incomodei.
Moro em Blumenau-sc, uma das cidades mais quentes do sul. todos os dias tem passado dos 30, ontem lembro que marcou 34. Alguns dias atras a sensação térmica foi de 49! E a F tá lá firme e forte, rodando todo dia

Mesmo assim, se vc fizer alguma adaptação do gênero, faz um tutorial igual vc fez com as lâmpadas! Vai ser bacana!
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 16:39

Fuchs

To pensando ainda.
rsrsrsrs
Gosto de bolar coisas...

Vou postando aqui as ideias os materiais e a viabilidade das coisas...

Tava pensando em uma ventoinha blindada da KTM. Parece meu helicoptero de controle remoto qd liga rsrsrsrs

Devo fazer igual a manopla, associar a um relay e ligar direto na bateria. nada de usar chicote da moto...

Tem um cara fera que mexe com alumino aqui em frente de casa, tem q ver quanto fica um suporte.
A ventoinha teria que ficar na frente do radiador. Ocupando 1/4 dele. tipo no canto superior direito...

Ja vi também um termometro pra acionar a ventoinha. a maioria para motos a agua, ai nao serve. mas tem alguns para harley davidson que talvez sejam interessantes...

A questao principal é importar uma ventinha boa, que de conta do recado por um preço acessivel... dai desenvolvemos o resto... Mesmo que seja acionamento manual...

A ventinha é mais eficiente fazendo o ar passar pelo radiador. por isso seria bom q ela ficasse atras e puxasse o ar... pq se fizer isso pela frente é contra fluxo e andando nao vai dar conta...

Pena q a 2 dias atras eu estava com a moto toda desmontada, esqueci de medir isso... Agora nao tenho saco de desmonta-la nem tao cedo rsrsrs


Vc ja viu as manoplas aquecidas na Monica?
To torcendo pro inverno chegar! Aqui chega a marcar 0ºC. Mas o normal no inverno é ficar em torno de 8ºC
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 16:47

Ai, só convencer o carinha a mandar para o Brasil:
http://www.ebay.com/itm/ELECTRIC-RADIATOR-COOLING-FAN-ATV-GOKART-/150617581061?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item231181e605&vxp=mtr#ht_4234wt_956

A principio acionamento manual. Mas vou pedir pro meu tio tentar bolar alguma coisa.

Mas esse cooler tem 3.3cm só de espessura. deve dar entre o radiador e o coletor.
posso colocar 2 desses para garantir, ja q é barato.

Nao perguntei, mas como o cooler é de quadriciclo. deve ser blindado, impermeavel e etc...
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 16:52

Esse aqui é perfeito,
ja prende no proprio radiador!

http://www.ebay.com/itm/9-12V-Slim-Radiator-Cooling-Thermo-Fan-Mounting-kit-/260912413290?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item3cbf977a6a&vxp=mtr#ht_1512wt_956

Ai só fazer o acionamento manual...
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por Viper-SP Sex 02 Mar 2012, 17:04

Clear você é o cara eu acho q esta ultima ai encaixa certinho
Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 17:08

No kat riders que é um forum de Monica gringo, achei um cara que fez. Disse q ficou muito bom...
Mas só tem esse post... nao tem tutorial, especificação nem fotos..

To mandando uma MP pra ele


Foda dessa ventuinha é o frete muito caro. É frete expresso, chega aqui em uma semana. Prefiro esperar do q pagar essa fortuna e depois a parada nao funcionar como queremos...

Precisamos arrumar um termometro para termos parametro...
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 17:11

nao entendo nada de fluxo de ar.
Essa ventoinha de 9" da 750 de fluxo
Sera q isso é suficiente?
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por clear Sex 02 Mar 2012, 17:18

Meio carinho também, mas é uma solução:

http://www.ebay.com/itm/Trail-Tech-TTO-Temperature-Meter-Digital-Gauge-10mm-Spark-Plug-Sensor-ET1-NEW-/380413886106?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item58926f3e9a&vxp=mtr#ht_533wt_956

olha o turotial ai, vou ler depois:
http://katriders.com/vb/showthread.php?t=72162
clear
clear
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 74
Idade : 35
Data de inscrição : 06/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Seg 10 Dez 2012, 11:44

sei que faz tempo o tópico estou colocando um na minha F 1995 realmente ela não gosta de transito, estarei postando as fotos em sobre sobre adaptação comprei eletro ventilador de 9 polegadas estarei instalando!! pelo fato que ajuda em manter o óleo em temperatura estável!!! tenho um amigo preparador de carros de pista, realmente da diferença na viscosidade do óleo tanto em carros aspirados como em caros turbos óleo mais frio bronzinas e camisas não perdem a pelicula de lubrificação!!! vamos ser realistas mas a F americana tem um Fan coller original como no link abraços http://www.cmsnl.com/suzuki-gsx750-f-katana-2004-2006-usa_model16101/partslist/
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por ww0397 Seg 10 Dez 2012, 20:53

Coloquei 3 Coolers de 120 x 120 x 40 mm na parte mais baixa, por tras do radiador
puxando o ar .
Afastei um pouco o radiador para ter mais espaço para o ar sair .
Ainda não fiz a ligação elétrica porque estávamos no inverno e estou procurando
um interruptor impermeável, vai ser manual mesmo .

[url]Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Foto0039w[/url]
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Seg 10 Dez 2012, 21:06

grande interessante mas quando fluxo ??? o meu tem 750 cfm a 3.000 rpm 8 ah de consumo e 8 polegadas 20cm, ou seja volume que refrigera um radiador de carro pequeno pelo que vi vc usou de pc um bom cooler de gabinete gera no máximo 50 cfm a 1200 rpm,tem outra sera que com o calor gerado pelo escape não vai derreter ????? mas boa ideia espero que funcione abraços !!!
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por ww0397 Seg 10 Dez 2012, 21:34

Especificações:
Ventilador ; 120 x 120 x 38 mm
Carcaça; Alumínio
Velocidade; 2800 RPM
Fluxo de ar; 104,80 CFM (cada)
Corrente; 0,50 A
Pressão; 6,86 mm H20
Mancal; Rolamento
Voltagem; 12V
Funciona e da para alimentar até com pilha, tão baixo o consumo .
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Seg 10 Dez 2012, 21:59

espero que funcione !!! boa sorte amigo !!!
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por griskko Ter 11 Dez 2012, 00:18

Boa noite,

0,5 amper cada um totaliza 1,5 amper no total e realmente nao é tao pouco...

Com relacao a posicao das ventoinhas, pense que se elas ficarem por tras, todo ar quente que sai do radiador entrara em contato com as ventoinhas e estas nao aguentam muito bem altas temperaturas ainda mais por tempo prolongado.

Espero ter contribuido,

Abrassss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Ter 11 Dez 2012, 10:05

griskko escreveu:Boa noite,

0,5 amper cada um totaliza 1,5 amper no total e realmente nao é tao pouco...

Com relacao a posicao das ventoinhas, pense que se elas ficarem por tras, todo ar quente que sai do radiador entrara em contato com as ventoinhas e estas nao aguentam muito bem altas temperaturas ainda mais por tempo prolongado.

Espero ter contribuido,

Abrassss

foi que eu pensei mano,uma vez coloquei um termômetro a laser na frente do meu radiador 169,8 Cº, é quente e mais o calor emanado do escape que chega em torno dos 250 Cº para mais vira um forno a lenha de mais de 300 Cº, mesmo com vento é um área que não tem muita saída de ar. Vai ser radiador+ escape+ bloco quente vs ventoinhas, mas torço que de certo para amenizar a baforão eu estou colocando uma ventoinha de 8p" frontal mesma usada em AC de Subaru com 750 cfm a 3000 rpm, se ela é capaz de esfriar um radiador de AC que fica quente pacas, imagina um radiador de óleo que tem a metade do tamanho !!!!! abraços
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Ter 11 Dez 2012, 10:15

https://www.youtube.com/watch?v=VHheRKjoODQ achei esse vídeo de uma Harley notem o Absurdo que a temperatura de 190 cai para 134 em questão de segundos !!!!
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Ter 11 Dez 2012, 10:16

MARKMAC escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=VHheRKjoODQ achei esse vídeo de uma Harley notem o Absurdo que a temperatura de 190 cai para 134 em questão de segundos !!!!
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por griskko Ter 11 Dez 2012, 12:37

MARKMAC... me assutei com o valor, na minha logica, nao tinha como ter logica... hahahah mas depois notei que os valor sao graus F e nao C... ou seja, sao FAHRENHEIT e nao CELSIUS...

E sim, a diferenca tem que ser enorme mesmo, ainda mais parado pois o radiador troca temperatura com o ar e parado nao esta trocando nada... com o ventilador voce fez ela operar para mais ou menos como se estivesse andando... Smile

A unica coisa que faria seria colocar os ventiladores pela frente e nao por tras...

nesta ordem

BLOCO / RADIADOR / VENTILADOR

Se eu andasse muito no transito, possivelmente colocaria tambem, mas minha moto só sai de casa para estrada! Twisted Evil

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por MARKMAC Ter 11 Dez 2012, 12:50

em calculos para Cº fica na harley fica 190.2º F = 87.889ºC desligado a ventoinha e ligada para 139ºF = 59.444ºC ou seja um queda de 28,4 Cº parado é coisa!!!!! o motor agradece e muito, realmente vou fazer como vc falou nessa trajetória pq parado ela fica como se tivesse andando vento frontal sem aquecimento da paletas da ventoinha !!! abraços
MARKMAC
MARKMAC
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 128
Idade : 46
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por griskko Ter 11 Dez 2012, 13:59

Show de bola... depois coloca as fotos para gente ver!

Wink

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica?? Empty Re: Alguem ja colocou uma Ventoinha na Monica??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos