GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viajando de noite e de madrugada

+5
Adilson Humanes
Gabriel Neto
rma
Marlon gs
Last_Warrior
9 participantes

Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Last_Warrior Dom 04 Mar 2012, 18:30

Bem pessoal, como tenho muitos km de estradas rodados de noite e na madruga, tanto de carro quanto de moto, resolvi postar aqui minha contribuição.

Viajar de noite alguns dizem "de dia é mais seguro e de noite é mais perigoso". Bem, sinceramente, na minha opinião, não tem muito disso, cada um tem suas vantagens e seus riscos. Diante disso, o que vai dizer o que é "mais seguro" ou "mais perigoso" é o estilo de cada um, salvo exceções como condições climáticas, mas via de regra, vai depender do estilo e da condição física de cada um...

Primeiramente, vamos falar da principal máquina, o corpo humano... Cada pessoa, comprovadamente, fica melhor acordada e alerta em determinado período do dia ou da noite. Sendo assim, cada um deve escolher a estrada no horário de acordo com a condição física no momento, essa é a minha recomendação. Não adianta querer sair as 8 da manhã e ir dormindo quase a estrada toda, assim como tem pessoas que começou a chegar 18 ou 20h já tá parecendo um zumbi... Então, em primeiro lugar, estejam descansados, de preferência não beber no dia anterior, o ideal é não beber nas 48h antecedentes (isso tem uma explicação médica de diminuição dos reflexos e coordenação mesmo após algumas horas do efeito do álcool já ter passado). Vou expor aqui algumas características mais peculiares de cada período.

1) Talvez a mais polêmica, visibilidade: Durante o dia, se tem uma melhor visibilidade do ambiente como um todo. Porém, como o trânsito é maior, isso acaba tirando muito a sua visibilidade e aí que muita gente dança, acha que está 100% seguro só porque está claro, sem falar que se o sol estiver muito forte, pode mais atrapalhar do que ajudar. Já de noite, pode não se ter uma visão ampla do ambiente, mas se estiver com os faróis bem regulados, mesmo com lâmpadas originais, terá uma boa visibilidade, e onde o farol não pega, raramente o ambiente está 100% escuro, porque a lua também ilumina em parte o ambiente externo. Como o movimento está menor, principalmente depois da meia noite, é possível usar o farol alto maior parte do tempo, o que aumenta muito a segurança. Aqui cabe uma observação... Em estradas não duplicadas, viajar a noite permite que se enxergue um carro no sentido contrário muito antes do que se enxergaria de dia... Digo, a noite vc enxerga o facho dos faróis muito antes do veículo aparecer, e de dia muitas vezes vc só enxerga quando o mesmo aparece no campo visual. Então nesse quesito a noite é melhor...
OBS> Falando de luzes, o melhor são as lâmpadas originais (3500-3800K) ou as Osram Silverstar ou Nightbreaker, ou Philips Extreme, que geralmente são da mesma cor que as originais e iluminam mais sem ofuscar os outros. Uso a Silverstar e super recomendo! Xenon é meio complicado, porque o risco de ofuscar os outros é enorme, já que nossas motos não tem auto-regulagem de altura, e isso em estradas não duplicadas pode ser muito perigoso, porque o motorista "cego" no sentido contrário pode vir pra cima de você mesmo!!

2) Movimento. Aqui é vantagem para a noite, principalmente depois da meia noite, até as rodovias mais movimentadas de SP e outros estados, o movimento cai pelo menos uns 70 a 90% durante a noite. Já fui várias vezes na Anhanguera entre 1 e 4 da manhã contando nos dedos os carros que cruzavam comigo desde a divisa SP/MG até Limeira (300 km nesse trecho). Mesmo que tenha movimento, ele será bem menor que durante o dia.

3) Combustível e autonomia: Aqui temos que ter um cuidado maior durante a noite, a menos que vc conheça bem o trajeto e os postos abertos de noite/madrugada, sugiro que sempre abasteça quando chegar em meio tanque, para não correr riscos de pane seca. Já de dia, não precisa se preocupar muito, porque qualquer posto de beira de estrada estará aberto. Então, pra rodar a noite, melhor para as motos de autonomia maior como as nossas F, já as SS é meio complicado rodar a noite, principalmente longe das grandes cidades. Já na minha F nunca me preocupei muito com isso, nunca passei aperto, apesar de já ter chegado no vermelho do ponteiro, ainda tinha uns bons km pra andar...

4) Segurança. Aqui realmente, de dia é mais seguro do ponto de vista assaltos/furtos e tal. Mas também não é pra ficar paranóico, basta tomar todos os cuidados, mostrar pinta que não é bobo, que não tem muito problema com isso. Se desconfiar do lugar, e não tiver outra opção, abasteça rapidamente e já saia de lá, e faça o que precisar fazer como ir ao banheiro ou comer algo na próxima parada em local mais seguro. Com um mínimo de cuidado, não terá problemas.

5) Condições climáticas: Falando de chuva ou neblina, é outro ponto que sempre gera discussão entre eu e meus amigos. De dia a visibilidade é sempre melhor... No seco! O problema é que, quando chove ou faz neblina durante o dia, 90% das pessoas não ligam os faróis, digo, sequer ligam a meia luz, muito menos o farol baixo. E isso atrapalha muito, porque a maioria dos carros prata (coia que mais tem hoje) e brancos simplesmente desaparecem na chuva ou neblina. Já de noite, você enxerga os faróis e lanternas tranquilamente.

6) Frio: Aqui é outro ponto contra a viagem noturna. Mesmo em pleno verão, pode acontecer de passar frio na estrada. Mas isso é outra coisa muito pessoal, por exemplo, pra eu sentir frio, tem que estar rachando de frio, senão eu vou tranquilo sem ao menos esfriar as mãos. Normalmente uso só uma blusa por baixo do meu colete protetor + jaqueta e vou embora. Quando faz muito frio, nada que uma calça de agasalho por baixo de uma calça Jeans, com 2 blusas mais a jaqueta, não resolva. Mas muito cuidado, tanto de dia quanto de noite, se começar a perder a sensibilidade nas mãos/pés, pare imediatamente no próximo lugar possível, pois a circulação de sangue periférica está prejudicada. Como disse, depende realmente de cada um, quem tem metabolismo mais acelerado, dificilmente tem problemas com frio...

7) Ultrapassagens. Como disse anteriormente, em pistas não duplicadas, tem a vantagem de enxergar o carro muito antes a noite do que de dia, ao mesmo tempo que se tem uma dificuldade um pouco maior pra estabelecer a velocidade e distância do carro que se aproxima. Porém, essa dificuldade logo é superada com um pouco de experiência. A regra é a mesma... Olhar fixo no veículo que se aproxima, e o cérebro se encarrega do resto. Nada de ficar olhando pra cá e pra lá meio perdido, aí vc dança mesmo, tem que fixar o olhar para poder calcular corretamente.

Cool Radares. Aqui, pode ser um pouco mais difícil enxergá-los, mas nada impossível. Eu mesmo nunca passei dificuldades, nunca levei nenhuma multa na motoca, aliás, só levei uma e foi de dia, ironicamente... O bom de andar a noite é que só tem os radares fixos. Os móveis são recolhidos ao anoitecer. Só tomem cuidado com os radares fixos colocados em cima dos placares/letreiros. Na dúvida, reduza a velocidade em todo placar ou letreiro que estiver por cima de vc. Não tem erro.

9) Socorro. Aqui, recomendo que quem for rodar a noite, esteja com a moto realmente em dia! O certo é ter sempre a moto em dia, mas principalmente a noite, se precisar de socorro fica meio complicado, tanto pelo movimento menor, quanto pelo risco maior de ser assaltado, mesmo nas rodovias pedagiadas.

10)Consumo/Desgaste de pneus. Ponto mais uma vez para o período noturno. O asfalto mais frio fará os pneus gastarem menos, ao tempo em que o movimento menor na rodovia fará ter uma velocidade mais constante e melhorando sensivelmente o consumo. Consumo menor, maior autonomia, mais segurança para parar no posto que desejar.

11) Lâmpadas reserva. Aqui pouca gente se lembra, mas sempre tenho também umas lâmpadas de reserva guardadas dentro da moto, principalmente de farol e da lanterna traseira. O pisca até não tem taaaaanto problema se queimar, mas o farol e lanterna/freio são essenciais para sua segurança, ainda mais nas nossas motos que só tem uma lâmpada de baixa e uma de alta.

12) Regulagem dos faróis. Perca, se for preciso, uns 10 ou 20 minutos regulando os faróis. É a melhor coisa que pode se fazer de noite, não ofusca ninguém e não passa aperto, viaja de noite tranquilo. Se preciso, dá uma mexidinha, anda uns km, mexe denovo, até acertar. Não é muito difícil, mesmo eu sem ter experiência nunca tive dificuldades pra fazer isso.

13) Velocidade. Aqui é outro assunto complicado. Porque digo que de dia é tão perigoso correr do que de noite. Aliás digo até mais, porque de dia o risco de encontrar 2 caminhões a 40 km/h no final da subida é maior por causa do movimento. Então, fica o julgamento pessoal de cada um...

15) Trânsito em geral. Aqui, o movimento de dia é maior, então fica aquela, desculpem a palavra, putaria de gente ultrapassando, 1.0 querendo mostrar que dá pau em qualquer carro, caminhão ultrapassando outro a ritmo de lesma, enfim, ninguém não está nem aí para o trânsito hoje. Já de noite, principalmente de madrugada, o pessoal é mais "gente boa", principalmente os caminhoneiros, antes que alguém diga "só tem rebitado de madruga" eu retruco, anda primeiro pra depois ter opinião, podem até estar rebitados, mas andam muito mais certo e não fazem as atrocidades que os que estão de dia fazem. Eu tenho a minha teoria pra isso, maior movimento = maior stress e consequentemente maior agressividade ao volante. De madruga, pouco movimento, todo mundo fica "gente boa", se é que me entendem. Claro que a gente também vê barbeiragem, mas é muito menos que de dia. De dia, na BR153 por exemplo, no trecho não duplicado passando por GO e TO, os caminhões ultrapassam mesmo vendo que vc está vindo, jogam o caminhão na pista e vc que se dane e desvie pro acostamento, tanto carro quanto moto. O pessoal não está nem aí, falta de respeito total... Mas isso é assunto pra outro tópico.

Bem, no geral é isso. Se estiver com a moto em dia, e tomando alguns cuidados básicos, arrisco dizer que é bem melhor andar de noite/madrugada. Eu prefiro, mil vezes. De dia eu só passo raiva, a viagem não rende, e ainda tem a paranóia de encontrar um radar em qualquer lugar, além de tudo o que se tem pra preocupar. Já de noite, geralmente conheço a estrada, já sei onde são os radares, vou na minha tocada, não passo raiva, vou tranquilo, não fico fritando no sol. E tem outra, quando o sol está forte, é muito pior do que andar de noite, porque não só vc, mas todo mundo fica com a visão prejudicada ao sol forte. Viajar de dia, pelo menos aqui em SP, MG, PR e GO, é um inferno, literalmente, a viagem não rende de jeito nenhum.

Fica aqui mais uma dica. Se estiver andando a noite e bater aquela neblina, ou mesmo uma chuva forte, coloque uns óculos escuros, e veja o quanto a visão vai melhorar... Cool

Para se ter idéia, as minhas pastilhas já tem uns 15 mil km rodados, e parece que nem foram usadas, porque raramente as uso na estrada! Só de acelerar/desacelerar, na maioria das vezes, é suficiente.

E vocês, o que preferem? Antes de me chamarem de louco, façam a experiência depois me contem!! Laughing
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Marlon gs Dom 04 Mar 2012, 19:24

Excelente topico!! só nao entendi a dica de colocar oculos escuro na neblina ou chuva forte e a noite??!! Sei que aqueles amarelos funcionam bem a noite, mas...
De quarta para quinta feira passada fui para o Paraguay de carro (durante o dia) e voltei na madrugada de sexta p/ sabado e concordo que a noite é muito mais seguro de se viajar.
Durante o dia vi carretas andando a 40 Km/h e outra ultrapassando ela a uns 60 Km/h, loucura total, na ida tivemos que sair 3 vezes para o acostamento.
Só não sei se teria coragem de viajar a noite de moto.
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por rma Dom 04 Mar 2012, 19:31

Realmente a dica do óculos ajuda Marlon! Uma vez meu irmão falou pra mim, achei loucura, mas fui ver e é verdade... KKKKK

E excelente tópico Last!!! Sempre bom, muitas dicas ótimas..

Abraço.
rma
rma
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Gabriel Neto Dom 04 Mar 2012, 20:29

Ótimo tópico Last, uma coisa é BEM verdade, de dia, loucos querem correr com carros/onibus caindo aos pedaços nãos ei pra provar o que e pra quem, apenas aceleram e estão pouco ligando se podem causar um acidente, mas o PIOR de tudo, gente falando no celular que troca de faixa em cima da horasem dar seta nem P...nenhuma.

Abraços, belas dicas e bora pra Broa domingo ?kkkkk
Gabriel Neto
Gabriel Neto
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 385
Idade : 31
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Marlon gs Dom 04 Mar 2012, 20:48

Caramba, ja sou meio "galo cego" a noite e imagino comigo a combinação:
noite + neblina + chuva forte + oculos escuro, vou tentar e depois posto o resultado aqui...se sobreviver, é claro!!!! kkkkkkk
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Adilson Humanes Dom 04 Mar 2012, 23:58

Ótimo tópico. Sempre gostei de viajar a noite, mas agora a vista tá curtinha, curtinha....., não dá mais, não sou meio galo cego como o Marlon , sou inteiro mesmo.
Adilson Humanes
Adilson Humanes
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 100
Idade : 64
Data de inscrição : 20/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Carlos Mello Seg 05 Mar 2012, 00:16

OPA QUE BELEZA ESTAS DICAS, COM CERTEZA LAST_WARRIOR APRENDEMOS MUITO COM ELAS.
KKKKKKKKKKKK ESSA DE CÔCÔCÔ CEGO FOI DEMAIS, UM INTEIRO E OUTRO PELA METADE, KKKKKKKKKKKKK
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Last_Warrior Seg 05 Mar 2012, 20:52

Isso aí galera, eu sempre andei na moto mesmo e pelo menos nunca passei aperto! Claro que conhecia o trajeto.

O problema é que estão vendendo muito carro pra quem não deveria nem ter habilitação, então as rodovias estão um caos!

Perguntem aos avós nos anos de 60 até 70 era tranquilo viajar, mesmo de dia era pouca gente nas estradas longes dos grandes centros urbanos. Depois nos anos 90 começou a virar um inferno!

Felizmente tanto os carros quanto as motos evoluíram muito na segurança e iluminação dos faróis, o que antes era loucura num Corcel ou Fusquinha hoje é perfeitamente possível e seguro com os faróis modernos. Desde a década de 90 os faróis melhoraram muito.

Gente, quem está com a vista meio ruim, tirem o escorpião do bolso e façam uma consulta com um Oftalmologista! Melhor 4zóio que enxergam bem do que um "bonitinho" de 2zóio que enxerga mal!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Marlon gs Seg 05 Mar 2012, 21:54

Putz...pior que fui no oftalmo 2 vezes, fiz 2 oculos e nao consigo usar essa porcaria!!!ainda mais de capacete...
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Adilson Humanes Seg 05 Mar 2012, 23:57

O que tem de mão seca guiando essas merdas de 1.0 nas estradas é brincadeira, é um susto atrás do outro. Quanto ao oftalmologista devo ter ido umas quarenta vezes o ano passado. Acho que nem Jesus Cristo dá mais jeito nessa hipermetropia. de dia ainda vai bem, mas a noite: meu Deus.....
Adilson Humanes
Adilson Humanes
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 100
Idade : 64
Data de inscrição : 20/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Franco Ter 06 Mar 2012, 00:40

Bem, até que eu também gosto bastante de viajar à noite, mas... o problema maior aqui no interior é a quantidade absurda de cavalos e vacas soltos na estrada, além dos bebuns não habilitados... Aqui é um risco tremendo, toda hora tem acidente, inclusive envolvendo motos... No
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por DiogoFIP Qua 07 Mar 2012, 15:21

Tudo bem irmão ? gostei muito do tópico , boas dias Parabéns !! aqui na PB ., o que é complicado viajar a noite, são os animais na pista , pois tem muitos, a atenção tem que aumentar bastante !! gosto de pegar a estrada de 03:30 , dai dá para curtir bastante hehe!!

Boa sorte e tudo de bom
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por igaopasqueta Qui 08 Mar 2012, 20:28

Tópico que vem bem a calhar Last! Nunca peguei estrada de madrugada, o mais cedo que já sai foram 6 da manhã. Pros encontros costumamos sair depois do almoço, por volta das 15 horas, porque antes disso o sol judia e cozinha os miolos.
Mas a hora que odeio viajar mesmo é ao anoitecer. Aquele período entre 18 e 19 horas (claro, dependendo do lugar do Brasil onde vc está, horário de verão e tal), quando já não é mais dia, mas também ainda não é noite. Não está claro, mas também não está escuro. Você anda de farol apagado e a visibilidade já começa a ficar comprometida, mas vc acende eles e não muda nada. Peguei pista nessas condições uma vez e pretendo não ter que encarar mais.
igaopasqueta
igaopasqueta
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 595
Idade : 37
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de noite e de madrugada Empty Re: Viajando de noite e de madrugada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos