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Dicas para a Manutenção da Corrente!!!

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Dicas para a Manutenção da Corrente!!! - Página 2 Empty Dicas para a Manutenção da Corrente!!!

Mensagem por nomed750 Dom 18 Mar 2012, 22:24

Relembrando a primeira mensagem :

Achei interessante este conteudo e nada melhor que compartilhar com meus amigos aqui do forum.




Manutenção da Corrente de Motocicletas.

Fator decisivo na conservação do Conjunto de Transmissão Secundaria.

Itens que Compõe a Manutenção da Corrente:
Quando se fala em manutenção da corrente, instintivamente os motociclistas pensam em “lubrificar a corrente” ou “passar graxa na corrente”. Primeiramente é importante observar qual é uso que fazemos de nossa motocicleta, ou seja, em via de regra os motociclistas em geral utilizam suas motocicletas para trabalho ou lazer, e não em competições. Devemos também ter sempre em mente que o objetivo final é o de prolongar a vida útil do conjunto de transmissão secundário. Na realidade o assunto é muito mais complexo e exige que sejam observados todos os itens abaixo:

Qualidade e Modelo do Conjunto de Transmissão Secundário:
Antes de qualquer instrução sobre a manutenção da corrente, é preciso observar a qualidade do Conjunto de Transmissão, ou “Relação” como os motoqueiros chamam. Esse é o primeiro vértice da historia, pois ou compramos um conjunto de boa qualidade, onde iremos pagar mais, conseqüentemente a duração também será maior, ou compramos um conjunto mais “barato” que conseqüentemente ira durar menos, ou seja, o famoso custo / beneficio. Outro fator importante a ser observado é a troca do conjunto “original” por outro de relação diferente, pois muitos querem que a moto “ande” mais, mas não querem que a corrente se desgaste rapidamente, isso é uma utopia. Portanto qualidade e originalidade do sistema vão garantir com certeza que consigamos rodar muitos mais quilômetros.

Forma de Condução:
Sem duvida alguma esse é um dos itens mais importantes na conservação do conjunto de transmissão, como falamos antes levamos em conta que usamos a moto para trabalho ou lazer, e pilotamos de maneira correta e segura. Se por exemplo, sempre fazermos nossas arrancadas de maneira esportiva, é obvio que de nada adiantara todas as demais orientações. Sem falar também que todos os demais componentes como embreagem, freios, pneus, etc. terão sua vida útil reduzida.

Regulagem da tensão da corrente:
A regulagem da tensão da corrente, conhecido entre os motociclistas como “esticar a corrente”, é o primeiro fator a ser abordado para a conservação de todo o conjunto de transmissão secundaria (Pinhão, Corrente e Coroa). Deve-se sempre utilizar a folga própria de cada moto especificada pelo fabricante da motocicleta. Como todos sabem cada tipo de moto tem sua folga característica, como exemplo pode-se citar as motos “off-road” que tem a folga maior que as motos “esportivas”. Manter a corrente com sua folga devidamente controlada, alem de ser importante na conservação do conjunto de transmissão, é responsável também pela melhor eficiência na transferência da força motriz para a roda. A inspeção da tensão da folga da corrente deve ser feita com a maior freqüência possível, fabricantes e mecânicos falam em algo em torno de cada 250 a 350 km dependendo do tipo da motocicleta.

Alinhamento da Corrente:
Outro item muito importante é o alinhamento da corrente entre o pinhão e a coroa. O desalinhamento ocorre quando ao trocar o pneu traseiro ou regular a folga da corrente deixam-se medidas diferentes nos esticadores laterais de corrente. Quando a Coroa e o Pinhão não se encontram alinhados, ira ocorrer uma torção na corrente que conseqüentemente iniciara um processo de desgaste excessivo na corrente coroa e pinhão.

Exame individual de cada componente:
Há alguns anos atrás, não existia o habito de se trocar de uma vez todo o conjunto de transmissão, ou kit de relação. Era comum o mecânico examinar individualmente: pinhão, corrente e coroa e fazer a troca apenas de um deles, hoje se fala em trocar tudo de uma vez caso contrario a peça velha estraga a nova. Na realidade esse é um ponto de vista discutível. Imagine que você faz a troca de uma só vez de todos componentes, mas os componentes não têm a mesma qualidade entre si, então, por exemplo, o pinhão se desgasta mais que a corrente e a coroa. Nesse caso podemos trocar o pinhão (que é o mais barato) e conseguir uma quilometragem um pouco maior dos outros dois componentes. Portanto passe a criar o habito de examinar, e também pedir para seu mecânico examine, individualmente cada componente do conjunto de transmissão.

Limpeza da Corrente:
Este item é muito polemico, alguns motociclistas e mecânicos acreditam que a corrente não deve ser lavada. Na realidade a corrente deve ser lavada, e deve-se retirar todo o excesso de lubrificação anterior. Esse item é primordial, alguns mecânicos e engenheiros ressaltam que antes de lubrificar a corrente, toda “lubrificação suja” deve ser retirada. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acumulo de areia, pó e sedimentos que irão funcionar como “abrasivos” que provocam o desgaste por “usinagem” do conjunto. Portanto somente a lavagem pode contornar esse problema. A polemica é gerada principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxantes pesados tipo “Solupam” eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina pura que resseca os anéis de borracha das correntes mais modernas. Quem é partidário do pensamento contrario a lavagem, acreditam que produtos como o “querosene” ou “óleo diesel” também ressecam esse anéis de borracha, e “em tese” retiram toda a lubrificação deixando a corrente “ressecada”, esse problema pode ser contornado acrescentando-se sabão liquido ao “querosene” ou “óleo diesel”. Deve-se evitar lavar em água com alta pressão, pois a sujeira tende a penetrar entre o pino e o rolete da corrente provocando aumento do desgaste da mesma quando em uso. A freqüência de lavagem da corrente esta relacionada ao tipo de lubrificação e ao local de uso da motocicleta. Quanto mais “grudento” for o produto utilizado para a lubrificação e quanto mais “terra” a moto rodar maior deve ser freqüência de lavagem.

Lubrificação da Corrente:
Este é o item mais polemico do estudo, os motociclistas sempre querem saber especificamente qual marca de produto deve ser utilizada. Infelizmente uma resposta direta dessa forma não existe, acredito que nenhum mecânico, engenheiro, ou especialista, tenha um estudo técnico completo e detalhado do resultado da utilização de cada produto existe no mercado, que leve em conta a durabilidade do sistema de transmissão secundário para cada um desses produtos. Dessa forma optei por fazer citações do que acredito que se deve, e o que não se deve usar.
1) Partindo-se do principio que usamos nossas motos para trabalho ou lazer, podemos concluir que os produtos utilizados para competições, normalmente esses produtos só funcionam em altas temperaturas com exigência máxima dos materiais, portanto não serão os mais indicados para as motos “normais”, pois eles buscam privilegiar o desempenho e não a conservação do sistema de transmissão secundário.
2) Não se deve também utilizar o óleo “sujo” retirado do motor da motocicleta, primeiro porque o mesmo é “muito fino” (Sae 20) e segundo porque por ele estar usado, já perdeu toda sua viscosidade, não mantendo mais suas características lubrificantes, e também porque a mesmo encontra-se contaminado com resíduos sólidos.
3) Não se deve usar óleo em spray para lubrificação geral, que são vendidos em lojas de ferragens, esses óleos normalmente são “finos” e não são indicados para lubrificação de correntes.
4) Não se deve usar também a famosa graxa com grafite, pois a grafite alem de agir como abrasivo, ela ira se acumular entre a corrente e coroa ou pinhão e com o atrito ira formar “calos” na coroa e no pinhão, causando um desgaste irregular, desses componentes.
5) Não se deve também utilizar produtos que secam rapidamente e não mantenham suas características lubrificantes, pois com o passar do tempo eles se parecem mais com uma “cola” e o pó e a sujeira “grudam” fácil neles, por experiência, percebi que com o passar do tempo os mesmos ainda deixam os elos “travados” e os conjuntos da corrente com pouca flexibilidade.
6) Nenhum engenheiro mecânico aconselha também o uso de graxas em geral em correntes, seja qual for à qualidade da graxa, porque segundo esses especialistas elas são “grossas” e não penetram no interior dos elos da corrente. Tem se observado na pratica que os “moto-boys” por rodarem muito, e não conseguirem lubrificar com freqüência a corrente, acabam optando por lubrificar com graxa e assim conseguem um resultado melhor do que deixar o conjunto sem nenhuma lubrificação.
7) Na realidade o produto ideal é o óleo, nesse item é importante observar que os fabricantes de motocicletas em geral indicam o uso de óleo grosso (Sae 90) para a lubrificação de corrente de motocicletas.
Cool Algumas “graxas brancas” encontradas no mercado, segundo informam os fabricantes, são na realidade óleo hidrogenado, e após sua aplicação com o calor gerado pelo atrito do sistema de transmissão o óleo ira “derreter” e então cumprir adequadamente sua função de lubrificar.



Dicas importantes:

1) O que usar: Sempre que um motociclista recebe a confirmação que o produto adequado é o óleo, o mesmo imediatamente reclama que o óleo não para na corrente e por conseqüência tem que se lubrificar muitas vezes a corrente, não se tornando, portanto, muito pratico o uso de óleo na lubrificação da corrente. Minha sugestão, baseada na minha experiência pessoal que já faço a muitos anos, que não tem nenhuma confirmação técnica, mas já vi também muitos bons mecânicos aconselharem essa técnica, é acrescentar um pouco de graxa no óleo grosso (sae 90) deixando-o mais consistente.
2) Quando Lubrificar: Essa é uma das maiores duvidas encontrada pelos motociclistas em geral, em minhas pesquisas em sites, fóruns, etc. tenho visto muitos números, a maioria fala em algo em torno de 250 a 500 km, sendo que os fabricantes em geral recomendam a cada 400 km. Mas acredito que a kilometragem não deve ser o principal fator a se considerar, deve-se observar outros fatores como: Tipo de uso: só estrada, só cidade, etc. Clima dos últimos dias: Muito calor, muito frio, chuva, etc. O tipo de local utilizado: Asfalto, Terra, etc. E principalmente qual o produto que foi utilizado. Em viagens longas é sempre muito bom reforçar a lubrificação, mas lembrando que se a pista for de terra, e se não for possível lavar a corrente antes de lubrificar, é preferível então não lubrificá-la.
3) Aprendendo a “Ler” a corrente: O mais importante é aprender verificar a necessidade de lubrificação com um exame da corrente, que deve ser visual e pelo tato. Primeiramente no exame visual deve verificar se a corrente apresenta uma coloração de aspecto “úmido” e brilhante, não devendo estar sem brilho ou opaca. No exame de tato inicialmente deve-se sentir e confirmar se a corrente esta mesmo úmida, não devendo estar ressecada. A seguir deve-se colocar a mão no centro da área livre da corrente e verificar se a corrente movimenta-se livremente para cima e para baixo, não devendo estar “travada” ou com a movimentação pesada, ou seja, os conjuntos de elos e laterais devem movimentar-se normalmente, a seguir deve-se verificar se os elos estão girando facilmente nos seus eixos.
4) Como Lubrificar: Antes de qualquer coisa é muito importante ressaltar que a lubrificação da corrente deve ser feita de maneira planejada, acima de tudo deve-se prever um tempo de pelo menos quinze minutos para realizar essa tarefa, deve-se estar preparado com roupas adequadas, nunca se deve fazer sem planejamento e “correndo” pois esses serão os únicos fatores que irão conferir a lubrificação correta e adequada da corrente. Novamente cito minha experiência adquirida na lavagem, lembrando que corrente não deve estar muito suja, ou seja, com muito acumulo de lubrificação antiga, devendo estar razoavelmente limpa, caso contrario, a nova lubrificação não conseguira atingir a partes internas dos elos da corrente. O ideal é manter a mistura de Óleo e Graxa em uma lata com tampa, que quando aberta mantenha as bordas livres. Então se deve sentar ou deitar no chão, não tem jeito de fazer de outra forma, principalmente nas motos sem cavalete e com corrente escondida atrás do escape, lembrando que você vai aplicar na parte da corrente que fica abaixo do braço da balança traseira, a seguir com a ponta de uma escova de dente retire uma pequena quantidade da mistura, e espalhe levemente do lado superior corrente, da entrada do pinhão até as proximidades da coroa, após espalhar a mistura, comece a passar a escova com mais pressão, para todos os lados, acima e abaixo da corrente para que a mistura se espalhe da maneira homogenia em toda a área que se esta lubrificando. Para as motos que tem cavalete central basta girar pouco a pouco a roda traseira para que uma nova parte da corrente ainda não lubrificada apareça, e você repete todo o processo, normalmente repetem-se quatro ou cinco vezes até completar toda a corrente. Nas motos sem cavalete central (esportivas) a cada parte aplicada, deve-se levantar do chão, inclinar a moto sobre o corpo, girar a roda traseira e colocar no local adequado uma nova área da corrente a ser lubrificada. Nas motos custons, com corrente, ou motos muito pesadas, não tem jeito, deve-se a cada etapa andar com a moto para frente até que uma nova parte a ser lubrificada apareça.
5) Pouco, mas sempre: Os motociclistas fanáticos pela conservação da corrente acreditam que colocando um volume grande de óleo ou graxa na corrente ela já estará protegida. Muitos pegam a bisnaga de graxa e aplicam uma grande quantidade sobre a corrente de qualquer maneira sem espalhar e sem fazê-la penetrar nas partes internas da corrente. Esse procedimento, alem de não servir para conservar a corrente, ira fazer com que o excesso de lubrificação vá para a banda de rodagem do pneu, fazendo o motociclista correr o risco de levar um belo de um chão. Alem do mais vai sujar toda a roda, motor e quadro. Se quisermos realmente conservar a corrente temos que lubrificá-la com pouco lubrificante, de maneira adequada, com bastante freqüência.

Tomás André dos Santos - tasmotos
www.tasnaweb.com

Colaboraram tambem com esta matéria os amigos: Nicolau (Mecanico de motos de Sorocaba), Carlos Alberto (Engenheiro Mecanico formado na Fei) e Roberley (Motocilcista e professor de Portugues).
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 22:34

ele verificou o estado do pinhão?
ele sofre o triplo do desgaste que a coroa, e olhado a relação apenas na parte esposta pode nos enganar.

o pinhão pode estar com os dentes desgastados de forma irregular, tentando trancar na corrente ou escapar dela.
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Mensagem por Humberto Martins Qui 22 Mar 2012, 23:13

Foi trocado a menos de 4 meses. Mas estou muito desconfiado do comportamento. Também já desconfiei do pinhão, mas ele mesmo trocou esses tempos.
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Mensagem por Fuchs Qui 22 Mar 2012, 23:29

foi trocado só o pinhão?

sabe qual a km dessa relação?
se já rodou bastante, trocar só o pinhão não é mais suficiente pois não encaixa mais corretamente devido ao desgaste da corrente.
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Mensagem por Halfa Sex 23 Mar 2012, 01:47

Todo sistema de engrenagens, seja ele qual for, trabalha sofrendo
desgastes proporcionais.... se somente uma peça do sistema é trocada,
vai ter a vida útil comprometida pelas outras demais....
Geralmente é assim.... Digamos... Uma relação é trocada por completo...
Durante o decorrer do tempo vc vai regulando pra tirar a folga da corrente,
até que não dê mais regulagem... blz... nesse ponto, vc deverá escolher,
dependendo da maneira como vc usa sua máquina, escolher se troca
toda a relação ou somente a corrente... Se escolher por toda a relação,
parabéns... mas se trocar somente a corente, pode ter certeza de que ela
durará bem menos do que deveria.... no caso das engrenagens, a durabilidade
é infinitamente menor caso seja trocada apenas uma...

A verdade é que jogo é jogo... tem que trocar tudo mesmo....
Pena que o preço é salgadinho, salgadinho.....

sniff, sniff, sniff, sniff, sniff, sniff,
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Mensagem por Fuchs Sex 23 Mar 2012, 09:04

Concordo Halfa, o correto é trocar o conjunto todo.
Mas tem casos onde vale a pena trocar apenas um componente.
Eu por exemplo tive a sorte de pegar um pinhão com defeito que apresentou desgaste prematuro. Por 10% do preço da relação dou uma sobrevida de uns 8mil km na relação, que dura em torno de 20.
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Mensagem por Halfa Sex 23 Mar 2012, 14:37

Isso FUCHS.....
Eu mesmo fiz isso trocando só a corrente, no meio do ano passado
antes de ir para N.Viçosa..... agora tenho de trocar a relação toda.....
VOu pedir as engrenagens do Ebay e a corrente compro aqui....
sai mais barato.....c
omprando as engrenagens originais, dá pra fazer,
futuramente, somente a troca da corrente....como fiz....
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Sex 23 Mar 2012, 20:45

Pessoal trabalhei por muitos anos em uma Montadora de Motores Diesel, existia um departamento de recondicionamento de motores a clientes (frotas) e posso afirmar: Não existe troca parcial em cjs, quando a necessidade de trocar um componente de cj era feita toda a troca, tudo novo. Como o Halfa diz se trocar um só os demais serão afetados rapidamente. O melhor, mesmo sendo caro, é trocar o cj todo ou comprar aos poucos e levar para troca total DE PREFERÊNCIA em mecânico de confiança.
Ps: Halfa acho que vou ter que enviar por sedex seu bolinho rsrsrss
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Mensagem por Halfa Sex 23 Mar 2012, 20:52

Paulo R. Andreolli escreveu:
Ps: Halfa acho que vou ter que enviar por sedex seu bolinho rsrsrss
Paulo

Fechado.... Se vc for no pelotão rumo à Nova Viçosa, encontro com vc e a galera em BH...
Caso contrário, passo o endereço para postagem.....rs....rs....rs....rs....
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Mensagem por Adilson Humanes Sáb 24 Mar 2012, 20:38

E se misturar o Motul com esse Molysil, que bicho será que dá ????
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Mensagem por Franco Sáb 24 Mar 2012, 20:53

Vai dar um Motulil, ou um Molytul... Laughing Laughing Laughing Laughing

Brincadeira, Adilson! cheers

Olha, na prática, não vejo muito motivo pra se misturar... São dois ótimos produtos, e bastante eficazes sozinhos, sendo que um se destaca pelo belo custo-benefício!
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Mensagem por Adilson Humanes Sáb 24 Mar 2012, 21:22

Molytul é mais feminino, bem melhor bounce

A vida é uma eterna brincadeira, ainda mais em cima de uma F.

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Mensagem por Daniel guarapari Dom 25 Mar 2012, 21:19

gostei das dicas, o importante e levar em consideracao a utilizacao da motoca.

pelo que tenho percebido a pior condicao e viajar com chuva, pois a corrente resseca mesmo, ai temos q ter maior atencao.
utilizo oleo de transmissao 90 ou 140 e tb a graxa grafitada p homocinetica

e issso ai galera
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Mensagem por rma Dom 25 Mar 2012, 21:29

Opa Gabriel, valeu pelo relato. Mas se apresenta lá no fórum na sessão "Apresentação de Usuários" queremos conhecer você e sua F.
Abraços.
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Mensagem por Fuchs Seg 26 Mar 2012, 10:29

Daniel guarapari escreveu:gostei das dicas, o importante e levar em consideracao a utilizacao da motoca.

pelo que tenho percebido a pior condicao e viajar com chuva, pois a corrente resseca mesmo, ai temos q ter maior atencao.
utilizo oleo de transmissao 90 ou 140 e tb a graxa grafitada p homocinetica

e issso ai galera


acho q a pior condição é pó! vira lixa
chuva resseca, mas pelo menos está limpo! rsrs

da uma olhada no texto, pois fala justamente da graxa grafitada
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Mensagem por Last_Warrior Seg 26 Mar 2012, 15:31

Então gente, eu já usei de tudo, mas infelizmente a minha corrente pagou o preço com elos endurecidos e ovalizada...

Só agora que estou usando óleo 90 ela tá dando uma melhorada, os elos já estão bem mais flexíveis do que antes, quando usava os lubrificantes spray da Mobil, Motul etc. Me arrependo de ter gastado dinheiro neles, pra mim não funcionou, uso 99% na rodovia.

O jeito é não ter preguiça, lavar bem, e lubrificar com óleo 90 com uma escova de dentes, refazer a cada 500 km. Foi a receita que melhor está funcionando, já nem preciso trocar a corrente agora, coisa que estava prestes a fazer pelo estado precário da mesma, agora dá pra segurar legal por mais um tempo, os elos estão se alinhando novamente...
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Mensagem por Fuchs Seg 26 Mar 2012, 17:23

ja testei spray da motul tb e achei uma bosta
graxa branca aplicada com pasta de dente é menos pior, mas seca mto rapido, mesmo sem pegar chuva

tb acho q oleo 90 é a melhor opção. aplico pouco usando uma escova de dentes q espalha bem e nao faz meleca.
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Mensagem por nomed750 Seg 26 Mar 2012, 23:35

Fuchs escreveu:ja testei spray da motul tb e achei uma bosta
graxa branca aplicada com pasta de dente é menos pior, mas seca mto rapido, mesmo sem pegar chuva

tb acho q oleo 90 é a melhor opção. aplico pouco usando uma escova de dentes q espalha bem e nao faz meleca.

Também uso esta técnica.
pelos pontos já citados.
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