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DUVIDAS AJUSTE/REGULAGEM DA CORRENTE

5 participantes

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Mensagem por Eliezer Couto Sáb 01 Set 2012, 18:46

Pessoal,

Boa Noite!

Estou ajustando a corrente da minha F, no manual informa que a folga da correte deve ser entre 20 a 30 mm ( 2 a 3 cm). Até ai tudo OK.
Só que, apos ajustado com a roda ja travada, quando giro a roda a folga da correte varia, ou seja, a depender de quando graus giramos a roda, a corrente fica mais apertada ou mais folgada...

Tinha uma Falcon e apresentava o mesmo problema, tenho também uma CG e apertei a correte (ajustei) para verificar, apresentou a mesma variação de folga da corrente.

Veja um comparativo nas fotos abaixo:

DUVIDAS AJUSTE/REGULAGEM DA CORRENTE Dsc00365ec


DUVIDAS AJUSTE/REGULAGEM DA CORRENTE Dsc00359rh


Vejam que, ha uma variaçao de um 1 cm ou 10 mm da folga da correte a depender da posição da roda traseira.
É normal? vossas F apresentam o mesmo diagnostico?

Valeu
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Mensagem por Carlos Mello Sáb 01 Set 2012, 19:31

PROVAVELMENTE VC TERÁ ALGUNS DENTES DO PINHÃO MAIS DESGASTADO QUE OUTRO, OU SE ELA ESTA COM O MESMO AJUSTES TANTO DE UM LADO COMO O OUTRO VC PODE TER DESGASTE POR TORÇÃO, QUE LEVOU O DESGASTES DIFERENTES DOS DENTES.
MAIS NÃO TEM PROBLEMA, O KIT ESTA AINDA EM CONDIÇÕES DE USO DEIXA ELA UM POUCO FOLGADA ( 40 MM ) VÁ LUBRIFICANDO E AJUSTANDO PERIODICAMENTE COM ISTO VAI O DESGASTE TENTE A MELHORAR NAS PARTES MENOS GASTAS, UNIFORMIZANDO A FOLGA.
NÃO ESQUENTA A MAIORIA QUE NÃO FAZEM ESTE TIPO DEAJUSTE PERIODICAMENTE FICA COM ESTE PROBLEMA.
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Mensagem por Edu da MV Sáb 01 Set 2012, 22:18

Isso é assim mesmo. Quando a corrente é zero km isso não acontece, mas corrente não se desgasta de maneira uniforme. Para ajustar corretamente você precisa girar a roda até a posição que a corrente fica mais apertada e aí sim, ajustar a folga entre 2 e 3 cm.
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Mensagem por Marlon gs Sáb 01 Set 2012, 22:39

Conforme o Edu falou, ajuste a corrente na posição que ela fica mais esticada.
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Mensagem por Eliezer Couto Sáb 01 Set 2012, 22:48

Valeu Pessoal, acredito ser isso mesmo! Como é um "defeito/problema" que ja apresentou em outras motos, fiquei mais tranquilo. Acredito que seja sim um desgaste não uniforme.. O kit é quase zero! Não sei quantos KM já andou pois, comprei a moto a poucas semanas. Ta no terceiro "risco". O risco que me refiro são as marcações nos dois lados para alinharmos a roda traseira. Vou ajusta a folga de 2 cm na posição mais apertada, na posição mais folgada deverá dar 4 cm. uma variação e até 2 cm.
Caso alguém tenha alguma outra informação, agradeceria para abrilhantar ainda mais nossa discussão sobre o porquê a corrente apresenta essa variação.
Abraços,
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Mensagem por lequirino Qua 05 Set 2012, 20:55

De uma coisa esteja certo, se você quando trocou, trocou o conjunto completo Pinhão, Coroa e Corrente, se houver esse desgaste de uma hora ficar mais esticado que outra, julgue a relação/transmissão, sempre pelos dentes da coroa, nunca pela corrente. Até no manual da moto, eles colocam uma figura de desgaste e dente normal, porque o desgaste de elos da corrente é sempre desigual, uma vez que eles dependem de lubrificação, alinhamento, folga do eixo da balança e fatores externos como areia, chuva, etc. Portanto a posição que a corrente fica mais apertada deve ser afrouxada levemente, saindo um pouquinho da medida na posição mais folgada, nunca excedendo os 4 cms ou 40 mm. O conselho do Carlão também é válido, mas o período de verificação tem que ser mais curto. E lembre-se sempre lubrifique a corrente a cada 400 kms rodados e ela dura muito mais que o normal. Abraços.
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Mensagem por Eliezer Couto Qui 06 Set 2012, 22:43

lequirino escreveu:De uma coisa esteja certo, se você quando trocou, trocou o conjunto completo Pinhão, Coroa e Corrente, se houver esse desgaste de uma hora ficar mais esticado que outra, julgue a relação/transmissão, sempre pelos dentes da coroa, nunca pela corrente. Até no manual da moto, eles colocam uma figura de desgaste e dente normal, porque o desgaste de elos da corrente é sempre desigual, uma vez que eles dependem de lubrificação, alinhamento, folga do eixo da balança e fatores externos como areia, chuva, etc. Portanto a posição que a corrente fica mais apertada deve ser afrouxada levemente, saindo um pouquinho da medida na posição mais folgada, nunca excedendo os 4 cms ou 40 mm. O conselho do Carlão também é válido, mas o período de verificação tem que ser mais curto. E lembre-se sempre lubrifique a corrente a cada 400 kms rodados e ela dura muito mais que o normal. Abraços.

Valeu meu amigo! To de olho na lubrificação, os dentes da corroa estão legais, dei até uma olhada na foto do manual.
Grande Abraço,
Eliezer
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