GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Ter 13 Jul 2010, 19:34

Boa noite ó nobres amigos. Excelentíssimos senhores possuídores dessa máquina magnifica a que denominamos GSX 750 F.

Amigos, estou com uma dúvida que talvez todos já tenham passado ou não.

É o seguinte, pela manhã, ao sair com minha moto (GSX 750F Mickey 94/94) caso o motor não esteja totalmente aquecido quando engato a 1º marcha, dá aquele tranquinho básico e a moto apaga.

Agora no inverno a moto é um pouco mais manhosa pra ligar e esquentar. Nos dias frios, utilizo o afogador e deixo a moto ligada cerca de 30 segundos a 1 minuto em 2.000 rpm. Uma partida a frio tranquila e em hipótese alguma acelerações mirabolantes. Nos dias quentes a minha F funciona como uma injetada. rsrsrs. Basta dar a ignição sem acelerar ela já liga. Uma maravilha.

Eu acredito que este detalhe de apagar ao engatar a primeira não seja grave. Só gostaria de saber se alguém já teve ou tem esse problema ou se sabe como resolver.

O objetivo é sempre cuidarmos ao máximo de nossas possantes.

Um grande abraço a todos.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por ademar moraes Ter 13 Jul 2010, 20:05

colega se sua embreagem estiver estrangulada, com o motor frio pode acontecer isso. dela morrer.
ademar moraes
ademar moraes
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Carlos Mello Ter 13 Jul 2010, 20:22

Opa, valeu ADEMAR MORAES, este realmente é um dos motivos que pode ocasionar, muito obrigado pela sua cooperação.
Quanto ao comando de segurança da moto quem tem esta função é o INTERRUPTOR DO DESCANSO LATERAL ele pode estar com má contato, veja meu caro amigo DELPHIMAN vc esta tendo muitos problemas eletricos e a maioria por má contatos, portanto faça uma revisão eletrica no seu sistemas, antes que de algum problema em hora que mais precisar.
Como te falei em tópicos anterior vc pode dividir em 3 ou mais etapas.
Forte abraço e não esqueça de postar aqui o resultado e a causa, pois precisamos saber para aprendemos.
Precisando é só falar estaremos sempre aqui para apoiar no que for necessario
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Ter 13 Jul 2010, 21:02

Boa noite amigos Ademar e Carlos Mello, obrigado pelos relatos.

Ademar, gostaria de mais uma contribuição de vossa pessoa,poderia me explicar o que significa embreagem "estragulada"?

Carlos, boa noite, a revisão da parte elétrica já foi feita. Está impecável. Só achei estranho pois só ocorre quando o motor está frio ainda ou fora da temperatura padrão de trabalho. Mas vou verifica essa situação e posto o que foi feito aqui.

Um grande abraço.

delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Mauro Qua 14 Jul 2010, 11:31

Delphiman, a minha é uma F 1995, totalmente revisada (com 24.000 Km), e também acontece a mesma coisa.
Sempre achei que deve ser porque o conjunto de embreagem ou o câmbio ainda não estão "aquecidos"... sei lá...
Meu mecânico diz que isso não é nenhum problema da moto.
Pra minimizar esse sintoma, ao engatar a 1ª marcha, mantenho a moto um pouco acelerada e pressiono o freio e aí engato; ela dá o tranco, mas como está acelerada e freiada, fica tudo bem. Mas percebo que, neste momento, mesmo que eu mantenha a embreagem totalmente acionada (até o final do curso), ainda assim a moto tende a sair "andando".
A embreagem tá normal, o cabo é novo e o manete tem a folga recomendada no manual (aproximadamente 15 mm).
Se alguém souber como eliminar esse "inconveniente", também agradeço.
Abraços,
Mauro
Mauro
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 53
Idade : 58
Data de inscrição : 30/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Carlos Mello Qua 14 Jul 2010, 11:47

DELPHIMAN e MAURO o problema de vcs esta na no conjunto de embreagem,.
MAURO regule mais a embreagem e veja se melhora caso contrario seus discos já estão indo embora ou algum problema no sistema de lubrificação das engrenagens, isto considerendo que tudos esteja montado tudo normal.
DELPHIMAN veja que vc esta com problema de ajustes, quando ela esquenta as folgas que estavam ocorrendo pra causar o defeito se dilata diminundo a folga normalizando, verifique as condiçoes dos discos de embreagem e acionadores dos mesmo (isso serve pra vc TB MAURO).
QUANDO ME REFERI A PARTE ELETRICA, SE DÁ PELO FATO DE MÁ CONTATO VINDO SOLUCIONAR DEPOIS DE TENTATIVAS CRIANDO ADESÃO DOS CONTATOS.
pessoal estou saindo pra NOVA VIÇOSA mais irei acompanhar de lá com o ROMULO, assim que retornar explico como funciona o sistema de embreagem e o que pode estar acontecendo pra causar isto, OK
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Qua 14 Jul 2010, 11:48

Bom dia Mauro, tudo bem?
Parabéns pela sua F, dá para ver pelo "Avatar" e realmente está bonita.
Eu liguei para meu mecânico e ele disse que tinha percebido isso na revisão mas como não se tratava de algo grave acabou esquecendo de comentar. Segundo ele, pode ser as molas espaçadoras dos discos de embreagem que não estão espaçando corretamente.

Referente a embreagem, eu regulei a minha com 25mm de folga pois com a medida original, ficava muito desconfortável de pilotar.
Esse detalhe de apagar a moto ocorria com a embreagem mais alta também.
No meu caso não acontece da moto querer andar quando estou com a embreagem totalmente pressionada. Mas fiz o seguinte teste, que vi na net. Não sei se é verdadeiro, mas foi o que li.

Para saber se a embreagem está 100% regulada faz-se o seguinte teste:

1) Coloca-se a moto no cavalete central;
2) Deixar a moto em ponto neutro;
3) Ligar a moto. A roda não pode girar;
4) Pressionar a embreagem e engatar a primeira. Neste ponto, caso a embreagem esteja totalmente acionada a roda não deve girar. Indicando que houve o desacomplamento completo.

No meu caso, pressionando tota a embreagem, a roda continua girando. Pode ser embreagem mal regulada. Pois não sei como está a regulagem na estremidade localizada na lateral do motor.

Confesso que essa questão da embreagem gera um pouco de preocupação, uma coisa é seguir a recomendação de fábrica e outra e regular de foram que fique confortável mas não prejudique o conjunto. O problema é que nem os mecânicos sabem direito. Pois para saber corretamente seria necessário medições em números de forma a compensar uma folga maior no manete mas em contra partida ajustar em outro lugar. O que acontece é que é tudo feito na "axômetro" e aí que mora o perigo.

Mas seria isso Mauro, a principio se resolveria com a troca das molas, mas por enquanto, no meu caso, não é necessário.

Espero ter ajudado.

Galera, se esse teste que descrevi não tem absolutamente nada a ver, por favor, me corrijam.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Qua 14 Jul 2010, 11:51

Carlos Mello escreveu:DELPHIMAN e MAURO o problema de vcs esta na no conjunto de embreagem,.
MAURO regule mais a embreagem e veja se melhora caso contrario seus discos já estão indo embora ou algum problema no sistema de lubrificação das engrenagens, isto considerendo que tudos esteja montado tudo normal.
DELPHIMAN veja que vc esta com problema de ajustes, quando ela esquenta as folgas que estavam ocorrendo pra causar o defeito se dilata diminundo a folga normalizando, verifique as condiçoes dos discos de embreagem e acionadores dos mesmo (isso serve pra vc TB MAURO).
QUANDO ME REFERI A PARTE ELETRICA, SE DÁ PELO FATO DE MÁ CONTATO VINDO SOLUCIONAR DEPOIS DE TENTATIVAS CRIANDO ADESÃO DOS CONTATOS.
pessoal estou saindo pra NOVA VIÇOSA mais irei acompanhar de lá com o ROMULO, assim que retornar explico como funciona o sistema de embreagem e o que pode estar acontecendo pra causar isto, OK

Olá nobre amigo Carlos Mello, grato novamente pela sua contribuição. Quando postei minha mensagem chegou a sua. rsrsrs
Pois é, foi o que comentei no post que gravei antes. SEgundo meu mecânico pode ser os espaçadores. Minha embreagem não patina, está tudo ok. É só esse detalhe.

Uma outra questão, que gostaria de saber, se tiverem algum post ou guia. Queria regular a minha embreagem de forma que fique 100% confortável e também segura. Segura de forma que o acionamento e espaçamento de discos estejam condizente com o curso da embreagem.

Um grande abraço amigo velho.

delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Mauro Qua 14 Jul 2010, 12:38

Ok, talvez possam ser os espaçadores. Mas se fossem eles o inconveniente não apareceria também com a moto quente, andando normalmente no trânsito?!
Depois de andar alguns minutos com a moto na rua, tudo fica normal...
Obrigado pela presteza de todos ... Smile
Mauro
Mauro
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 53
Idade : 58
Data de inscrição : 30/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Qua 14 Jul 2010, 13:31

Olá Mauro, com a minha acontece exatamente isso.
É só enquanto o motor está frio. Depois tudo 100%. Também acho que pode ser outra coisa, mas vai saber o que é. Esse foi um diagnóstico por alto que o mecânico me passou.

Pode também ser uma questão da parte elétrica, sensores.
Mas é isso aí amigo Mauro, caso descubra qual é o problema compartilhe o mesmo conosco, para que todos fiquemos sabendo.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Stabbler Qui 15 Jul 2010, 09:25

Olá pessoal, muito boa essa discussão, são problemas peculiares assim que faz desse forum sem duvida o melhor! pois quem procurar no google sobre problemas detalhados assim, terá uma fonte de informação bastante rica.

Então aqui vai minha contribuição:

A minha é uma 08/09 com 6mil km.... Ela realmente dá o tranquinho quando engato a primeira, porém nunca morreu. Somente quando o sensor do pedal de descanso está acionado. O meu ta com uma pequena folga, devido a uma batida, mas nada que me preocupe quando estou andando.

Realmente quando coloco no cavalete e engato a primeira a roda gira "devagar", sempre achei isso normal.

Já anadando com a moto, nao sinto a embreagem patinar nem nada, só quando solto rapido de mais e o giro está mais alto é que ela da um tranco querendo sair desgarrada. rsrs

De resto o que tenho a dizer é que realmente a roda gira um pouquinho. Agora estou com duvida também se isso é normal ou a roda nao pode girar mesmo.

abs
Stabbler
Stabbler
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 568
Idade : 45
Data de inscrição : 30/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por delphiman Qui 15 Jul 2010, 09:29

Bom dia Stabbler, obrigado pela sua contribuição.
Realmente amigo, não sei ao certo se é normal ou não essa questão de girar a roda.
Mas vamos aguardar a opinião da galera, creio que resolveremos essa situação.
Eu vou falar com o mecânico da minha moto e perguntar também. Não consegui falar com ele ainda, pois ele está viajando. Ele prepara motos de competição e no momento está fora da cidade.

Um grande abraço.

Delphiman.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio Empty Re: Dúvida: F apagando ao engatar 1º com motor frio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos