Calibragem dos pneus??????????
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Calibragem dos pneus??????????
Sempre fico na duvida sobre a melhor calibragem p os pneus, se não me engano a suzuki recomenda 36 na diant e 36 na traz com um na moto e 36 na diant e 42 na traz com 2 na moto, isto usando os pneus originais 110 na diant e 150 na traz. Eu acho um exagero, os pnues ficam uma pedra. Agora na minha moto, eu to com o pneu 120 na diant e 160 na traz. Eu to usando atualmento 28 na diant e 32 na traz. Qual a calibragem ideal? O que interfere a calibragem na pilotagem? Contem as experiencias com diversas calibragens...
bamba- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
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Re: Calibragem dos pneus??????????
na F é 33 e 36.
2 libras abaixo eu ja percebo, pois ela fica toda boba rebolando nas curvas
mantenha a pressao original. mesmo q nas buracos pareça mais duro, vai ser bem mais seguro. sem falar q se pegar um buraco com pressao mais baixa tem maiores chances de entortar a roda.
e nunca baixe a pressao para andar na chuva. é lenda falar q segura melhor. fica até pior, pois apesar de aumentar a area de contato o pneu deforma e os sulcos q deveriam escoar a agua ficam mais estreitos, escoando menos agua e diminuindo a aderencia.
2 libras abaixo eu ja percebo, pois ela fica toda boba rebolando nas curvas
mantenha a pressao original. mesmo q nas buracos pareça mais duro, vai ser bem mais seguro. sem falar q se pegar um buraco com pressao mais baixa tem maiores chances de entortar a roda.
e nunca baixe a pressao para andar na chuva. é lenda falar q segura melhor. fica até pior, pois apesar de aumentar a area de contato o pneu deforma e os sulcos q deveriam escoar a agua ficam mais estreitos, escoando menos agua e diminuindo a aderencia.
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
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Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Calibragem dos pneus??????????
Assino embaixo do que o Fuchs falou aí... e o bom é estar sempre conferindo principalmente antes de pegar estrada...
Re: Calibragem dos pneus??????????
Blz, obrigado.... Já vou acertar amanhã... Tava na maior duvida, agora esta esclarecido... vou por 33 diant e 36 traz tb.
bamba- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
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Data de inscrição : 13/11/2010
Re: Calibragem dos pneus??????????
OPA FALOU MUITO BEM FUCHS, TEMOS MUITO PARADIGMAS FALÇOS QUE PRECISAMOS DESVENDAR E ESSE DE PNEU MAIS BAIXO NA CHUVA ERA UM, PARABENS PELA EXPLICAÇÃO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
Consultei o manual original da moto na loja da Suzuki ( a minha é Mickey) e tá escrito que para piloto sozinho ou com carga leve, deve-se usar 36 dianteiro e 36 traseiro. Já com garupa, usar 42 traseiro e 36 dianteiro! Não sei se para as Mônicas se deve usar 33 na dianteira e 36 traseira, ou 36/36, como se indica para as Mickey!
alexandre.ataide- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 02/09/2010
Re: Calibragem dos pneus??????????
Verdade, a minha apesar de ser 98 não é monica, e no manual fala 36 / 36.
Só que vale a experiencia dos nossos amigos, eles recomendam 33 / 36. Eu to usando assim, e ficou otima, ela fica com uma estabilidade 10. O duro é achar um posto com calibrador funcionando de acordo e calibrado. Parece que os postos não dão muita importancia p os calibradores e geralmente eles são meio que abandonados.
Só que vale a experiencia dos nossos amigos, eles recomendam 33 / 36. Eu to usando assim, e ficou otima, ela fica com uma estabilidade 10. O duro é achar um posto com calibrador funcionando de acordo e calibrado. Parece que os postos não dão muita importancia p os calibradores e geralmente eles são meio que abandonados.
bamba- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 57
Data de inscrição : 13/11/2010
Re: Calibragem dos pneus??????????
Pessoal, desculpem-me a falta de informação:
Porque Mickey e Monica?
Porque Mickey e Monica?
chn750- Burgman 400
- Número de Mensagens : 224
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Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Calibragem dos pneus??????????
CHN750 a MICKEY pelo fato dos retrovisores serem grandes e arredondado parecendo as orelhas do MICKEY.
A MONICA pelo fato do formato do farol parecer com os olhos da MONICA das historias em quadrinho.
A MONICA pelo fato do formato do farol parecer com os olhos da MONICA das historias em quadrinho.
Última edição por Carlos Mello em Sáb 01 Jan 2011, 17:45, editado 1 vez(es)
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
Valeu Carlos Mello
chn750- Burgman 400
- Número de Mensagens : 224
Idade : 61
Data de inscrição : 31/12/2010
Re: Calibragem dos pneus??????????
No manual da minha Monica, está 33/36!!!
E é o mesmo para pneus 110/150 ou 120/160, pois o tamanho do pneu
não altera a o valor da calibragem.
E é o mesmo para pneus 110/150 ou 120/160, pois o tamanho do pneu
não altera a o valor da calibragem.
martinmann@brturbo.com.br- Burgman 400
- Número de Mensagens : 334
Idade : 47
Data de inscrição : 16/02/2011
Re: Calibragem dos pneus??????????
O que vcs acham de por nitrogênio nos pneus? E erdade que prolonga a vida útil dele? Algum contra?
OldSchool- Intruder 125
- Número de Mensagens : 102
Idade : 39
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Calibragem dos pneus??????????
OldSchool escreveu:O que vcs acham de por nitrogênio nos pneus? E erdade que prolonga a vida útil dele? Algum contra?
Teve uma época que aqui em BH era mania calibrar os pneus com nitrogênio, até os postos de gasolina ofereciam como cortesia pelo abastecimento, mas isso morreu... acho que os benefícios não são tão perceptíveis assim... e não é todo lugar que você vai encontrar.
Falow WLA
Re: Calibragem dos pneus??????????
e pra fazer alguma diferença tem q ser 100% nitrogenio
a ideia é nao ter oxigenio para evitar degradacao (oxidacao), e tb manter a temperatura mais constante
como nos postos de rua é impossivel deixar 100% nitrogenio... nem adianta
a ideia é nao ter oxigenio para evitar degradacao (oxidacao), e tb manter a temperatura mais constante
como nos postos de rua é impossivel deixar 100% nitrogenio... nem adianta
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Calibragem dos pneus??????????
Salve rapaziada.
Com respeito ao nitrogenio, questionei o mecanico quando troquei os pneus, ao me oferecer alguns beneficios para os mesmos e mais algumas melhorias e tals, disse a ele que quando for calibrar, como vou proceder se não houver nitrogenio ? Ele me disse que dificilmente eu irei calibrar novamente, pois no nitrogenio não contem água, que é a primeira que evapora fazendo com que tenhamos que calibrar com frequencia. Isso procede ? Gastei 20 pila nas duas rodas pra encher com esse tar de nitrogenio.
Com respeito ao nitrogenio, questionei o mecanico quando troquei os pneus, ao me oferecer alguns beneficios para os mesmos e mais algumas melhorias e tals, disse a ele que quando for calibrar, como vou proceder se não houver nitrogenio ? Ele me disse que dificilmente eu irei calibrar novamente, pois no nitrogenio não contem água, que é a primeira que evapora fazendo com que tenhamos que calibrar com frequencia. Isso procede ? Gastei 20 pila nas duas rodas pra encher com esse tar de nitrogenio.
RUAN- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 40
Idade : 49
Data de inscrição : 03/09/2011
Re: Calibragem dos pneus??????????
Bem caro RUAN o que ele esta falando fisicamente tem logica, pois o ar extraido pelo compressor da atmosfera contem agua, o que ele errou foi em dizer que a agua se evapora, isto que não procede pois a evaporação da agua se dá em atmosfera aberta e não confinada, como é o caso dos pneus.
A diferença que se tem entre o AR e o NITROGÊNIO, é devido a expanção deles conforme a temperatura o que se dá com o movimento e o asfalto quente.
o que acontece é que com a diferença de temperatura o AR aumenta de volume devido as suas propriedades e o NITROGÊNIO não mantem o mesmo volume.
Quanto a misturar os dois numa calibragem é melhor esvaziar totalmente o NITROGÊNIO e encher com ar, apesar de não consegui ver nenhum problema.
Por favor alguem que conhece reações quimicas queira dar algum esclarecimento.
A diferença que se tem entre o AR e o NITROGÊNIO, é devido a expanção deles conforme a temperatura o que se dá com o movimento e o asfalto quente.
o que acontece é que com a diferença de temperatura o AR aumenta de volume devido as suas propriedades e o NITROGÊNIO não mantem o mesmo volume.
Quanto a misturar os dois numa calibragem é melhor esvaziar totalmente o NITROGÊNIO e encher com ar, apesar de não consegui ver nenhum problema.
Por favor alguem que conhece reações quimicas queira dar algum esclarecimento.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
Pois é Carlos, foi mais ou menos isso que ele quis dizer : Que pelo fato do pneu aquecer e continuar nessa temperatura, a água tende a evaporar (?). Mas depois do que vc disse, fica meio confuso mesmo, pois ambos estão em um ambiente livre do contato atmosférico. Não deveriam sair do "receptáculo" (saúde) que estão. Mas como não entendo nada de física nem química, deixo pros experts.
[ ]'çaum.
[ ]'çaum.
RUAN- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 40
Idade : 49
Data de inscrição : 03/09/2011
Re: Calibragem dos pneus??????????
Bem, sobre o nitrogênio ele é um gás inerte, não inflamável, pois o ar comprimido tem o oxigênio que é comburente e tambem tem umidade. Calibrar o pneu com nitrogênio é bom. Ele mantém a pressão do pneu constante em todas as temperaturas e se ocorrer alguma alteração na pressão, ela será bem pequena.
A grande vantagem do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, uma vez que em sua composição a umidade é elevada, ou seja, quando aquecido ocorre evaporação e, em conseqüência, o aumento da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, fazendo com que precise verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro.
O uso do nitrogênio é muito empregado em competições, em que a performance exige precisão de segundos.
A manutenção do pneu é que garante sua longevidade, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados.
A grande vantagem do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, uma vez que em sua composição a umidade é elevada, ou seja, quando aquecido ocorre evaporação e, em conseqüência, o aumento da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, fazendo com que precise verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro.
O uso do nitrogênio é muito empregado em competições, em que a performance exige precisão de segundos.
A manutenção do pneu é que garante sua longevidade, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Calibragem dos pneus??????????
opa valeu nomed750 pela explicação, o FORUM tambem é CULTURA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
só complementando...
a agua evapora sim dentro dos pneus
desde q vc coloque agua la dentro!! kkkk
mesmo a agua existente no ar, já está em estado gasoso, entao vai evaporar como?? só se ela condensar la dentro retornando ao estado liquido, mas assim q esquentar, retorna ao que era
e é justamnete nesse ponto q começa o q o nomed explicou, de maior diferença de pressao se comparado ao nitrogenio
só por curiosidade, em pista a diferença de pressao pode passar de 7 libras!!!! quem colocar a F em pista recomendo baixar a pressao em elo menos 5 libras, pois assim q esquentar, retorna a pressao normal
a agua evapora sim dentro dos pneus
desde q vc coloque agua la dentro!! kkkk
mesmo a agua existente no ar, já está em estado gasoso, entao vai evaporar como?? só se ela condensar la dentro retornando ao estado liquido, mas assim q esquentar, retorna ao que era
e é justamnete nesse ponto q começa o q o nomed explicou, de maior diferença de pressao se comparado ao nitrogenio
só por curiosidade, em pista a diferença de pressao pode passar de 7 libras!!!! quem colocar a F em pista recomendo baixar a pressao em elo menos 5 libras, pois assim q esquentar, retorna a pressao normal
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Calibragem dos pneus??????????
EITA ESSE CABRA VEIO BOTANDO PRA QUEBRAR, VALEU FUCHS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
Na última revisão o mecânico calibrou a minha Mônica com a calibragem da Mickey, 36 na frente e 42 atrás. Achei ruim, pois os pneus ficam muito duros e sinto menos segurança nas curvas, provavelmente pq a área de contato deve diminuir com pneus muito duros. Tenho usado 34 na frente e 39 atrás, gosto do resultado pra dia-a-dia. Mas se for pra pendular, pegando uma estrada ou algum trajeto de sinuoso, o tradicional 33 na frente com 36 atrás, como manda no manual, é o ideal mesmo, pra Mônica.
Re: Calibragem dos pneus??????????
É ISSO AE EDUARDOAZEREDO O IDEAL MESMO É ESSA MEDIDA, MAIS QUEM TEM UNS PESINHOS A MAIS É BOM DÁ UMAS CALIBRADINHAS DE DESCONTOS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Calibragem dos pneus??????????
uma dica é prestar atencao no comportamento da moto antes e depois de calibrar, gravar isso bem na memoria e comparar com outros postos, pois eles nao "calibram o calibrador", e pode dar diferença de varias libras de um posto pra outro
se achar q nao ficou legal, vc mesmo consegue ajustar
2 libras a menos na dianteira ou 4 a menos na traseira (sem garupa) ja me incomoda bastante, a moto é outra. com garupa ja sinto diferença com 2 libras a menos
se achar q nao ficou legal, vc mesmo consegue ajustar
2 libras a menos na dianteira ou 4 a menos na traseira (sem garupa) ja me incomoda bastante, a moto é outra. com garupa ja sinto diferença com 2 libras a menos
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Calibragem dos pneus??????????
Falou tudo, Fuchs!
Tinha que ter inspeção de qualidade nos postos, pq certamente boa parte dos calibradores não reflete a pressão que diz estar, infelizmente...
Tinha que ter inspeção de qualidade nos postos, pq certamente boa parte dos calibradores não reflete a pressão que diz estar, infelizmente...
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