Contra esterço
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GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
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Contra esterço
Amigos: algum de vocês já pilotou usando o contra esterço. Mandem suas opiniões. Qualquer duvida pesquisem na internet.
Adilson Humanes- Intruder 125
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Re: Contra esterço
OPA CARO ADILSON ACREDITO QUE MUITOS AQUI JÁ USARAM O CONTRA ESTERÇO, MAIS É BOM FRISAR QUE, CONTRA ESTERÇO, NÃO É MODO DE PILOTAGEM E SIM UM ARTIFICIO USADO PARA UMA CORREÇÃO OU ADEQUAÇÃO (EX. CORRIDA), PARA NÓS MORTAIS QUE USAMOS AS MOTOS PARA PASSEIO E VIAGENS SERVE COMO CORREÇÃO, ALEM DE TER UM GASTO DE PNEU DIANTEIRO BEM ACENTUADO.
Carlos Mello- Moderador
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Re: Contra esterço
Amigo Carlos, concordo: mas quando se entra meio forte numa curva ajuda muito, ela deita muito suave e sem fazer força, e, para desviar de um buraco também é mais rápido. Mandei lavar e cristalizar a Mamba para tirar as fotos e não fazer feio. Posto em breve.
Adilson Humanes- Intruder 125
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Re: Contra esterço
eu nao sei mais andar de moto sem usar o contra-exterso... é automatico!
inclusive pra levantar a moto em saida de curva, ela sobe bem mais rapido e facil
na pilotagem esportiva acaba sendo uma consequencia, pois se usar apenas contra-esterço ela deita demais, chegando mto cedo no limite. nessa situacao é necessario combinar mto bem o pendulo com o contra esterço.
comecem a brincar devagar no dia a dia e verao como tudo fica mais facil
inclusive pra levantar a moto em saida de curva, ela sobe bem mais rapido e facil
na pilotagem esportiva acaba sendo uma consequencia, pois se usar apenas contra-esterço ela deita demais, chegando mto cedo no limite. nessa situacao é necessario combinar mto bem o pendulo com o contra esterço.
comecem a brincar devagar no dia a dia e verao como tudo fica mais facil
Fuchs- GSX 750 F
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Re: Contra esterço
Eu uso direto, até quando não precisa. Uso até no meio da curva, quando quero deitar ainda mais - porém o mais útil para uma situação de rua é quando temos que desviar rápido de um objeto - sem contra-esterço fica dificil
Soares- Boulevard 800
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Re: Contra esterço
qdo ligo o modo motoboy uso ainda mais! hehehe
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
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Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Contra esterço
OPA ABRAHÃO É UM GRANDE PRAZER EM TE-LO AQUI NOVAMENTE, SEJA MUITO BEM VINDO MEU AMIGO.
VEJAM QUE :
1º VIDEO ALEM DE TERMOS O CONTRA-ESTERÇO TEMOS TAMBEM A DERRAPAGEM DA TRAZEIRA EQUILIBRADA, FAZENDO COM QUE ELA ANDE DE LADO.
2º VIDEO VEJAM QUE ELE PEGA UMA MOEDA DE R$ 25 CENTAVOS NO CHÃO, ATÉ PARECE QUANDO EU TREINAVA, HOJE JÁ ESTOU PEGANDO MOEDA DE R$ 1 CENTAVO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
3º VIDEO É O MAIS PERIGOSO VEJAM QUE ELE FICA COM A CABEÇA PROSSIMO A MÃO CONTRARIA, PORTANTO PESSOAL É UMA MANOBRA PERIGOSA PRA SER FEITO EM LOCAIS PÚBLICOS, SEM PREPARAÇÃO ALGUMA.
VEJAM QUE :
1º VIDEO ALEM DE TERMOS O CONTRA-ESTERÇO TEMOS TAMBEM A DERRAPAGEM DA TRAZEIRA EQUILIBRADA, FAZENDO COM QUE ELA ANDE DE LADO.
2º VIDEO VEJAM QUE ELE PEGA UMA MOEDA DE R$ 25 CENTAVOS NO CHÃO, ATÉ PARECE QUANDO EU TREINAVA, HOJE JÁ ESTOU PEGANDO MOEDA DE R$ 1 CENTAVO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
3º VIDEO É O MAIS PERIGOSO VEJAM QUE ELE FICA COM A CABEÇA PROSSIMO A MÃO CONTRARIA, PORTANTO PESSOAL É UMA MANOBRA PERIGOSA PRA SER FEITO EM LOCAIS PÚBLICOS, SEM PREPARAÇÃO ALGUMA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Contra esterço
TT da ilha de Man, contra esterço perfeito, infelizmente vou morrer sem fazer um desse (ou morreria fazendo um desse). Vejam no Yotube: a partir do 54s é uma aula de como entrar numa curva e sair tracionado.
Abraço a todos, e, pesquisem sobre o TT da ilha de Man, coisa pra poucos ou para loucos.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=_10b41fSckE
Abraço a todos, e, pesquisem sobre o TT da ilha de Man, coisa pra poucos ou para loucos.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=_10b41fSckE
Adilson Humanes- Intruder 125
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Idade : 64
Data de inscrição : 20/02/2011
Re: Contra esterço
Seu eu não estiver errada na forma de ver, no video da custon o piloto faz a manobra errada, ele tira a roda pra esquerda faz o pendulo pra direita e retorna a roda pro sentido da curva, na minha maneira de ver seria, em maior velocidade, um belo chão, quando se inicia a curva no contra esterço não se volta o guidão para a curva, mas se mantem apontado ao contrario da curva e compenssa com o pendulo, do contrario se entra com a roda dianteira reta e faz-se somente o pendulo, dai fica mais pesada a curva.
Me perdoe se estou vendo a coisa de forma errada, afinal só pratiquei contra esterço por puro reflexo na hora de corrigir a moto numa frenagem por exemplo, no dia dia não uso essa tecnica.
Me perdoe se estou vendo a coisa de forma errada, afinal só pratiquei contra esterço por puro reflexo na hora de corrigir a moto numa frenagem por exemplo, no dia dia não uso essa tecnica.
helinho- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Contra esterço
Valeu Helinho, mas nada está errado na pilotagem do cara, com o contra esterço você tem absoluto controle da máquina, ela deita sozinha, ao contrário do pendulo onde você tem que força-lá. Note que na última saída a esquerda ele faz o pendulo, mas com grande tração, controle e rapidez, graças a preparação das curvas mais rápidas com o contra esterço. Todos os pilotos da GP usam a técnica. Quando pegar uma serrinha tente (no começo com muita calma) é uma delicia você faz a curva sem esforço e absolutamente com tudo sobre controle. Como parâmetro assista ao primeiro vídeo acima é mais ou menos a mesma coisa, só que com uma curva apenas. Um abraço.
Adilson Humanes- Intruder 125
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Data de inscrição : 20/02/2011
Re: Contra esterço
Valeu Adilson, vamos treinar.
helinho- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 64
Idade : 66
Data de inscrição : 25/07/2011
Contra-esterço e Efeito Giroscópico
Pessoal, segue matéria muito interessante e completa que encontrei. Com certeza será muito útil para os mais inexperientes... Quem não usa a técnica... Use... é muito mais seguro e confortável!!!!!!!!!
Contra-esterço, efeito giroscópico, domínio nas curvas
FONTE: motonline | 29.05.2012 (http://www.motonline.com.br/contra-esterco-efeito-giroscopico-dominio-nas-curvas/)
Segure no eixo da roda. Gire a roda com força. Tente inclinar. Dificuldade na inclinação = Efeito Giroscópico
Já explicamos nos dois artigos anteriores algumas características humanas e mecânicas que facilitam ou dificultam contornar curvas com a moto. Também já foi explicado algo sobre os limites de inclinação que cada modelo de moto pode proporcionar. Mas, ainda assim, a moto insiste em ficar de pé, andar em linha reta e dificultar a inclinação. Por que isso acontece?
É por causa do EFEITO GIROSCÓPICO das rodas. Isto é, quanto maior a velocidade de giro (rodagem) e também maior o tamanho das rodas, maior será a dificuldade de inclinar por causa do maior efeito giroscópico que quer manter a moto em linha reta. Quando se realiza uma manobra em baixa velocidade, como por exemplo manobrar para sair da garagem, a influência giroscópica das rodas não é percebida. Mas ao atingir velocidades maiores já se torna perceptível uma tendência da moto não inclinar quando precisa. O que fazer?
Muitos pilotos dizem que precisa jogar o corpo ou mesmo fazer força com as pernas nas pedaleiras para forçar a moto a inclinar. Tente fazer isso sem virar (esterçar) o guidão. A moto não inclina! A moto não fará a curva! Então, para neutralizar o efeito giroscópico que quer manter a moto andando em linha reta e que não permite a inclinação mesmo com todo o peso do corpo corpo jogado para o lado que se quer ir, é necessário esterçar, virar, mexer para a direita ou esquerda o guidão para que sua moto faça a curva. Parece simples, não é? Nem tanto.
Quando a manobra com a moto é feita em velocidades pequenas, onde a exigência da curva é feita com a moto quase parada, esterçar o guidão para a direita e a curva será feita para a direita; quando para a esquerda, a moto vai para a esquerda. É óbvio! Mas isto só ocorre se os pés estiverem apoiados no chão, evitando que a moto se incline.
Contudo, em velocidades maiores, isso não ocorre. Se o piloto virar o guidão para a esquerda, a moto inclina para o lado direito. Se virar o guidão para a direita, a moto inclina para a esquerda. Esse efeito é chamado de CONTRA-ESTERÇO. Todos os pilotos fazer isso sem perceber, pois é natural à ciclística da moto. Mas não é natural para os instintos humanos. É preciso treinar para reconhecer essa manobra no mínimo curiosa. Mas para começar a treinar vamos dividir a explicação do CONTRA-ESTERÇO em duas formas:
Roda dianteira no mesmo sentido da curva. Contra -Esterço natural.
1- Da forma natural: quando em curvas de médias e altas velocidades a moto “pede” para o piloto contra esterçar. O condutor consegue sentir o guidão virar para o lado contrário da curva de uma forma natural;
2- Da forma forçada: quando o piloto contra esterça dando força no guidão, com o propósito de inclinar e desviar rápido de obstáculos, como sair de buracos ou mesmo, em altas velocidades, inclinar para manter a trajetória da curva.
Faça o teste você mesmo. Pilote sua moto a 30 ou 40 km/h em linha reta. Empurre o guidão para o lado direito e você verá que a inclina para a esquerda. Agora empurre o guidão para o lado esquerdo e a moto vai para a direita. Mas CUIDADO em altas velocidades! Nesta forma forçada o movimento deve ser suave para não ocorrer a perda do controle da moto, pois ela inclinará com muito mais velocidade. Assim, conheça bem os limites de inclinação que sua moto possui para que não ultrapasse o limite de segurança dos pneus (borda de ataque, limite da borracha na lateral do pneu).
Contra-Esterço forçado: note que a roda está para o lado oposto da inclinação da moto; curva para direita e roda para esquerda
O Efeito Giroscópico será, então, neutralizado com o movimento de esterçar, ou melhor, contra esterçar o guidão nas curvas. Mas não acredite que a moto só está contra esterçando se a roda dianteira estiver virada para o lado oposto da inclinação.
Em certas situações a roda está na mesma direção da inclinação da curva, de uma forma natural, como em desvios onde não há a necessidade de muita inclinação. Em outras situações, como em competições de moto velocidade ou motard, já é bem visível a forma forçada do contra-esterço. Consegue-se ver a roda virada para o lado contrário da curva e, neste casos, o contra esterço está sendo feito para compensar a derrapagem da roda traseira, à semelhança do que ocorre com os automóveis.
De fato, chegamos a conclusão que, esterçando ou contra esterçando o guidão, moto foi feita para fazer curvas. Numa próxima oportunidade, vamos entender como o torque (força) do motor pode ajudar nas entradas e saídas de curvas. Vamos conhecer como esta força produzida da queima de combustível dentro do motor pode provar e equilíbrio da moto dentro da curva.
Você vai fazer uma “revisão” na sua forma de contornar curvas?
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.
Fonte: Texto e fotos: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training
Contra-esterço, efeito giroscópico, domínio nas curvas
FONTE: motonline | 29.05.2012 (http://www.motonline.com.br/contra-esterco-efeito-giroscopico-dominio-nas-curvas/)
Segure no eixo da roda. Gire a roda com força. Tente inclinar. Dificuldade na inclinação = Efeito Giroscópico
Já explicamos nos dois artigos anteriores algumas características humanas e mecânicas que facilitam ou dificultam contornar curvas com a moto. Também já foi explicado algo sobre os limites de inclinação que cada modelo de moto pode proporcionar. Mas, ainda assim, a moto insiste em ficar de pé, andar em linha reta e dificultar a inclinação. Por que isso acontece?
É por causa do EFEITO GIROSCÓPICO das rodas. Isto é, quanto maior a velocidade de giro (rodagem) e também maior o tamanho das rodas, maior será a dificuldade de inclinar por causa do maior efeito giroscópico que quer manter a moto em linha reta. Quando se realiza uma manobra em baixa velocidade, como por exemplo manobrar para sair da garagem, a influência giroscópica das rodas não é percebida. Mas ao atingir velocidades maiores já se torna perceptível uma tendência da moto não inclinar quando precisa. O que fazer?
Muitos pilotos dizem que precisa jogar o corpo ou mesmo fazer força com as pernas nas pedaleiras para forçar a moto a inclinar. Tente fazer isso sem virar (esterçar) o guidão. A moto não inclina! A moto não fará a curva! Então, para neutralizar o efeito giroscópico que quer manter a moto andando em linha reta e que não permite a inclinação mesmo com todo o peso do corpo corpo jogado para o lado que se quer ir, é necessário esterçar, virar, mexer para a direita ou esquerda o guidão para que sua moto faça a curva. Parece simples, não é? Nem tanto.
Quando a manobra com a moto é feita em velocidades pequenas, onde a exigência da curva é feita com a moto quase parada, esterçar o guidão para a direita e a curva será feita para a direita; quando para a esquerda, a moto vai para a esquerda. É óbvio! Mas isto só ocorre se os pés estiverem apoiados no chão, evitando que a moto se incline.
Contudo, em velocidades maiores, isso não ocorre. Se o piloto virar o guidão para a esquerda, a moto inclina para o lado direito. Se virar o guidão para a direita, a moto inclina para a esquerda. Esse efeito é chamado de CONTRA-ESTERÇO. Todos os pilotos fazer isso sem perceber, pois é natural à ciclística da moto. Mas não é natural para os instintos humanos. É preciso treinar para reconhecer essa manobra no mínimo curiosa. Mas para começar a treinar vamos dividir a explicação do CONTRA-ESTERÇO em duas formas:
Roda dianteira no mesmo sentido da curva. Contra -Esterço natural.
1- Da forma natural: quando em curvas de médias e altas velocidades a moto “pede” para o piloto contra esterçar. O condutor consegue sentir o guidão virar para o lado contrário da curva de uma forma natural;
2- Da forma forçada: quando o piloto contra esterça dando força no guidão, com o propósito de inclinar e desviar rápido de obstáculos, como sair de buracos ou mesmo, em altas velocidades, inclinar para manter a trajetória da curva.
Faça o teste você mesmo. Pilote sua moto a 30 ou 40 km/h em linha reta. Empurre o guidão para o lado direito e você verá que a inclina para a esquerda. Agora empurre o guidão para o lado esquerdo e a moto vai para a direita. Mas CUIDADO em altas velocidades! Nesta forma forçada o movimento deve ser suave para não ocorrer a perda do controle da moto, pois ela inclinará com muito mais velocidade. Assim, conheça bem os limites de inclinação que sua moto possui para que não ultrapasse o limite de segurança dos pneus (borda de ataque, limite da borracha na lateral do pneu).
Contra-Esterço forçado: note que a roda está para o lado oposto da inclinação da moto; curva para direita e roda para esquerda
O Efeito Giroscópico será, então, neutralizado com o movimento de esterçar, ou melhor, contra esterçar o guidão nas curvas. Mas não acredite que a moto só está contra esterçando se a roda dianteira estiver virada para o lado oposto da inclinação.
Em certas situações a roda está na mesma direção da inclinação da curva, de uma forma natural, como em desvios onde não há a necessidade de muita inclinação. Em outras situações, como em competições de moto velocidade ou motard, já é bem visível a forma forçada do contra-esterço. Consegue-se ver a roda virada para o lado contrário da curva e, neste casos, o contra esterço está sendo feito para compensar a derrapagem da roda traseira, à semelhança do que ocorre com os automóveis.
De fato, chegamos a conclusão que, esterçando ou contra esterçando o guidão, moto foi feita para fazer curvas. Numa próxima oportunidade, vamos entender como o torque (força) do motor pode ajudar nas entradas e saídas de curvas. Vamos conhecer como esta força produzida da queima de combustível dentro do motor pode provar e equilíbrio da moto dentro da curva.
Você vai fazer uma “revisão” na sua forma de contornar curvas?
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.
Fonte: Texto e fotos: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training
Cristian- Suzuki YES 125
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Re: Contra esterço
muito boa as explicações neste texto, valeu
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
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Re: Contra esterço
Paulo R. Andreolli escreveu:muito boa as explicações neste texto, valeu
x2
sem mais
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
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Carlos Mello- Moderador
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Contra esterço
cara vou ver os videos pois boiei geral agora
Só entende de contra esterço nos carros ...
Só entende de contra esterço nos carros ...
felipera- Burgman 400
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