Dúvida referente a injeção eletrônica
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nomed750
Carlos Mello
OldSchool
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Dúvida referente a injeção eletrônica
Boa!
Adoro minha F, mas fico meio preocupado pelo ano e km rodados dela (2001/61.400km), por mais que a moto seja bem cuidada isso pesa na hora da venda, estou pensando em passar pra frente e pegar uma mais nova, porem meu desejo é que a prox seja injetada! Como é a manutenção de uma moto injetada? Carburada tem que equalizar de tempos em tempos e sofre muito com nossas gasolinas...
Não tenho grana pra entrar numa SS nova, Estou de olho em 3 motos, uma Srad 750 2000, outra CBR 600F 2001 e outra CBR 1100 Black Bird 99, sei que não são motos novas de ano, mas estão super conservadas e com pouca km... Também não sei quando a mecânica, preço de manutenção, peças e consumo delas.
Meu uso é diário, mais pra ir pra faculdade, 2km de casa e passeios no fim de semana. Saí de uma 250 e gasto praticamente a mesma coisa na F...
Não sei, ainda é uma suposição...
Abs!
Adoro minha F, mas fico meio preocupado pelo ano e km rodados dela (2001/61.400km), por mais que a moto seja bem cuidada isso pesa na hora da venda, estou pensando em passar pra frente e pegar uma mais nova, porem meu desejo é que a prox seja injetada! Como é a manutenção de uma moto injetada? Carburada tem que equalizar de tempos em tempos e sofre muito com nossas gasolinas...
Não tenho grana pra entrar numa SS nova, Estou de olho em 3 motos, uma Srad 750 2000, outra CBR 600F 2001 e outra CBR 1100 Black Bird 99, sei que não são motos novas de ano, mas estão super conservadas e com pouca km... Também não sei quando a mecânica, preço de manutenção, peças e consumo delas.
Meu uso é diário, mais pra ir pra faculdade, 2km de casa e passeios no fim de semana. Saí de uma 250 e gasto praticamente a mesma coisa na F...
Não sei, ainda é uma suposição...
Abs!
OldSchool- Intruder 125
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Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Bem meu caro OLDSCHOOL entre todas elas a que vc citou e a que vc tem a sua é a mais economica em todos os sentidos, não só no consumo como em manutenção.
Pensando pelo lado da vendas realmente o ano e km rodados influenciam no preço, mais em termos de funcionalidades é indiferente, temos motos andando mais antigas que a sua sem prolema nenhum e motos novas que dão uma dor de cabeça danada.
Não tenho dúvidas que as injetadas é uma outra linha de tecnologia, mais nem sempre menos problematicas, até mesmo em termos de manutenção nem todas as oficinas, inclusive concessionarias estão preparados, até mesmo equipados pra trabalhar e dar manutenção em motos injetadas, alem é claro de mão de obra especializadas, acho que eles pecam muito ainda em não investir e treinar pessoal.
Uma outra coisa que vc falou é a periocidade de manutenção, tanto as injetadas como as carburadas precisam de tempo pra manutenção, não pela equalização mais sim pelo desgaste e principalmente sujeiras.
A minha mesmo é carburada e já fazem mais de 1 ano e meio que não mexo nela e trabalha como um relogio.
A grande diferença entre as carburadas e injetadas são as regulagem de funcionamente, em que as carburadas são ajustados manualmente durante a manutenção e as injetadas se ajustam diacordo com paramentros pré determinados no modulo de controle, claro alem de quantidades de peças.
Em termos de manutenção nem sempre é mais barato as injetadas, principalmente quando é preciso trocar um bico injetor, dói no bolso e como dói.
Mais uma coisa, muitas vezes as carburadas se consegui fazer ela mais economica em termos de consumo, pelo fato de se poder manipulare regular parametros de funcionament, enquanto as injetadas não se consegue e quando se faz elas não funcionam bem.
Não tenho duvida quanto as vantagens das injetadas em relação as carburadas, gostaria que as nossas F's tivessem injeção, mais não desmereço as carburadas.
Pensando pelo lado da vendas realmente o ano e km rodados influenciam no preço, mais em termos de funcionalidades é indiferente, temos motos andando mais antigas que a sua sem prolema nenhum e motos novas que dão uma dor de cabeça danada.
Não tenho dúvidas que as injetadas é uma outra linha de tecnologia, mais nem sempre menos problematicas, até mesmo em termos de manutenção nem todas as oficinas, inclusive concessionarias estão preparados, até mesmo equipados pra trabalhar e dar manutenção em motos injetadas, alem é claro de mão de obra especializadas, acho que eles pecam muito ainda em não investir e treinar pessoal.
Uma outra coisa que vc falou é a periocidade de manutenção, tanto as injetadas como as carburadas precisam de tempo pra manutenção, não pela equalização mais sim pelo desgaste e principalmente sujeiras.
A minha mesmo é carburada e já fazem mais de 1 ano e meio que não mexo nela e trabalha como um relogio.
A grande diferença entre as carburadas e injetadas são as regulagem de funcionamente, em que as carburadas são ajustados manualmente durante a manutenção e as injetadas se ajustam diacordo com paramentros pré determinados no modulo de controle, claro alem de quantidades de peças.
Em termos de manutenção nem sempre é mais barato as injetadas, principalmente quando é preciso trocar um bico injetor, dói no bolso e como dói.
Mais uma coisa, muitas vezes as carburadas se consegui fazer ela mais economica em termos de consumo, pelo fato de se poder manipulare regular parametros de funcionament, enquanto as injetadas não se consegue e quando se faz elas não funcionam bem.
Não tenho duvida quanto as vantagens das injetadas em relação as carburadas, gostaria que as nossas F's tivessem injeção, mais não desmereço as carburadas.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Uma dúvida OLD, pegou a tua por quanto?
Sinceramente nao olho as carburadas com este medo todo, acredito que demora um pouco para regular os carburadores, lembre que a F vc tem muita informação já, partindo para estas outras vc vai ter que começar de novo sobre a parte das peças e problemas da moto. Eu não mudaria tão cedo. Sobre o consumo tanto na SRAD quanto na 1100 vc vai para a casa dos 11-12 no max 16km/l, já na 600f vc vai na mesma da nossa 750F.
Mas se vc já ta grilado com a moto veja a melhor opção pra tu.
Sinceramente nao olho as carburadas com este medo todo, acredito que demora um pouco para regular os carburadores, lembre que a F vc tem muita informação já, partindo para estas outras vc vai ter que começar de novo sobre a parte das peças e problemas da moto. Eu não mudaria tão cedo. Sobre o consumo tanto na SRAD quanto na 1100 vc vai para a casa dos 11-12 no max 16km/l, já na 600f vc vai na mesma da nossa 750F.
Mas se vc já ta grilado com a moto veja a melhor opção pra tu.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
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Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
O Carlos fez suas considerações técnicas, o Nomed também, sabemos que sempre é difícil ter um posicionamento, ou dar uma opinião quando na realidade o que irá pesar na hora de se trocar uma moto é o coração da gente. Pode ter certeza OLD, assim que vc se sentir atraído por um modelo, a coisa que menos influenciará é se é ou não carburada ou injetada. É igual mulher, bateu o olho, gostou, com baton ou sem, vai rolar namoro... (cá pra nós, espero que seja uma outra F, mas sem desprezar a corôa
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
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Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
OPA ARGEU FALOU POUCO MAIS FALOU BEM, É VERDADE O CORAÇÃO É QUEM MANDA, NÃO IMPORTA O RESTO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Nomed750, paguei R$17.200 na minha...
Obrigado Carlos e Argeu, adoro a F! Até agora nada a reclamar... A unica coisa que terei que ver é uma pequena mancha de oleo no chão no lado do pinhão, deve ser algum retentor vazando... Fico mais preocupado quanto a ano e km dela... Sei que a moto esta exelente, motor funcionando redondo... Ate tinha falado com meu mecânico ai ele me mostrou uma F bem mais nova e com apenas 14k rodados... O motor da minha com 60k esta trabalhando melhor e mais silencioso...
Vou fazer uma revisão geral nela, pois peguei a uns 3 meses e ainda não fiz... Comprei filtro K&N e velas iridium, assim que chegar vou parar ela!
Obrigado!
Obrigado Carlos e Argeu, adoro a F! Até agora nada a reclamar... A unica coisa que terei que ver é uma pequena mancha de oleo no chão no lado do pinhão, deve ser algum retentor vazando... Fico mais preocupado quanto a ano e km dela... Sei que a moto esta exelente, motor funcionando redondo... Ate tinha falado com meu mecânico ai ele me mostrou uma F bem mais nova e com apenas 14k rodados... O motor da minha com 60k esta trabalhando melhor e mais silencioso...
Vou fazer uma revisão geral nela, pois peguei a uns 3 meses e ainda não fiz... Comprei filtro K&N e velas iridium, assim que chegar vou parar ela!
Obrigado!
OldSchool- Intruder 125
- Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Ótimo preço vc pagou OLD, como o argeu e o carlao dizeram o coração manda, nos podemos dar uns pitacos por parte da razão, para uns funciona para outros não, digo só uma coisa, se eu tivesse uma coroa dessa em casa faria num trocava tao cedo.
Sobre KM já ouvi relatos de motos de 1970 que já passaram dos 200000km só fazendo manuteções básicas.
Infelizmente nós brasileiros temos na cabeça que veiculo com +100000km
vai fundir o motor ou vai explodir, enfim sucata.
As F´s tem motores confiabilissimos, palavras dos próprios proprietários, o motor em em veiculos em qualquer caso é feito para suportar a casa dos 100000km fácil fácil (palavra de um engenheiro mécanico) e se der problema manda uma retifica faz o motor todo e vc tem uma moto ZERO km, não gasta muito não. Em motos estradeiras ai é que o motor tem que suportar muitos km´s mesmo.
Vou dar umas frases que peguei de um site de motos antigas
- A tua moto nova daqui há dez anos será uma moto velha, a minha continuará a ser uma clássica.
- Uma moto nova, qualquer um pode comprar, basta ter dinheiro. Para comprar uma moto antiga é necessário ter amizades, conhecimento e outras coisas que o dinheiro não compra.
- Uma moto antiga não se vende, se transfere o privilégio de possuí-la a um amigo.
- Quando te perguntam na rua qual é o valor da moto: "Moto antiga não tem preço porque não existe para vender: quem achou uma tem, quem não tem fica só olhando".
- Quando te perguntam na rua qual é o valor da moto: "Não vale nada, porém não vendo por dinheiro nenhum deste mundo".
Sobre KM já ouvi relatos de motos de 1970 que já passaram dos 200000km só fazendo manuteções básicas.
Infelizmente nós brasileiros temos na cabeça que veiculo com +100000km
vai fundir o motor ou vai explodir, enfim sucata.
As F´s tem motores confiabilissimos, palavras dos próprios proprietários, o motor em em veiculos em qualquer caso é feito para suportar a casa dos 100000km fácil fácil (palavra de um engenheiro mécanico) e se der problema manda uma retifica faz o motor todo e vc tem uma moto ZERO km, não gasta muito não. Em motos estradeiras ai é que o motor tem que suportar muitos km´s mesmo.
Vou dar umas frases que peguei de um site de motos antigas
- A tua moto nova daqui há dez anos será uma moto velha, a minha continuará a ser uma clássica.
- Uma moto nova, qualquer um pode comprar, basta ter dinheiro. Para comprar uma moto antiga é necessário ter amizades, conhecimento e outras coisas que o dinheiro não compra.
- Uma moto antiga não se vende, se transfere o privilégio de possuí-la a um amigo.
- Quando te perguntam na rua qual é o valor da moto: "Moto antiga não tem preço porque não existe para vender: quem achou uma tem, quem não tem fica só olhando".
- Quando te perguntam na rua qual é o valor da moto: "Não vale nada, porém não vendo por dinheiro nenhum deste mundo".
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Ah nomed! Vc me fez correr para a minha 2003 e encher ela de beijos!!! Até cobri ela com a capa nova que chegou ontem! KKKK! agora o nosso amigo OLD nem vende e nem troca mais, DUVIDO!!!
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Cara acho q tudo já foi dito... acrescento que minha moto, 2008/2009 so veio fazer limpeza e equalização de carburação aos 20mil km, o motivo é simples, funcionava como um relógio... nunca deu problema, nunca desregulou marcha-lenta e nunca deu sinais de desregulagem como alta no consumo e etc. Aos 20mil kms quis dar uma revisão geral prá ida em Nova Viçosa e então isso entrou no pacote de revisão.
Na verdade a F é uma moto que a gente acaba nem lembrando que é carburada... a não ser pela alavanca do afogador ali no punho.
Falow WLA
Na verdade a F é uma moto que a gente acaba nem lembrando que é carburada... a não ser pela alavanca do afogador ali no punho.
Falow WLA
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Meu pai chegou em casa e disse, pq não coloca injeção na sua moto? Hãn? Ele disse que viajou com um filho de um amigo e que ele é especialista em injeção, disse que coloca injeção em fuscas, ele disse que tinha uma moto 4 canecos e se dava pra colocar, ele disse que sim e que precisaria saber qts cv ela tem pra poder dividir... Deve ser alguma coisa no módulo... E ai? Alguém já viu isso? Será que funciona?
OldSchool- Intruder 125
- Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Funciona sim caro OLDSCHOOL mais não como deveria numa condição normal e injeção, posso até te afirmar que irá funcionar no modo primitivo da injeção.
Os motores de hoje que vem pra funcionar com injeção são fabricados e preparados para receber os sensores de referencias, enquanto as carburadas não são.
O que ele vai fazer é simular sensores com valores fixos que possa enganar ao modulo de controle para que o injetor funcione.
Algumas pessoas adaptam sensores, maisnem sempre funcionam a contento pois eles são posicionados em pontos estratégicos que possam informar o mais real possivel o que esta predeterminado com isso vem pre-fabricado pontos de instalações, enquanto alguns adaptados não conseguem o mesmo resultado, fazendo assim o modulo de controle falhar em algum ponto de funcionamento.
Não quero desmerecer ninguem, até porque não conheço o serviço dele e nem como o faz, mais conheço muito bem como funcona o sistema de injeção e com as nossas motos na verdade ficaria fncionando como um sistema de injeção primitivo, usando tão somente a posição das valvulas borboletas.
Os motores de hoje que vem pra funcionar com injeção são fabricados e preparados para receber os sensores de referencias, enquanto as carburadas não são.
O que ele vai fazer é simular sensores com valores fixos que possa enganar ao modulo de controle para que o injetor funcione.
Algumas pessoas adaptam sensores, maisnem sempre funcionam a contento pois eles são posicionados em pontos estratégicos que possam informar o mais real possivel o que esta predeterminado com isso vem pre-fabricado pontos de instalações, enquanto alguns adaptados não conseguem o mesmo resultado, fazendo assim o modulo de controle falhar em algum ponto de funcionamento.
Não quero desmerecer ninguem, até porque não conheço o serviço dele e nem como o faz, mais conheço muito bem como funcona o sistema de injeção e com as nossas motos na verdade ficaria fncionando como um sistema de injeção primitivo, usando tão somente a posição das valvulas borboletas.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Muito bem comentado Carlos! Entendi um pouco sobre injeção! Sem chance de fazer isso na F!
Vlw!
Vlw!
OldSchool- Intruder 125
- Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Por isso é que eu digo: "Uma explicação bem explicada não deixa dúvidas!KKKKK Valeu professôr Carlos, essa foi digna de mestre!!!
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
OldSchool escreveu:A unica coisa que terei que ver é uma pequena mancha de oleo no chão no lado do pinhão, deve ser algum retentor vazando...
pode nao ser absolutamente nada alem de sujeira!!
com o tempo vai acumulando sujeira + oleo q espirra da corrente, ao redor do pinhao
qdo acumula muito, fica pingando mesmo
afasta a carenagem esquerda e tira a tampa do pinhao. vai precisar tirar o pedal do cambio tb, e com ajuda de uma colher faz uma bela limpeza nessa regiao.
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
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Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Vlw Fuchs! Resolvi o problema já, era maior besteria, quando fui trocar o óleo, o cara viu que o parafuso estava folgado, por isso estava pingando óleo! na troca ele apertou e não pinga mais! Zero bala a motok!
Abs!
Abs!
OldSchool- Intruder 125
- Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Data de inscrição : 20/05/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Cuidado! muitas veses, uma besteira dessas pode custar um travamento de motor por falta de óleo no carter, sempre que trocar o óleo, é bom uma verificação se o bujão está apertado, e caso trocou o filtro, observar se ficou vasando pela junta. São cuidados que devemos tomar, independente de quem tenha feito o serviço.
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
OPA ARGEU VC FALOU UMA COISA QUE É SERISSIMO, PODE SIM PERDER UM MOTOR POR CAUSA DE UM VACILO DESTE, PRECISAMOS ESTAR ATENTO MEUS IRMÃOS
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Salve moçada. Gostaria de saudar a todos os amantes das Fs e das duas rodas em geral.OldSchool escreveu:... E ai? Alguém já viu isso? Será que funciona?
Sou técnico em eletrônica, entusiasta por mecânica, gambitechs e adaptações e o feliz proprietário de uma GSXF2009 e de uma ys250fazer. A bem da verdade a adaptação até poderia ser feita, mas é uma gambiarra tão grande que não vale a pena. Há que se furar o coletor de admissão e enfiar um sensor que meça pressão e temperatura (até que é fácil), adaptar um sensor de carga do motor (o quanto pede vs o quanto entrega), um sensor de marcha lenta, teria que manter os carbura pra aproveitar os corpo de borboleta ou achar um de moto injetada que dê certinho (TBI)... instalar uma bomba de combustível pra pressurisar a linha... nossa, impraticável.
Sem falar que têm que controlar tempo de abertura nos bicos e avanço de ignição.
...
Quando comprei a minha F usada em 60x sem entrada. Eu podia ter escolhido uma Comet650 ou uma XJ6F ou até mesmo uma fazer 600 (que diga-se de passagem é 10), todas elas zero km mas acabei optando por uma GSX usada, comprei ela por R$28.500,00 que ao final do financiamento terão se tornado mais de R$42.000,00. Mas o custoXbenefício da GSX é bem melhor do que as que eu citei e das que o OLD citou então nem se fala, mas como falou a moçada: quem manda é o coração.
Abs, fiquem todos em paz.
Gláucio Coelho- Burgman AN 125
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Idade : 45
Data de inscrição : 16/11/2010
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Boa explicação Gláuco, realmente fica muita gambiarra numa moto. impreticavel kkkkkkk
Temos que levar todos os pontos quando fazemos uma compra com longo prazo de pagamento, entao a F é sem dúvidas o melhor custo beneficio pois é só pneu, óleo, filtro e gasolina.
Temos que levar todos os pontos quando fazemos uma compra com longo prazo de pagamento, entao a F é sem dúvidas o melhor custo beneficio pois é só pneu, óleo, filtro e gasolina.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dúvida referente a injeção eletrônica
Opa! o Glaucio realmente tem conhecimentos técnicos! E é sempre arriscado mexer na originalidade da moto, pois com certeza algum outro componente irá ter alterações em seu funcionamento. Mas sempre há o que melhorar sem alterar muito os padrões de originalidade.
Abração
Abração
Argeu- GSX 1000 R
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Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
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