nova Yamaha XT 660Z Ténéré
4 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
nova Yamaha XT 660Z Ténéré
Grande novidade no estande da Yamaha no Salão Duas Rodas 2011, a
recém lançada XT 660Z Ténéré chama a atenção dos visitantes. Os
fãs das motos trail e saudosos da famosa Ténéré da década de 90
querem saber como ela se comporta. Como é a posição de pilotagem?
É confortável? Muito diferente da XT 660R?
Com a estreia da trail de média cilindrada, o Brasil passa a ser o
único País do mundo a disponibilizar os três modelos — XT 1200Z
Super Ténéré, XTZ 250 Ténéré e a nova XT 660Z Ténéré — da linha
aventureira da Yamaha, que seguem o mesmo padrão estético dos
grafismos e adotaram a cor azul, em suas versões 2012.
E, para esclarecer todas as dúvidas, estivemos no lançamento da
nova Ténéré 660 na pista do ECPA, em Piracicaba. Mesmo cientes de
que não era o ambiente ideal para testar uma motocicleta com
proposta aventureira, rodamos no asfalto e na terra, tudo para
elucidar as questões sobre este modelo que desperta paixões.
Proposta touring
A grande diferença entre a XT 660R e a nova XT 660Z começa na
proposta. Na versão R o piloto ficava a vontade para trafegar em
meios aos carros, mas já a bordo da nova 660 Ténéré o condutor
sentirá confiança para encarar a estrada.
Isso se traduz na prática: a nova Ténéré 660 conta com guidão mais
largo que a XT: a largura total acaba sendo 2 cm maior. Além de um
banco maior e com mais espuma e pára-brisa, que desvia o vento
frontal. A posição de pilotagem mais relaxada é outra qualidade, e
conforto, para percorrer trajetos mais longos. Vale dizer que o
banco da nova 660 é 4 centímetros mais alto do que na XT 660R.
Famoso propulsor
A nova Ténéré 660 compartilha o famoso motor que equipa a XT 660R.
Leve e compacto, o monocilíndrico equipado com sistema de injeção
eletrônica e arrefecimento líquido, é capaz de gerar 48 cv de
potência máxima a 6000 rpm e torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.500
rpm.
Na prática, o motor impressiona pela resposta rápida desde as
baixas rotações e também por sua força, seja para retomadas de
velocidade em saídas de curvas, ou para uma ultrapassagem segura.
Confiável, mas barulhento, diga-se de passagem.
Aliás, este propulsor foi otimizado para oferecer mais torque em
baixas e médias rotações, o que favorece a tocada no fora de
estrada. E um detalhe faz toda a diferença: as pedaleiras mais
largas da Yamaha Ténéré 600 são ideais para se pilotar em pé,
facilitando e muito acelerar na terra.
Ciclística
Uma das diferenças entre a Ténéré 660 e a XT 660R é o peso. A nova
660Z pesa 186 quilos, contra 165 da versão R. Lembrando que a
Ténéré 660 ainda oferece uma vasta gama de acessórios, que a
encarecem e podem deixá-la mais pesada.
Já no eficiente conjunto de suspensões, semelhança com a irmã R.
Garfos telescópicos tradicionais com 210 mm de curso na roda
dianteira. E braço oscilante fabricado em alumínio e suspensão
monocross, com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições, na
traseira.
Os freios também contribuem para a ciclística acertada na nova
Ténéré. Embora carentes de ABS, os dois discos de 298 mm de
diâmetro, com pinça de duplo pistão na dianteira e o disco simples
de 245 mm de diâmetro na traseira, garantem a segurança do piloto
tanto no asfalto, como na terra.
Família XT
A família XT, que começou na década de 70 com as XT 500, sempre
teve como proposta um modelo para os motociclistas que querem ir a
qualquer lugar e não dispensam a imagem forte e robusta que essas
motos transmitem. Com a XT 660Z não foi diferente. Somados os
atributos da família XT com a mítica linha Ténéré, a XT 660Z tem
tudo para esquentar o segmento trail de média cilindrada com
proposta de turismo.
Em função de sua versatilidade, motor confiável e ciclística
acertada, a XT 660Z transmite a sensação que é capaz de encarar
qualquer tipo de aventura. Equipada com um grande tanque de
combustível (23 litros contra apenas 15 na 660R) – com a mesma
capacidade que a XT 1200Z Super Ténéré —, a XT 660Z Ténéré será
vendida na cor azul e seu preço sugerido é de R$ 30.500.
FICHA TÉCNICA
Motor OHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração
líquida,
Cilindrada 660cc
Diâmetro x curso 100 x 84 mm
Taxa de compressão 10.0:1
Potência máxima 48 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 5,95 kgf.m a 5.500 rpm
Sistema de combustível Injeção de eletrônica
Tipo de embreagem multidisco banhado a óleo
Sistema de ignição Elétrica
Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 5 velocidades
Transmissão final Corrente
Chassis Tipo Diamante, em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 210 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor, ajustável para pré-carga e
retorno e 200 mm de curso
Freio dianteiro Discos duplos de acionamento hidráulico e de 298
mm de diâmetro
Freio traseiro Disco simples de 245 mm
Pneu dianteiro 90/90R 21M/C 54S
Pneu traseiro 130/80R17M/C 65S
Comprimento total 2.246 mm
Largura total 865 mm
Altura total 1.477 mm
Altura do assento Ajustável 896 mm
Distância entre eixos 1.500 mm
Distância mínima do solo 260 mm
Peso total (a seco) 186 kg
Capacidade do tanque de comb. 23 litros
Quantidade de óleo 2,9 litros
Cor Azul
Preço R$ 30.500
Fotos: Mario Villaescusa
Fonte:
Agência Infomoto
Re: nova Yamaha XT 660Z Ténéré
QUEM SABE UM DIA POSSA ANDAR NUMA DESTA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: nova Yamaha XT 660Z Ténéré
Prá 'aquele' projeto América do Sul tá ai uma boa moto ao lado da VStrom e talvez a BMW-DAFRA que não conheço bem... fora disso somente as fodásticas BMWs com preços na estratosfera...
Re: nova Yamaha XT 660Z Ténéré
Mesmo não sendo fã das trail, está muito linda a Ténéré,
pena que ficou faltando uma versão com ABS como à G650GS,
mas o mais importante é que com a chegada dela, a xt660 11/12 ficou com
o preço na faixa dos 25mil, uma boa diferença...
obs:Abaixo da carenagem frontal tem um engate???
pena que ficou faltando uma versão com ABS como à G650GS,
mas o mais importante é que com a chegada dela, a xt660 11/12 ficou com
o preço na faixa dos 25mil, uma boa diferença...
obs:Abaixo da carenagem frontal tem um engate???
Gabriel Neto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 385
Idade : 31
Data de inscrição : 23/09/2011
Re: nova Yamaha XT 660Z Ténéré
Gabriel Neto escreveu:Mesmo não sendo fã das trail, está muito linda a Ténéré,
pena que ficou faltando uma versão com ABS como à G650GS,
mas o mais importante é que com a chegada dela, a xt660 11/12 ficou com
o preço na faixa dos 25mil, uma boa diferença...
obs:Abaixo da carenagem frontal tem um engate???
tem sim gabriel, em algumas situações vc necessita ser "rebocado", ja aconteeu comigo quando pegava umas trilhas com a miha EX 200cc. mas duvido muito que o cara possar "estrear" esse item pois com o motor dela nao tem como ela ficar encalhada nunca. kkkkkkkkkkkkk
mas o farol dela tipo da moto do Kamen Raider Black RX me fez lembrar dos meus seriados anos 80 kkkkkkkkkkkkkk
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|