NOVO MOTOR DA HONDA
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NOVO MOTOR DA HONDA
Bem nas minhas buscas noturnas sobre qualquer coisa sobre moto, vi uma noticia que me lembrou uma moto que vi a muito tempo e PROMETIA uma revolução na decada de 90, como assim dizia a honda: A NR750 que tinha motor V4 mas em todos os aspectos se comportava como um V8, tinha 4 pistões ovais, duas bielas por pistão (por isso podia se dizer que era um V8), 24 valvulas e 24 injetores de combustivel, escape embaixo do banco etc... Com toda essa essas caracteristicas da moto e variados acertos da injeção eletrônica a NR750 podia variar sua potência de 100 ate 200hp (coisa impensável na época) literalmente uma moto com MODOS A, B e C, dos tempos atuais. Os HP´s a gosto da tocada do piloto. Porém, toda essa exorbitância de tecnologia aliada ao uso de materiais considerados caros como titânio e fibra de carbono, a NR750 era uma moto quase inviavel para sua categoria, era vendida por cerca de 75 mil dólares e teve sua fabricação limitada à apenas 250 motos. O pricipal ponto da MORTE desta moto foi que os pistões nao tinham vida util longa, uma contradição pois era o ponto FORTE da moto.
As fotos da criança:
Ela merece um tópico só pra ela.
Mas voltando a idéia do tópico, desculpe ai galera foi que me empolguei
A HONDA lançou uma idéia de um motor que tem mais menos volume na compressão e mais volume na hora do expansão, em relação a um motor convencional.
Fiz uma tradução do original em inglês no site da HONDA.
EXlink (Extended Expansion Linkage Engine)
"Fazendo mais trabalho com menos combustivel... A eficiencia energética tem sido de primordial importância no design de motores, este pensamento dirige o desenvolvimento de incontáveis modelos de motores no passar dos anos.
Levando a eficiencia energética a um novo patamar, o desenvolvimento da honda fez seu motor com um novo virabrequim baseado no motor com ciclo de expansão extendida de Atkison, inventado a mais de 130 anos. O primeiro motor deste tipo será de pequena cilindrada que será produzido comercialmente, o revolucionário EXlink tem uma etapa de expansão maior que a etapa de compressão fazendo com que a razão da expansão seja maior que a razão da compressão.
Em contraste com o convecional motor com ciclo de OTTO, no qual o pistão tem a mesma vazão tanto em compressão quanto na expansão, o EXlink
tem uma taxa de expansão 1,4 vezes maior que a taxa de compressão, ainda ele oferece perdas menores e melhor eficinecia termica do que o motor convencional.
A diferença está em uma peça triangular e um segundo virabrequim entre a biela e o virabrequim encontrados nos motores convencionais.
Sendo este segundo virabrequim (não consegui tradução melhor) e o triangulo os responsáveis por toda a mágica deste motor
O motor realiza uma compresão de 110cc em relação aos 125cc de um motor normal e na expansão ele realiza 163cc. Este é um dos beneficios do motor do CICLO DE ATKISON, com uma pequena quantidade de ar e gasolina para realiza um trabalho superior."
VIDEOS videos demonstrando tudo que escrevi:
A sim só mais uma coisa, e esta me impressionou mesmo: A taxa máxima de um motor normal que eu já vi é de 12,8:1 nos dois estágios, enquanto que no motor deste tópico a taxa de compressão é de 12,1:1 e a de expansão é de 17,6:1
Depois dessa chuva de informações venho me perguntando algumas coisas:
1) Será possivel aplicar a motos de grande cilindrada?
2) Será que esta terá tecnologia um futuro semelhante a NR 750?
3) Será possivel ter motores ainda baratos mesmo com a adição destas peças a mais?
4) Será que veremos estes motores na pratica e não na prancheta?
No mais é isso.
As fotos da criança:
Ela merece um tópico só pra ela.
Mas voltando a idéia do tópico, desculpe ai galera foi que me empolguei
A HONDA lançou uma idéia de um motor que tem mais menos volume na compressão e mais volume na hora do expansão, em relação a um motor convencional.
Fiz uma tradução do original em inglês no site da HONDA.
EXlink (Extended Expansion Linkage Engine)
"Fazendo mais trabalho com menos combustivel... A eficiencia energética tem sido de primordial importância no design de motores, este pensamento dirige o desenvolvimento de incontáveis modelos de motores no passar dos anos.
Levando a eficiencia energética a um novo patamar, o desenvolvimento da honda fez seu motor com um novo virabrequim baseado no motor com ciclo de expansão extendida de Atkison, inventado a mais de 130 anos. O primeiro motor deste tipo será de pequena cilindrada que será produzido comercialmente, o revolucionário EXlink tem uma etapa de expansão maior que a etapa de compressão fazendo com que a razão da expansão seja maior que a razão da compressão.
Em contraste com o convecional motor com ciclo de OTTO, no qual o pistão tem a mesma vazão tanto em compressão quanto na expansão, o EXlink
tem uma taxa de expansão 1,4 vezes maior que a taxa de compressão, ainda ele oferece perdas menores e melhor eficinecia termica do que o motor convencional.
A diferença está em uma peça triangular e um segundo virabrequim entre a biela e o virabrequim encontrados nos motores convencionais.
Sendo este segundo virabrequim (não consegui tradução melhor) e o triangulo os responsáveis por toda a mágica deste motor
O motor realiza uma compresão de 110cc em relação aos 125cc de um motor normal e na expansão ele realiza 163cc. Este é um dos beneficios do motor do CICLO DE ATKISON, com uma pequena quantidade de ar e gasolina para realiza um trabalho superior."
VIDEOS videos demonstrando tudo que escrevi:
A sim só mais uma coisa, e esta me impressionou mesmo: A taxa máxima de um motor normal que eu já vi é de 12,8:1 nos dois estágios, enquanto que no motor deste tópico a taxa de compressão é de 12,1:1 e a de expansão é de 17,6:1
Depois dessa chuva de informações venho me perguntando algumas coisas:
1) Será possivel aplicar a motos de grande cilindrada?
2) Será que esta terá tecnologia um futuro semelhante a NR 750?
3) Será possivel ter motores ainda baratos mesmo com a adição destas peças a mais?
4) Será que veremos estes motores na pratica e não na prancheta?
No mais é isso.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: NOVO MOTOR DA HONDA
Muito legal a materia.
Romulo- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010
Re: NOVO MOTOR DA HONDA
UUULÁLÁ , QUE BOMBA É ESSAS, SERÁ QUE VOU VER ISTO ?
SIM JÁ ESTOU VENDO AQUI NO FORUM, SNIF, SNIF, SNIF, QUERIA VER FAZENDO TRABALHO NAS DUAS RODAS, PODE SER ATÉ EM 4 RODAS.
SIM JÁ ESTOU VENDO AQUI NO FORUM, SNIF, SNIF, SNIF, QUERIA VER FAZENDO TRABALHO NAS DUAS RODAS, PODE SER ATÉ EM 4 RODAS.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: NOVO MOTOR DA HONDA
É infelizmente não deu certo esta NR 750, mas na época ela foi eleita a moto com o melhor design da época, inclusive lembrada até os tempos atuais....
wwka- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 778
Idade : 50
Data de inscrição : 14/04/2010
Re: NOVO MOTOR DA HONDA
Carlos e Companheiros, estou em Sampa e ainda não consegui contato com ninguém daqui. já enviei nº de tel p/ mp para o odenir e até agora nada! Estava precisando da medida dos parafusos de fixação da carenagem (2003), fui na MGA e só com medida. são três diferentes: fixação da bolha e outros dois da carenagem (diferentes tamanhos). Por acaso daria para postar aqui as medidas?
Abração
Abração
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: NOVO MOTOR DA HONDA
ARGEU TEM UM TÓPICO AQUI QUE FALA SOBRE ELE, VOU VER SE ACHO E POSTO E LINKO.
MAIS VOU TE FALAR ESSES CARAS DA LOJA ESTA DEIXANDO MUITO A DESEJAR, ELES DEVERIAM TER CATALAGOS PRA O CLIENTE NÃO SE PREOCUPAR COM ISSO, VEJA QUE UM PEQUENO DETALHE FAZ A DIFERENÇA.
MAIS VOU TE FALAR ESSES CARAS DA LOJA ESTA DEIXANDO MUITO A DESEJAR, ELES DEVERIAM TER CATALAGOS PRA O CLIENTE NÃO SE PREOCUPAR COM ISSO, VEJA QUE UM PEQUENO DETALHE FAZ A DIFERENÇA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
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