Dicas de produto p/ lavagem
+4
rma
nomed750
Carlos Mello
Marlon gs
8 participantes
Página 1 de 1
Dicas de produto p/ lavagem
Fala rapaziada!
FDS do Carnaval vou me divertir desmontando minha Nega Véia para uma lavagem completa.
Não queria utilizar Oleo Diesel para lavagem, pois sei que ele resseca borachas e afins. Gostaria de dicas de algum produto para me auxiliar na lavagem que não fosse prejudicial as borachas.
Desde ja agradecido e no aguardo de informações.
FDS do Carnaval vou me divertir desmontando minha Nega Véia para uma lavagem completa.
Não queria utilizar Oleo Diesel para lavagem, pois sei que ele resseca borachas e afins. Gostaria de dicas de algum produto para me auxiliar na lavagem que não fosse prejudicial as borachas.
Desde ja agradecido e no aguardo de informações.
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
QUEROSENE SIM QUE RESSECA AS BORRACHAS, MAIS OLEO DIESEL NÃO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Comprei hoje um shampoo desengraxante a base de agua.
Conheço o dono da mepresa e ele me garantiu que nao agride borrachas, mas em todo caso ja vou deixar um oleo diesel para um "emergencia".
Conheço o dono da mepresa e ele me garantiu que nao agride borrachas, mas em todo caso ja vou deixar um oleo diesel para um "emergencia".
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Dando uma bisbilhotada vi essa matéria e pode ajudar futuras consultas.
MITOS SOBRE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO DE MOTOS
- Sempre existe algum motivo que justifica o nascimento de um mito.
- Nem todos os mitos podem ser totalmente falsos ou totalmente verdadeiros.
- O mito nada mais é que a radicalização de um conceito ou uma idéia.
Ar Comprimido
Mito: Não se deve usar ar comprimido para secar a moto.
É muito importante usar ar comprimido para secar a motocicleta, essa atividade ira remover a umidade e a sujeira de locais que não temos acesso, o mito nasceu por que muitos acreditam que o ar comprimido pode prejudicar sistemas elétricos e peças sensíveis. Para que isso não seja verdade basta executar a tarefa com muito cuidado e atenção de maneira segura.
Lava Rápido
Mito: Nunca se deve lavar a moto em Lava Rápido.
Via de regra os lava rápidos não estão preparados para lavar motocicletas, utilizam equipamentos e produtos altamente prejudiciais para a motocicleta. Os automóveis têm praticamente todas as partes externas pintadas, que são protegidas pelo verniz, que por sua vez é resistente aos produtos utilizados. Já a motocicleta tem exposto uma variedade muito grande de materiais sensíveis a jatos de alta pressão e produtos químicos.
Maquina de Alta Pressão
Mito: Não se deve usar maquina de alta pressão para lavar a moto.
Os equipamentos de lavagem com alta pressão podem realmente danificar alguns locais da motocicleta, em especial o radiador e as partes elétricas. Quando a moto esta muito suja o jato de alta pressão pode também riscar a pintura. Na corrente de transmissão também não é aconselhável utilizar porque faz a sujeira penetrar entre os elos.
Grafite
Mito: A mistura de graxa e grafite é muito boa para a lubrificação da corrente de moto.
Conforme demonstram diversas informações técnicas, a graxa não é ideal para a lubrificação de corrente de motocicletas. E por sua vez a grafite só é indicada como lubrificante se for utilizada em seu estado natural. Portanto existem dois motivos que não recomendam a utilização dessa mistura. O lubrificante adequado e amplamente recomendado pelos fabricantes é o Óleo Lubrificante Sae 90.
Lavagem da Corrente
Mito: Não se deve lavar a corrente da moto.
Deve-se lavar periodicamente a corrente a fim de retirar todo o excesso de lubrificação. É aconselhável antes de lubrificar a corrente remover toda lubrificação velha e suja. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acúmulo de areia, pó e sedimentos, que irão funcionar como “abrasivos”, provocando o desgaste por atrito do conjunto. Assim, somente a lavagem pode contornar esse problema. O mito nasceu principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxantes pesados eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina, óleo diesel ou querosene puros porque podem ressecar os anéis de borracha das correntes mais modernas.
Lavagem da Moto
Mito: O excesso de lavagem estraga a moto.
Na realidade lavagem é conservação, deve-se lavar quantas vezes quiser que não estraga, não desgasta, não prejudica em nada a motocicleta. Preferencialmente faça isso você mesmo, durante essa atividade você ira conhecer melhor sua motocicleta e ainda estará automaticamente fazendo uma inspeção mecânica geral. Esse mito surgiu por conta de poucos motociclistas que não gostam de lavar a moto terem a necessidade justificar suas atitudes.
Motor Quente
Mito: Não devemos lavar a moto com o motor quente.
Esse mito tem uma finalidade preventiva, com eles os especialistas estão querendo prevenir o choque térmico a fim de evitar “trincas” no bloco do motor. Na pratica é muito difícil ocorrer o choque térmico por se molhar o motor com uma mangueira de jardim, por exemplo. Caso isso fosse verdade o que aconteceria quando estamos rodando há muito tempo com a moto e começa a chover forte? Para poder acorrer o choque térmico teríamos basicamente que jogar o motor à altíssima temperatura em um recipiente cheio de água com temperatura muito baixa. Podemos sim lavar a moto com o motor quente, basta, por exemplo, começar pelas rodas e ir molhando o motor aos poucos lentamente de maneira gradativa, iniciando-se sempre pelas partes mais inferiores.
Água e Umidade
Mito: O excesso de água e de umidade enferruja a moto.
O principal causador da oxidação (ferrugem) é o oxigênio, que se encontra em muito maior quantidade no ar do que na água. Na realidade o excesso de água e umidade não são os responsáveis diretos pelo inicio da oxidação. É importante ressaltar que com a ação do vento causado pela movimentação da moto e do calor gerado pelo sol e pelo motor a moto esta quase sempre seca e sem umidade. Ocorre que por falta da lavagem e conservação inicia-se um processo de sedimentação de resíduos e micro partículas que ficam incrustados nos materiais funcionando como pontos retentores de umidade. Se as peças estiverem limpas a umidade não “conseguira” iniciar o processo de oxidação. Esse mito surgiu porque as pessoas normalmente associam umidade com ferrugem.
Encerar Pintura
Mito: Não se deve encerar a pintura da motocicleta.
Na realidade o que limpa e protege realmente motocicleta é a cera, pois só ela remove todos os micro-sedimentos depositados na pintura. Esse mito tem um caráter preventivo. Na realidade muitas ceras automotivas têm alto teor de abrasão e acabam “lixando” demasiadamente o verniz. Para isso não acontecer basta tomar dois pequenos cuidados: não usar ceras muito abrasivas e não encerar a moto todas as vezes que lavar.
Óleo Diesel
Mito: Não se deve utilizar óleo diesel puro na lavagem da moto.
Correto, o óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas.
Fonte: www.motoecia.com.br
MITOS SOBRE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO DE MOTOS
- Sempre existe algum motivo que justifica o nascimento de um mito.
- Nem todos os mitos podem ser totalmente falsos ou totalmente verdadeiros.
- O mito nada mais é que a radicalização de um conceito ou uma idéia.
Ar Comprimido
Mito: Não se deve usar ar comprimido para secar a moto.
É muito importante usar ar comprimido para secar a motocicleta, essa atividade ira remover a umidade e a sujeira de locais que não temos acesso, o mito nasceu por que muitos acreditam que o ar comprimido pode prejudicar sistemas elétricos e peças sensíveis. Para que isso não seja verdade basta executar a tarefa com muito cuidado e atenção de maneira segura.
Lava Rápido
Mito: Nunca se deve lavar a moto em Lava Rápido.
Via de regra os lava rápidos não estão preparados para lavar motocicletas, utilizam equipamentos e produtos altamente prejudiciais para a motocicleta. Os automóveis têm praticamente todas as partes externas pintadas, que são protegidas pelo verniz, que por sua vez é resistente aos produtos utilizados. Já a motocicleta tem exposto uma variedade muito grande de materiais sensíveis a jatos de alta pressão e produtos químicos.
Maquina de Alta Pressão
Mito: Não se deve usar maquina de alta pressão para lavar a moto.
Os equipamentos de lavagem com alta pressão podem realmente danificar alguns locais da motocicleta, em especial o radiador e as partes elétricas. Quando a moto esta muito suja o jato de alta pressão pode também riscar a pintura. Na corrente de transmissão também não é aconselhável utilizar porque faz a sujeira penetrar entre os elos.
Grafite
Mito: A mistura de graxa e grafite é muito boa para a lubrificação da corrente de moto.
Conforme demonstram diversas informações técnicas, a graxa não é ideal para a lubrificação de corrente de motocicletas. E por sua vez a grafite só é indicada como lubrificante se for utilizada em seu estado natural. Portanto existem dois motivos que não recomendam a utilização dessa mistura. O lubrificante adequado e amplamente recomendado pelos fabricantes é o Óleo Lubrificante Sae 90.
Lavagem da Corrente
Mito: Não se deve lavar a corrente da moto.
Deve-se lavar periodicamente a corrente a fim de retirar todo o excesso de lubrificação. É aconselhável antes de lubrificar a corrente remover toda lubrificação velha e suja. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acúmulo de areia, pó e sedimentos, que irão funcionar como “abrasivos”, provocando o desgaste por atrito do conjunto. Assim, somente a lavagem pode contornar esse problema. O mito nasceu principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxantes pesados eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina, óleo diesel ou querosene puros porque podem ressecar os anéis de borracha das correntes mais modernas.
Lavagem da Moto
Mito: O excesso de lavagem estraga a moto.
Na realidade lavagem é conservação, deve-se lavar quantas vezes quiser que não estraga, não desgasta, não prejudica em nada a motocicleta. Preferencialmente faça isso você mesmo, durante essa atividade você ira conhecer melhor sua motocicleta e ainda estará automaticamente fazendo uma inspeção mecânica geral. Esse mito surgiu por conta de poucos motociclistas que não gostam de lavar a moto terem a necessidade justificar suas atitudes.
Motor Quente
Mito: Não devemos lavar a moto com o motor quente.
Esse mito tem uma finalidade preventiva, com eles os especialistas estão querendo prevenir o choque térmico a fim de evitar “trincas” no bloco do motor. Na pratica é muito difícil ocorrer o choque térmico por se molhar o motor com uma mangueira de jardim, por exemplo. Caso isso fosse verdade o que aconteceria quando estamos rodando há muito tempo com a moto e começa a chover forte? Para poder acorrer o choque térmico teríamos basicamente que jogar o motor à altíssima temperatura em um recipiente cheio de água com temperatura muito baixa. Podemos sim lavar a moto com o motor quente, basta, por exemplo, começar pelas rodas e ir molhando o motor aos poucos lentamente de maneira gradativa, iniciando-se sempre pelas partes mais inferiores.
Água e Umidade
Mito: O excesso de água e de umidade enferruja a moto.
O principal causador da oxidação (ferrugem) é o oxigênio, que se encontra em muito maior quantidade no ar do que na água. Na realidade o excesso de água e umidade não são os responsáveis diretos pelo inicio da oxidação. É importante ressaltar que com a ação do vento causado pela movimentação da moto e do calor gerado pelo sol e pelo motor a moto esta quase sempre seca e sem umidade. Ocorre que por falta da lavagem e conservação inicia-se um processo de sedimentação de resíduos e micro partículas que ficam incrustados nos materiais funcionando como pontos retentores de umidade. Se as peças estiverem limpas a umidade não “conseguira” iniciar o processo de oxidação. Esse mito surgiu porque as pessoas normalmente associam umidade com ferrugem.
Encerar Pintura
Mito: Não se deve encerar a pintura da motocicleta.
Na realidade o que limpa e protege realmente motocicleta é a cera, pois só ela remove todos os micro-sedimentos depositados na pintura. Esse mito tem um caráter preventivo. Na realidade muitas ceras automotivas têm alto teor de abrasão e acabam “lixando” demasiadamente o verniz. Para isso não acontecer basta tomar dois pequenos cuidados: não usar ceras muito abrasivas e não encerar a moto todas as vezes que lavar.
Óleo Diesel
Mito: Não se deve utilizar óleo diesel puro na lavagem da moto.
Correto, o óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas.
Fonte: www.motoecia.com.br
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Opa, valeu pelas dicas nomed, sempre útil para todos.
Abraço.
Abraço.
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: Dicas de produto p/ lavagem
ESSE TAL DE NOMED750 TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR, QUE VER TODO MUNDO CUIDANDO DAS SUAS MOTOS DIREITINHO, VALEU SERGIPANO, JÁ ESTOU COM SAUDADES DA TERRINHA, VOU VER SE TIRO UM FINAL DE SEMANA PRA CURTIMOS MEU AMIGO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Carlos Mello escreveu:ESSE TAL DE NOMED750 TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR, QUE VER TODO MUNDO CUIDANDO DAS SUAS MOTOS DIREITINHO, VALEU SERGIPANO, JÁ ESTOU COM SAUDADES DA TERRINHA, VOU VER SE TIRO UM FINAL DE SEMANA PRA CURTIMOS MEU AMIGO.
fazemos o que podemos carlão, veja ai mesmo esse programa ai, aproveita e chama o jesus e o fernandão. Quando tu vier vamos fazer um belo tour por sergipe. Com bastante folga é claro.
No aguardo.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
boas dicas,
completando , na proteçao devemos usar cera na pintura e nao Massa de polimento que agride a pintura.
na limpeza da corrente podemos usar querosene (mesmo nas correntes com anel de borracha), sem exageros, lubrificando em seguida com oleo mineral SAE 90 ou 140 (utilizado em transmissao)
completando , na proteçao devemos usar cera na pintura e nao Massa de polimento que agride a pintura.
na limpeza da corrente podemos usar querosene (mesmo nas correntes com anel de borracha), sem exageros, lubrificando em seguida com oleo mineral SAE 90 ou 140 (utilizado em transmissao)
Daniel guarapari- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 14
Idade : 78
Data de inscrição : 06/03/2012
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Gente, simplifico bem as coisas.
Deixo um balde com água e limpol neutro do jeito, esperando pra ser usado.
Enquanto isso, querosene nas partes engraxadas ou muito sujas, mas faça rápido, o mínimo tempo possível.
Logo depois, lava bem com água e esse sabão neutro toda a motoca...
Fica show de bola, não gasta muito e não agride as peças, porque o querosene fica pouco tempo agindo.
Deixo um balde com água e limpol neutro do jeito, esperando pra ser usado.
Enquanto isso, querosene nas partes engraxadas ou muito sujas, mas faça rápido, o mínimo tempo possível.
Logo depois, lava bem com água e esse sabão neutro toda a motoca...
Fica show de bola, não gasta muito e não agride as peças, porque o querosene fica pouco tempo agindo.
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Pois é utilizo pelo menos 1 vez por mês querosene na limpeza da corrente, faço isso na minha F e na moto da minha esposa, e tenho notado significativamente um aumento da vida útil da transmissão, sempre que termino a limpeza utilizo graxa branca.
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: Dicas de produto p/ lavagem
Eu já era chato pra dar um trato na moto, agora com essas dicas ela vai ficar show de bola. Valeu galera.
cleber.ab- GS 500
- Número de Mensagens : 172
Idade : 39
Data de inscrição : 17/03/2012
Re: Dicas de produto p/ lavagem
AQUI AS MOTOS TEM QUE SE ESPELHAR, NÃO TEM MOTIVO DE FICAR SUJA MUITO TEMPO, VALEU PESSOAL PELA DICA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|