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Aquecimento Pneu VS Aderencia

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Mensagem por casal 50 Qui 08 Mar 2012, 17:56

Pessoal esta é uma e resposta que parece óbvia mas nem sempre o óbvio condiz com a verdadeira realidade das estrada.

Quem nunca aqueceu os pneus da moto fazendo um zin zag.

Será que é o correto?

Descobri após uma grande pesquisa que ainda paira muitas duvidas a respeito, os estradeiros dizem que zig zag é só para limpar o pneu e o aquecimento se da em reta ou rolagem normal.

E AI, QUAL A SUA OPNIÃO A RESPEITO?

Vamos lá pessoal participem, pesquisem, de a sua opinião garanto que no fim das contas as duvidas vão continuar...rs

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Mensagem por wla Qui 08 Mar 2012, 18:45

Sobre esse assunto a única preocupação que tinha até então era quando ia começar a andar com a moto, começar devagar... não abusar nas curvas e frenagens nos primeiros kms... mas a questão é muito interessante... vou pesquisar tb e retorno...


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Mensagem por ww0397 Qui 08 Mar 2012, 21:31

O que sei é que rodando o pneu aquece, não em pista molhada .
Aquece mais rápido se escorregar, tbm gasta mais rápido .
Em pneu de competição a diferença de aderência quando está frio e
depois de aquecido é brutal, tanto que quando bem frio, mais escorrega do que vira .
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Mensagem por Carlos Mello Qui 08 Mar 2012, 22:19

BEM PESSOAL, A PRINCIPIO OS NOSSOS PNEUS FORAM FABRICADOS PRA RODAR E COM O DECORRER DO TEMPO ELE IRA AQUECENDO (COMPOSIÇÃO DA BORRACHA), CABENDO AO PILOTO A PRUDENCIA DE SABER QUANDO, ONDE E COMO USAR, O QUE DIFERE DOS PNEUS DE COMPETIÇÕES.
É COMPREENSIVO A RESPOSTA DOS ESTRADEIROS JÁ QUE A BANDA DE RODAGEM QUE ELES MAIS USAM É A CENTRAL.
EU MESMO FAÇO A PERIPÉCIA DE FAZER ZIG-ZAG NOS INICIOS DE VIAGENS, ATÉ MESMO DURANTE A VIAGEM A DEPENDER COMO ESTEJA ANDANDO E CONDIÇÕES DAS PISTAS.
O MEU INTUITO DESTA PRATICA SE DÁ NÃO SÓ PELO AQUECIMENTO MAOS PRA AMENIZAR O DESGASTES MAIOR NA FAIXA CENTRAL, DEIXANDO ELE MAIS ARREDONDADO, PRINCIPALMENTE QUANDO A PISTA É DE UM ASFALTO CRESPO.
BEM A MINHA RESPOSTA SE RESUME EM:
-SE FOR PRA AQUECER, IRA AQUECER.
-SE FOR PRA LIMPAR, VAI SER LIMPO.
-SE FOR PRA ARREDONDAR O DESGASTE, SERÁ ARREDONDADO.
-SE FOR PRA QUALQUER OUTRO MOTIVO, SERÁ MOTIVADO.


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Mensagem por Fuchs Sex 09 Mar 2012, 00:07

faço o mesmo!! rsrs
principalmente para amenizar o efeito quadrado
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qua 04 Abr 2012, 20:59

é isto mesmo, como disse o Carlos: zig e zag ajuda a manter oZIG E s pneus por igual, o aquecimento já estará sendo feito a medida que se roda, quando a parte central esquenta tbm transfere para as laterais do pneu este aquecimento, o que se consegue com o ZIG E ZAG é agilizar este processo. Repare em seus próximos passeios, ao para com a motocilceta coloque a mão sobre a lateral do pneu, vai perceber que estará tão quente quanto o acertando o desgaste dos pneus, principalmente quando a estrada tiver longos trechos de reta e poucas curvas, estas quando em numeros grandes ajudam a manter o pneu redondo.
Atenção: muito cuidado com sua segurança e a de outros quando usar o ZIG ZAG e tbm tomar multas.
abraços
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Mensagem por henrique jr Qua 04 Abr 2012, 21:09

Conclusão o importante é deixar aquecer bem os pneus antes de abusar deles, abraço.
Duplo composto e cola no asfalto,kkkkkkkkkkkkk


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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qua 04 Abr 2012, 21:20

é isto, e vc faz muito bem o aquecimento.
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Mensagem por Argeu Qua 04 Abr 2012, 21:26

Creio eu que cada um de nós temos o nosso jeito de "fazer" as coisas. Eu por exemplo, não quero aqui dizer que estou certo, mas quando vou sair de moto, procuro aquecer "ela" de uma forma gradual, ou seja: não passo de 5.000 giros até ter andado 5 Kms + ou - , só daí é que eu pego pra valer! quanto aos pneus êle deve se aquecer conforme as condições de pista. Quanto em andar com as laterais (para se evitar o desgaste no centro) procuro compensar isso nas curvas, o Zig Zag é uma forma de se buscar uma temperatura ideal para o pneu, e com isso se conseguir uma melhor aderência mais rapidamente. Geralmente em competições é utilizada esta prática. Não faço zig-zag na pista, ainda mais com essa campanha "se beber, não pilote!" drunken
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qua 04 Abr 2012, 22:25

muito boa: se beber, não pilote!" :
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Mensagem por Convidad Seg 12 Nov 2012, 09:58

Aquecimento tem a ver com slip-angle, que tem a ver com curvas (em um resumo muito resumido). O certo é fazer sim o zigue-zague, vide carros de Formula 1 (o principio é o mesmo).
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Mensagem por griskko Seg 12 Nov 2012, 10:50

Buenas, vou dar minha opiniao.

Faco o mesmo que o Argeu no quesito motor... o motor é feito para trabalhar em uma temperatura X, frio ele nao tem dilatacao correta, nao tem queima perfeita e principalmente nao tem o oleo na viscosidade ideal para altas rotacoes... faco isto com a moto e com o carro, sempre fiz...

Com relacao a pneus, nunca fiz nada, mas visto alguma coisa que que ja estudei sobre pneus, só serve fazer aquecimento em pneus que tenham um composto desenvolvido para isto...

Pneus DOT ou de rua, tem composto MUITO mais duro que pneus de pista e eles aquecem normalmente na medida que se roda... e nem precisa muito e ainda mais interessante, nao mudam tanto assim o grip (experiencia em arrancada)... burnouts em pneus DOT para arrancada só serve para gastar o pneu e com o aquecimento aumentar a pressao interna diminuindo a area de contato com o solo...

Eu, na minha moto nao aqueco pneu, rodo sempre suave nos primeiros 10 a 15 km para que a moto aqueca como um todo no conjunto, motor, pneu, suspensao e etc... e depois disto ta pronta para "uso"...

Abrasss
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Mensagem por cariocaparaventi Sex 18 Jan 2013, 10:10

eu tambem nunca pratiquei o zig zag , e os pneus nao esquentavam muito , ai ontem instalei dois pneus para rodar em Pista , e os mesmo tem duplo composto , eh mas duro no centro e mais maleavel nas laterais . ontem mesmo depois de balancear e instalar , reparei que o mesmo tem uma aderencia muito grande com o solo, e com isso eu andei mais ou menos uns 4 km de boa sem puxar muito e pouquissimas curvas , e ao chegar em casa ja notei uma grande diferença em temperatura nos pneus , os mesmos chegarem bem quente em casa . PIRELLI RACING-DIABLO-CORSA II
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