Dicas rápidas para conservação da moto
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wla
Carlos Mello
DiogoFIP
OLNEI BARRETO DOS SANTOS
8 participantes
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Dicas rápidas para conservação da moto
Olá pessoal, achei interessante estas dicas que achei na net
- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o seu uso freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase todos seus componentes, como: pneus, tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.
- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira irão funcionar como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação.
- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua motocicleta em lava-rapido de veículos, normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a lavagem de motos. As maquinas de lavar de alta pressão tem jatos d’água muito forte, e danificam peças como colméia do radiador, contatos elétricos, etc.. O “Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.
- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo, pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da suspensão.
- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar vazamentos, o fluido de freio é corrosivo e “detona” todo local onde tem contato.
- Utilização de Chaveiros: Nunca utilize chaveiros e chaves diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda as partes onde tem contato, como da mesa da suspensão dianteira, e outras.
- Capa para Moto: O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja, pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente, alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito aquecidas como o escapamento, ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.
- Combustível e Tanque de Combustível: Alem de utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a sofrer um processo de oxidação.
- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens.
- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes, principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das pernas e das mochilas.
- Proteção Definitiva: Atualmente existem profissionais que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.
- Bauleto: O uso de bauletos é a opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto. Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.
OLNEI BARRETO DOS SANTOS- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 02/01/2012
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
Tudo bem irmão ? gostei das dicas !! Parabéns !! vai ajudar a tirar a dúvida de muitos Motociclistas !!
Boa sorte e tudo de bom
Boa sorte e tudo de bom
DiogoFIP- GSX 1000 R
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Data de inscrição : 06/01/2012
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
opa que legal OLNEI BARRETO DOS SANTOS, MUITO LEGAL MESMO.
Carlos Mello- Moderador
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
Boa dicas, sempre bom saber disso. Valeu!
rma- Moderador
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Data de inscrição : 27/01/2012
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
Ótimas dicas.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
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Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
Estamos aí amigos, estarei sempre postando coisas úteis e acompanhando as postagens dos companheiros.
OLNEI BARRETO DOS SANTOS- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 02/01/2012
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
obrigado Olnei pelo envio destas dicas, muito bem colocadas, tbm aproveito para realçar que aqui somos todos amigos e irmãos e a distância não nos impede de sentirmos isto, muito pelo contrário nos aproxima muito.
Abraço
Abraço
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
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Data de inscrição : 20/02/2012
Re: Dicas rápidas para conservação da moto
legal, boas dicas,, valeu
Daniel guarapari- Burgman AN 125
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Data de inscrição : 06/03/2012
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