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Dicas para a Manutenção da Corrente!!!

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Dicas para a Manutenção da Corrente!!! Empty Dicas para a Manutenção da Corrente!!!

Mensagem por nomed750 Dom 18 Mar 2012, 22:24

Achei interessante este conteudo e nada melhor que compartilhar com meus amigos aqui do forum.




Manutenção da Corrente de Motocicletas.

Fator decisivo na conservação do Conjunto de Transmissão Secundaria.

Itens que Compõe a Manutenção da Corrente:
Quando se fala em manutenção da corrente, instintivamente os motociclistas pensam em “lubrificar a corrente” ou “passar graxa na corrente”. Primeiramente é importante observar qual é uso que fazemos de nossa motocicleta, ou seja, em via de regra os motociclistas em geral utilizam suas motocicletas para trabalho ou lazer, e não em competições. Devemos também ter sempre em mente que o objetivo final é o de prolongar a vida útil do conjunto de transmissão secundário. Na realidade o assunto é muito mais complexo e exige que sejam observados todos os itens abaixo:

Qualidade e Modelo do Conjunto de Transmissão Secundário:
Antes de qualquer instrução sobre a manutenção da corrente, é preciso observar a qualidade do Conjunto de Transmissão, ou “Relação” como os motoqueiros chamam. Esse é o primeiro vértice da historia, pois ou compramos um conjunto de boa qualidade, onde iremos pagar mais, conseqüentemente a duração também será maior, ou compramos um conjunto mais “barato” que conseqüentemente ira durar menos, ou seja, o famoso custo / beneficio. Outro fator importante a ser observado é a troca do conjunto “original” por outro de relação diferente, pois muitos querem que a moto “ande” mais, mas não querem que a corrente se desgaste rapidamente, isso é uma utopia. Portanto qualidade e originalidade do sistema vão garantir com certeza que consigamos rodar muitos mais quilômetros.

Forma de Condução:
Sem duvida alguma esse é um dos itens mais importantes na conservação do conjunto de transmissão, como falamos antes levamos em conta que usamos a moto para trabalho ou lazer, e pilotamos de maneira correta e segura. Se por exemplo, sempre fazermos nossas arrancadas de maneira esportiva, é obvio que de nada adiantara todas as demais orientações. Sem falar também que todos os demais componentes como embreagem, freios, pneus, etc. terão sua vida útil reduzida.

Regulagem da tensão da corrente:
A regulagem da tensão da corrente, conhecido entre os motociclistas como “esticar a corrente”, é o primeiro fator a ser abordado para a conservação de todo o conjunto de transmissão secundaria (Pinhão, Corrente e Coroa). Deve-se sempre utilizar a folga própria de cada moto especificada pelo fabricante da motocicleta. Como todos sabem cada tipo de moto tem sua folga característica, como exemplo pode-se citar as motos “off-road” que tem a folga maior que as motos “esportivas”. Manter a corrente com sua folga devidamente controlada, alem de ser importante na conservação do conjunto de transmissão, é responsável também pela melhor eficiência na transferência da força motriz para a roda. A inspeção da tensão da folga da corrente deve ser feita com a maior freqüência possível, fabricantes e mecânicos falam em algo em torno de cada 250 a 350 km dependendo do tipo da motocicleta.

Alinhamento da Corrente:
Outro item muito importante é o alinhamento da corrente entre o pinhão e a coroa. O desalinhamento ocorre quando ao trocar o pneu traseiro ou regular a folga da corrente deixam-se medidas diferentes nos esticadores laterais de corrente. Quando a Coroa e o Pinhão não se encontram alinhados, ira ocorrer uma torção na corrente que conseqüentemente iniciara um processo de desgaste excessivo na corrente coroa e pinhão.

Exame individual de cada componente:
Há alguns anos atrás, não existia o habito de se trocar de uma vez todo o conjunto de transmissão, ou kit de relação. Era comum o mecânico examinar individualmente: pinhão, corrente e coroa e fazer a troca apenas de um deles, hoje se fala em trocar tudo de uma vez caso contrario a peça velha estraga a nova. Na realidade esse é um ponto de vista discutível. Imagine que você faz a troca de uma só vez de todos componentes, mas os componentes não têm a mesma qualidade entre si, então, por exemplo, o pinhão se desgasta mais que a corrente e a coroa. Nesse caso podemos trocar o pinhão (que é o mais barato) e conseguir uma quilometragem um pouco maior dos outros dois componentes. Portanto passe a criar o habito de examinar, e também pedir para seu mecânico examine, individualmente cada componente do conjunto de transmissão.

Limpeza da Corrente:
Este item é muito polemico, alguns motociclistas e mecânicos acreditam que a corrente não deve ser lavada. Na realidade a corrente deve ser lavada, e deve-se retirar todo o excesso de lubrificação anterior. Esse item é primordial, alguns mecânicos e engenheiros ressaltam que antes de lubrificar a corrente, toda “lubrificação suja” deve ser retirada. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acumulo de areia, pó e sedimentos que irão funcionar como “abrasivos” que provocam o desgaste por “usinagem” do conjunto. Portanto somente a lavagem pode contornar esse problema. A polemica é gerada principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxantes pesados tipo “Solupam” eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina pura que resseca os anéis de borracha das correntes mais modernas. Quem é partidário do pensamento contrario a lavagem, acreditam que produtos como o “querosene” ou “óleo diesel” também ressecam esse anéis de borracha, e “em tese” retiram toda a lubrificação deixando a corrente “ressecada”, esse problema pode ser contornado acrescentando-se sabão liquido ao “querosene” ou “óleo diesel”. Deve-se evitar lavar em água com alta pressão, pois a sujeira tende a penetrar entre o pino e o rolete da corrente provocando aumento do desgaste da mesma quando em uso. A freqüência de lavagem da corrente esta relacionada ao tipo de lubrificação e ao local de uso da motocicleta. Quanto mais “grudento” for o produto utilizado para a lubrificação e quanto mais “terra” a moto rodar maior deve ser freqüência de lavagem.

Lubrificação da Corrente:
Este é o item mais polemico do estudo, os motociclistas sempre querem saber especificamente qual marca de produto deve ser utilizada. Infelizmente uma resposta direta dessa forma não existe, acredito que nenhum mecânico, engenheiro, ou especialista, tenha um estudo técnico completo e detalhado do resultado da utilização de cada produto existe no mercado, que leve em conta a durabilidade do sistema de transmissão secundário para cada um desses produtos. Dessa forma optei por fazer citações do que acredito que se deve, e o que não se deve usar.
1) Partindo-se do principio que usamos nossas motos para trabalho ou lazer, podemos concluir que os produtos utilizados para competições, normalmente esses produtos só funcionam em altas temperaturas com exigência máxima dos materiais, portanto não serão os mais indicados para as motos “normais”, pois eles buscam privilegiar o desempenho e não a conservação do sistema de transmissão secundário.
2) Não se deve também utilizar o óleo “sujo” retirado do motor da motocicleta, primeiro porque o mesmo é “muito fino” (Sae 20) e segundo porque por ele estar usado, já perdeu toda sua viscosidade, não mantendo mais suas características lubrificantes, e também porque a mesmo encontra-se contaminado com resíduos sólidos.
3) Não se deve usar óleo em spray para lubrificação geral, que são vendidos em lojas de ferragens, esses óleos normalmente são “finos” e não são indicados para lubrificação de correntes.
4) Não se deve usar também a famosa graxa com grafite, pois a grafite alem de agir como abrasivo, ela ira se acumular entre a corrente e coroa ou pinhão e com o atrito ira formar “calos” na coroa e no pinhão, causando um desgaste irregular, desses componentes.
5) Não se deve também utilizar produtos que secam rapidamente e não mantenham suas características lubrificantes, pois com o passar do tempo eles se parecem mais com uma “cola” e o pó e a sujeira “grudam” fácil neles, por experiência, percebi que com o passar do tempo os mesmos ainda deixam os elos “travados” e os conjuntos da corrente com pouca flexibilidade.
6) Nenhum engenheiro mecânico aconselha também o uso de graxas em geral em correntes, seja qual for à qualidade da graxa, porque segundo esses especialistas elas são “grossas” e não penetram no interior dos elos da corrente. Tem se observado na pratica que os “moto-boys” por rodarem muito, e não conseguirem lubrificar com freqüência a corrente, acabam optando por lubrificar com graxa e assim conseguem um resultado melhor do que deixar o conjunto sem nenhuma lubrificação.
7) Na realidade o produto ideal é o óleo, nesse item é importante observar que os fabricantes de motocicletas em geral indicam o uso de óleo grosso (Sae 90) para a lubrificação de corrente de motocicletas.
Cool Algumas “graxas brancas” encontradas no mercado, segundo informam os fabricantes, são na realidade óleo hidrogenado, e após sua aplicação com o calor gerado pelo atrito do sistema de transmissão o óleo ira “derreter” e então cumprir adequadamente sua função de lubrificar.



Dicas importantes:

1) O que usar: Sempre que um motociclista recebe a confirmação que o produto adequado é o óleo, o mesmo imediatamente reclama que o óleo não para na corrente e por conseqüência tem que se lubrificar muitas vezes a corrente, não se tornando, portanto, muito pratico o uso de óleo na lubrificação da corrente. Minha sugestão, baseada na minha experiência pessoal que já faço a muitos anos, que não tem nenhuma confirmação técnica, mas já vi também muitos bons mecânicos aconselharem essa técnica, é acrescentar um pouco de graxa no óleo grosso (sae 90) deixando-o mais consistente.
2) Quando Lubrificar: Essa é uma das maiores duvidas encontrada pelos motociclistas em geral, em minhas pesquisas em sites, fóruns, etc. tenho visto muitos números, a maioria fala em algo em torno de 250 a 500 km, sendo que os fabricantes em geral recomendam a cada 400 km. Mas acredito que a kilometragem não deve ser o principal fator a se considerar, deve-se observar outros fatores como: Tipo de uso: só estrada, só cidade, etc. Clima dos últimos dias: Muito calor, muito frio, chuva, etc. O tipo de local utilizado: Asfalto, Terra, etc. E principalmente qual o produto que foi utilizado. Em viagens longas é sempre muito bom reforçar a lubrificação, mas lembrando que se a pista for de terra, e se não for possível lavar a corrente antes de lubrificar, é preferível então não lubrificá-la.
3) Aprendendo a “Ler” a corrente: O mais importante é aprender verificar a necessidade de lubrificação com um exame da corrente, que deve ser visual e pelo tato. Primeiramente no exame visual deve verificar se a corrente apresenta uma coloração de aspecto “úmido” e brilhante, não devendo estar sem brilho ou opaca. No exame de tato inicialmente deve-se sentir e confirmar se a corrente esta mesmo úmida, não devendo estar ressecada. A seguir deve-se colocar a mão no centro da área livre da corrente e verificar se a corrente movimenta-se livremente para cima e para baixo, não devendo estar “travada” ou com a movimentação pesada, ou seja, os conjuntos de elos e laterais devem movimentar-se normalmente, a seguir deve-se verificar se os elos estão girando facilmente nos seus eixos.
4) Como Lubrificar: Antes de qualquer coisa é muito importante ressaltar que a lubrificação da corrente deve ser feita de maneira planejada, acima de tudo deve-se prever um tempo de pelo menos quinze minutos para realizar essa tarefa, deve-se estar preparado com roupas adequadas, nunca se deve fazer sem planejamento e “correndo” pois esses serão os únicos fatores que irão conferir a lubrificação correta e adequada da corrente. Novamente cito minha experiência adquirida na lavagem, lembrando que corrente não deve estar muito suja, ou seja, com muito acumulo de lubrificação antiga, devendo estar razoavelmente limpa, caso contrario, a nova lubrificação não conseguira atingir a partes internas dos elos da corrente. O ideal é manter a mistura de Óleo e Graxa em uma lata com tampa, que quando aberta mantenha as bordas livres. Então se deve sentar ou deitar no chão, não tem jeito de fazer de outra forma, principalmente nas motos sem cavalete e com corrente escondida atrás do escape, lembrando que você vai aplicar na parte da corrente que fica abaixo do braço da balança traseira, a seguir com a ponta de uma escova de dente retire uma pequena quantidade da mistura, e espalhe levemente do lado superior corrente, da entrada do pinhão até as proximidades da coroa, após espalhar a mistura, comece a passar a escova com mais pressão, para todos os lados, acima e abaixo da corrente para que a mistura se espalhe da maneira homogenia em toda a área que se esta lubrificando. Para as motos que tem cavalete central basta girar pouco a pouco a roda traseira para que uma nova parte da corrente ainda não lubrificada apareça, e você repete todo o processo, normalmente repetem-se quatro ou cinco vezes até completar toda a corrente. Nas motos sem cavalete central (esportivas) a cada parte aplicada, deve-se levantar do chão, inclinar a moto sobre o corpo, girar a roda traseira e colocar no local adequado uma nova área da corrente a ser lubrificada. Nas motos custons, com corrente, ou motos muito pesadas, não tem jeito, deve-se a cada etapa andar com a moto para frente até que uma nova parte a ser lubrificada apareça.
5) Pouco, mas sempre: Os motociclistas fanáticos pela conservação da corrente acreditam que colocando um volume grande de óleo ou graxa na corrente ela já estará protegida. Muitos pegam a bisnaga de graxa e aplicam uma grande quantidade sobre a corrente de qualquer maneira sem espalhar e sem fazê-la penetrar nas partes internas da corrente. Esse procedimento, alem de não servir para conservar a corrente, ira fazer com que o excesso de lubrificação vá para a banda de rodagem do pneu, fazendo o motociclista correr o risco de levar um belo de um chão. Alem do mais vai sujar toda a roda, motor e quadro. Se quisermos realmente conservar a corrente temos que lubrificá-la com pouco lubrificante, de maneira adequada, com bastante freqüência.

Tomás André dos Santos - tasmotos
www.tasnaweb.com

Colaboraram tambem com esta matéria os amigos: Nicolau (Mecanico de motos de Sorocaba), Carlos Alberto (Engenheiro Mecanico formado na Fei) e Roberley (Motocilcista e professor de Portugues).
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Mensagem por rma Dom 18 Mar 2012, 22:36

Esse nomed tá que tá com as dicas heim. Parabéns por nos apresentar elas, e valeu, é sempre útil para todos nós!!!
Abraço.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 19 Mar 2012, 01:00

FORUM TAMBEM É CULTURA, VALEU NOMED750 BEM OPORTUNO E DE GRANDE VALIA, QUE CADA UM LEIA E PROCUREM PRATICAR O GRANDE APRENDIZADO, PRINCIPALMENTE AGORA SABENDO-SE O PORQUE.
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Mensagem por nomed750 Seg 19 Mar 2012, 23:46

Nada melhor que repasar boas informações aos irmão de moto.

No que puder "tamos ai!"

abraço
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Mensagem por Adilson Humanes Ter 20 Mar 2012, 08:08

Pelo artigo, parece que tão dizendo que o Chain Lube da Motul não é bom ??. Lavo minha corrente com querosene, aguá e sabão e aplico Chain Lube.
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Mensagem por Halfa Ter 20 Mar 2012, 20:55

Galera....

Esses ajustes e escolhas de produtos é igual,
como disse em outro tópico, comprar cueca....
A gente tem que regular e fazer ajustes em
nossas queridas máquinas de acordo com nosso
uso, seja diário, semanal ou sei lá o período que
cada um usa e como usa sua moto...
Eu, particularmente, de um bom tempo pra cá,
já uso escova de dentes pra espalhar o produto
de lubrificação de correntes em minha moto...
Concordo que em baixas rotações/temperaturas,
o grafite pode causar calos na coroa ou pinhão,
mas como uso 99% em viagens, ou seja, em altas
rotações, uso a graxa grafitada mesmo...
Não faz sujeira, permanece por mais tempo e
não junta tanto as sujeiras que costumam agregar
ao lubrificante, durante nossos passeios...

Vou ralatar pra vcs o último episódio em que lubrifiquei
minha corrente, nesse passeio de Prado:
Troquei pneu traseiro, alinhei a corrente pelos esticadores,
fui a um lavador, passei querosene com um pouco de
óleo diesel, pulverizei com pressão no pinhão...
Pronto, tudo limpinho... Chegando em casa peguei uma
bisnaga de graxa grafitada usada para homocinéticas e,
usando uma escova de dentes, passei nos elos que se
posicionam na parte inferior da balança, como dito no tópico,
passando também nas laterais da corrente, lubrificando assim
os o´rings... prontinho.... minha viagem totalizou 1600 km´s.
Na volta, conferi a corrente e ainda estava lubrificada...
Verifiquei ela ontem e ainda aguenta umas voltinhas na rua,
mas como vou lavar a moto essa semana, vou refazer o processo.

Acredito que essa satisfação minha pode se dar pelo fato da
graxa grafitada de homocinéticas ter de lubrificar mas não pode
arranhar as esferas das cabeças das homocinéticas...
acho que aí tá o segredo...sei lá...

Mas gostaria que os mecânicos de plantão comentassem a respeito...
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Mensagem por Carlos Mello Ter 20 Mar 2012, 20:55

EU LAVO A MINHA CORRENTE COM JATO DE AGUA,DEPOIS COM A AJUDA DE UM PINCEL LAVO COM OLEO DIESEL E DEPOIS SABÃO LIQUIDO MISTURADO COM DIESEL, POR FIM UM JATO DE AGUA PARA TIRAR O RESTO, FICA PARECENDO NOVO TANTO A COROA COMO A CORRENTE.
DEPOIS PASSO OLEO 90 E GRAXA BRANCA EM SPRAY OU BASTÃO, E GUARDO ELA.
BEM PESSOAL O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR ELA SECA.
INTERESSANTE HALFA VOU DÁ UMA OLHADA NESTA GRAXA A QUE VC SE REFERIU.
EU TAMBEM QUANDO VIAJO LEVO UMA BISNAGA E LUBRIFICO SEMPRE A CADA 300 OU ALGUNS KMS A MAIS, PROCURO SEMPRE DEIXAR LUBRIFICADA.
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Mensagem por E. Anjos Ter 20 Mar 2012, 21:22

nomed750, obrigado pela aula!
Já estava usando o óleo 90 e agora estou mais seguro com a escolha!!! alien
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Mensagem por Halfa Ter 20 Mar 2012, 23:11

Carlos Mello escreveu:EU LAVO A MINHA CORRENTE COM JATO DE AGUA,DEPOIS COM A AJUDA DE UM PINCEL LAVO COM OLEO DIESEL E DEPOIS SABÃO LIQUIDO MISTURADO COM DIESEL, POR FIM UM JATO DE AGUA PARA TIRAR O RESTO, FICA PARECENDO NOVO TANTO A COROA COMO A CORRENTE.
DEPOIS PASSO OLEO 90 E GRAXA BRANCA EM SPRAY OU BASTÃO, E GUARDO ELA.
BEM PESSOAL O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR ELA SECA.
INTERESSANTE HALFA VOU DÁ UMA OLHADA NESTA GRAXA A QUE VC SE REFERIU.
EU TAMBEM QUANDO VIAJO LEVO UMA BISNAGA E LUBRIFICO SEMPRE A CADA 300 OU ALGUNS KMS A MAIS, PROCURO SEMPRE DEIXAR LUBRIFICADA.

Pois é Ilustríssimo CARLÃO...pesquise aí...
Eu lubrifiquei um dia antes da viagem e mais nada...
Rendeu 1600Km e nada de sujeira na rodagem traseira...
Grande abraço parceiro...
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Mensagem por Adilson Humanes Ter 20 Mar 2012, 23:14

Alguém pode dar uma opinião sobre o Chain lube da Motul ????
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Mensagem por rma Qua 21 Mar 2012, 00:06

Adilson, meu pai tá passando o Motul Chain Lube (Do Spray preto) na F, começamos faz pouco tempo, mas aparentemente é bom....
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Mensagem por Franco Qua 21 Mar 2012, 00:24

Já usei o Chain Lube da Motul e achei excelente. O único problema é o preço... Mad

Aí o escorpião do bolso reclamou e descobri esse aqui:

Dicas para a Manutenção da Corrente!!! Molysil

15 pratas a lata, e rende muito. Chequei a ele através do forum da XT, a turma lá usa bastante, inclusive antes de ir prá terra.

Os mais antigos já devem ter ouvido falar em MOLYCOTE, é do mesmo fabricante.

Sua fórmula é uma variação da graxa grafitada, só que ao invés da grafite vai o bissulfeto de molibdênio, que, segundo dizem, tem um poder de lubrificação ainda maior.

Minhas relações são tratadas com isso há alguns anos, sempre lavando antes com o método do Carlão, e tenho conseguido uma durabilidade bem bacana, além de não precisar regular.

Fica aí a dica!
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Mensagem por Carlos Mello Qua 21 Mar 2012, 01:25

VALEU FRANCO PELA DICA, REALMENTE ESTE COMPOSTO DE BISSULFETO DE MOLIBIDENIO REALMENTE É MUITO BOM E OLHA QUE ELE ADERE BEM A PARTE METALICA, TAI PESSOAL UM PRODUTO PELA SUA COMPOSIÇÃO TENHO CERTEZA QUE É O MELHOR DO MERCADO.
VOUU VER SE ACHO POR AQUI, QUE COMCERTEZA VAI SE MUITO DIFICEL
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Mensagem por Adilson Humanes Qua 21 Mar 2012, 08:29

Vou procurar esse,valeu a dica. Quanto ao Chain Lube, também acho um bom produto, é caro na aquisição, mas dura muito para mim que ando relativamente pouco. um abraço a todos.
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Mensagem por Halfa Qua 21 Mar 2012, 11:54

Ops...........

Tamo junto ou num tamo?..........rs...rs...rs.....

http://www.lumobras.com.br/aplicacoes/corrente/graxa-penetrante/graxa-molysil-moto-spray.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221621239-dh-lumobras-molysil-moto-spray-graxa-liquida-_JM

http://www.dhshopping.com.br/produto-18-d.h._lumobras_molysil_moto_spray_graxa_liquida

http://www.aparafusolandia.com.br/265312-produto-graxa-spray-molysil-moto-300ml

Todos entre 15 e 20 cru-cru......

Abraço galera....
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Mensagem por Franco Qua 21 Mar 2012, 11:57

Halfa, você é O CARA! cheers

Foi mais rápido que eu.... Laughing

Valeu, meu amigo!


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Mensagem por Halfa Qua 21 Mar 2012, 11:58

MEU NOME....

É ENÉÉÉÉÉIAS.........



Lembra disso?!....
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Mensagem por rma Qua 21 Mar 2012, 12:00

E meu número é 56!!!! Tô certo? KKKKKKK
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Mensagem por Halfa Qua 21 Mar 2012, 12:13

rma escreveu:E meu número é 56!!!! Tô certo? KKKKKKK


Capaz que era mesmo..........
Enéas Carneiro...................
Poço de inteligência viu.......

Abraço ....
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Mensagem por Argeu Qua 21 Mar 2012, 15:25

Realmente é por aqui que se aprende a cada dia mais praticamente TUDO de como cuidar, reparar, limpar, e rodar com tranquilidade com nossas queridas "namoradas" sem que elas se zanguem por falta de cuidados... Gostei! Parabéns a todos que colaboram com informações importantes. Smile
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Mensagem por Halfa Qua 21 Mar 2012, 16:56

Beijo do Gôrdo......

Uôu.........

rs...rs...
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qui 22 Mar 2012, 19:22

Halfa legal, ótimo e vai ganhar mais um bolinho rsrsrsrssssssssssss
abraço
Paulo
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Qui 22 Mar 2012, 19:32

Adilson realmente o motul é bom, mas mesmo assim a limpeza total é fundamental para a conservação da corrente, e realmente Franco o preço é salgado, boa sua dica.
Nomed 750 valeu pela informação passada, independente do lubrificante os cuidados são fundamentais.
abraço
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Mensagem por Halfa Qui 22 Mar 2012, 20:02

Paulo R. Andreolli escreveu:Halfa legal, ótimo e vai ganhar mais um bolinho rsrsrsrssssssssssss
abraço
Paulo

PAULO,

Essa história de bolinho tá me deixando dividido...
Um HALFA tá doido pra curtir essa iguaria, ainda mais junto aos amigos...
Outro HALFA, que eliminou 10 Kg há pouco tempo, tá me chutando a canela
e dizendo: "Vai que eu faço seu estômago pegar fogo, mané..."rs...rs...rs...

Sei não, acho que vou comprar um omeprazol e encarar a briga....rs...rs...rs...

Abraço parceiro...
Halfa
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Mensagem por Humberto Martins Qui 22 Mar 2012, 21:43

Minha corrente começou a "estralar", já regulei esticado, folgado, e não para.... O mecânico disse que talvez tenha de trocá-la. Mas o conjunto aparentemente está novo. Ele alega que limpezas maus feita podem ter estragado os retentores.
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