Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
5 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
“Professor, professor… Se eu soubesse que frear era desse jeito, não me acidentaria com o caminhão…” Essas foram as palavras de um aluno, que participou de um curso de pilotagem defensiva, depois de um intenso treino de frenagem. Percebi aí o quanto as trocas de experiências são importantes. Ele é motoboy e participava de um curso obrigatório exigido pela empresa que trabalhava.
Para entender a prática de uma frenagem emergencial eficiente devemos nos lembrar que NÃO SÃO OS FREIOS QUE FAZEM PARAR A MOTO, MAS SIM A ADERÊNCIA DA BORRACHA DO PNEU AO SOLO! Freios param as rodas, isso não significa que parou a moto. Independentemente de frear com o manete dianteiro ou com o pedal traseiro (no caso das scooters frear com a mão esquerda ou com a mão direita), há transferência de pesos. Esse deslocamento de massas pressiona a roda dianteira. Por isso a facilidade de derrapagem quando utiliza o freio traseiro de modo abrupto, pois o peso do piloto, da moto, do combustível no tanque e do garupa é deslocado para frente e deixa a traseira da moto mais leve. Portanto, o freio dianteiro é o mais importante para parar a moto (veja neste site o post Conheça as três fases de uma frenagem).
Vejamos algumas técnicas.
Preparado para frear. Dois ou quatro dedos no manete?
Já precisou frear e a moto continuou a acelerar?
Veja esta situação: você está acelerando e ao mesmo tempo está com aqueles dois dedos no manete dianteiro prontos para usar a qualquer situação de perigo. De repente o perigo aparece a sua frente. E agora? Devido à urgência desse momento, seus dedos forçaram o manete. Duas situações podem ocorrer:
1- Ao frear não houve tempo de desacelerar;
2- A força utilizada ao frear não foi suficiente, pois, dependendo do modelo de sua moto, os outros dedos que seguram o acelerador ficaram pressionados no manete. Dessa forma será obrigado a amenizar a pressão do manete de freio.
Resolva isso das seguintes formas:
1- Feche a mão direita na manopla do acelerador. Não deixe os dois dedos no manete de freio;
2- No momento que precisar usar o freio dianteiro, em uma frenagem emergencial, lance os quatro dedos para o manete de freio. Você perceberá que será automática a desaceleração, pois seus quatro dedos “empurram” a mão desacelerando a moto;
3- Os quatro dedos no manete dão mais força na frenagem, ao invés dos dois dedos. Desta forma, não há a necessidade de utilizar, com brutalidade, o pedal do freio traseiro, evitando, assim, que a moto derrape;
4- A sensibilidade dos quatro dedos ajudará também a amainar a força no manete se a moto derrapar de frente, pois você aliviará sua força e logo em seguida dará força novamente para conseguir uma frenagem mais eficiente.
Importante ressaltar que não é errado usar dois dedos para frear. O que é errado (e perigoso) é frear e ao mesmo tempo acelerar. Isso, claro, no contexto defensivo e não esportivo. Muitos usam dois dedos e não é por isso que erram nas frenagens. Porém, para uma situação que precise de força no freio dianteiro e desaceleração, sem dúvida, usar quatro dedos é a melhor forma de frenagem defensiva.
Observações
- Estas análises não estão incluídas motos com freios com sistema anti-bloqueio (ABS);
- Usar o freio dianteiro com brutalidade em curvas ou em manobras em baixa velocidade poderá causar quedas, porquê a transferência de massas não faz curvas junto com a moto. Por inércia, o peso se desloca para frente e não para os lados. Dessa forma há o desequilíbrio da moto ou a derrapagem dianteira, dependendo da velocidade.
É bom lembrar que usar os dois freios sempre será mais eficiente do que um só para parar a moto. Por essas razões digo que técnicas de frenagem precisam de muito treinamento e conhecimento da moto, pois usar de sensibilidade no manete ou no pedal é a diferença entre uma queda ou não.
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico, ou faça seu comentário abaixo
Fonte: Fonte: Texto e fotos: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training
Para entender a prática de uma frenagem emergencial eficiente devemos nos lembrar que NÃO SÃO OS FREIOS QUE FAZEM PARAR A MOTO, MAS SIM A ADERÊNCIA DA BORRACHA DO PNEU AO SOLO! Freios param as rodas, isso não significa que parou a moto. Independentemente de frear com o manete dianteiro ou com o pedal traseiro (no caso das scooters frear com a mão esquerda ou com a mão direita), há transferência de pesos. Esse deslocamento de massas pressiona a roda dianteira. Por isso a facilidade de derrapagem quando utiliza o freio traseiro de modo abrupto, pois o peso do piloto, da moto, do combustível no tanque e do garupa é deslocado para frente e deixa a traseira da moto mais leve. Portanto, o freio dianteiro é o mais importante para parar a moto (veja neste site o post Conheça as três fases de uma frenagem).
Vejamos algumas técnicas.
Preparado para frear. Dois ou quatro dedos no manete?
Já precisou frear e a moto continuou a acelerar?
Veja esta situação: você está acelerando e ao mesmo tempo está com aqueles dois dedos no manete dianteiro prontos para usar a qualquer situação de perigo. De repente o perigo aparece a sua frente. E agora? Devido à urgência desse momento, seus dedos forçaram o manete. Duas situações podem ocorrer:
1- Ao frear não houve tempo de desacelerar;
2- A força utilizada ao frear não foi suficiente, pois, dependendo do modelo de sua moto, os outros dedos que seguram o acelerador ficaram pressionados no manete. Dessa forma será obrigado a amenizar a pressão do manete de freio.
Resolva isso das seguintes formas:
1- Feche a mão direita na manopla do acelerador. Não deixe os dois dedos no manete de freio;
2- No momento que precisar usar o freio dianteiro, em uma frenagem emergencial, lance os quatro dedos para o manete de freio. Você perceberá que será automática a desaceleração, pois seus quatro dedos “empurram” a mão desacelerando a moto;
3- Os quatro dedos no manete dão mais força na frenagem, ao invés dos dois dedos. Desta forma, não há a necessidade de utilizar, com brutalidade, o pedal do freio traseiro, evitando, assim, que a moto derrape;
4- A sensibilidade dos quatro dedos ajudará também a amainar a força no manete se a moto derrapar de frente, pois você aliviará sua força e logo em seguida dará força novamente para conseguir uma frenagem mais eficiente.
Importante ressaltar que não é errado usar dois dedos para frear. O que é errado (e perigoso) é frear e ao mesmo tempo acelerar. Isso, claro, no contexto defensivo e não esportivo. Muitos usam dois dedos e não é por isso que erram nas frenagens. Porém, para uma situação que precise de força no freio dianteiro e desaceleração, sem dúvida, usar quatro dedos é a melhor forma de frenagem defensiva.
Observações
- Estas análises não estão incluídas motos com freios com sistema anti-bloqueio (ABS);
- Usar o freio dianteiro com brutalidade em curvas ou em manobras em baixa velocidade poderá causar quedas, porquê a transferência de massas não faz curvas junto com a moto. Por inércia, o peso se desloca para frente e não para os lados. Dessa forma há o desequilíbrio da moto ou a derrapagem dianteira, dependendo da velocidade.
É bom lembrar que usar os dois freios sempre será mais eficiente do que um só para parar a moto. Por essas razões digo que técnicas de frenagem precisam de muito treinamento e conhecimento da moto, pois usar de sensibilidade no manete ou no pedal é a diferença entre uma queda ou não.
Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico, ou faça seu comentário abaixo
Fonte: Fonte: Texto e fotos: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training
Spyder- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1400
Idade : 42
Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
Muito bom o texto spyder.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
OPA COMANDANTE SPYDER BEM INTERESSANTE E ESCLARECEDOR ESTA MATERIA, VALEU MESMO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
esse texto tem bastante informação util e mesmo assim é apenas o "basico"
quem tiver interesse, tem muito material sobre frenagens pela internet!
é mto bom saber como e qdo usar cada freio, ou q situação exige q tipo de frenagem. tem até situações onde acionamos o freio traseiro sem soltar o acelerador.
quem tiver interesse, tem muito material sobre frenagens pela internet!
é mto bom saber como e qdo usar cada freio, ou q situação exige q tipo de frenagem. tem até situações onde acionamos o freio traseiro sem soltar o acelerador.
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro
Prezado Spyder:
Eu já caí uma vez justamente porque usei os 4 dedos na manete. Na hora do susto não consegui ter controle sobre a força empregada e o resultado foi o travamento da roda dianteira e quando eu levantei no asfalto estava uns 3 metros na frente da moto, rsrsrsrsrs...depois disso fiz várias simulações e vi que com apenas 2 dedos eu posso apertar do jeito que for que não chega a travar, além é, claro, de treinar usar o traseiro junto! Bom, não sou um expert, mas não recomendo aos iniciantes usarem os 4 dedos, porque comigo na hora do susto foi chão garantido! Parar, parou, mas no chão, hehehehehe!
Eu já caí uma vez justamente porque usei os 4 dedos na manete. Na hora do susto não consegui ter controle sobre a força empregada e o resultado foi o travamento da roda dianteira e quando eu levantei no asfalto estava uns 3 metros na frente da moto, rsrsrsrsrs...depois disso fiz várias simulações e vi que com apenas 2 dedos eu posso apertar do jeito que for que não chega a travar, além é, claro, de treinar usar o traseiro junto! Bom, não sou um expert, mas não recomendo aos iniciantes usarem os 4 dedos, porque comigo na hora do susto foi chão garantido! Parar, parou, mas no chão, hehehehehe!
alexandre.ataide- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|