GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

5 participantes

Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por Spyder Sáb 07 Abr 2012, 15:52

“Professor, professor… Se eu soubesse que frear era desse jeito, não me acidentaria com o caminhão…” Essas foram as palavras de um aluno, que participou de um curso de pilotagem defensiva, depois de um intenso treino de frenagem. Percebi aí o quanto as trocas de experiências são importantes. Ele é motoboy e participava de um curso obrigatório exigido pela empresa que trabalhava.

Para entender a prática de uma frenagem emergencial eficiente devemos nos lembrar que NÃO SÃO OS FREIOS QUE FAZEM PARAR A MOTO, MAS SIM A ADERÊNCIA DA BORRACHA DO PNEU AO SOLO! Freios param as rodas, isso não significa que parou a moto. Independentemente de frear com o manete dianteiro ou com o pedal traseiro (no caso das scooters frear com a mão esquerda ou com a mão direita), há transferência de pesos. Esse deslocamento de massas pressiona a roda dianteira. Por isso a facilidade de derrapagem quando utiliza o freio traseiro de modo abrupto, pois o peso do piloto, da moto, do combustível no tanque e do garupa é deslocado para frente e deixa a traseira da moto mais leve. Portanto, o freio dianteiro é o mais importante para parar a moto (veja neste site o post Conheça as três fases de uma frenagem).

Vejamos algumas técnicas.

Preparado para frear. Dois ou quatro dedos no manete?

Já precisou frear e a moto continuou a acelerar?

Veja esta situação: você está acelerando e ao mesmo tempo está com aqueles dois dedos no manete dianteiro prontos para usar a qualquer situação de perigo. De repente o perigo aparece a sua frente. E agora? Devido à urgência desse momento, seus dedos forçaram o manete. Duas situações podem ocorrer:

1- Ao frear não houve tempo de desacelerar;

2- A força utilizada ao frear não foi suficiente, pois, dependendo do modelo de sua moto, os outros dedos que seguram o acelerador ficaram pressionados no manete. Dessa forma será obrigado a amenizar a pressão do manete de freio.

Resolva isso das seguintes formas:

1- Feche a mão direita na manopla do acelerador. Não deixe os dois dedos no manete de freio;

2- No momento que precisar usar o freio dianteiro, em uma frenagem emergencial, lance os quatro dedos para o manete de freio. Você perceberá que será automática a desaceleração, pois seus quatro dedos “empurram” a mão desacelerando a moto;

3- Os quatro dedos no manete dão mais força na frenagem, ao invés dos dois dedos. Desta forma, não há a necessidade de utilizar, com brutalidade, o pedal do freio traseiro, evitando, assim, que a moto derrape;

4- A sensibilidade dos quatro dedos ajudará também a amainar a força no manete se a moto derrapar de frente, pois você aliviará sua força e logo em seguida dará força novamente para conseguir uma frenagem mais eficiente.

Importante ressaltar que não é errado usar dois dedos para frear. O que é errado (e perigoso) é frear e ao mesmo tempo acelerar. Isso, claro, no contexto defensivo e não esportivo. Muitos usam dois dedos e não é por isso que erram nas frenagens. Porém, para uma situação que precise de força no freio dianteiro e desaceleração, sem dúvida, usar quatro dedos é a melhor forma de frenagem defensiva.

Observações

- Estas análises não estão incluídas motos com freios com sistema anti-bloqueio (ABS);

- Usar o freio dianteiro com brutalidade em curvas ou em manobras em baixa velocidade poderá causar quedas, porquê a transferência de massas não faz curvas junto com a moto. Por inércia, o peso se desloca para frente e não para os lados. Dessa forma há o desequilíbrio da moto ou a derrapagem dianteira, dependendo da velocidade.

É bom lembrar que usar os dois freios sempre será mais eficiente do que um só para parar a moto. Por essas razões digo que técnicas de frenagem precisam de muito treinamento e conhecimento da moto, pois usar de sensibilidade no manete ou no pedal é a diferença entre uma queda ou não.

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico, ou faça seu comentário abaixo

Fonte: Fonte: Texto e fotos: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro e diretor operacional da Carlos Amaral Motorcycle Training
Spyder
Spyder
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1400
Idade : 42
Data de inscrição : 28/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por nomed750 Sáb 07 Abr 2012, 19:19

Muito bom o texto spyder.
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por Carlos Mello Sáb 07 Abr 2012, 22:15

OPA COMANDANTE SPYDER BEM INTERESSANTE E ESCLARECEDOR ESTA MATERIA, VALEU MESMO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por Fuchs Ter 10 Abr 2012, 14:32

esse texto tem bastante informação util e mesmo assim é apenas o "basico"

quem tiver interesse, tem muito material sobre frenagens pela internet!
é mto bom saber como e qdo usar cada freio, ou q situação exige q tipo de frenagem. tem até situações onde acionamos o freio traseiro sem soltar o acelerador.
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por alexandre.ataide Sáb 26 maio 2012, 23:31

Prezado Spyder:

Eu já caí uma vez justamente porque usei os 4 dedos na manete. Na hora do susto não consegui ter controle sobre a força empregada e o resultado foi o travamento da roda dianteira e quando eu levantei no asfalto estava uns 3 metros na frente da moto, rsrsrsrsrs...depois disso fiz várias simulações e vi que com apenas 2 dedos eu posso apertar do jeito que for que não chega a travar, além é, claro, de treinar usar o traseiro junto! Bom, não sou um expert, mas não recomendo aos iniciantes usarem os 4 dedos, porque comigo na hora do susto foi chão garantido! Parar, parou, mas no chão, hehehehehe!
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro Empty Re: Técnicas de utilização defensiva do freio dianteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos