GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

+6
Halfa
kivim
Paulo R. Andreolli
Franco
Carlos Mello
casal 50
10 participantes

Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por casal 50 Seg 23 Abr 2012, 08:51

Amigos estive em Piracicaba no curso Motors Compny do Lendro Mello e tive o prazer de conhecer seu pai, Edilberto de Oliveira Mello, Coronel da PM criador da ROCAM em Sampa, bom umas das coisas que me chamou atenção foi:

No segundo dia do curso o pessoal vem com suas motos um de cada vez do inicio da reta acelerando tudo, 1ª, 2ª e 3ª de repente no meio da reta simplesmente alicata os freios a moto sai gritando pneu para todo lado, e é medido a distancia que se levou para a moto parar completamente nesta hora e passado toda orientação para uma frenagem mais precisa, principalmente em um momento de emergencia encurtando concideravelmente a distancia da frenagem.

Já vou avisando não é ir freiando aos poucos para dosar a parada, mas sim alicatar mesmo os dois dianteiro e trazeiro.

Conclusão não basta só acelerar mas tem que saber freiar, principalmente na hora de uma emergencia, já passei varios apuros mas aprendi que um dos maiores causadores de acidentes são a indecisão de como e quando freiar e acelerar.

Pesso desculpas ao pessoal deste tópico pois este não é bem o tema a ser discutido aqui.

Moderadores sintan-se a vontade para excluir ou redirecionar este comentario se assim acharem conveniente.

Casal 50 - Valmir e Carmen


casal 50
casal 50
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1418
Idade : 63
Data de inscrição : 17/02/2012

https://newcracksoft.com/lumion-pro-crack/

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Carlos Mello Seg 23 Abr 2012, 21:52

OPA PESSOAL CRIEI ESTE TÓPICO CONFORME O ASSUNTO, MUITO OBRIGADO CASAL 50
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Franco Seg 23 Abr 2012, 23:11

Tópico bem oportuno.

Saber frear corretamente na hora do "vamos ver" pode salvar nossa pele, literalmente.

Segue um trecho retirado do site dos "Águias do Asfalto", explicando o básico para uma freada segura:

"FREADA: frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas!
O freio que pára a moto é o dianteiro!"




Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Paulo R. Andreolli Seg 23 Abr 2012, 23:32

indecisão de como e quando freiar e acelerar

O freio que pára a moto é o dianteiro!
BOAS AS DICAS.
PARA REFLETIR:
Mas o freio mais importante é a sua capacidade de decidir, seja prudente o maior tempo possível, em casos extremos use a DECISÃO DE QUANDO FREIAR E ACELERAR, LEMBRE-SE O FREIO QUE PARA A MOTO ANTES DE QUALQUER SITUAÇÃO É VC.
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por kivim Ter 24 Abr 2012, 00:00


PERFEITO!

Very Happy
kivim
kivim
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 858
Idade : 47
Data de inscrição : 02/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Halfa Ter 24 Abr 2012, 02:25

Isso mesmo galera.........
A decisão certa e rápida e tudo nessas horas...
Eu sou do tipo que, qdo viajando sozinho, sem
peso na garupa para estabilizar a moto, sempre
desacelero antes das curvas e se necessário,
entro acionando suavemente o freio traseiro e
acelerando ao mesmo tempo para evitar aquelas
trepidações indesejáveis de traseira qdo
estamos no centro gravitacional da curva...
naquele momento em que achou o ângulo certo,
às vezes a traseira entra leve e trepidando...
é nesse momento que ajuda assa pinçada de leve
no freio traseiro.... a suspensão traseira dá uma leve
abaixada e conserta tudo...
mas cutucar o freio BEM DE LEVE heim....rs...

Abraço a todos.
Halfa
Halfa
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1021
Idade : 49
Data de inscrição : 14/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Odenir Ter 24 Abr 2012, 11:01

Ótimo tópico, realmente quando se entrar em uma curvas tem que ter muita cautela.
Odenir
Odenir
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 940
Idade : 43
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Franco Ter 24 Abr 2012, 11:22

Halfa escreveu:
...é nesse momento que ajuda assa pinçada de leve
no freio traseiro.... a suspensão traseira dá uma leve
abaixada e conserta tudo...
mas cutucar o freio BEM DE LEVE heim....rs...

É isso aí Halfa, bem de leve.
Realmente na maior parte das motos, o freio traseiro tem mais a função de estabilizar mesmo, enquanto os dianteiros seguram a onda. Nas customs é que é um pouquinho diferente, em virtude do entre-eixos maior e da própria distribuição de peso, usa-se um pouco mais o freio traseiro, talvez na proporção 60/40.

Achei interessante este texto, de fato quando a gente anda de moto acaba trazendo junto alguns vícios lááá da infância, com as bicicletas...
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Marlon gs Ter 24 Abr 2012, 12:31

Caramba pior que temos (tenho) esse vicios mesmo...
No passeio de Aguas na descida do morro do pelado minha moto abaixou beeem o freio traseiro de "segurar" ele.
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Odenir Ter 24 Abr 2012, 15:05

Marlon gs escreveu:Caramba pior que temos (tenho) esse vicios mesmo...
No passeio de Aguas na descida do morro do pelado minha moto abaixou beeem o freio traseiro de "segurar" ele.

Na minha acontece isto geralmente no transito pesado, mas acho que é só dar uma regulada no pedal de freio colocar um pouco mais para baixo assim a ponta do pé não fica freando.
Odenir
Odenir
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 940
Idade : 43
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por casal 50 Ter 24 Abr 2012, 15:31

Halfa escreveu:Isso mesmo galera.........
A decisão certa e rápida e tudo nessas horas...
Eu sou do tipo que, qdo viajando sozinho, sem
peso na garupa para estabilizar a moto...

Halfa e amigos não é a toa que meu nik e Casal 50 sempre ando de moto com a minha esposa e conheço muitos amigos que não conseguem andar com garupa pois acham que desastibiliza a moto etc. Acredito que a unica diferença no meu caso é que assim que compro a moto peço para regular a altura e a suspenção dianteira e trazeira, a moto bem regulada e com o peso extra na trazeira ajuda a estabilizar tanto na curva como na tração conheço muitos pilotos que compraram a moto e nunca se preocuparam com este quisito tão importante.
Principalmente nas curvas como a suspenção original é muito mole é natural e perigoso, pois a moto tende a espalhar, por mais que você deite a moto não adianta ela espalha, não quer dizer que sei de tudo mas acho que serviu pra mim e foi a dica de hum amigo que me salvou a vida.
casal 50
casal 50
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1418
Idade : 63
Data de inscrição : 17/02/2012

https://newcracksoft.com/lumion-pro-crack/

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Paulo R. Andreolli Ter 24 Abr 2012, 16:08

Gandão muito bem observado, em meu primeiro passeio minha F estava com a regulagem para um só e fui com garupa, já viram, quando voltei fiz a regulagem para dois e calibrei os pneus para pilotagem a dois, mudou muito, da água para o vinho, quanto aos freios uso sempre os dois mais pressão na dianteira e menos na trazeira, isto já me ajudou evitar uma multa em um de nossos passeios sem ter nenhum problema, reduzir de 160km para 110km bruscamente na anhanguera.
muito bom os cometários
pessoal só para ilustrar andava de custon antes e posso dizer usar só o freio trazeiro ela travava e era chão na certa, tinha que usar progressivamente os dois.
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Halfa Ter 24 Abr 2012, 16:12

Isso aí CASAL50....
Eu peguei o Manual da minha moto e descobri as 3
regulagens que se pode fazer na traseira e regulei a dianteira tbm
Fui a Prado, 1650KM´s ao todo, pesadão e não foi desconfortável.
Qdo tiverem um tempo leiam sobre essas regulagens...
É muito importante saber sobre elas...É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR PQAAAE5jpUerHzHQ3n_lDgoj1fNfMDxIsK0UEFF9ncyJQE4GKufGq3QGFwESNxYhC3WLkp_jGhXpik3Ab6pJCt4La7QAm1T1UPJ0LEQkgFRDn7jA_U-exBq3xcrw
Halfa
Halfa
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1021
Idade : 49
Data de inscrição : 14/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Paulo R. Andreolli Ter 24 Abr 2012, 22:37

pessoal vejam este video: avançar um pouco o video para ver um treinamento em pista de como usar os freios.
https://www.youtube.com/watch?v=xCIT3s14BRU&feature=related
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por wla Ter 24 Abr 2012, 22:41

É isso irmãos.. acelerar é fácil ne... principamente nas retonas... mas e lá na tomada de curva... ou numa situação de emergência... achei bem oportuno o tópico... coments e vídeo... até fico pensando que é algo que devemos praticar... frenagens de emergência... prá estar sempre preparados e na hora do susto agir da melhor forma possível.
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por rma Ter 24 Abr 2012, 23:08

Ajudando a visualização do vídeo:

rma
rma
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Marlon gs Ter 24 Abr 2012, 23:30

Isso mesmo rma, com essa lei nova ate vc tirar a carta de moto tem muito tempo pra vc treinar.....kkkkkkk
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por rma Ter 24 Abr 2012, 23:35

Marlon, essa não lei vai acontecer até eu tirar a carta.... rs
rma
rma
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR Empty Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos