É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
+6
Halfa
kivim
Paulo R. Andreolli
Franco
Carlos Mello
casal 50
10 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Amigos estive em Piracicaba no curso Motors Compny do Lendro Mello e tive o prazer de conhecer seu pai, Edilberto de Oliveira Mello, Coronel da PM criador da ROCAM em Sampa, bom umas das coisas que me chamou atenção foi:
No segundo dia do curso o pessoal vem com suas motos um de cada vez do inicio da reta acelerando tudo, 1ª, 2ª e 3ª de repente no meio da reta simplesmente alicata os freios a moto sai gritando pneu para todo lado, e é medido a distancia que se levou para a moto parar completamente nesta hora e passado toda orientação para uma frenagem mais precisa, principalmente em um momento de emergencia encurtando concideravelmente a distancia da frenagem.
Já vou avisando não é ir freiando aos poucos para dosar a parada, mas sim alicatar mesmo os dois dianteiro e trazeiro.
Conclusão não basta só acelerar mas tem que saber freiar, principalmente na hora de uma emergencia, já passei varios apuros mas aprendi que um dos maiores causadores de acidentes são a indecisão de como e quando freiar e acelerar.
Pesso desculpas ao pessoal deste tópico pois este não é bem o tema a ser discutido aqui.
Moderadores sintan-se a vontade para excluir ou redirecionar este comentario se assim acharem conveniente.
Casal 50 - Valmir e Carmen
No segundo dia do curso o pessoal vem com suas motos um de cada vez do inicio da reta acelerando tudo, 1ª, 2ª e 3ª de repente no meio da reta simplesmente alicata os freios a moto sai gritando pneu para todo lado, e é medido a distancia que se levou para a moto parar completamente nesta hora e passado toda orientação para uma frenagem mais precisa, principalmente em um momento de emergencia encurtando concideravelmente a distancia da frenagem.
Já vou avisando não é ir freiando aos poucos para dosar a parada, mas sim alicatar mesmo os dois dianteiro e trazeiro.
Conclusão não basta só acelerar mas tem que saber freiar, principalmente na hora de uma emergencia, já passei varios apuros mas aprendi que um dos maiores causadores de acidentes são a indecisão de como e quando freiar e acelerar.
Pesso desculpas ao pessoal deste tópico pois este não é bem o tema a ser discutido aqui.
Moderadores sintan-se a vontade para excluir ou redirecionar este comentario se assim acharem conveniente.
Casal 50 - Valmir e Carmen
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
OPA PESSOAL CRIEI ESTE TÓPICO CONFORME O ASSUNTO, MUITO OBRIGADO CASAL 50
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Tópico bem oportuno.
Saber frear corretamente na hora do "vamos ver" pode salvar nossa pele, literalmente.
Segue um trecho retirado do site dos "Águias do Asfalto", explicando o básico para uma freada segura:
"FREADA: frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas!
O freio que pára a moto é o dianteiro!"
Saber frear corretamente na hora do "vamos ver" pode salvar nossa pele, literalmente.
Segue um trecho retirado do site dos "Águias do Asfalto", explicando o básico para uma freada segura:
"FREADA: frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas!
O freio que pára a moto é o dianteiro!"
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
indecisão de como e quando freiar e acelerar
O freio que pára a moto é o dianteiro!
BOAS AS DICAS.
PARA REFLETIR:
Mas o freio mais importante é a sua capacidade de decidir, seja prudente o maior tempo possível, em casos extremos use a DECISÃO DE QUANDO FREIAR E ACELERAR, LEMBRE-SE O FREIO QUE PARA A MOTO ANTES DE QUALQUER SITUAÇÃO É VC.
O freio que pára a moto é o dianteiro!
BOAS AS DICAS.
PARA REFLETIR:
Mas o freio mais importante é a sua capacidade de decidir, seja prudente o maior tempo possível, em casos extremos use a DECISÃO DE QUANDO FREIAR E ACELERAR, LEMBRE-SE O FREIO QUE PARA A MOTO ANTES DE QUALQUER SITUAÇÃO É VC.
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
kivim- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 858
Idade : 47
Data de inscrição : 02/04/2012
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Isso mesmo galera.........
A decisão certa e rápida e tudo nessas horas...
Eu sou do tipo que, qdo viajando sozinho, sem
peso na garupa para estabilizar a moto, sempre
desacelero antes das curvas e se necessário,
entro acionando suavemente o freio traseiro e
acelerando ao mesmo tempo para evitar aquelas
trepidações indesejáveis de traseira qdo
estamos no centro gravitacional da curva...
naquele momento em que achou o ângulo certo,
às vezes a traseira entra leve e trepidando...
é nesse momento que ajuda assa pinçada de leve
no freio traseiro.... a suspensão traseira dá uma leve
abaixada e conserta tudo...
mas cutucar o freio BEM DE LEVE heim....rs...
Abraço a todos.
A decisão certa e rápida e tudo nessas horas...
Eu sou do tipo que, qdo viajando sozinho, sem
peso na garupa para estabilizar a moto, sempre
desacelero antes das curvas e se necessário,
entro acionando suavemente o freio traseiro e
acelerando ao mesmo tempo para evitar aquelas
trepidações indesejáveis de traseira qdo
estamos no centro gravitacional da curva...
naquele momento em que achou o ângulo certo,
às vezes a traseira entra leve e trepidando...
é nesse momento que ajuda assa pinçada de leve
no freio traseiro.... a suspensão traseira dá uma leve
abaixada e conserta tudo...
mas cutucar o freio BEM DE LEVE heim....rs...
Abraço a todos.
Halfa- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1021
Idade : 49
Data de inscrição : 14/11/2010
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Ótimo tópico, realmente quando se entrar em uma curvas tem que ter muita cautela.
Odenir- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 940
Idade : 43
Data de inscrição : 06/01/2011
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Halfa escreveu:
...é nesse momento que ajuda assa pinçada de leve
no freio traseiro.... a suspensão traseira dá uma leve
abaixada e conserta tudo...
mas cutucar o freio BEM DE LEVE heim....rs...
É isso aí Halfa, bem de leve.
Realmente na maior parte das motos, o freio traseiro tem mais a função de estabilizar mesmo, enquanto os dianteiros seguram a onda. Nas customs é que é um pouquinho diferente, em virtude do entre-eixos maior e da própria distribuição de peso, usa-se um pouco mais o freio traseiro, talvez na proporção 60/40.
Achei interessante este texto, de fato quando a gente anda de moto acaba trazendo junto alguns vícios lááá da infância, com as bicicletas...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Caramba pior que temos (tenho) esse vicios mesmo...
No passeio de Aguas na descida do morro do pelado minha moto abaixou beeem o freio traseiro de "segurar" ele.
No passeio de Aguas na descida do morro do pelado minha moto abaixou beeem o freio traseiro de "segurar" ele.
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Marlon gs escreveu:Caramba pior que temos (tenho) esse vicios mesmo...
No passeio de Aguas na descida do morro do pelado minha moto abaixou beeem o freio traseiro de "segurar" ele.
Na minha acontece isto geralmente no transito pesado, mas acho que é só dar uma regulada no pedal de freio colocar um pouco mais para baixo assim a ponta do pé não fica freando.
Odenir- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 940
Idade : 43
Data de inscrição : 06/01/2011
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Halfa escreveu:Isso mesmo galera.........
A decisão certa e rápida e tudo nessas horas...
Eu sou do tipo que, qdo viajando sozinho, sem
peso na garupa para estabilizar a moto...
Halfa e amigos não é a toa que meu nik e Casal 50 sempre ando de moto com a minha esposa e conheço muitos amigos que não conseguem andar com garupa pois acham que desastibiliza a moto etc. Acredito que a unica diferença no meu caso é que assim que compro a moto peço para regular a altura e a suspenção dianteira e trazeira, a moto bem regulada e com o peso extra na trazeira ajuda a estabilizar tanto na curva como na tração conheço muitos pilotos que compraram a moto e nunca se preocuparam com este quisito tão importante.
Principalmente nas curvas como a suspenção original é muito mole é natural e perigoso, pois a moto tende a espalhar, por mais que você deite a moto não adianta ela espalha, não quer dizer que sei de tudo mas acho que serviu pra mim e foi a dica de hum amigo que me salvou a vida.
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Gandão muito bem observado, em meu primeiro passeio minha F estava com a regulagem para um só e fui com garupa, já viram, quando voltei fiz a regulagem para dois e calibrei os pneus para pilotagem a dois, mudou muito, da água para o vinho, quanto aos freios uso sempre os dois mais pressão na dianteira e menos na trazeira, isto já me ajudou evitar uma multa em um de nossos passeios sem ter nenhum problema, reduzir de 160km para 110km bruscamente na anhanguera.
muito bom os cometários
pessoal só para ilustrar andava de custon antes e posso dizer usar só o freio trazeiro ela travava e era chão na certa, tinha que usar progressivamente os dois.
muito bom os cometários
pessoal só para ilustrar andava de custon antes e posso dizer usar só o freio trazeiro ela travava e era chão na certa, tinha que usar progressivamente os dois.
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Isso aí CASAL50....
Eu peguei o Manual da minha moto e descobri as 3
regulagens que se pode fazer na traseira e regulei a dianteira tbm
Fui a Prado, 1650KM´s ao todo, pesadão e não foi desconfortável.
Qdo tiverem um tempo leiam sobre essas regulagens...
É muito importante saber sobre elas...
Eu peguei o Manual da minha moto e descobri as 3
regulagens que se pode fazer na traseira e regulei a dianteira tbm
Fui a Prado, 1650KM´s ao todo, pesadão e não foi desconfortável.
Qdo tiverem um tempo leiam sobre essas regulagens...
É muito importante saber sobre elas...
Halfa- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1021
Idade : 49
Data de inscrição : 14/11/2010
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
pessoal vejam este video: avançar um pouco o video para ver um treinamento em pista de como usar os freios.
https://www.youtube.com/watch?v=xCIT3s14BRU&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=xCIT3s14BRU&feature=related
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
É isso irmãos.. acelerar é fácil ne... principamente nas retonas... mas e lá na tomada de curva... ou numa situação de emergência... achei bem oportuno o tópico... coments e vídeo... até fico pensando que é algo que devemos praticar... frenagens de emergência... prá estar sempre preparados e na hora do susto agir da melhor forma possível.
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Ajudando a visualização do vídeo:
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Isso mesmo rma, com essa lei nova ate vc tirar a carta de moto tem muito tempo pra vc treinar.....kkkkkkk
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: É TÃO IMPORTANTE ACELERAR COMO FREIAR
Marlon, essa não lei vai acontecer até eu tirar a carta.... rs
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|