Nas motos esportivas o que vale é o desempenho e velocidade
5 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Nas motos esportivas o que vale é o desempenho e velocidade
Potência, torque, baixo peso e aerodinâmica fazem com que essas motos cheguem a 300 km/h...
Se as custom são a encarnação do espírito de liberdade e tradição com o clássico design, as esportivas, o outro lado desse espírito: a velocidade. Se nas primeiras, o mais importante é o conforto e estilo, nestas o que vale mesmo é chegar mais rápido do ponto A ao ponto B.
Por isso, fatores como potência, torque, baixo peso e aerodinâmica devem trabalhar em conjunto para proporcionar ao piloto a segurança necessária acelerar muito. Em algumas, como as icônicas Suzuki Hayabusa (foto), Kawasaki Ninja ZX14R ou a BMW S1000RR, a velocidade final é superior a 300 km/h.
O domínio dessas superesportivas pode estar no fim, com a chegada da Ducati Panigale que, para muitos, foi o mais próximo que o fabricante italiano já chegou em termos de perfeição em motocicletas. A principal característica é a ausência de quadro.
No encontro da semana que vem, o pessoal do Two Wings são os embaixadores das esportivas e superesportivas.
Velocidade pura
As esportivas e superesportivas são, sobretudo, motos de alto desempenho. Para isso, usam motores acima dos 600 cm³, discos duplos de freios, quadros de materiais leves, guidão bipartido e carenagem, para reduzir o atrito com o ar.
Uma das suas características é a posição de pilotagem do motociclista, que conduz quase deitado sobre o tanque.
Por isso, esse tipo de moto pode produzir algum desconforto quando pilotada por muito tempo. Mas a emoção compensa.
Curiosidades
• O recorde mundial de velocidade em terra em uma motocicleta é de 2011 e pertence ao americano Rocky Orbinson. No deserto de Boneville, ele alcançou a absurda velocidade de 605 km/h em uma moto que utilizou dois motores Suzuki.
• Por falar em Suzuki, a Hayabusa foi a primeira moto de produção a quebrar a barreira dos 300 km/h. O nome vem de um falcão peregrino que habita a costa japonesa e que é um dos poucos animais a passar dos 300 km/h.
• Este ano, a Kawasaki afirmou ter roubado o título de moto mais rápida do mundo da Suzuki. Os japoneses das motos verdes afirmam que a Ninja ZX14R ultrapassou a Hayabusa em velocidae final.
• Para reverenciar um mito das pistas, um grupo de engenheiros italianos recentemente reconstruiu a MV Agusta GP 500 tre cilindri (três cilindros, em italiano), a moto que mais vezes venceu provas de motovelocidade na década de 1960. A sua velocidade final era de 260 km/h, número que ainda hoje é bastante respeitável.
Fonte: Jornal A Cidade.
http://www.rockriders.com.br/Detalhe_noticias.aspx?id=2627
Se as custom são a encarnação do espírito de liberdade e tradição com o clássico design, as esportivas, o outro lado desse espírito: a velocidade. Se nas primeiras, o mais importante é o conforto e estilo, nestas o que vale mesmo é chegar mais rápido do ponto A ao ponto B.
Por isso, fatores como potência, torque, baixo peso e aerodinâmica devem trabalhar em conjunto para proporcionar ao piloto a segurança necessária acelerar muito. Em algumas, como as icônicas Suzuki Hayabusa (foto), Kawasaki Ninja ZX14R ou a BMW S1000RR, a velocidade final é superior a 300 km/h.
O domínio dessas superesportivas pode estar no fim, com a chegada da Ducati Panigale que, para muitos, foi o mais próximo que o fabricante italiano já chegou em termos de perfeição em motocicletas. A principal característica é a ausência de quadro.
No encontro da semana que vem, o pessoal do Two Wings são os embaixadores das esportivas e superesportivas.
Velocidade pura
As esportivas e superesportivas são, sobretudo, motos de alto desempenho. Para isso, usam motores acima dos 600 cm³, discos duplos de freios, quadros de materiais leves, guidão bipartido e carenagem, para reduzir o atrito com o ar.
Uma das suas características é a posição de pilotagem do motociclista, que conduz quase deitado sobre o tanque.
Por isso, esse tipo de moto pode produzir algum desconforto quando pilotada por muito tempo. Mas a emoção compensa.
Curiosidades
• O recorde mundial de velocidade em terra em uma motocicleta é de 2011 e pertence ao americano Rocky Orbinson. No deserto de Boneville, ele alcançou a absurda velocidade de 605 km/h em uma moto que utilizou dois motores Suzuki.
• Por falar em Suzuki, a Hayabusa foi a primeira moto de produção a quebrar a barreira dos 300 km/h. O nome vem de um falcão peregrino que habita a costa japonesa e que é um dos poucos animais a passar dos 300 km/h.
• Este ano, a Kawasaki afirmou ter roubado o título de moto mais rápida do mundo da Suzuki. Os japoneses das motos verdes afirmam que a Ninja ZX14R ultrapassou a Hayabusa em velocidae final.
• Para reverenciar um mito das pistas, um grupo de engenheiros italianos recentemente reconstruiu a MV Agusta GP 500 tre cilindri (três cilindros, em italiano), a moto que mais vezes venceu provas de motovelocidade na década de 1960. A sua velocidade final era de 260 km/h, número que ainda hoje é bastante respeitável.
Fonte: Jornal A Cidade.
http://www.rockriders.com.br/Detalhe_noticias.aspx?id=2627
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: Nas motos esportivas o que vale é o desempenho e velocidade
Por essas e outras que eu estou no SUPER SPORT TOURING.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Nas motos esportivas o que vale é o desempenho e velocidade
BELISSIMA MATÉRIA, AGORA QUERO VER ALGUEM NÃO SABER INFORMAR, VALEU RMA, ESSE É MEU GAROTO, MEU PAIPAI, MEU GAROTO, MEU PAIPAI.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
felipera- Burgman 400
- Número de Mensagens : 332
Idade : 48
Data de inscrição : 13/03/2012
Tópicos semelhantes
» Dicas pilotagem motos esportivas (600cc ou mais)
» Projeto quer limitar velocidade das motos em 110 km/h
» vale a pena >>Chega ao Brasil o airbag para motos Mugen Denko.
» Ninja 250 R pega CBR 250R no duelo de mini-esportivas
» Multas de velocidade
» Projeto quer limitar velocidade das motos em 110 km/h
» vale a pena >>Chega ao Brasil o airbag para motos Mugen Denko.
» Ninja 250 R pega CBR 250R no duelo de mini-esportivas
» Multas de velocidade
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|