Regulagem da suspensão dianteira/traseira das Bandits
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Regulagem da suspensão dianteira/traseira das Bandits
Galera, postei em outro fórum um tópico a respeito do referido assunto, e achei legal compartilhar com voces também.
Segue o CTRLV/C do tópico:
Dianteira: com uma moeda de 1 real, gire a fenda dos amortecedores no sentido horário, até que se possa visualizar dois riscos na lateral do tubo... o primeiro risco, estará alinhado com a mesa, o segundo, acima...Ok, a frente já ficou jóia. ponha 34 libras no pneu.
Traseira: Ela tem sim duas regulagens: Uma de compressão, acima da mola, que é justamente a porcona que comprime a mola, com quenas janelas, onde se poderá visualizar o nº da REGULAGEM DE COMPRESSÃO. Se estiver no 3, relaxa, tá legal pra voce, e a menos que sua patroa pese igual a voce, não precisa mexer quando ela andar contigo, é só saber que ela tenderá a "afundar" mais nas curvas, raspando as pedaleiras mais cedo, em menor inclinação, de forma a diminuir a velocidade na curva.
Para modificar a regulagem, veja no estojo de ferramentas da sua motoka, lá dentro da rabeta, sob o banco, haverá a ferramenta para regular a compressão... no manual explica e mostra como é, não é difícil não.
Só isso.
Retorno de compressão:
Mais fácil ainda...
1) Coloque sua moto no cavalete central.
2) Deite-se ao lado de sua moto, do lado do câmbio, com a cabeça na região do link inferior do amortecedor. (leve uma chave de fenda com voce.
3) Voce verá uma espécie de "botão" preto, fendido, que tem um ponto vermelho ou branco de referência, e um risco nele, que serve para referências com relação ao ponto.
4) Com a chave de fenda, gire esse botão até o fim, sentido horário.
5) Volte girando sentido anti-horário até 3/4 de volta, ou seja, meia volta + 1/4, ou se preferir, 180º + 90º.
6) Coloque 34 libras no pneu traseiro também e teste a motoka, em uma estrada vazia. Cuidado, ela vai "cair" pra dentro da curva feito as SS, vá de boa no começo.
7) Retorne 90º sentido horário se achar que ela está retornando muito mole ainda, mas no seu caso (seu peso) provávelmente não precisará, porque voce sentirá que ela ficará perfeita e segura nas curvas de alta ou nas curvas travadas...
Se ela "kicar" a traseira nas curvas, volte o retorno de compressão (botão) de 1/4 em 1/4 anti-horário até ela parar de kicar. Se ela começar a "espalhar" a traseira nas curvas, aperte o retorno (botão) sentido horário, de 1/4 em 1/4, até ela melhorar...
Voce pode "brincar com essa regulagem, fazendo várias passagens na mesma curva, até achar o ponto certo para sua tocada/peso...
Espero ter ajudado.
grande abraço a todos.
Hans Blackbullet
Segue o CTRLV/C do tópico:
Dianteira: com uma moeda de 1 real, gire a fenda dos amortecedores no sentido horário, até que se possa visualizar dois riscos na lateral do tubo... o primeiro risco, estará alinhado com a mesa, o segundo, acima...Ok, a frente já ficou jóia. ponha 34 libras no pneu.
Traseira: Ela tem sim duas regulagens: Uma de compressão, acima da mola, que é justamente a porcona que comprime a mola, com quenas janelas, onde se poderá visualizar o nº da REGULAGEM DE COMPRESSÃO. Se estiver no 3, relaxa, tá legal pra voce, e a menos que sua patroa pese igual a voce, não precisa mexer quando ela andar contigo, é só saber que ela tenderá a "afundar" mais nas curvas, raspando as pedaleiras mais cedo, em menor inclinação, de forma a diminuir a velocidade na curva.
Para modificar a regulagem, veja no estojo de ferramentas da sua motoka, lá dentro da rabeta, sob o banco, haverá a ferramenta para regular a compressão... no manual explica e mostra como é, não é difícil não.
Só isso.
Retorno de compressão:
Mais fácil ainda...
1) Coloque sua moto no cavalete central.
2) Deite-se ao lado de sua moto, do lado do câmbio, com a cabeça na região do link inferior do amortecedor. (leve uma chave de fenda com voce.
3) Voce verá uma espécie de "botão" preto, fendido, que tem um ponto vermelho ou branco de referência, e um risco nele, que serve para referências com relação ao ponto.
4) Com a chave de fenda, gire esse botão até o fim, sentido horário.
5) Volte girando sentido anti-horário até 3/4 de volta, ou seja, meia volta + 1/4, ou se preferir, 180º + 90º.
6) Coloque 34 libras no pneu traseiro também e teste a motoka, em uma estrada vazia. Cuidado, ela vai "cair" pra dentro da curva feito as SS, vá de boa no começo.
7) Retorne 90º sentido horário se achar que ela está retornando muito mole ainda, mas no seu caso (seu peso) provávelmente não precisará, porque voce sentirá que ela ficará perfeita e segura nas curvas de alta ou nas curvas travadas...
Se ela "kicar" a traseira nas curvas, volte o retorno de compressão (botão) de 1/4 em 1/4 anti-horário até ela parar de kicar. Se ela começar a "espalhar" a traseira nas curvas, aperte o retorno (botão) sentido horário, de 1/4 em 1/4, até ela melhorar...
Voce pode "brincar com essa regulagem, fazendo várias passagens na mesma curva, até achar o ponto certo para sua tocada/peso...
Espero ter ajudado.
grande abraço a todos.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 63
Idade : 58
Data de inscrição : 05/05/2012
Re: Regulagem da suspensão dianteira/traseira das Bandits
EITAAAAAAAA....
CABRA DANADO!..rs
UM DIA CHEGO LA!
Pessoal este manja, aproveitem e enche ele de pergunta, principamnete para as Busas.
Meu testemunho.
Comprei a Busa Zero regulagem de fabrica e quase morri umas 5 vezes, até que o CABRA do Hans sentou na moto e me passou o mapa da mina.
Menino mudou da água para o vinho, a moto não espalha o unico problema é o piloto, mas ai não tem jeito.
Casal 50 - Valmir e Carmen
CABRA DANADO!..rs
UM DIA CHEGO LA!
Pessoal este manja, aproveitem e enche ele de pergunta, principamnete para as Busas.
Meu testemunho.
Comprei a Busa Zero regulagem de fabrica e quase morri umas 5 vezes, até que o CABRA do Hans sentou na moto e me passou o mapa da mina.
Menino mudou da água para o vinho, a moto não espalha o unico problema é o piloto, mas ai não tem jeito.
Casal 50 - Valmir e Carmen
Re: Regulagem da suspensão dianteira/traseira das Bandits
Exagero, bondade sua, Valmir.
Mesmo assim, muito obrigado pelo seu testemunho.
Gente, se a técnica não for tão boa, pelo menos o amigo eu tenho bão, né?
Grande abraço, Grandaum.
Mesmo assim, muito obrigado pelo seu testemunho.
Gente, se a técnica não for tão boa, pelo menos o amigo eu tenho bão, né?
Grande abraço, Grandaum.
Hans Blackbullet- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 63
Idade : 58
Data de inscrição : 05/05/2012
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