GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença Velocímetro

+3
griskko
Danielc
Marcus72
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qua 24 Out 2012, 21:26

Boa noite, galera.

Notei uma diferença grande no marcador de velocidade da minha 'Black Mônica'...rs

Usei um programa pro celular que mede a velocidade a partir do GPS que, teoricamente, é bem preciso.. No velocímetro cheguei a 220 Km/h e o programa apontou máxima de 195 Km/h, uma diferença considerável..

Utilizo pneu 160/60 na traseira.. Pode ser esse o motivo ?? Como corrigir ??

Edit: Não verifiquei diferença no hodômetro.. Tentarei verificar e posto aqui... ;-)
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Danielc Qua 24 Out 2012, 21:52

Marcus72, eu uso 160/60 na traseira, o velocímetro de todos marcam a menos. No meu caso, na velicidade baixa ta normal, mas na velocidade final, marca 230 km mas na srad do meu amigo (andando do meu lado) ta dando 250 km. Não sei também como acertar.
Danielc
Danielc
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 163
Idade : 48
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qua 24 Out 2012, 22:09

Daniel, talvez o pneu não interfira nessa medição mesmo... Mas como garantir que o velocímetro da SRAD tá certo ????rs
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Danielc Qua 24 Out 2012, 23:02

Porque ela é digital, OKM
E não foi a única, até a hornet q passei, o meu camarada disse tava a 240 km e a minha 230 km, vai saber. rsrs
Danielc
Danielc
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 163
Idade : 48
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Danielc Qua 24 Out 2012, 23:08

Somente colocando uma roda maior que faria diferença, o pneu mais largo muda na hora de fazer as curvas. Mas ainda acho q o tamanho original é melhor para a velocidade final. Também preciso ver essa história do velocímetro, acho q só no dinamometro, acho q é esse o nome.
Danielc
Danielc
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 163
Idade : 48
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qua 24 Out 2012, 23:50

Bom... pneu mais largo com a mesma altura se torna maior no diametro.

A altura de um pneu é o percentual de sua largura, entao se ele é 150/70 e passa a ser 160/70 tera o diametro maior. 70% de 160 é mais do que 70% de 150... Smile

Quanto mais o diametro, menos marca no painel e quanto menor mais marca.

Isto se da pelo fato de que para andar em mesma velocidade com um pneu de diametro maior, precisamos de um numero de voltas menor, ou seja o pneu gira com menos RPM, causando uma velocidade no painel menor e vice versa.

Com relacao a moto ser digital ou nao, zero ou nao a forma com que a leitura é feita é a mesma e o painel normalmente tende a ter uns 5%, diz se que esta diferenca é progressiva porque ela é relativa a velocidade entao a 50 km/h ela estara na verdade a 47.50 km/h e a 220 km/h ela estara a 209 km/h fora a margem de erro para cima ou para baixo.

Tem paineis que marcam um pouco acima ou abaixo disto, alem da sua moto ter o pneu com o diametro levemente maior, entao acredito que o seu painel esta correto, dando a margem de erro certa para uma moto de rua. Serve para carro tambem.

Me corrijam se eu estiver errado ou acrescentem/excluam algo... mas é mais ou menos isto!

Abrasssss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qua 24 Out 2012, 23:54

Outra coisa é que programa usou e por quanto tempo ficou na maxima para ele conseguir manter tempo suficiente para assinalar como maxima mesmo...

No meu caso usei um programa pouco confiavel no meu celular que roda android (galaxy S). Usei um programa que seria para bike, coloquei algo em torno de 210 e ele apontou maxima de 191...

Ainda vou fazer um teste com um programa melhor e com calma... bom seria poder olhar para o que ta marcando e olhar o painel... Smile

Se voce fez isto, colocando o GPS preso na moto, dai sim é categoria, mas ele nao atualiza a velocidade no GPS tao rapido...

Abrassss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marlon gs Qui 25 Out 2012, 06:26

Griskko, falou e disse tudo!
Unica coisa à acrescentar é que em todo e qlqr instrumento de medição, seja analogico ou digital, a maior margem de erro esta no começo e no fim da escala.
Faça um teste em +/- 50km/h - 120km/h - 210km/h e veja os "erros" onde serão menores.
Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por duduguterres Qui 25 Out 2012, 06:39

O velocidade das monicas são medidas na rotação do pinhão e não na roda tem aquele sensorzinho que mede a velocidade do lado direito próximo ao pedal de marcha mas para saber a velocidade real mesmo o ideal seria um radar ou dinamômetro neste caso o dinamômetro não tem a resistência do ar e pode dar uma leitura sem precisão e a medição pelo gps acho que também não é precisa em função da triangulação dos satélite para fazer o posicionamento + deslocamento ainda mais em alta velocidade.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qui 25 Out 2012, 08:35

Fiz uns testes hoje, vindo para o trabalho.. Usei 2 programas de GPS para Android : Ulysse e SpeedView

Antes de sair com a moto, já em cima dela, zerei odômetro parcial da moto e contadores dos programas.. No caminho, dei máxima no velocímetro de 140 e cheguei no trabalho com 13.8 km no odômetro.. Nos programas marcou 124 e 125 km/h e 13 km só... :-\

A triangulação de satélites gps comerciais tem precisão de ATÉ 1m...

Agora fiquei mais preocupado ainda, pois não é só a velocidade mas também a kilometragem que está bem errada... :-(
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 09:31

Tu rodou os 2 programas ao mesmo tempo??? Os 2 pegando informacoes do GPS juntos?? e funcionou??? caracoles!

Hoje vou baixar os 2 e usa-los, vou a pelotas a tarde e uso um pouco um e um pouco o outro... vamos ver o erro do meu painel...

Se o painel marca a mais ou a menos, o hodometro acompanha o erro...

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 09:36

Infelizmente nao teria como pegar a velocidade real sem medir o numero de voltas na roda... se ele pega a velocidade "real" em rotacao direta do motor, ele tem um afericao para roda original... e pode ter erro...

Imagina a moto com uma roda 13 polegadas... para chegar a 100 Km/h qual seria a rotacao da roda?? ela teria de estar girando MUITO mais que com um roda 17.

Ela estaria digamos 8000 rpm no painel quando na verdade deveria estar a 5000 rpm por exemplo e o velocimentro marcando a velocidade de 8000 rpm... concorda???

Ta bom o papo... vamos continuar... to gostando... hehehehe Smile

Vou fazer uns testes hoje e compartilho com voces! Smile

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qui 25 Out 2012, 09:41

Funcionou sem problemas no S2, Griskko... Depois poste as informações, por favor... ;-) Aqui, não vi muita diferença entre os programas, mais o visual mesmo... ;-)
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por duduguterres Qui 25 Out 2012, 09:43

Eu tinha uma Falcon Supermotard com as 2 rodas 17, sendo a roda dianteira original 21, deu uma diferença de 10km/h a mais na velocidade e na distancia também, mas nas nossas motos pelo menos nas monicas acredito que esse diâmetro da roda nao deva influenciar pois como mensionei o a velocidade é medida no pinhão da moto, quanto aos dados do gps se ele tem uma precisão de 1 m agora converte esse 1 ml em km/h quantos % isso corresponde.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 09:53

Dudu,

Se tu medir no pinhao teras a velocidade referente a rotacao do motor... em suposicao quando a rotacao do pinhao estiver em 6000 rpm por exemplo com uma roda 17 ela estara a 140 km/h de velocidade real.

Bom... se nas mesmas condicoes colocares uma roda 15 por exemplo, teras as mesmas 6000 rpm com uma velocidade MUITO menor... por gerar este numero de rotacoes em uma roda menor, fara com que a moto ande muito menos, mas a leitura de velocidade sera a mesma... ou seja! estara marcando MAIS velocidade do que o real...

Smile

Abrassss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Viper-SP Qui 25 Out 2012, 09:55

Meu se ate as motos novas que é tudo eletronico tem uma diferença imagina da F que é feita por cabo de aço normal ter uma diferença.
As Mickeys como a minha por exemplo, o cabo do velocimetro e do odometro é um simples cabo de aço, vcs acham que vai ter uma informação perfeita nunca, e pela simplicidade do sistema ate q temos uma diferença aceitavel
Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por duduguterres Qui 25 Out 2012, 10:01

Com certeza, acho que deve existir margem de erro de 10% para mais ou para menos...
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qui 25 Out 2012, 10:09

Cara, não dá pra fazer esse cálculo.. A precisão é de até 1m ou menos.. Só daria pra ver a variação máxima de distância e velocidade..

Eu estou mais inclinado a aceitar a velocidade e distância do GPS.. Isso é usado em controle de frotas..
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 10:13

Sim marcus... mas com certeza nao é um receptor de celular... hehehehe

ele mostra no status quantos satelites esta detectando e a precisao... nossos celulares podem ter até mais erro do que isto pois nao tem uma boa recepcao... Smile

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qui 25 Out 2012, 10:16

Depende, Griskko.. Não é raro eu receber sinal de mais de 5 satélites....
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 10:19

Sim... nao digo que seja RUIM... eles só nao tem a mesma receptividade dos GPS mesmo...

Pega um garmin para voce ve.... Smile

Ele DEVE ter a mesma precisao, mas ele precisa de um numero X de satelites para ter a precisao... e nao adianta pegar 5 de um lado só... ele tem que pegar bem os satelites de todos os lados para gerar a famosa TRIANGULACAO... Smile

Mas sao precisos tambem...

Abrassss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por duduguterres Qui 25 Out 2012, 10:25

Essa história de GPS e celular é meio complexo, por exemplo tenho um Iphone e uso o App de Localizar meu aparelho, ele nunca é preciso em 100% por isso acho que essa tecnologia utilizada em aparelhos celulares é aproximada, claro que esses rastreadores de frota são mais precisos e por isso existe um custo mensal, e custo do equipamento que não é nada baratinho.
duduguterres
duduguterres
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 10:37

Dudu, posso estar errado, mas o iphone nao tinha receptor de GPS e sim A-GPS... este funciona pela recepcao das antenas de celulares e realmente é MUITO menos preciso... Smile

ABrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por griskko Qui 25 Out 2012, 12:51

Marcus72,

Usei o Ulysses agora e notei que ele mostra no circulo central a margem de erro... chegou a dar 5 m, mas na maior parte do tempo era em torno de 30 m...

A altitude aqui em RIG sempre da errado, tava marcando 31 m de altitude enquanto a cidade esta a 1 m do nivel do mar....

Notei tambem que ele custa a atualizar a velocidade, tando depois que tu acelera, quanto quando desaceleramos ou mesmo paramos... ele levou alguns segundos a mostrar 0 km/h depois uqe eu parava completamente...

PS: Meu celular estava preso no vidro com visada OTIMA para rua e o tempo esta completamente sem nuvens!

Abrasss
griskko
griskko
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 850
Idade : 48
Data de inscrição : 29/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Marcus72 Qui 25 Out 2012, 13:16

Griskko, concordo que ele demora um pouco pra atualizar, mas isso não seria problema em velocidade constante..
Chegou a comparar a distância e velocidade máxima no velocímetro e no gps?
Usei o SpeedView no carro de um amigo e a diferença entre velocímetro e gps foi bem pouca na velocidade.. :-\
Marcus72
Marcus72
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 15
Idade : 51
Data de inscrição : 28/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença Velocímetro Empty Re: Diferença Velocímetro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos