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Comparativo Honda CBR 600F x Suzuki GSX 650F

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Mensagem por wla Qui 28 Fev 2013, 11:13

Pré-leitura - Cada moto possui características específicas e cada pessoa que a utiliza tem diferentes experiências. Por isso cada conjunto piloto-motocicleta resulta em uma experiência única. As pessoas tem preferências e gostos diferentes e por isso o Motonline acredita que a escolha da moto é uma escolha pessoal e que não existe uma moto que seja boa igualmente para todos. Por isso nossos comparativos não trazem uma moto “vencedora”. Motonline traz informações sobre diferentes critérios – visual, performance, dirigibilidade, consumo e “custo x benefício”. O objetivo destas informações é ajudar você a fazer sua escolha e abrir a discussão. O Motonline sempre incentiva a discussão, mas uma discussão construtiva. Sua opinião pode ser diferente da dos demais motociclistas e é isso que enriquece a discussão. Expresse sua opinião, respeite a opinião de todos e Boa leitura!

O mercado brasileiro cresceu muito na última década, apesar de ter recuado um pouco no último ano. Dentre os segmentos que mais crescem, o de motocicletas “premium” – todas aquelas acima de 500 cc – se destaca. E dentre as premium, o degrau inicial, que inclui as motos de 600 cc (até 700cc), é o que mais opções apresenta.


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Nessa classe de motos semi-esportivas ou sport-touring, várias motos concorrem e são muitas as opções de preços e modelos, mas só duas tem motorização de 4 cilindros e são elas que estão sendo comparada aqui: Honda CBR 600F e Suzuki GSX 650F.

As duas tem nos seus nomes valor que denota toda experiência de cada uma das marcas em competições mundo afora, mas agregando a letra “F”. A soma desta letra identifica motos com menos esportividade que as mais radicais. Estas acabam por receber as denominações R ou RR para “racer” ou “racer replica”.

Aqui nesses dois modelos a conotação é esportividade com conforto, por isso são consideradas esporte-turismo. O público está percebendo a diferença em termos de conforto e praticidade que tem esse tipo de moto, se adaptando melhor ao dia a dia do que uma esportiva radical.

São grandes nomes, mas as suas diferenças começam a se perceber já desde o primeiro olhar, no chassi. Aço contra alumínio. Configuração clássica contra uma estrutura inovadora, consagrada pela Hornet e ampliada para toda linha naked e sport turismo da Honda, inclusive na pequena CBR 250R.

Nela esse tipo de estrutura foi adaptada para uma construção em tubos de aço, mas que também usa esse sistema inovador de abraçar o motor pela frente, com dois braços que descem pela vertical, fazendo com que o motor, com a sua largura, participe na estrutura da moto de modo muito intenso, oferecendo uma grande contribuição contra torção na parte dianteira da moto.

A GSX 650F por outro lado faz uso do sistema de berço duplo, muito usado nos anos 60 nas melhores motos da época. E é prova de que essa tecnologia permanece atualizada com as melhores motos em fabricação no mundo, onde participa toda a série Bandit da Suzuki.

Andando nas duas motos se percebe uma diferença relevante, no que se refere ao peso total das motos. A Suzuki pesa 40 kg a mais do que a Honda e isso já dá para sentir na primeira volta com cada uma delas. Partindo dessa diferença importante pode-se conferir como o resto das características dessas motos vão se encaixando para determinar as suas tendências. Isso porque dentro da mesma categoria pode-se pender para um ou outro limite.

Os limites são muito claros, partindo do peso total das motos, passando pela postura mais radical, se bem que ainda bem “passeio” da Honda, e chegando na postura mais relaxada e com maior proteção aerodinâmica da Suzuki, principalmente para as pernas e tronco. Se considerar um garupa, a tendência se repete. Mais conforto numa posição mais relaxada para quem for em companhia da Suzuki, contra uma posição um pouco mais tensa e menos confortável para quem sentar na garupa da Honda.

Em termos de performance, a diferença de peso se manifesta novamente, adicionando um componente importante que é a curva de resposta da potência de cada um desses motores. E os números não mentem: são 102 cv a 12 mil rpm na Honda contra 85 cv a 10,5 mil rpm na Suzuki. E há que se considerar ainda uma boa diferença de cilindrada. A Suzuki tem uma “cinquentinha” a mais no seu motor. E ele tem que carregá-la de fato. Os 40 kg de diferença cobra o seu preço: o motor da Honda leva 1,87 kg para cada cavalo de potência do seu motor e a Suzuki tem que dar conta de 2,83 kg em cada cavalo do seu motor.

Números sinistros para a Suzuki, que inclusive no torque, mesmo com cilindrada maior, perde para Honda em valor absoluto. Apenas na questão da rotação em que esse pico se dá, a Honda perde, mas por pouco (1,6 mil rpm).

Nesse caso, a diferença de peso vai ajudá-la bastante, porque mesmo com torque menor nas mais baixas rotações o motor tem menos peso para carregar. O uso da força (torque) do motor em baixas rotações é favorecido por essa característica. Você vai conseguir acelerações mais fortes com a CBR e mande sua companhia na garupa segurar firme porque a moto vai querer sair debaixo dela.

A contrapartida na Suzuki é essa. Mais conforto na pilotagem sem tantas forças extremas agindo sobre o corpo do piloto e sua companhia. Uma rabeta maior e uma boa barra para se segurar, mas vai ficar para trás.

No consumo essa diferença de performance, para maior esportividade da Honda e um foco para maior resistência e conforto na Suzuki também se traduz em maior economia para a segunda. A Honda fez média de 16,5 km/litro de gasolina com a pior medição de 14,45 km/litro e a melhor de 19,00 km/litro. Na Suzuki essas medidas ficaram em 17,8 km/litro na média, sendo 16,2 km/litro a pior e 19,46 km/litro a melhor medição.

Na dirigibilidade também se manifestam as diferenças para os dois extremos. Facilidade de conduzir contra precisão e rapidez, nas devidas proporções, claro. A CBR 600F não é uma superesportiva, mas tem características para uma ciclística mais esportiva e que demanda mais esforço na pilotagem.

Os números também mostram essas diferenças, veja: Distância entre eixos maior na GSX, juntamente com um ângulo mais aberto no Rake e um trail mais longo. O resultado é essa condução mais relaxada e lenta da Suzuki, mas não entenda mal, ela faz curvas sim. E tem muitas qualidades para uma tocada bem esportiva, apenas menos que a CBR, oferecendo mais conforto e previsibilidade pois suas reações também são mais lentas. Resulta que não demanda tanta atenção nas reações da motocicleta às imperfeições do piso, por exemplo.

Comparativo Honda CBR 600F x Suzuki GSX 650F Geometria-cbr600f
Comparativo Honda CBR 600F x Suzuki GSX 650F Geometria-GSX650F1

Os Freios da Honda mostram mais precisão e potência. Grande vantagem há na versão com C-ABS que mantém os freios dianteiro e traseiro sempre combinados. Ao se acionar somente o traseiro, um dos pistões da pinça dianteira também é acionado, deixando a moto mais equilibrada. O ABS é bem calibrado e solta as rodas bem mais perto do limite real da tração dos pneus. Um equipamento de última geração. Nas Suzuki, tradicionalmente os freios demandam mais pressão no acionamento, tanto dianteiro quanto traseiro e na GSX 650F não é diferente. Mas são bastante potentes para a moto e oferecem boa sensibilidade para modular a força de frenagem.

A Suspensão na Honda é mais ríspida e oferece e menos conforto, como era de se esperar, para maior adequação ao resto do conjunto da moto. Com isso pode-se esperar também maior esportividade, até por ter menos curso do que a Suzuki. Essa, ao permitir mais movimento da suspensão, as alterações na dinâmica da geometria da moto cobram seu preço na esportividade, mas ganha em conforto.

Custo – Benefício: Se o esperado é mais esportividade, esse benefício será melhor atingido com a Honda CBR 600F, com o preço sugerido de R$ 33.990,00 (Standard) e R$ 36.990,00 (C-ABS). Para mais conforto, sem abrir mão da imagem e boas características de uma esportiva, a Suzuki pode ser adquirida ao preço sugerido de R$ 30.381,00. Os preços foram pesquisados na tabela FIPE em 26/1/2013.

Fonte: http://www.motonline.com.br/comparativo-honda-cbr600-f-x-suzuki-gsx-650-f/#sthash.l9rs3TZd.dpuf


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Mensagem por Viper-SP Qui 28 Fev 2013, 11:25

No caso da Suzuki mais uma injetadinha bonitinha com roupa nova pq mecanicamente falando é a Bandit pre-historica com ie e refrigeração liquida

GSX650F - R$ 32.000,00 por 85 cavalos

GSX750F (Mickey) aproxidamente R$ 14.000,00 por 107 cavalos

Mais uma moto 0 Km sendo espanca pelas Mickeys pre-historicas com pregos soltos dentro do motor kkkkkkkkkkkkkk


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Mensagem por valmircafek Qui 28 Fev 2013, 12:43

Viper-SP escreveu:No caso da Suzuki mais uma injetadinha bonitinha com roupa nova pq mecanicamente falando é a Bandit pre-historica com ie e refrigeração liquida

GSX650F - R$ 32.000,00 por 85 cavalos

GSX750F (Mickey) aproxidamente R$ 14.000,00 por 107 cavalos

Mais uma moto 0 Km sendo espanca pelas Mickeys pre-historicas com pregos soltos dentro do motor kkkkkkkkkkkkkk


Bom Viper, vc está comparando uma 650f okm com uma 750f meio usada ( a sua ) e tem mais a sua tem prego solto , pq vc ESGUELA o motor da coitada até o osso.
A minha 650 f to curtindo muito, mas 750f é mais confortavel e desejada por todos q a olham (sem duvida). Eu só troquei a minha EX, pq ela vinha com problemas q não tive saco e paciencia de arrumar.
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Mensagem por Marlon gs Qui 28 Fev 2013, 13:01

A Mickey o motor é conhecido por caixa de prego (mesmo quando 0 Km) pelo barulho caracteristico do motor e isso é NORMAL, se não fizer esse barulho é motivo de preocupação.

Quanto a 650 F eu acho mto loka, se eu andasse de moto teria uma facil.. Cool
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Mensagem por Viper-SP Qui 28 Fev 2013, 13:16

valmircafek escreveu:
Viper-SP escreveu:No caso da Suzuki mais uma injetadinha bonitinha com roupa nova pq mecanicamente falando é a Bandit pre-historica com ie e refrigeração liquida

GSX650F - R$ 32.000,00 por 85 cavalos

GSX750F (Mickey) aproxidamente R$ 14.000,00 por 107 cavalos

Mais uma moto 0 Km sendo espanca pelas Mickeys pre-historicas com pregos soltos dentro do motor kkkkkkkkkkkkkk


Bom Viper, vc está comparando uma 650f okm com uma 750f meio usada ( a sua ) e tem mais a sua tem prego solto , pq vc ESGUELA o motor da coitada até o osso.
A minha 650 f to curtindo muito, mas 750f é mais confortavel e desejada por todos q a olham (sem duvida). Eu só troquei a minha EX, pq ela vinha com problemas q não tive saco e paciencia de arrumar.
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Nao to falando mal da moto apenas fazendo um pequeno comparativo, nao precisa se sentir ofendido acho um motasso.
Mickey tem barulho de prego solto no motor desde 0 Km
Eu nao esguelo o motor da minha moto, nunca tirei de giro e nunca andei no vermelho, apenas dou potencia maxima as vezes e esta escrito no manual q apos o periodo de amaciamento o motor pode ser utilizado na potencia maxima 10.5000 giros e p/ fica andando a 80 por hora eu ando de Twister

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Mensagem por DiogoFIP Sex 01 Mar 2013, 09:09

Muito legal esse comparativo .. obrigado por compartilhar ... a cada comparativo desse fico com mais vonta de de comprar a GSX 750F ..... kkkkkk
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Mensagem por EPIFANIO Sex 01 Mar 2013, 19:56

Muito legal esse comparativo, e realmente a honda leva vantagem quanto o assunto é o motor, em contrapartida o conforto da F não se fala neh. Bom as Mickeys são as mickeys, eu como todos nós aqui quero fazer um Up e se possivel uma monica, mas por enquanto ainda estou apaixonado pela mickey e vou ficar com ela um bom tempo, e como viper mesmo diz é uma pré-histórica que tem seu valor. Outro fator que o Viper sempre fala eu comprovei essa semana, em quarta marcha coloquei 200 km/h e isso mostra a força do motor.
Bom como o comparativo diz, cada um tem seu estilo e seu gosto.
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Mensagem por Viper-SP Sex 01 Mar 2013, 22:28

é bom vc falar pq eu acho q tem uns cara que nao acredita, 200 em 4 e o giro esta aprox nos 95000 giros, ainda tem 2 marchas p/ subir e vc nao esta andando no red lide, como eu disse acima esta escrito no proprio manual q o motor pode ser utilizado na potencia maxima 10.500 giros e ate os 13000 q é onde começa o red line a Suzuki garante :-)
A Mickey é estranha, magrela atraz e gorda na frente, os piscas e a lanterna parece um aquario, em lenta parece uma maquina de costura, mas poe do lado enquanto o cara ta na Bandit ou na 650F a 240 ja no limite da moto, vc ta em 5 a 240 ainda da p/ acelerar mais um pouco e engatar a 6 ainda rsssssssss
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Mensagem por Dilan Esteves Sáb 02 Mar 2013, 12:25

eu achava a mickey estranha, agora acho cada vez mais linda e tbm quanto mais ando em outras motos grandes, cada vez gosto mais das mickey, seu eu tivesse dinheiro para comprar uma moto zero hoje, n sei qual moto compraria pq para bater as F's n é facil
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Mensagem por EPIFANIO Sáb 02 Mar 2013, 14:44

Claro que cada um vai puxar a brasa para a sua sardinha, mas qdo falamos das nossas Fs, seja ela mickey ou monica, estamos falando de uma moto que nos dá prazer, e é claro que não é uma ss, rr, srad, mas é uma 4 cilindros que quando se precisa do motor ela responde a altura.
Eu sou medroso para colocar velocidades altas, e tabmbém sou ruim de curva, mas como eu disse, no domingo passado saí para dar uma voltinha e aproveitar para dar uma esticada bem pórque o transito estava tranquilo, e consegui colocar 200 em quarta marcha, aí joguei a 5 e ela pulou para 220km/h e tinha maos cabo para enrolar e não consegui jogar a 6 marcha devido aos carros que se aproximavam e também não deu para manter a velocidade pois a garupa estava me beliscando, resumindo, as nossas pré históricas(como o viper fala) responde a altura quando precisamos, porém cada um no seu quadrado, e cada um sabe dos seus limites e conhece a moto que tem, portanto e como eu disse ainda quero ficar um bom tempo com a minha mickey pois estou em lua de mel.
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Mensagem por valmircafek Sáb 02 Mar 2013, 16:51

RHAM RHAM...
isto tá me cheirando um DESAFIO,
VIPER, prepare as armas......
kkkkkkk
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Mensagem por EPIFANIO Sáb 02 Mar 2013, 17:12

qUE NADA VALMIR, esse é o jeito do Viper, e se bem que vcs estarão juntos em lorena neh...
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Mensagem por Viper-SP Sáb 02 Mar 2013, 18:44

Se um dia rolar de fazer um track day no autodromo ai vai ser loko hein GSX750F 95 x GSX650F 11 mas se der p/ dar umas estiligandas em Lorena é nois rsssss, e a minha ainda vou colocar o escape original p/ fazer o controlar e o ronco com escape original em lenta dela é horrivel kkkkkkkk
Eu to pensando em colocar um adesivo FUEL INJECT 600CC KILLER

Quanto a moto nova eu trocava facil a F em uma Hayabusa, o problema, nao é nem comprar a moto o problema é o seguro aqui em SP inclusive hoje roubaram uma Haya branca na Anchieta 2 noia de com aquela BMW 800
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Mensagem por valmircafek Seg 04 Mar 2013, 18:18

Viper, quando fizer o track day me avise, mas seria bom final de mes para mim, entre dias 22 a 29.
Valeu
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Mensagem por wwka Seg 04 Mar 2013, 18:54

Todas as Fs, são foguetes e tem suas peculiaridades, eu tive as duas: 750 F 2008 e a 650 F 2011, é lógico que a 750 F anda um pouquinho a mais, mas já vi "bandit 650" colar nas 750 F, e ai depende do braço e do cara fator cuidado com a moto, que eu acho que colocar a moto em rpm máximo, é a mesma coisa que apostar na sorte, nunca fiz isso com nenhuma moto minha tão pouco a minha 750 F que era um foguete, mas em falar SUZUKI, ainda sou fã dessa marca, apesar de hoje estar muito contente com a minha KAWA NINJA 1000, mas que a SUZUKI poderia ter investido mais e criado a nova 750 F, com certeza não iria estar levando um banho de vendas da CBF 600 F frente a 650 F
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Mensagem por wwka Seg 04 Mar 2013, 18:55

Opa CBR 600 F
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Mensagem por nomed750 Ter 05 Mar 2013, 00:44

bem, infelizmente por uma jogada de $$$ a suzi colocou a bandit pra substituir a 750f, já que os motores SACHS estão mudando pra refrigerados a água.

Dai fica menos dispendioso fabricar motores 650 pra 3 modelos de moto (N, S e F) ao invez de fabricar o 750F

Mas vai que a suzi volte com a 750F injetada e refrigerada a água.

Infelizmente temos que pegar as usadas pra ter motos robustas e com manutenção baixa.

mas pegaria a 650F facil facil, detesto a Londa...
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Mensagem por Viper-SP Ter 05 Mar 2013, 08:52

Ah e mais um ponto a favor da 650F teoricamente ela nao quebra como uma Mickey pre historica rssssss
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Mensagem por EPIFANIO Ter 05 Mar 2013, 21:11

Viper talvez ela não quebre por é nova néh, mas deixa ela ter a idade das nossas mickeys para ver como vai ser.
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Mensagem por Danielc Ter 05 Mar 2013, 22:11

Infelizmente a gsx750F dificilmente volta as ruas, porque se ficar injetada e refrigerada a água, fica muito próximo da srad, comercialmente a suzuki pensa que para o Brasil, não é vale a pena. Não concordo com eles, mas em fim!!!
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Mensagem por Viper-SP Qua 06 Mar 2013, 08:34

EPIFANIO escreveu:Viper talvez ela não quebre por é nova néh, mas deixa ela ter a idade das nossas mickeys para ver como vai ser.

Ate nova quebra rsss vide a Haya do Casal 50, ontem muito fudido desabafando com um cara da natação, ele falou a sua moto ainda é 95 e a minha BMW zero km paguei quase 40.0000,00 do nada desligou na estrada tive q voltar de guincho e os caras da motorrad nao acham o problema, é f....
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Mensagem por Marlon gs Qua 06 Mar 2013, 09:27

A minha é 96 e não quebra... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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Mensagem por rma Qua 06 Mar 2013, 10:22

Marlon gs escreveu:A minha é 96 e não quebra... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Mas também não anda...
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Mensagem por Viper-SP Qua 06 Mar 2013, 10:23

Logico q nao quebra, não anda rssssss
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Mensagem por Marlon gs Qua 06 Mar 2013, 11:13

Viper-SP escreveu:Logico q nao quebra, não anda rssssss
Tinha esquecido esse detalhe.....kkkkkkk
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