GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

+6
Carlos Mello
edegar
Paulo R. Andreolli
Franco
EPIFANIO
nomed750
10 participantes

Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por nomed750 Sex 26 Abr 2013, 12:42


Este assunto sempre volta a assombrar os Motociclistas vez ou outra. Então resolvi escrever o guia definitivo sobre o assunto. Afinal, o selo do INMETRO é ou não obrigatório?

A resposta é: NÃO, o selo não é obrigatório. Mas é importante observar em que situação isso se aplica.

Os capacetes VENDIDOS no Brasil, sejam eles importados ou nacionais, devem obrigatoriamente ser certificados pelo INMETRO, e portanto, devem possuir o selo no momento da venda.

Ou seja, quando você compra um Capacete em qualquer lugar do Brasil, ele deve vir com o selo do INMETRO.

A situação muda quando você compra um capacete fora do Brasil. Por exemplo: Imagine que você vai viajar para os EUA, e decide comprar lá um capacete, para seu uso pessoal aqui no Brasil. Neste caso, você pode usar o capacete normalmente, ainda que sem o selo.

O selo é uma exigência para a COMERCIALIZAÇÃO, e não para o uso.

E o que fazer caso eu seja autuado.
Observe que a ausência do selo não é motivo para autuação, já que ele não é obrigatório durante seu uso. O agente de trânsito não pode lhe multar por usar um capacete sem selo. Caso ele insista nisso, não discuta, e não assine nada. Basta esperar a multa chegar na sua casa, e quando isso acontecer, você entra com um recurso alegando justamente isso. E como evidência, pode anexar o Oficio abaixo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Por: Daniel Ribeiro. Motosblog.com.br
Materia completa no site: http://www.motosblog.com.br/7737/selo-do-inmetro-no-capacete-o-guia-definitivo/
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por EPIFANIO Sex 26 Abr 2013, 16:13

Muito bom Nomed por sua colocação, sempre é bom estarmos atentos e esse pormenores, pois exitem agente de transito que sabem menos que nós e as vezes por falta de conhecimento e instrução tentam nos ferrar. o que temos que ficar atentos é o tipo de capacete, e é fato que os capacetes tipo, coquinho, que não possuem a jugular, esse sim são proibidos e são passiveis ne autuação.
EPIFANIO
EPIFANIO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por Franco Sex 26 Abr 2013, 16:39

Esse é o BRASIL IL IL....

Boa, Nomed!
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por nomed750 Sex 26 Abr 2013, 18:10

comprem capacetes sem medo lá fora agora, eu não caio mais nessa do selo
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por Paulo R. Andreolli Sex 26 Abr 2013, 18:56

É isto ai pessoal, como sempre dissemos aqui, o selo não é obrigatório para o uso do capacete mas sim para o fabricante, informação que é certificado.]Mas como aqui é terra de "QUASE NINGUÉM" é melhor ter isto na ponta da linguá e sejam felizes com seus lindos capacetes Nacionais ou Importados mas como disse o Epifanio observando sim o tipo de capacete a ser usado.
Nomed valeu.
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por edegar Sex 26 Abr 2013, 19:46

uma das coisa que aprendi é q sempre c deve pedir para assinar a multa ,pois fui autuado e levei 2 multas perguntei a ele quais tinha levado ele me disse quais eram e nem falou em assinar a multa depois quando fui ver ele botou mas 2, deve ter sido por causa de eu ter apertado a mão dele e dizer na frente do seu comandante que ele estava despreparado para lidar com o cidadão de bem ai eu fui no comando da brigada e eles so me enrolaram disse que eu tinha o direito de recorrer ai eu quis argumentar e ele me falou que eu tinha q cuidar o q eu falava pois poderia me prender por desacato,iaii fazer ok???? tem policiais bons mas tem uns que vou te dizer !!!!!com isso a gente vai aprendendo..........
edegar
edegar
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 46
Data de inscrição : 21/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por Carlos Mello Sex 26 Abr 2013, 20:31

NOMAD750 VALEU PELA INFORMAÇÃO, É VERDADE QUANTO MAIS INFORMADO TIVERMOS MELHOR CONDIÇÕES DE SE DEFENDER.
APESAR DE QUE ENCONTRAMOS PESSOAS COMO ESTE AGENTE CITADO PELO EDEGAR QUE ABUSAM DO PODER A QUE É DIREITO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por EPIFANIO Sex 26 Abr 2013, 21:02

Isso que o Edegar falou é fato, e acontece aos montes...
EPIFANIO
EPIFANIO
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por DiogoFIP Seg 29 Abr 2013, 10:13

Gostei muito das informações .. obrigado Nomed ....

Dúvida: Quantos anos posso ficar com o mesmo capacete ? qual a validade ?

Tenho um LS2 , comprei em 2010, é tão conservado .. porém se tiver validade dai já tenho que pensar em comprar outro ?

Obrigado pela atenção !!
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por nomed750 Seg 29 Abr 2013, 12:05

validade normalmente varia de 3 a 5 anos diogo...

para o LS2 se não me falha memória são 5 anos


Última edição por nomed750 em Seg 29 Abr 2013, 12:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro digitação)
nomed750
nomed750
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por DiogoFIP Seg 29 Abr 2013, 12:21

nomed750 escreveu:validade normalmente varia de 3 a 5 anos diogo...

para o LS2 se não me falha memória são 5 anos

Tudo na paz irmão ? obrigado pela dica .. irei passar mais uns anos com o capacete hehe!!

Very Happy
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por kalb Seg 29 Abr 2013, 13:12

Vlw nomed, muito bom saber disso
kalb
kalb
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 169
Idade : 32
Data de inscrição : 18/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por wwka Seg 29 Abr 2013, 14:30

Pois é, esse assunto é polêmico mesmo, pois eu já escutei de amigos que levaram a multa por não ter o selo do inmetro, provavelmente eles compraram pelo ebay, mas estas informações são essenciais para que saibamos os nossos direitos, valeu Mestre Murillo
wwka
wwka
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 778
Idade : 50
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por Franco Seg 29 Abr 2013, 14:38

DiogoFIP escreveu:Dúvida: Quantos anos posso ficar com o mesmo capacete ? qual a validade?

Normalmente os capacetes tem uma etiqueta por dentro do forro informando. Mas na média é isso mesmo que foi postado.
Franco
Franco
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por wla Seg 29 Abr 2013, 18:09

Boa info Nomed750... vlw

wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por DiogoFIP Ter 30 Abr 2013, 08:25

Franco escreveu:
DiogoFIP escreveu:Dúvida: Quantos anos posso ficar com o mesmo capacete ? qual a validade?

Normalmente os capacetes tem uma etiqueta por dentro do forro informando. Mas na média é isso mesmo que foi postado.

Obrigado pela atenção ... irei procurar esse detalhe.!! Very Happy
DiogoFIP
DiogoFIP
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1639
Idade : 41
Data de inscrição : 06/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO Empty Re: SELO DO INMETRO NO CAPACETE - O GUIA DEFINITIVO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos