CORDURA OU COURO????
+8
Franco
rma
Marlon gs
felipera
EPIFANIO
wla
Carlos Mello
nomed750
12 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
CORDURA OU COURO????
Relembrando a primeira mensagem :
Aqui vai uma matéria do GERALDO TITE
Opinem sobre suas impressões pessoais galera...
Couro - Por ser um material orgânico tem prazo de validade. Que depende basicamente dos cuidados e armazenamento. O melhor produto para conservar couro é o mesmo que usamos em nossa pele: creme hidratante! E nunca deixe secar no sol, sempre na sombra.
O couro tem uma amplitude térmica muito grande e permite a utilização tanto no calor quanto no frio. Porém não é impermeável e quando molhado absorve bastante umidade, chegando a aumentar bem o peso. Por isso ele só deve ser usado na chuva se for coberto por uma capa impermeável.
A grande vantagem do couro é o alto ponto de fusão. Quando o motociclista cai e rola no asfalto esse atrito gera calor que passa fácil dos 100ºC. O couro resiste às altas temperaturas da abrasão e dificilmente o tecido se rompe. Ninguém nunca viu uma vaca derretendo sob o mais tórrido sol tropical.
Poliéster - Conhecido genericamente como Cordura, na verdade esse nome é marca registrada da DuPont. Trata-se de um tecido sintético que pode ter seus fios mais ou menos grossos, conforme a especificação técnica. É mais versátil do que o couro porque oferece maior impermeabilidade e até repele a água. Alguns casos pode receber forro 100% impermeável. No entanto tem pior troca de calor e seu uso em dias quentes provoca muito suor e desconforto.
Alguns modelos ventilados conseguem um bom compromisso entre resistência e troca de calor. Mas evidentemente exigem uma capa ou forro impermeável. O que joga contra o tecido sintético é seu ponto de fusão mais baixo. Um caso de queda o calor gerado pelo atrito praticamente derrete o poliéster, abrindo em vários pontos. Por isso é muito importante que as peças tenham reforços internos de espuma EVA. São esses reforços que garantem a pele do motociclistas nos pontos mais vulneráveis como cotovelos, ombros e costas.
Outra vantagem do material sintético é a versatilidade. Um conjunto de couro, dependendo no nível de sofisticação, é muito específico para uso nas motos. Dificilmente alguém sai andando pela rua vestindo uma calça de couro, cheia de proteções externas. Já o conjunto de poliéster pode ser usado sem deixar a pessoa com a aparência de um astro do rock.
Uma das perguntas mais frequentes é sobre as vantagens e desvantagens dos macacões de couro integral ou de duas peças. Basicamente a regra é simples: se for usar em pistas de corrida, em competição, o macacão deve obrigatoriamente ser integral, porque em caso de queda em alta velocidade o zíper da cintura pode se abrir e expor a pele. Já para o uso na estrada, o macacão de duas peças é mais versátil e confortável porque permite que o motociclista retire o casaco nas paradas para almoço, descanso etc.
Uma dica esperta para quem usa motos de alto desempenho na estrada é o protetor de coluna, uma peça que funciona como se fosse o exoesqueleto de um inseto e impede que a coluna vire no sentido anti-natural, assim como em caso de impacto. Em competições já é obrigatório.
Aqui vai uma matéria do GERALDO TITE
Opinem sobre suas impressões pessoais galera...
Couro - Por ser um material orgânico tem prazo de validade. Que depende basicamente dos cuidados e armazenamento. O melhor produto para conservar couro é o mesmo que usamos em nossa pele: creme hidratante! E nunca deixe secar no sol, sempre na sombra.
O couro tem uma amplitude térmica muito grande e permite a utilização tanto no calor quanto no frio. Porém não é impermeável e quando molhado absorve bastante umidade, chegando a aumentar bem o peso. Por isso ele só deve ser usado na chuva se for coberto por uma capa impermeável.
A grande vantagem do couro é o alto ponto de fusão. Quando o motociclista cai e rola no asfalto esse atrito gera calor que passa fácil dos 100ºC. O couro resiste às altas temperaturas da abrasão e dificilmente o tecido se rompe. Ninguém nunca viu uma vaca derretendo sob o mais tórrido sol tropical.
Poliéster - Conhecido genericamente como Cordura, na verdade esse nome é marca registrada da DuPont. Trata-se de um tecido sintético que pode ter seus fios mais ou menos grossos, conforme a especificação técnica. É mais versátil do que o couro porque oferece maior impermeabilidade e até repele a água. Alguns casos pode receber forro 100% impermeável. No entanto tem pior troca de calor e seu uso em dias quentes provoca muito suor e desconforto.
Alguns modelos ventilados conseguem um bom compromisso entre resistência e troca de calor. Mas evidentemente exigem uma capa ou forro impermeável. O que joga contra o tecido sintético é seu ponto de fusão mais baixo. Um caso de queda o calor gerado pelo atrito praticamente derrete o poliéster, abrindo em vários pontos. Por isso é muito importante que as peças tenham reforços internos de espuma EVA. São esses reforços que garantem a pele do motociclistas nos pontos mais vulneráveis como cotovelos, ombros e costas.
Outra vantagem do material sintético é a versatilidade. Um conjunto de couro, dependendo no nível de sofisticação, é muito específico para uso nas motos. Dificilmente alguém sai andando pela rua vestindo uma calça de couro, cheia de proteções externas. Já o conjunto de poliéster pode ser usado sem deixar a pessoa com a aparência de um astro do rock.
Uma das perguntas mais frequentes é sobre as vantagens e desvantagens dos macacões de couro integral ou de duas peças. Basicamente a regra é simples: se for usar em pistas de corrida, em competição, o macacão deve obrigatoriamente ser integral, porque em caso de queda em alta velocidade o zíper da cintura pode se abrir e expor a pele. Já para o uso na estrada, o macacão de duas peças é mais versátil e confortável porque permite que o motociclista retire o casaco nas paradas para almoço, descanso etc.
Uma dica esperta para quem usa motos de alto desempenho na estrada é o protetor de coluna, uma peça que funciona como se fosse o exoesqueleto de um inseto e impede que a coluna vire no sentido anti-natural, assim como em caso de impacto. Em competições já é obrigatório.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: CORDURA OU COURO????
wla escreveu:Marlon gs escreveu:Nada é mais rapido que uma bela "caganeira"....kkkkkkkkkigaopasqueta escreveu:Marlon gs escreveu:wla diz ai: se vc ta com esse macacão e da aquela vontade maluca de "cagar" oque vc faz??? da tempo de se livrar dele antes de fazer "merda" literalmente???!!!
Olha, segundo o Manara, a situação é bem tensa!!
Mas na boa, na hora do aperto imagino que os caras devem se livrar dos gorilas numa velocidade que deixaria até Houdini impressionado.
kkk... tb já pensei nisso... mas pela situação nunca passei... Se um dia passar, partcipo cm vcs aqui...
então acho que deveria vir um aviso nesses gorilas de 1 peça...
ATENÇÃO: O USO DESSE EQUIPAMENTO É CONTRA-INDICADO NO CASO DE CAGANEIRA!
kkkkkkk realmente deve ser maior resenha...
mas infelizmente não acontecerá de ter um banheiro quimico como o caso do ROSSI.
então vai ser aquela MERDA QUENTE MESMO kkkkkkkkk
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: CORDURA OU COURO????
Marlon gs escreveu:Safado vc nao conta o dia do role pra indaiatuba que vc ficou quase 1 hora no banheiro e depois disse que era só um "xixizinho"...kkkkkrma escreveu:Depois que comprei o macacão, quase não usei a jaqueta de cordura..
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: CORDURA OU COURO????
Só vcs néh, começaram falando de couro e cordura e já estão falando de porcaria...
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: CORDURA OU COURO????
Diz ai chefe: Cagamos no topico....kkkkkkkkkEPIFANIO escreveu:Só vcs néh, começaram falando de couro e cordura e já estão falando de porcaria...
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: CORDURA OU COURO????
Cara jaqueta de cordura ainda vai agora calça sem condições ainda mais na F que o motor frita nao tem como usar
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: CORDURA OU COURO????
Viper-SP escreveu:Cara jaqueta de cordura ainda vai agora calça sem condições ainda mais na F que o motor frita nao tem como usar
kkkkkkkkkkkk, também cordura com Gordura não combinam e frita pq anda pisando no freio kkkkkkkkkkkkkk
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: CORDURA OU COURO????
Para com isso Viper....
é só acelerar que vc n passa calor...
é só acelerar que vc n passa calor...
felipera- Burgman 400
- Número de Mensagens : 332
Idade : 48
Data de inscrição : 13/03/2012
Re: CORDURA OU COURO????
EU ACHO O COURO MAIS BONITO MAIS ATULMENTE TO USANDO CORDURA MODELO SUMER UM POUCO VENTILADO MAIS TO PENSANDO SERIAMENTE VOLTAR PRO COURO
doryan greiky- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 98
Idade : 48
Data de inscrição : 05/11/2012
Página 2 de 2 • 1, 2
GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos