GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freio traseiro - HELP!

+3
Angelo
Carlos Mello
Andre_RJ
7 participantes

Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Andre_RJ Dom 28 Nov 2010, 13:48

Pessoal, preciso de uma ajuda...meu freio traseiro esta arrastando um pouco e resolvi sangrar achando que o problemas seria resolvido. Comecei a fuçar e percebi que o curso do freio estava mto curto...qdo tentei regular na peça 69670-19C00 (pag. 95 do catalogo de peças, peça no. 5) para aumentar este curso...o que aconteceu é que a porca do parafuso está girando sozinha, sei que o parafuso gira entrando ou saindo e dando mais ou menos curso para o pedal...achei estranho que a porca no. 6 está soldada na peça no. 4 da mesma pag. do catalago (pag.95)...essa peça é assim msmo? Alguem ja precisou mexer nela? Minha referencia desta peça é a cbr450 que eu apenas girava a porca e o parafuso dava curso para o pedal...

Sei que é complicada a descrição, mas espero que alguém entenda...rsrs...qq coisa eu tento tirar foto ou filmar o que estou querendo dizer...

Mas a moral da história é que agora que mexi, o freio está agarrando mais e estou praticamente sem freio traseiro...

Abs!
avatar
Andre_RJ
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 6
Idade : 42
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Carlos Mello Dom 28 Nov 2010, 23:19

CARO ANDRÉ_RJ DEIXA EU ENTENDER O QUE VC ESTA DIZENDO, VC QUER DIZER QUE O SEU FREIO ESTA PEGANDO NO DISCO FREIANDO A MOTO E FAZENDO BARULHO.
APESAR DE NÃO CONSEGUI ABRIR ESTE MANUAL PARA VER O AS SUAS INDICAÇÕES, ACREDITO QUE SEU O QUE ESTÁ SE REFERINDO:
VAMOS COMEÇAR PELO QUE VC FALOU SOBRE A PORCA SOLDA NA HASTE DE ACIONAMENTO DO CILINDRO MESTRE DA BOMBA DE FREIO TRAZEIRO, NÃO É ISTO QUE VC ESTA SE REFERINDO.
NÃO TEM QUE TER NENHUMA PORCA SOLDADA, SE TIVER VC PERDE A FUNÇÃO DE AJUSTE DE CURSO DO DE ACIONAMENTODO PEDAL A PRESSURIZAR O SISTEMA DE FREIO, PORTANTO SÃO DUAS PORCAS UM DO LADO DE DENTRO DA PRESILHA DE FIXAÇÃO DA HASTE AO PEDAL E OUTRA DO LADO DE FORA DA PRESILHA ONDE A HASTE ACIONARA O CILINDRO MESTE DA BOMBA, RESUMINDO É PORCA E CONTRA-PORCA DE FIXAÇÃO DO AJUSTE DA HASTE DE ACIONAMENTO.

QUANTO AO BARULHO QUE ESTEJA FAZENDO AS CAUSAS PODEM SER:

pastilhas contaminadas
cliper instalados incorretamente
empeno no disco
desalinhamento do disco ou roda
sistema hidraulico obstruido
cilindro mestre da bomba emperrando
pistões das pinças emperrando
mola de retorno do pedal de freio solto ou quebrado

GARANTO QUE ALGUM DESTES ITENS É O CAUSADOR DO SEU PROBLEMA, ALGUNS ATÉ FACIL DESER VERIFICADO.
ESPERO TER AJUDADO, SE PRECISAR DE ALGO MAIS ESTAREMOS AQUI, E SE POSSIVEL ASSIM QUE RESOLVER O PROBLEMA POSTE AQUI O RESULTADO PARA ENRRIQUECER OS NOSSOS CONHECIMENTOS.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Andre_RJ Seg 29 Nov 2010, 20:49

fala carlos, aqui quem fala é o cunhado do andre, nossa historia e a seguinte, sangramos e trocamos o oleo de freio trazeiro da gsxf do andre, pois quando ele comprou, o freio batia um pouco e tinha que forçar muito no pedal pra freiar um pouco, na hora dei a ideia de trocar o oleo todo, trocamos todo o oleo e fui tirando o ar pelo parafuso de sangria, minha primeira duvida é: "pq dois parafusos de sangria pra um sistema so de pinça?", mas ate ai tudo ok, sangrei pelo parafuso externo e depois no interno ate que o pedal ficou exelente, endureceu bastante, porem, os freios ficaram agarrados no disco. percebi que o pedal de freio estava sem curso, dei a ideia de regular a altura pela aste do acionamento do freio, porem me deparei com uma coisa esquizita, tenho uma cbr450 e quando aconteceu isso comigo, eu aliviei a pressao por essa aste, rosqueei ela mais pra fora da bomba, assim dando mais curso, depois regulei a altura, mas na gsxf eu vi que é diferente, pois a porca que "teoricamente" seria pra rodar o parafuso, gira somente uma porca solta... o parafuso fica parado, a duvida é: como girar esse parafuso "aste do acionamento do freio" mais pra fora da bomba?

e carlos, so pra constar, nenhuma dessas hipoteses procede.
abraços
avatar
Andre_RJ
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 6
Idade : 42
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Angelo Seg 29 Nov 2010, 22:54

Caro André, boa noite.

Em Niteroi existe uma oficina que recentemente a Suzuki condecorou-a como sua autorizada, de repente você conhece, chama-se Célio Motos, o cara é fera em qualquer moto de grande porte a partir de 600 CC e importadas, é honesto toda vida e sua oficina parace um sala de estar de tão limpa e organizada, com toda ferramenta que voçê possa imaginar. Já precisei de seus serviços o que parecia inicialmente caro, mas valeu cada centavo gasto. Nossa máquinas merecem o melhor. Vale conferir.

Abraços,
Angelo
Angelo
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 16
Idade : 64
Data de inscrição : 16/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Carlos Mello Seg 29 Nov 2010, 23:34

Caro ANDRE ou CUNHADO, vamos começar respondendo as suas perguntas:
PORQUE DUAS VALVULAS DE SAGRIA ?
A pinça é formada por dois pistões um oposto ao outro alem de ter um só caminho de passagem do oleo.
COMO FAZER A SANGRIA ?
Vc deve começar a fazer a sangria pelo mais longo (o de dentro) depois fazer pelo outro do lado de fora.

Bem meu caro ANDRÉ ou CUNHADO, se todas as opções acima esta normal, o problema esta na BOMBA DE FREIO, ou regulagem, vou fazer um descritivo funcional para facilitar o seu diagnostico e resolver:

SISTEMA DE FREIO DIVIDE EM 3 PARTES:
PEDAL DE FREIO
acionamento.
mola de retorno
BOMBA DE FREIO
Carcaça
Cilindro mestre
Haste de acionamento
PINÇAS
pistões
valvulas de sangria

PEDAL DE FREIO
Funciona independente dos demais, BOMBA E PINÇAS.
O acionamento se dá com um deslocamento longitudinal formando um percurso unico.
O retorno se dá por mola onde no acionamento ela se estende voltando a posição de origem quando deixado de ser acionado.

BOMBA DE FREIO
Funciona somente em conjunto com os demais PEDAL e PINÇAS.
CARCAÇA
Formado com orificios regulados de saida de oleo e alivio (despressurização)
Formado por orificio guia calibrado do cilindro mestre, onde o cilindro se movimenta sem perda de pressão.
CILINDRO MESTRE.
Haste com formação especifica e ou orificios regulados com ranhuras onde são colocados borrachas (junsos ou O-ring) de pressurização e mola de reposição, é a parte funcional da bomba pressurização e despressurização.
HASTE DE ACIONAMENTO
É uma haste ajustavel que faz a interligação entre o PEDAL e a BOMBA, é formado por um parafuso com duas porcas (porca e contra-porca) e nas extremidades tem uma pinça que pega no PEDAL e no outro aciona o cilindro mestre da bomba.
Nesta haste vc regula o ponte onde inicia o deslocamento do pedal com a pressurização da bomba.
OBS.vc não regula o curso neste ponto e sim onde a bomba começa a funcionar com a ação do pedal.

PINÇAS
PISTÕES
Onde a pressão hidraulica transforma a ação em movimento de esforço.
VALVULAS DE SANGRIA.
onde se dá a extração de ar do sistema hidraulico.

OBS:
Na haste de acionamento se vc regular demais o cilindro mestre vai ficar com pouco curso deixando assim de despressurizar o sistema hidraulico, o que provavelmente pode esta acontecendo.
COMO FAZER CONDICIONAR O FREIO.
As nossas motos o pedal de freio vem ajustavel da seguinte forma:
ajustar a ranhura aberta do pedal do freio ao ponto existente no eixo de acionamento (veja o manual do proprietário)
Abra a tampa do reservatório de oleo.
Folgue as valvula de sangria.
Quando estiver saindo oleo por elas feche a de fora, mantendo a interna aberta.
Não esqueça de completar o nivel de oleo no recipiente do oleo pra não secar e dar entrada de ar, mantenha sempre acima do meio.
Vendo que esta saindo só oleo, feche a valvula.
Com a ajuda de outra pessoa faça a extração de ar sangrando.
Acione o pedal de freio até ela endurecer e mantenha apertado.
Abra um pouco a valvula de sangria de dentro mantendo o pedal acionado até baixar todo, continuando acionado.
feche a valvula de sangria.
Repita o processo de acionar o pedal de freio e sangrar até perceber que esta saindo só oleo (geralmente depois de uma 4 a 5 vezes)
Passe a fazer pela valvula do lado de fora fazendo o mesmo processo de acionamento e sangria (geralmente 3 vezes)

BEM CARO ANDRE ESPERO QUE AJUDE A RESOLVER, CASO TENHA MAIS ALGUMA DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR QUE TEREI O MAIOR PRAZER EM AJUDAR.



Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por gusmano Ter 30 Nov 2010, 22:37

Caracas Carlos dá até raiva! Mata todas no peito! Show !! Very Happy

abs
avatar
gusmano
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 136
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Andre_RJ Dom 05 Dez 2010, 14:06

carlos, mas ja foi feita a sangria, o problema que quando sangramos, o pedal fica sem curso, fica justo demais, iria aliviar regulando pela haste, porem, aonde teoricamente teria a porca pra girar o parafuso, a porca gira sozinha, vamos la.... tem a porca e a contra porca certo? a porca que fica na extremidade nao tenho como mexer la pq fica muito justo, a contra porca esta meio que soldada na peça, e a outra porca que fica mais perto da bomba gira em falso, vc gira a porca e ela gira no parafuso, coisa que em outras motos que ja peguei, nao faz isso, vc gira essa porca e ela é presa no parafuso, fazendo o parafuso girar....

a pergunta é:
como regular a haste? quero aliviar mais a bomba....
avatar
Andre_RJ
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 6
Idade : 42
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Fuchs Dom 05 Dez 2010, 19:59

ja foi feita alguma limpeza nessa pinça? se o pistao estive emperrado, nao volta como deveria, deixando o curso mais curto e a pastilha em contato com o disco.
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Sessu Dom 05 Dez 2010, 20:29

Esse é o Carlão que conhecemos !! Fala grande mestre !!
Sessu
Sessu
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 560
Idade : 52
Data de inscrição : 21/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Andre_RJ Dom 05 Dez 2010, 23:08

o pistao nao ta emperrado nao
antes de travar, da pra ver ele fazendo curso indo e voltando...
avatar
Andre_RJ
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 6
Idade : 42
Data de inscrição : 21/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Carlos Mello Seg 06 Dez 2010, 18:54

ANDRE_RJ ESTOU ENTENDENDO O QUE VC ESTA FALANDO, QUANDO POSTEI AS ETAPAS É PRA VC TER UMA MAIOR VISÃO E ENTENDIMENTO DO SISTEMA, COMO TAMBEM FALHEI EM NÃO DIZER COMO REGULAR A HASTE DE ACIONAMENTO DO CILINDRO MESTRE, APESAR DE INFORMAR COMO DEVERÁ FICAR.
AJUSTE DA HASTE DE ACIONAMENTO.
Coloque a bomba de freio no local, deixando as porca e contra-porca livres.
Coloque o pedal no local sem prender a presilha que fixa no pedal.
Como o cilindro mestre esta todo extendido a haste de acionamento deve estar um pouco grande mais como a porca e contra-porca estão dando folga prenda a presilha.
Vá ajusando a porca e contra-porca até ficarem sem folga a presilha.
Ajuste a haste de acionamento no sentido de acionar o cilindro mestre da bomba + ou - 2 voltas na porca e trave com a contra porca (sem deixar folga na presilha)
Com o sistema de freio todo perfeito com oleo e sangrado teste o freio pisando e verificando o curso e a ação do freio.
OBS:
AS NOSSAS MOTOS JÁ VEM COM A DISTANCIA DE AJUSTE QUASE CERTO PORTANTO VC NÃO TERÁ MUITO QUE AJUSTAR, CASO NÃO FUNCIONE EXISTE ALGUM OUTRO PROBLEMA.

PELO QUE VC ESTA FALANDO SOBRE ESTE A HASTE DE ACIONAMENTO E AS PORCA E CONTRA-PORCA ACHO QUE ELA DEVE ESTAR AVALIADO (COM PROBLEMA)
SE VC PODER ACHAR UM E SUBSTITUIR ACHO RECOMENDADO POIS EXISTE A POSSIBILIDADE DE FALHA NUMA FRENAGEM O QUE É BASTANTE PERIGOSO, POIS É UM SISTEMA DE ESFORÇO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Carlos Mello Seg 06 Dez 2010, 18:57

GRANDE SESSU, COMO É QUE VAI A VIDA POR AE, PELO QUE ESTOU VENDO VCS VÃO TER QUE TROCAR A MOTO POR JET-SKI, KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Elder Sex 21 Set 2012, 13:24

Minha moto sempre foi ruinzona de freio traseiro. Sei lá, achava até normal, mas nao estava satisfeito. Nesses dias que desmontei a moto, até pensei em jogar as pastilha fora, e dar uma leve faceada no disco, pensando que poderia estar envidrado.

Quando desmontei as pastilhas, vi que tinha essas duas figurinhas:Freio traseiro - HELP! 17092012666%255B1%255D

Uma entre cada pastilha traseira e o pistao da pinça. Achei muito estranho, o fato dessa latinha apoiar menos da metade do pistao, de certa forma acredito que assim a pastilha devia gastar torta, e de fato estava. Lixei as faces das pastilhas, passei uma lixa no disco e montei sem as latas. Impressionante a diferença, ao menor toque da pra sentir o freio agarrando, antes fazer arrastar no asfalto, nem ficando em pé em cima do freio.

Até onde eu sei, a exemplo de outras motos, a função dessa lata seria retardar o aquecimento do fluido. Certo? Mas por que nao de tamanho completo da pastilha?

Qual problema deixar sem? Seja qual for, acho melhor poder ter freio melhor...
Elder
Elder
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Freio traseiro - HELP! Empty Re: Freio traseiro - HELP!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos