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Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla

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Mensagem por wla Qua 21 Abr 2010, 14:04

Bom galera,

Ocioso no feriado resolvi trocar as pastilhas de freio traseiro eu mesmo. Não há dificuldade nenhuma e com 4 ferramentas básicas você mesmo troca a pastilha em uns 10 minutos... vamos lá... aproveitei para registrar e fazer esse tutorial

1) Mas quando trocar? Normalmente as pastilhas tem um 'vazado' no meio delas, ao chegar ao fim daquele vazado tá na hora, outra forma de ver é um exame na superfície do disco de freio, riscados no disco indicam que a pastilha já era e a troca é urgente, outro motivo seria perda da eficiência nas frenagens que pode também estar associado a outros problemas tais quais disco de freio, óleo, flexiveis, etc. No meu caso ao lavar a moto percebi os riscos no disco de freio traseiro e vi que a hora da troca havia chegado.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03868


2) Uma boa sugestão é dar uma lavada na moto ou então só ali na roda traseira e sistema de freio traseiro pois é um local que acumula muita sujeira, pó de pastilha, graxa e tals. E limpo é melhor de mexer...


3) As ferramentas são básicas, um jogo de chaves que pode ser de estria 12mm e 14mm (eu usei um soquete), uma chave de boca 14mm e um alicate bico fino para pinçar as travinhas das pastilhas. E você também vai precisar das pastilhas de freio..hehehe. No caso optei por pastilhas metálicas da marca Fischer, já testadas e aprovadas por alguns donos de 'F' (custaram R$ 36) a referência é: "FJ920B/M"

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03889
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4) Como não tenho um elevador ou rampa prá moto, optei pos soltar a pinça de freio, já que o acesso as pastilhas fica por baixo no caso do freio traseiro devido a posição da pinça. Um detalhe importante NUNCA APERTE O FREIO COM A PINÇA FORA DO DISCO, se fizer isso os pistões vão se fechar e você estará encrencado para colocá-los na posição correta depois.

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5) Após retirar a tampa plástica (fixada por pressão) da pinça, o próximo passo é retirar as travinhas que seguram os pinos e as que sustentam as pastilhas, primeiro retira-se a trava que segura os pinos, depois as 2 travas que sustentam as pastilhas, não retire os pinos antes de retiras essas travas senão elas pulam fora sob pressão e podem atingir você (olhos). Note que existem umas plaquinhas junto as pastilhas que você deverá utilizar nas novas. Use o alicate de bico para fazer isso.

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6) Ai estão as pastilhas velhas,

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03877


7) Os itens que você retirou, guarde numa caixa perto da moto enquanto mexe, por que achar uma travinha dessas aí depois é um porre...

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03878


Cool Olha a diferença entre as pastilhas velhas e novas

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03879
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9) Iniciamos o processo inverso para a montagem, coloca-se a plaquinha e as travas nas pastilhas, e com elas dentro da pinça coloca-se os pinos, depois vem a trava dos pinos e finalmente a tampa plástica que encaixa na pinça por pressão.

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Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03885


10) Último passo...O detalhe mais importante é visto nesse passo, como as pastilhas velhas tem espessura menor devido ao desgaste, com as pastilhas novas a pinça não encaixará no disco de freio. A minha técnica 'mineira' é colocá-la pelas beiradas, encaixar uma beirada das pastilhas no disco e ir forçando lateralmente a pinça para que os pistões retornem um pouco e a pinça encaixe no disco novamente, exige um pouco de paciência e cuidado para não forçar muito e danificar a pastilha. Eu não recomendo mas é possível utilizar uma chave de fenda ou outra ferramenta para forçar os pistões a retornarem, mas acho que isso pode danificar as pastilhas (se estiverem instaladas) ou os próprios pistões.

Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03886 Trocando a pastilha de freio traseiro da GSX750F by Wla DSC03887

Bom agora com pastilhas novas é moto na estrada....

Observações:
----------------
- Não esqueça que nos primeiros quilômetros a pastilhas ainda vão estar assentando no disco e portanto você não terá frenagens eficientes... vá com calma.
- Existe uma infinidade de marcas, modelos e preços de pastilhas de freio: Original, metálicas, semi-metálicas, orgânicas, sintetizadas e etc. Não necessariamente deve ser utilizada a mesma que eu coloquei, é importante pesquisar muito para tomar essa decisão e cuidado com pastilhas muito duras que irão consumir seu disco de freio

Se alguém quiser acrescentar algum detalhe, ou mesmo corrigir algum passo, fique a vontade, o objetivo é um tutorial correto e fácil de ser entendido, para que qualquer 'mexânico' possa fazer essa manutenção.

Falow.
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Mensagem por Carlos Mello Qua 21 Abr 2010, 16:37

CARACAS com um tutorial deste e com fotos não tem que não faça, até de olho fechado, PARABENS WLA muito bom mesmo.
Acrescentando para enriquecer mais um pouco o nosso TUTORIAL, com o desgaste das pastilhas os pistões vão saindo compensando o desgaste, e quando colocamos as novas pastilhas como são mais grossas fecham mais ainda e quando vamos colocar no lugar, GERALMENTE o disco tem dificuldade de entrar entre as pastilhas, portanto ainda com as pastilhas velhas no local devemos forçar o recolhimento do pistões, assim ficará mais facil colocar no lugar com as pastilhas novas sem danificalas.
OBSERVAÇÃO: não devemos nunca folgar as valvulas de vente (sangria) para poder afastar as pastilhas e facilitar a colocação, com a possibilidade de criar ar no sistema.
Após a colocação das pastilhas no local e estando tudo apertado devemos acionar o pedal de freio até acomodação das pastilhas e depois verificar o nivel de oleo de freio.
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Mensagem por Tonão Qua 21 Abr 2010, 17:04

Parabéns mesmo WLA...sensacional. Isso é que diferencia nosso fórum dos demais!!!!!
Valeu pela contribução. Abrs - Tonão
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Mensagem por Munir Qua 21 Abr 2010, 17:36

Dica nota dez!!!

PARABÉNS!!!
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Mensagem por Romulo Ter 11 maio 2010, 20:36

alguem recomenta retificar o disco de freio? qual a espessura minima aceitavel dele?
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Mensagem por Carlos Mello Qua 12 maio 2010, 03:30

Caro ROMULO não é aconselhavel a retifica do disco de freio, MAIS caso vc tenha alguns arranhãozinhos vc pode dar um polimento na superficie do disco de no maximo 0,025 mm.
PORQUE
- Alem do percurso dos pistões sairem mais ficando com uma area menor de sustentação com o desgaste das pastilhas diminue mais ainda, criando uma situação mais insegura numa frenagem mais forte, principalmente a da frente.
- Outra situação é a capacidade de dissipação de calor que os discos sofrem na frenagem ficando fino ela corre o risco de deformar o disco numa frenagem mais forte.
Veja que temos duas situações tanto pro lado das pinças como do disco deixano pouca possibilidade de recuperação, sem criar uma condição de risco.
Conheço casos onde houveram problemas citados acima, como tambem que nunca tiveram nenhum problema, mais tudo depende do uso.
Como para se usar o freio depende de situações que nem sempre esperamos, e é uma condição de segurança, aconselho em substituir em caso de riscos acentuado, e digo mais, é melhor vc ter uma pastilha acomodada ao risco que reparar o disco pra uma condição insegura, o custo será bem maior.
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Mensagem por Romulo Qua 12 maio 2010, 16:28

Obrigado pelas dicas carlos, é que eu vejo alguns riscos no disco trazeiro e não sei ao certo se está ou não na hora de troca-lo, quanto as pastrilhas estão boas ainda.
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Mensagem por Carlos Mello Qua 12 maio 2010, 16:41

Caro ROMULO se não quer gastar muito dê só uma polida no disco e preferencialmente no lado arranhado e vai usando até achar e comprar um.
Quanto as pastilhas fica tranquilo que ela não vai ter este desgaste exessivo, vai usando que aguenta muitos KMs
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Mensagem por Sessu Dom 23 maio 2010, 22:43

Quanto tiver que trocar o meu, já sei onde recorrer ...
Muito bom mesmo ....
Valeu pelas dicas
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Mensagem por Sessu Dom 23 maio 2010, 22:50

Qual a diferença entre todos essas pastilhas de diferentes materiais?? Qual é a mais indicada para as nossas F's ?
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Mensagem por giovani Seg 28 Jun 2010, 19:42

Boa noite pessoal, hj estava andando com minha F qdo de repente o pedal do freio baixou e ficou sem efeito........depois do susto, fui ateh minha casa com cuidado.Chegando em casa estacionei a moto e entaum notei q o freio tinha voltado ao normal.
Alguem jah teve esse problema?
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Mensagem por Carlos Mello Seg 28 Jun 2010, 20:11

PRÁ ACONTECER UM CASO DESTE SÓ CONSIGO VER UMA EXPLICAÇÃO, ALGUM VAZAMENTO ONDE ELE VAZOU QUANDO VC PRECISOU E QUANDO VC FOI PRA CASA O NIVEL SE RESTABELECEU, MAIS CUIDADO PODERÁ ACONTECER NOVAMENTE E QUANDO MAIS VC PRECISAR, PORTANTO VERIFIQUE :
-VERIFIQUE SE TEM ALGUM INDICIO DE VAZAMENTO VISUALMENTE.
-APERTE O PEDAL DO FREIO E VERIFIQUE SE ELE BAIXA LENTAMENTE.
- SE SEU OLEO NUNCA FOI TROCADO TROQUE PONHA UM NOVO.
- CASO VC TENHA TROCADO OU COMPLETADO O OLEO VC PODE TER AR NO
SISTEMA, FAÇA A SANGRIA E COMPRLETE O NIVEL.
-VERIFIQUE O ESTADO DE SUAS PASTILHAS
ENFIM CARO GIOVANI FAÇA UMA REVISÃO NO SISTEMA DE FREIO.


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Mensagem por giovani Seg 28 Jun 2010, 20:17

Carlos, a principio naum ha vazamentos, pelo menos visivelmente, as pastilhas estao meia vida pelo q pude ver, mas acho tbm q eh a validade do oleo de freio........desconfio q nunca foi trocado.......(puts, a moto eh 1995 heheheh).
Muito obrigado pela dica
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Mensagem por Carlos Mello Seg 28 Jun 2010, 20:26

VALEU GIOVANI QUALQUER NECESSIDADE ESTAMOS AQUI, VC NÃO ESTA NESSA SOZINHO.
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Mensagem por wagnerjp Qui 08 Jul 2010, 14:14

muito bom. valelu
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Mensagem por Mauro Qui 08 Jul 2010, 18:00

Wla, ou outro amigo que possa me responder, uma pergunta:
Tenho uma F 1995.
Coloquei pastilhas EBC (dianteira e traseira), mas a traseira começou a chiar muito, lixei as superfícies por várias vezes, fiz um "rasgo" nela, e não teve jeito de o chiado sumir.
Troquei e coloquei exatamente as que vc mostra na foto (Fischer, metalic), o chiado parou, o freio tá eficiente, mas notei uma coisa: acionando ambos os freios com pressão similar, notei que o disco traseiro fica muito, mas muito mais quente que os dianteiros.
Será que isso é normal porque na dianteira são dois discos pra receber a pressão das pinças e para parar a moto, e a traseira é um disco só; ou será que por ser "metalic" o atrito é muito maior (o que ocasionaria um desgaste prematuro do disco traseiro)?!?!?!
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Mensagem por wla Qui 08 Jul 2010, 18:07

Mauro blz...

Na minha opinião o material da pastilha fisher metalic produz mais atrito e consequentemente mais calor... agora o quanto isso afeta a durabilidade do disco ainda não sei te dizer... já rodei uns 2000km depois da troca... acho que o disco está a mesma coisa... vou observando qualquer coisa posto aqui...

Falow WLA.
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Mensagem por Mauro Qui 08 Jul 2010, 18:43

Ok, Wla, obrigado pela presteza na resposta.
Vamos acompanhando o produto, né.
Tô pensando em colocar a EBC de volta e verificar se também continua o disco traseiro mais aquecido que os dianteiros.
Abraços,
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Mensagem por Carlos Mello Sex 09 Jul 2010, 00:36

Cara verifique se as pastilhas estão prendendo no disco.
Coloca a moto no cavalete central e gire a roda trazeira e veja se esta pegando.
Quanto ao chiado quando ela se moldar ela pára
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Mensagem por Pin Sex 20 Ago 2010, 00:00

Excelente!!!
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Mensagem por Mauro Sex 20 Ago 2010, 11:10

Amigos, atualizando, lixei bastante a EBC e coloquei de volta na traseira.
O aquecimento continua igual (aqueçe bem mais que os discos dianteiros).
Mas o CHIADO da EBC continua!!! ....
Acho que vou colocar a Fisher Metallic de volta... esquenta igual, freia igual, mas não CHIA... Smile
Abraços,
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Mensagem por Carlos Mello Sex 20 Ago 2010, 13:12

MAURO lembre-se que o disco fica do lado da descarga, veja se não é impressão, mais se for acho que vc tem que verificar a pinça de freio se os pistões estão prendendo e retornando.
Uma outra coisa é que o disco dificilmente se desgasta o material das pastilhas foram feito para desgastar e não danificar o disco, a não ser se entrar algum material inadequado.
A minha quando fico um tempo sem usar a moto quando saiu ela fica chiando mais só quando freia e de leve.
É melhor vc verificar se existe problema nas pinças, nas mangueiras e se vc poder faça uma limpeza ou até mesmo troca o reparo da bomba de freio, o proprio oleo de freio forma borras e ferrugens deixando a valvula de retenção presa, que pode ser seu caso, ela pode estar prêsa deixando de drenar o oleo para aliviar a pressão de acionamento. Caro MAURO o custo é baixo pra um sistema importante de segurança, vc só tem a ganhar, senão vc corre o risco de desgaste prematuro das pastilhas.
Fico no aguardo de um parecer seu sobre o assunto.
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Mensagem por Mauro Sex 20 Ago 2010, 13:42

Obrigado Carlos, vc tem razão em suas dicas, mas o sistema de freio (diant. e tras.) foi totalmente revisado a menos de 1.000 Km. Troquei óleo (DOT 4), kit das pinças de freio (retentores e o'rings - tudo original), passei os discos por uma inspeção minuciosa (foram alinhados e "polidos", como se fosse um "passe" em máquina própria).
Os pistões estão funcionando corretamente, não prendem a roda não, ela gira livremente.
Acho que o maior aquecimento deve ser pela localização do disco traseiro atrás, onde é menor o fluxo de ar.
Com a pastilha da Fisher o freio fica perfeito (sem chiado).
Abraços,
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Mensagem por Giba Jr Dom 05 Set 2010, 18:07

Amigo, segui todos os passos que você fez... e ficou DEZ!!! Muito rápido e Simples! VlW!
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Mensagem por wla Dom 05 Set 2010, 18:56

Giba Jr escreveu:Amigo, segui todos os passos que você fez... e ficou DEZ!!! Muito rápido e Simples! VlW!

Blz irmão... encomenda agora uma camisa do Forum... veja o link:

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