Saiba por que utilizar o cavalete central!
+7
Argeu
Pingâo
Franco
Fuchs
Last_Warrior
Carlos Mello
nomed750
11 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Saiba por que utilizar o cavalete central!
Lendo na internet sobre equalização de carburadores vi esta materia e achei interessante partilhar com os colegas do forum:
As motocicletas com motor em linha, que possuem os cilindros dispostos um ao lado do outro, devem ficar estacionadas no descanso central.
A justificativa para esta dica é bem simples: trata-se de uma medida para manter a equalização dos carburadores.
Quando a moto está apoiada no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível, facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros.
Caso o equipamento ficar parado por muito tempo, mais de três dias por exemplo, opte pelo uso do cavalete central.
Nos casos dos modelos esportivos, que não possuem este dispositivo, o aconselhável é a aquisição de um cavalete que suspenda a roda traseira, como fazem as equipes de competição.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
As motocicletas com motor em linha, que possuem os cilindros dispostos um ao lado do outro, devem ficar estacionadas no descanso central.
A justificativa para esta dica é bem simples: trata-se de uma medida para manter a equalização dos carburadores.
Quando a moto está apoiada no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível, facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros.
Caso o equipamento ficar parado por muito tempo, mais de três dias por exemplo, opte pelo uso do cavalete central.
Nos casos dos modelos esportivos, que não possuem este dispositivo, o aconselhável é a aquisição de um cavalete que suspenda a roda traseira, como fazem as equipes de competição.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
BEM IINTERESSANTE ESSA OBSERVAÇÃO, É SEMPRE BOM LEMBRAR E COMENTAR ALGO SOBRE O ASSUNTO, APESAR DE QUE ENTENDO O QUE QUEREM DIZER MAIS NÃO ACEITO MUITO A JUSTIFICATIVA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Até porque, em condições normais, a torneirinha barra a descida da gasolina, então ela não fica "forçando" nada ali nos carburadores...
Também não concordo, a princípio. Se fosse assim, o próprio manual recomendaria deixar sempre no cavalete central, na minha opinião.
Também não concordo, a princípio. Se fosse assim, o próprio manual recomendaria deixar sempre no cavalete central, na minha opinião.
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
por isso coloquei aqui para vcs opinarem
Eu fiquei meio desconfiado com a afirmação, mas como nunca ouvi falar nada sobre tirar a equalização usando o desncaso lateral, então joguei esta dica do MOTO.COM para os nossos especialistas hehe.
Eu vou ficar em cima do muro nesse caso kkk
Eu fiquei meio desconfiado com a afirmação, mas como nunca ouvi falar nada sobre tirar a equalização usando o desncaso lateral, então joguei esta dica do MOTO.COM para os nossos especialistas hehe.
Eu vou ficar em cima do muro nesse caso kkk
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
discordo fortemente do texto pelos mesmos motivos q vcs ja mencionaram aqui
isso só aconteceria em casos onde a torneira fica aberta mesmo com o motor desligado, e ainda assim precisaria ter problemas nas boias para permitir q transborde. se ja esta com problemas, ta na hora de fazer a carburação, e nao é por ficar no lateral nao.
e ainda assim nao faz sentido nenhum, pois os carburadores tem cubas independentes, mantendo sempre a mesma quantidade de combustivel em cada um deles, a nao ser, como no caso anterior, q ja exista um problema previo
na minha opiniao, balela!
isso só aconteceria em casos onde a torneira fica aberta mesmo com o motor desligado, e ainda assim precisaria ter problemas nas boias para permitir q transborde. se ja esta com problemas, ta na hora de fazer a carburação, e nao é por ficar no lateral nao.
e ainda assim nao faz sentido nenhum, pois os carburadores tem cubas independentes, mantendo sempre a mesma quantidade de combustivel em cada um deles, a nao ser, como no caso anterior, q ja exista um problema previo
na minha opiniao, balela!
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Estranhei isso também. Partindo do princípio que as agulhas e bóias das cubas estão perfeitas, como poderiam ficar com níveis diferentes? Hummmm...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
é... nao poderia
a nao ser q nao estejam perfeita
ou seja, é oooutro problema
a nao ser q nao estejam perfeita
ou seja, é oooutro problema
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Por necessidade a minha fica sempre no cavalete... se não ajuda também não prejudica...
Pingâo- Burgman 400
- Número de Mensagens : 356
Idade : 63
Data de inscrição : 30/10/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
bEM PESSOAL ACREDITO QUE O SE QUIS DIZER FOI O SEGUINTE:
UMA MOTO PARADA NO PEDAL LATERAL E QUE ESTEJA NUMA INCLINAÇÃO BEM ACENTUADA PODE FAZER COM QUE O 4 CARBURADOR NÃO FORME NIVEL O SUFICIENTE PARA QUE HAJA UM ARRASTE DE COMBUSTIVEL SUFICIENTE DE COMBUSTIVEL VINDO ASSIM NÃO FUNCIONAR BEM.
ATÉ AI EU CONCORDO, MAIS QUE ELA VENHA DESEQUALIZAR OS CARBURADORES ISTO SIM QUE ESTA ERRADO, E SIM FUNCIONAR QUEIMANDO 3 CILINDRO.
UMA MOTO PARADA NO PEDAL LATERAL E QUE ESTEJA NUMA INCLINAÇÃO BEM ACENTUADA PODE FAZER COM QUE O 4 CARBURADOR NÃO FORME NIVEL O SUFICIENTE PARA QUE HAJA UM ARRASTE DE COMBUSTIVEL SUFICIENTE DE COMBUSTIVEL VINDO ASSIM NÃO FUNCIONAR BEM.
ATÉ AI EU CONCORDO, MAIS QUE ELA VENHA DESEQUALIZAR OS CARBURADORES ISTO SIM QUE ESTA ERRADO, E SIM FUNCIONAR QUEIMANDO 3 CILINDRO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
isso tb seria uma situação diferente, pois ela estaria em funcionamento, nao apenas parada
e acho q ninguem vai deixar a moto por 3 dias no cavalete lateral e ligada!!
ou to errado?? kkkkk
e acho q ninguem vai deixar a moto por 3 dias no cavalete lateral e ligada!!
ou to errado?? kkkkk
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
ENTENDO FUCHS MAIS ACREDITO QUE SEJA DE MOMENTO,
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Na verdade, são "TABÙS" criados, espalhados e não deixam de causar preocupações, eu mesmo muitas vêses volto para colocar a moto no cavalete central antes de ir pra cama. Mas pelo que o WLA falou, não vou mais me preocupar com isso, afinal, o cavalete central passa a ser um facilitador para manutenções da rodagem trazeira da moto certo? A partir de hoje uma "forcinha a menos pra mim he he he.
Abraços
Abraços
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Valeu o bebate, abraço.
henrique jr- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 853
Idade : 54
Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Quanto a equalização certamente é tabu não colocar no cavalete central... Pois para mim é um acessório muito útil para diversas coisas como: Tocar pneu, lavar, troca de óleo é uma das utilidades melhor que achei fazendo minhas viagens foi poder tirar um cochilo em cima da motoca... essa sim é uma utilidade das boas.
JORBIOS RIBEIRO- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 79
Idade : 45
Data de inscrição : 14/04/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Tem gente que coloca no cavalete pra "otras cocitas más"
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
GRANDES COCITAS MÁS, E QUE COCITAS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É COMO BATIZAR A MOTO, KKKKKKKKKKK
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Grande Carlos Mello, andei meio sumido (4 meses) mas agora estou de volta... e com bom humor e torcendo p/não ter que colocar a moto no cavalete central..porque não consigo sozinho de jeito nenhum...abraço
Ricardo- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 83
Idade : 58
Data de inscrição : 29/10/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Ricardo, tem um tópico aqui a respeito do macete prá colocar no cavalete. Dá uma olhada e treina que é moleza! Lembra que não é força, é jeito...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Opa, aqui de perto (Lambari) prazer em conhece-lo, obrigado pela dica. abraço
Ricardo- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 83
Idade : 58
Data de inscrição : 29/10/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
GRANDE RICARDO COMO É QUE VAI MEU AMIGO, NÃO ACREDITO QUE AINDA NÃO TENHA CONSEGUIDO COLOCAR A MOTO NO CAVALETE CENTRAL, ATÉ O COMANDANTE ALMEIDA COM AQUELE FÍSICO DE ATLETA DE MOSQUITO CONSEGUIU E VC NÃO, KKKKKKKKKKKKKKKKK
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Ricardo escreveu:Opa, aqui de perto (Lambari) prazer em conhece-lo, obrigado pela dica. abraço
Rsrsrs Bem perto mesmo! Inclusive passei na sua cidade quando fui no encontro em Ponte Nova! O prazer é todo meu!
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Grande Carlos Mello, acho que é a idade, afinal, fazer curvas é só deitar, acelerar é só girar o punho, e parar é só frear...então levantar a moto já é complicado...quem sabe com viagra, levanto a moto? brincadeiras á parte, abraço
Ricardo- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 83
Idade : 58
Data de inscrição : 29/10/2010
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
KKKKKKKKKKKKK GOSTEI DO VIAGRA, MAIS PRA LEVANTAR OUTRA COISA E PODE SER ATÉ EM CIMA DA MOTO MAIS PRA LEVANTAR MOTO, TEM QUE TOMAR UM COQUITEL DE REATIVANTE, VIAGRA, CIALIS, PRAMIL, OVO DE CODORNA, JURUBEBA, SUPER POTENTE, E AI VAI, KKKKKKKKKKKKKKKK
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Questões e questões... Disse, que me disse. Eu faço da seguinte forma.. Quando saio com a moto e vou estacionar em algum local na rua ou estacionamento, deixo no lateral. Mas quando vou dormir, na minha garagem eu deixo no central. E eu tenho em mente que o central vai poupar bastante o lateral que por sinal é bem mais fraco que o central. Certo? ;D
DJWOW- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 531
Idade : 45
Data de inscrição : 23/02/2011
Re: Saiba por que utilizar o cavalete central!
Boa lógica DJ. Eu faço isso com minha twister essa é uma dica útil.
Abraço
Abraço
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Cavalete Central batendo
» Dificuldade em colocar a mota no descanso central
» Cavalete Central pra F ano 95 - tô precisando. JÁ COMPREI !!!!!!
» Ola a todos,
» Cavalete Lateral
» Dificuldade em colocar a mota no descanso central
» Cavalete Central pra F ano 95 - tô precisando. JÁ COMPREI !!!!!!
» Ola a todos,
» Cavalete Lateral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|