GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

5 participantes

Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Edson Seg 17 Nov 2008, 16:42

Pessoal,achei essa matéria no fórum do SOL, de autoria do Julião,e achei interessante,por isso copiei e colei aqui,para que possa ajudar a quem precise

baterias requerem manutencao mensal (consta no manual da Yuasa).
Com um carregador de baterias em carga lenta (vc encontra no Extra, Carrefour) e um multimetro vc pode manter em dia sua bateria com procedimentos simples.

Quem quiser adicionar alguma coisa, fique a vontade.

Segue:


Baterias



Baterias a acido são usadas como suprimento de energia independente da
moto estar em funcionamento. Em motocicletas de enduro, como não há quase
nenhum acessório, é usada principalmente para a partida do motor. Hoje em dia,
os modernos motores 4T estão tomando o lugar dos nervosos 2T por causa das
normas cada vez mais rigorosas de controle das emissões de poluentes. Mas, o
motor 4T é mais difícil de ligar, então, as motos estão vindo com partida
elétrica. Para não aumentar muito o peso da moto (outra desvantagem do 4T
contra o simples 2T) as fábricas estão optando por retirar o sistema de partida
a pedal. Por isso vê-se a necessidade de manter todo sistema elétrico em bom
estado por quê se algo falhar vai ter que empurrar a moto e recorrer ao famoso
"tranco" nem sempre possível nas trilhas da vida.


Mas como funciona?

O que acontece quando uma bateria
está descarregando?

No processo, o ácido sulfúrico (H2SO4) dissocia-se passando
os SO4 ao chumbo (Pb) de ambas as placas (positiva e
negativa) formando nelas o sulfato de chumbo (PbSO4); os H2 roubam o oxigênio do
óxido de chumbo (PbO2) da placa positiva,
formando água (H2O) que diminui a concentração
ácida do eletrólito. A reação química gera a corrente elétrica (elétrons livres
que lentamente se reúnem nas placas negativas). Se o processo continuar, o
eletrólito pode se transformar em água pura e as placas podem ser cobertas de
sulfatação (PbSO4) então a atividade
elétrica dentro da bateria pode ser paralisada.


O que acontece quando uma bateria
está carregando?


A carga elétrica fluindo ao contrário faz a sulfatação liberar seu
sulfato para a solução eletrolítica. O processo faz a placa e a solução
voltarem à sua composição original. Pode se ver bolhas que são formadas de
oxigênio e hidrogênio. Estes gases são expelidos pelo respiro. A água é formada
pela combinação dos gases oxigênio (O2)
e hidrogênio(H) = (H2O), razão pela qual só
se deve completar o nível somente com água destilada.


Reações de autodescarga.


As baterias têm tendência a descarregar. A energia armazenada na bateria
se perde a uma razão de 0,01 a 0,30 volt por mês a 25°C. Caso a temperatura
aumente, a bateria descarrega mais rápido. A 35°C a bateria descarrega duas
vezes mais rápido que a 25°C. Alguns acessórios instalados nas grandes motos
drenam energia mesmo com a chave desligada. Relógios e a memória de
computadores de bordo estão entre os mais comuns. Para checar a corrente de
descarga desses componentes ou se há alguma pequena fuga de corrente,
desconecte o fio positivo da bateria e meça com o multímetro a corrente de
descarga. (por exemplo, na Falcon a fuga máxima especificada é 0,1mA) Na falta
de um multímetro coloque uma lâmpada pequena como as de painel. Se ela acender
mesmo que fraquinho pode estar havendo alguma fuga de corrente.










(OBS: Aqui a imagem esta cortada, mas pra testar se ha fuga de corrente, desconecte o cabo positivo da bateria, lique a ponta de prova positiva do multimetro. Ligue a ponta negativa no cabo positivo do chicote da moto). Se houver corrente acima de 0,01mA, e porque ha fuga de corrente.




Teste de baterias

Quanto de carga tem na bateria?


Há dois métodos de verificar a carga na bateria. Usando um densímetro
para verificar a concentração de acido na solução eletrolítica ou medindo a
"voltagem" da bateria com um multímetro.
(NO CASO DA YUASA, CALCULA-SE 2.2V por eletrolito)






Estado da carga

Volts

Densidade

.


100% carga
batera selada

13,00V

-

Ok


100%
carga
sulfate stop

12,80V

1.280

Ok


100% carga
bateria comum

12,60V

1.265

Ok


75% carga

12,40V

1.210

Ok


50% carga

12,10V

1.160

carregar


25% carga

11,90V

1.120

carregar


0% carga

menos que 11.80 V

menos que 1.100

carregar






Há um segundo teste. Se os faróis da moto ligam com o motor desligado,
ligue-os e meça a "voltagem" da bateria. Se estiver abaixo de 11,5V a
bateria precisa de carga. Caso os faróis só funcionem com a moto ligada ou sua
moto não tem farol ligue uma lâmpada de farol como abaixo.





Você pode construir um aparelhinho com um pouco de conhecimento de
eletrônica para mostrar o estado da carga da bateria. Se a bateria possuir mais
de 10V o LED verde acende. Caso contrário o LED vermelho acenderá.




Carregando
a bateria


A carga reverte o processo destrutivo da bateria que acontece quando ela
descarrega. As placas e o eletrólito que tinham sido transformados em
sulfatação e em água são restaurados em sua composição original. Se a bateria
está muito ruim pode ser que ela não aceite a carga.


1) Retire as tampas da bateria. (nao se aplica em caso de baterias lacradas)
2) Sempre coloque as garras do carregador primeiro na bateria. Depois ligue a
corrente elétrica.
3) Carregue a bateria com 1/10 da capacidade nominal da bateria. (uma bateria
de 7Ah deve ser carregada com 0,7Ah) (por exemplo, no caso da YUASA, a carga da YTX9BS (8Ah) e de 0.8A x 10hs)
4) Teste a bateria com um multímetro ou com um densímetro até que a bateria
atinja 100% da sua carga. Carregar mais que o tempo necessário corroi as
placas.
5) Adicione água destilada caso o nível da solução esteja abaixo do máximo.


Se a bateria aquecer durante o processo de carga, pare o carregamento e
aguarde a bateria esfriar.


Algumas vezes uma bateria não segura carga. É por que ela está
excessivamente descarregada e o carregamento está ocorrendo somente na
superfície das placas. Neste caso a bateria precisa de ser carregada à baixa
corrente por um longo período.


Eu comprei um carregador de baterias barato (R$17,00), de tomada, daqueles que vc encontra em qquer Hipermercado, com carga de 1A (carga lenta).


Ativação
de baterias novas.


Uma bateria nova, após a colocação da solução, tem aproximadamente 80%
da sua carga. Deve-se carregar a bateria com carga lenta após ativação para
evitar que a bateria seja carregada pelo gerador da moto o que pode aquecer as
placas. Quanto mais tempo a bateria ficou estocada, menor será sua carga
inicial. Por isso devem-se preferir baterias com data de fabricação mais
recente.


1) Teste o sistema de carga da moto e verifique possíveis fugas de
corrente para ter certeza que o defeito é na bateria.
2) Remova a tampa do respiro da bateria.
3) Coloque a solução que vem com a bateria até o nível máximo.
4) Deixe a bateria descansar por 30 minutos. Balance a bateria gentilmente para
expulsar bolhas de ar. Se necessário complete o nível com a solução
eletrolítica. Não deve ser adicionada mais solução eletrolítica na bateria após
essa etapa
5) Carregue a bateria com uma carga equivalente à 1/10 da carga nominal até que
ela esteja com carga total. Se durante a carga o nível da solução abaixar,
complete somente com água destilada.
6) Proteja os terminais da bateria com graxa ou
vaselina. Conecte o tubo de respiro. Verifique se a ponta do tubo de respiro
não está encostando na moto.


Informações sobre segurança.


Baterias basicamente possuem dois perigos:


1) Gases potencialmente explosivos (oxigênio e
hidrogênio)


-Não fume, não produza chamas ou faíscas próximo a
baterias
-Antes de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas.
-Só dê carga em locais ventilados.
-Se a bateria ficar quente durante a carga pare a carga e espere a bateria
esfriar. Calor estraga as placas e a bateria pode explodir.
-Esteja certo que o tubo de respiro da bateria está desobstruído e sem dobras.


2) Acido sulfúrico que é extremamente corrosivo.


-Sempre use óculos de proteção, luvas e roupas
protetoras.
-Lave qualquer respingo de ácido com água e sabão.
-Em caso de ingestão, beba grandes quantidades de leite ou água com leite de
magnésia, óleo vegetal ou ovos batidos. Procure ajuda médica.
-Em caso de contato com os olhos lave com água durante vários minutos e procure
ajuda médica.
-Retorne sua bateria usada para a loja onde
você comprou. Eles são obrigados por lei a receber a bateria e destinar ela
para reciclagem. Baterias contêm chumbo e ácidos que podem contaminar o meio
ambiente.


Mantenha baterias fora do alcance de crianças.


Alguns componentes elétricos podem ser danificados
caso os terminais da bateria ou conectores sejam ligados ou desligados com a
ignição ligada e houver presença de corrente elétrica.


Remoção: Desacople primeiro o cabo negativo da
bateria, depois o cabo positivo.
Instalação: Acople primeiro o cabo positivo, depois o negativo.
Edson
Edson
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 111
Idade : 66
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Bruno MK Dom 01 Mar 2009, 13:12

bacana a matéria ... só não veio as fotos mas esta valendo ...
Bruno MK
Bruno MK
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 313
Idade : 40
Data de inscrição : 23/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Marcos_bjp Sáb 15 Jan 2011, 09:22

Otima materia
Parabensss
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Carlos Mello Sáb 15 Jan 2011, 23:29

OPA MARCÃO VALEU POR TER RELANÇADO ESTE TÓPICO, MUITO BOM MESMO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Fernand Ter 19 Jul 2011, 11:23

Edson:

Excelente matéria.

Pessoal:

A bateria original da GSX750F (ano 2001, por exemplo) é a YTX9BS, do tipo selada "VRLA" (Sealed VRLA), o manual Yuasa recomenda mantê-la sempre bem carregada (acima de 75% da carga nominal, medida com voltímetro em circuito aberto (desconectada da moto)) para maior durabilidade/performance.

A voltagem que indica a carga é um pouco diferente das baterias que requerem manutenção (não seladas), como diz o artigo acima...

Estes são os valores do manual da Yuasa, paginas 24 a 33
(o manual está neste link, para mais informações: http://www.yuasabatteries.com/pdfs/TechManual_2009.pdf ):

12,8 a 13 volts – 100%
12,5 a 12,8 volts – 75% - 100% (talvez uma recarga leve)
12,0 a 12,5 volts – 50% - 75% (recarregar)
11,5 a 12,0 volts – 25% - 50% (recarregar)
11,5 or less – 0% - 25% (recarregar).


Para a recarga, precisamos ter muito cuidado, se carregarmos além do necessário (tempo), o dano pode ser irreparável.

Se possível, o ideal é usar um carregador "inteligente", com várias fases de carga, que dispensa maiores cuidados do operador em relação ao tempo e voltagem necessários (ele faz tudo sozinho, de acordo à voltagem e amperagem da bateria no momento). Dessa forma podemos conectar o carregador e esquecer o assunto até que a carga esteja completa, inclusive deixando ele conectado permanentemente, se a moto é muito pouco usada.

Um bom carregador inteligente pode ser usado para baterias de carro e moto, e pode extender a vida útil da bateria, além disso, ao fim da carga, a bateria estará 100% carregada e pronta para uso imediato, não resolvendo apenas o problema daquele momento (dar a partida inicial), mas indicando o estado da bateria e ajudando a dignosticar possiveis defeitos (não "segura carga" por exemplo).
avatar
Fernand
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 11
Idade : 50
Data de inscrição : 09/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção periódica, recarga, testes de bateria Empty Re: Manutenção periódica, recarga, testes de bateria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos