GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fluído de freio

+8
mvlinfo
Octavio
jctorino
Fuchs
terrivel81
Carlos Mello
Phanta
Giancarlotaranti
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fluído de freio Empty Fluído de freio

Mensagem por Giancarlotaranti Ter 13 Abr 2010, 21:44

Atenção galera !

É extremamente recomendado a troca do fluído de freio a cada dois anos no "máximo".
Estando sempre com um fluído novo, no mímimo o de DOT 4, garante-se a performance adequada, ou seja, o freio não fica borrachudo quando esquenta.
Usar fluído de freio de DOT3 é pecado, pois o ponto de ebulição desta porcaria é muito baixo e quando isto acontece, surgem bolhas que fazem o freio virar aquela maravilha..... affraid
Existe no mercado um fluido de freio de DOT 5.1 da VARGA. este é excelente, pode usar e abusar do freio que a preformance do sistema continua excelente, o disco de freio pode até azular que estara respondendo bem.
É claro que não quero que ninguem saia por ai acelerando como um aloprado......rs ,mas é que em trajetos onde se passa por longos declives com curvas, acaba-se abusando um pouquinho e segurança NUNCA É DEMAIS.

Abraço a todos!
Giancarlotaranti
Giancarlotaranti
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 11
Idade : 49
Data de inscrição : 18/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Phanta Qua 14 Abr 2010, 16:34

Muito bom...Excelente tópico!
Phanta
Phanta
Admin
Admin

Número de Mensagens : 827
Idade : 38
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Qua 14 Abr 2010, 20:42

Essa FAMÍLIA é demais quem não gostaria de ter uma família desta, um bom TÓPICO no ARQUIVO certo e o mais importante o recado dado o contexto de suma importancia para a nossa segurança.
PARABENS GIANCARLOTARANTI por sua contribuição organizacional do FORUM e INFORMATIVO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por terrivel81 Sáb 09 Out 2010, 19:47

boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar
avatar
terrivel81
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 10
Idade : 42
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Fuchs Sáb 09 Out 2010, 20:05

Giancarlotaranti escreveu:
Usar fluído de freio de DOT3 é pecado,

E o Dot 5.0 é suicidio!! rsrs
caso aconteça algo q deixa entrar agua no sistema ele absorve essa agua e deixa ela chegar até a pinça de freio fazendo ele ferver rapidinho e aí ja era

Por isso foi lançado o 5.1, que nao tem esse efeito, alem de aguentar mais temperatura que o 4

Pra quem roda de boa, o 4 atende. pra quem exige mais, gaste uns trocados a mais e coloque o 5.1
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Dom 10 Out 2010, 11:00

OPA TERRIVEL 81, não via sua apresentação, se ainda não o fez depois dá uma passadinha lá e faça as honras teremos o maior prazer em fazer uma festa de recepção.
Bom meu amigo vamos ao seu problema.
Estando as pastilhas boas e nivel de oleo nomal e sangrado adequadamente como vc informou, vc pode estar com o disco e pastilhas melado de oleo dá uma lavada e se possivel use um pouco mais os freios até limpar a parte contaminada pelo oleo.
Um grande problema que vejo são quanto ao enchimento e sangria, se não forem bem feitas ocasiona este tipo de problema.
NO ENCHIMENTO OU TOCA DO FLUIDO.(FREIOS DIANTEIRO)
pode se fazer de duas maneias:
- retire os drenos das pinças e a tampa dos reservatorio de oleo
- deixa drenar observando a fluidez da drenagem e a cor do oleo.
- Caso esteja muito sujo ou baixa fluidez use outro oleo de freio para limpeza colocando, bombeando e drenando, até ficar limpo.
OBS: vc pode estar com a mangueira deteriorada internamente caso a fluidez continue, observe se existe pedaços saindo junto com o oleo.
- QUANTO AO ENCHIMENTO PODE SER FEITO DE DUAS MANEIRAS:
- Fazer o enchimento pelo reservatorio;
-feche os drenos das pinças.
-encha o reservatorio.
-abra o parafuso de drenagem mais distante (no caso das pinças da frente a do lado direito no sentido vc esta de frente para a moto)
-Coloque um aparador de oleo com uma mangueirinha pra coletar o oleo drenado
-vá completando o oleo sem deixar o reservatorio esvaziar, caso precise feche o dreno que esta sendo sangrado e complete o eleo, retornando o enchimento, até perceber que o fluido estar saindo sem bolha de ar.
- feche a dreno
- complete o reservatório
- abra o dreno da outra pinça fazendo o mesmo processo.
- Sistemas todos cheios e nivel normal no reservatorio.
- aperte a manete bombeando o fluido até a manete ficar alto e duro, mantendo apertado.
- faça a sangria na mesma sequencia, pela pinça mais distante, abrindo a drenagem.
- a manete deve acompanhar a drenagem baixando a manete até o limite inferior de frenagem, não largue até fechar o parafuso de drenagem (sangria).
- Repita até perceber não haver saida de bolhas de ar, e sim oleo puro e com boa fluidez.
- complete o oleo sempre que estiver com o nivel baixo pela metade.
- Concluido este lado, fechado e sem vazamento passe para a outra pinça e faça o memo processo.
- Tudo concluido complete o reservatório e pronto só mandar ver:
OBS- estando concluido ao apertar a manete ela fica alta com pouco deslocamento no percurso de frenagem, e aproveitando ela apertada e freiada inspecione as mangueira verificando vazamento e deformação das mangueiras.
- Pde ser feito de baixo (pinças) para cima (reservatório)
Com a ajuda de uma mangueira com uma altura maior que o reservatorio coloque numa extremidade da mangueira na valvula de drenagem da pinça mais distante e a outra extremidade da manqueira um funil, mantendo esticada e com a altura do funil um pouco maior que o reservatorio.
- Com a valvula de drenagem da mangueira mantida aberta e a outra valvula da outra pinça um pouco aberta e com uma mangueirinha coletando o oleo drenado, inicie o enchimento devagar ate sair na drenagem da outra pinça.
- vá fechando a drenagem da pinça que esta sendo drenado (lado esquerdo).
- complete até o nivel do reservatorio.
OBS ; a vantagem desse processo é a garantia de não ficar bolsas de ar no sistema.
FREIOS TRAZEIROS.
O processo de enchimento segue amema sequencia citado acima.
Fazendo sangria.
1º - faça a sangria pela valvula de baixo
2º - faça a sangra pela valvula de cima

Bem meu amigo fica aqui a dica pra tentar resolver o seu problema, mais é claro, considerando que as pastilhas estejam boas e sem problemas nas bombas de freios.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por jctorino Qui 14 Out 2010, 16:30

terrivel81 escreveu:boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar

Terrível 81 !
Se tudo o que o Carlão mostrou já foi feito e de forma correta, pode ser que os pistonetes da pinça traseira estejam travados na posição "aberto" ( ferrugem e sujeira em excesso), ou pode ser que o reparo( borrachinhas) do cilindro mestre esteja danificado. No primeiro caso o pedal fica duro e a roda não para. No segundo caso o pedal fica macio demais sendo acionado e não travando a roda . Deve-se também observar se o freio faz algum ruido estranho. Pastilhas inapropriadas também podem ocasionar falta de freio.
Em qualquer um dos casos aconselho ter cuidado em freadas, principalmente as fortes, com o freio traseiro pois, além de não funcionar(reparo danificado ou pastilhas inapropriadas) também pode causar travamento brusco da roda se os pistonetes destravarem repentinamente, uma vez que não se sabe qual é o defeito. Com freio não se brinca. Por isso se diz : " tão importante quanto andar, é parar". Abraço Shocked
jctorino
jctorino
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Fuchs Qui 14 Out 2010, 20:26

pode parecer besteira, mas tem 2 coisas q ja aconteceram comigo e causaram falta de freios de forma parecida.

1 - eu sem experiencia, troquei as pastilhas e fui assenta-las na marra, de forma inapropriada, com força em excesso por tempo em excesso e consegui vitrifica-las.

2 - deixei a moto pra lavar, e o moleque sem experiencia, querendo fazer o serviço bem feito, passou oleo nos discos de freio pra deixar limpo, bonito e brilhando!! pode isso?? hahaha. hj dou risada, mas na hora, depois do susto de nao conseguir parar o sangue ferveu!!

em ambos os casos bastou tirar as pastilhas, lixar na calçada mesmo e coloca-las novamente na moto depois de lavar bem os discos com agua e sabao.
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Qui 14 Out 2010, 23:19

vALEU PESSOAL PELA COMPLEMENTAÇÃO, É ISSO QUE FAZ A O FORUM SER ATRAENTE E APAIXONANTE, TODOS AQUI POSTANDO AS SUA VIVENCIAS E EXPERIENCIAS, POR ISSO SOMOS O QUE SOMOS.
NA LAVAGEM MESMO PRECISAMOS ESTAR MUITO ATENTO, AS VEZES QUERENDO AGRADAR CRIA UM GRANDE PROBLEMA.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Octavio Sáb 25 Dez 2010, 10:03

Ola pessoal, to com um problemão aqui, eu fui trocar as pastilhas traseiras da minha gsxf e sangra-la, mas agora o freio traseiro não funciona mais, coloquei fkuido de freio ELF DOT 5.1, Obrigado
avatar
Octavio
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 7
Idade : 47
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por jctorino Sáb 25 Dez 2010, 17:56

Octavio escreveu:Ola pessoal, to com um problemão aqui, eu fui trocar as pastilhas traseiras da minha gsxf e sangra-la, mas agora o freio traseiro não funciona mais, coloquei fkuido de freio ELF DOT 5.1, Obrigado


Olá Octavio ! Sem pânico. Como não funciona? O pedal está bôbo? O pedal está firme como se fosse frear mas não pára a roda? Por favor procure descrever o que está acontecendo, pois o fato de não estar funcionando pode ser causado por diversos motivos, inclusive fluído no disco por exemplo. Abraço
jctorino
jctorino
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por mvlinfo Sáb 25 Dez 2010, 22:17

Pode ser no cilindro do freio. Se o reparo estiver danificado, não terá pressão para travar as pastilhas. Se for isso também não vai adiantar sandrar o freio. Faça essa verificação e depois poste o resultado. Abraço, Marco.

terrivel81 escreveu:boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Dom 26 Dez 2010, 22:34

CARO OCTAVIO INFORME MAIS DETALHADAMENTE COMO O JCTORINO PERGUNTA, PRA MELHOR SABERMOS COMO ORIENTA-LO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Octavio Ter 28 Dez 2010, 10:06

Ae galera, o problema foi q eu bombei errado, ainda tava com ar, tem que bombar de leve, mas obrigado pelas respostas vlw, ta funfando normazin
avatar
Octavio
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 7
Idade : 47
Data de inscrição : 28/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Ter 28 Dez 2010, 22:32

VALEU OCTÁVIO
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por rubão do mangue Ter 08 Mar 2011, 14:05

Blz! galera?? quero completar o fluído de freio traseiro da GSX750F-2007,
tenho que tirar toda carenagem direita ou tem alguma maneira mais fácil??
vl!!!
avatar
rubão do mangue
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por jctorino Ter 08 Mar 2011, 14:41

Tem que tirar a rabeta Rubão. Não tem outro jeito. Veja porque está faltando fluído. Veja se há algum vazamento ou se as pastilhas estão muito gastas. Normalmente não é necessário completar o nível. Obs: o nível é medido quando a moto está no cavalete central. Abraço
jctorino
jctorino
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Ter 08 Mar 2011, 15:18

OPA PESSOAL OLHA EU AQUI TAVEZ, RUBÃO VC PODE COM MUITO CUIDADO AFASTAR A CARENAGEM LATERAL DIANTEIRA DO LADO DO RESERVATORIO SOLTANDO UM PARAFUSO E COM A AJUDA DE UMA MANGUEIRINHA E UM FUNIL COMPLETAR O NIVEL, MAIS É IMPORTANTE VER O QUE O JCTORINO FALOU VER O PORQUE DO NIVEL TER BAIXADO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por rubão do mangue Ter 08 Mar 2011, 18:48

Valeu!!! Jctorino e Carlos Mello, obrigado pelo retorno...sim, estou acompanhando esse nível um bom tempo e está sempre estacionado na marca mínima(no cavalete central) Eu vi mesmo que soltando um ou dois parafusos dá para afastar a carenagem, só não consegui soltar a tampa...
Agora Jctorino vc. falou em tirar a "rabeta"...., mas vc. quis se referir a carenagem lateral mesmo??? certo??? obrigado pela força!!!
Ah!! estou com esta máquina a 04 meses e notei que o freio traseiro é muito fácil de travar em brecadas...abraços.
avatar
rubão do mangue
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Ter 08 Mar 2011, 19:11

MOSTRA QUE ELA ESTA FUNCIONANDO QUE É UMA BELEZA E VC ESTA MUITO FORTE NAS PISADAS NO FREIO, VÁ DOSANDO QUE VC CHEGA LÁ.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por mvlinfo Ter 08 Mar 2011, 19:44

Como mencionou o Carlão, é normal travar a roda traseira, e isso é caracteristica de qualquer moto. Ás vezes uma travada de roda é até necessária para sair de alguma situação. Então o jeito é ir treinando bastante para saber sempre a força necessária para aplicar nesse freio. Cada um tem uma forma de usar. Eu tenho a minha, que não é muito usual mas que para a cidade funciona muito bem. Grande abraço e qualquer dúvida....
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Fuchs Ter 08 Mar 2011, 21:10

rubão do mangue escreveu:Agora Jctorino vc. falou em tirar a "rabeta"...., mas vc. quis se referir a carenagem lateral mesmo??? certo??? obrigado pela força!!!
Ah!! estou com esta máquina a 04 meses e notei que o freio traseiro é muito fácil de travar em brecadas...abraços.

isso mesmo, carenagem lateral traseira e rabeta sao a mesma coisa, inclusive é peça unica

tente descobrir se o motivo das travadas é algum problema no freio ou apenas pé direito pesado demais

e tome muito cuidado ao completar o nivel, pois o fluido de freio tem o costume chato de manchar a pintura!!
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por mvlinfo Ter 08 Mar 2011, 22:00

É bom lembrar também que o pedal de freio traseiro tem regulagem de altura. Se por ventura ele estiver muito alto, a pisada será forte também. Então pode verificar esse detalhe também.
mvlinfo
mvlinfo
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 469
Idade : 57
Data de inscrição : 13/04/2010

http://www.mvlinfo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Carlos Mello Qua 09 Mar 2011, 00:38

EESES NOSSOS ACESSORES BOTAM PRA LÁ DE MARRAQUECHE, AQUI NINGUEM FICA SEM SOLUÇÃO, VALEU GALERA, COMO DIZ O CURD TIGRADA.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por rubão do mangue Qua 09 Mar 2011, 11:36

É verdade!!! assessoria total...valeu gsxleiros...vou verificar e repassar todas essas dicas, abraços.
avatar
rubão do mangue
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fluído de freio Empty Re: Fluído de freio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos