Fluído de freio
+8
mvlinfo
Octavio
jctorino
Fuchs
terrivel81
Carlos Mello
Phanta
Giancarlotaranti
12 participantes
GSX750F Online :: Geral :: Mecânica :: Freios
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Fluído de freio
Atenção galera !
É extremamente recomendado a troca do fluído de freio a cada dois anos no "máximo".
Estando sempre com um fluído novo, no mímimo o de DOT 4, garante-se a performance adequada, ou seja, o freio não fica borrachudo quando esquenta.
Usar fluído de freio de DOT3 é pecado, pois o ponto de ebulição desta porcaria é muito baixo e quando isto acontece, surgem bolhas que fazem o freio virar aquela maravilha.....
Existe no mercado um fluido de freio de DOT 5.1 da VARGA. este é excelente, pode usar e abusar do freio que a preformance do sistema continua excelente, o disco de freio pode até azular que estara respondendo bem.
É claro que não quero que ninguem saia por ai acelerando como um aloprado......rs ,mas é que em trajetos onde se passa por longos declives com curvas, acaba-se abusando um pouquinho e segurança NUNCA É DEMAIS.
Abraço a todos!
É extremamente recomendado a troca do fluído de freio a cada dois anos no "máximo".
Estando sempre com um fluído novo, no mímimo o de DOT 4, garante-se a performance adequada, ou seja, o freio não fica borrachudo quando esquenta.
Usar fluído de freio de DOT3 é pecado, pois o ponto de ebulição desta porcaria é muito baixo e quando isto acontece, surgem bolhas que fazem o freio virar aquela maravilha.....
Existe no mercado um fluido de freio de DOT 5.1 da VARGA. este é excelente, pode usar e abusar do freio que a preformance do sistema continua excelente, o disco de freio pode até azular que estara respondendo bem.
É claro que não quero que ninguem saia por ai acelerando como um aloprado......rs ,mas é que em trajetos onde se passa por longos declives com curvas, acaba-se abusando um pouquinho e segurança NUNCA É DEMAIS.
Abraço a todos!
Giancarlotaranti- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 11
Idade : 49
Data de inscrição : 18/03/2010
Re: Fluído de freio
Muito bom...Excelente tópico!
Phanta- Admin
- Número de Mensagens : 827
Idade : 38
Data de inscrição : 08/01/2009
Re: Fluído de freio
Essa FAMÍLIA é demais quem não gostaria de ter uma família desta, um bom TÓPICO no ARQUIVO certo e o mais importante o recado dado o contexto de suma importancia para a nossa segurança.
PARABENS GIANCARLOTARANTI por sua contribuição organizacional do FORUM e INFORMATIVO.
PARABENS GIANCARLOTARANTI por sua contribuição organizacional do FORUM e INFORMATIVO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar
silmar
terrivel81- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 10
Idade : 42
Data de inscrição : 09/10/2010
Re: Fluído de freio
Giancarlotaranti escreveu:
Usar fluído de freio de DOT3 é pecado,
E o Dot 5.0 é suicidio!! rsrs
caso aconteça algo q deixa entrar agua no sistema ele absorve essa agua e deixa ela chegar até a pinça de freio fazendo ele ferver rapidinho e aí ja era
Por isso foi lançado o 5.1, que nao tem esse efeito, alem de aguentar mais temperatura que o 4
Pra quem roda de boa, o 4 atende. pra quem exige mais, gaste uns trocados a mais e coloque o 5.1
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Fluído de freio
OPA TERRIVEL 81, não via sua apresentação, se ainda não o fez depois dá uma passadinha lá e faça as honras teremos o maior prazer em fazer uma festa de recepção.
Bom meu amigo vamos ao seu problema.
Estando as pastilhas boas e nivel de oleo nomal e sangrado adequadamente como vc informou, vc pode estar com o disco e pastilhas melado de oleo dá uma lavada e se possivel use um pouco mais os freios até limpar a parte contaminada pelo oleo.
Um grande problema que vejo são quanto ao enchimento e sangria, se não forem bem feitas ocasiona este tipo de problema.
NO ENCHIMENTO OU TOCA DO FLUIDO.(FREIOS DIANTEIRO)
pode se fazer de duas maneias:
- retire os drenos das pinças e a tampa dos reservatorio de oleo
- deixa drenar observando a fluidez da drenagem e a cor do oleo.
- Caso esteja muito sujo ou baixa fluidez use outro oleo de freio para limpeza colocando, bombeando e drenando, até ficar limpo.
OBS: vc pode estar com a mangueira deteriorada internamente caso a fluidez continue, observe se existe pedaços saindo junto com o oleo.
- QUANTO AO ENCHIMENTO PODE SER FEITO DE DUAS MANEIRAS:
1ª - Fazer o enchimento pelo reservatorio;
-feche os drenos das pinças.
-encha o reservatorio.
-abra o parafuso de drenagem mais distante (no caso das pinças da frente a do lado direito no sentido vc esta de frente para a moto)
-Coloque um aparador de oleo com uma mangueirinha pra coletar o oleo drenado
-vá completando o oleo sem deixar o reservatorio esvaziar, caso precise feche o dreno que esta sendo sangrado e complete o eleo, retornando o enchimento, até perceber que o fluido estar saindo sem bolha de ar.
- feche a dreno
- complete o reservatório
- abra o dreno da outra pinça fazendo o mesmo processo.
- Sistemas todos cheios e nivel normal no reservatorio.
- aperte a manete bombeando o fluido até a manete ficar alto e duro, mantendo apertado.
- faça a sangria na mesma sequencia, pela pinça mais distante, abrindo a drenagem.
- a manete deve acompanhar a drenagem baixando a manete até o limite inferior de frenagem, não largue até fechar o parafuso de drenagem (sangria).
- Repita até perceber não haver saida de bolhas de ar, e sim oleo puro e com boa fluidez.
- complete o oleo sempre que estiver com o nivel baixo pela metade.
- Concluido este lado, fechado e sem vazamento passe para a outra pinça e faça o memo processo.
- Tudo concluido complete o reservatório e pronto só mandar ver:
OBS- estando concluido ao apertar a manete ela fica alta com pouco deslocamento no percurso de frenagem, e aproveitando ela apertada e freiada inspecione as mangueira verificando vazamento e deformação das mangueiras.
2ª - Pde ser feito de baixo (pinças) para cima (reservatório)
Com a ajuda de uma mangueira com uma altura maior que o reservatorio coloque numa extremidade da mangueira na valvula de drenagem da pinça mais distante e a outra extremidade da manqueira um funil, mantendo esticada e com a altura do funil um pouco maior que o reservatorio.
- Com a valvula de drenagem da mangueira mantida aberta e a outra valvula da outra pinça um pouco aberta e com uma mangueirinha coletando o oleo drenado, inicie o enchimento devagar ate sair na drenagem da outra pinça.
- vá fechando a drenagem da pinça que esta sendo drenado (lado esquerdo).
- complete até o nivel do reservatorio.
OBS ; a vantagem desse processo é a garantia de não ficar bolsas de ar no sistema.
FREIOS TRAZEIROS.
O processo de enchimento segue amema sequencia citado acima.
Fazendo sangria.
1º - faça a sangria pela valvula de baixo
2º - faça a sangra pela valvula de cima
Bem meu amigo fica aqui a dica pra tentar resolver o seu problema, mais é claro, considerando que as pastilhas estejam boas e sem problemas nas bombas de freios.
Bom meu amigo vamos ao seu problema.
Estando as pastilhas boas e nivel de oleo nomal e sangrado adequadamente como vc informou, vc pode estar com o disco e pastilhas melado de oleo dá uma lavada e se possivel use um pouco mais os freios até limpar a parte contaminada pelo oleo.
Um grande problema que vejo são quanto ao enchimento e sangria, se não forem bem feitas ocasiona este tipo de problema.
NO ENCHIMENTO OU TOCA DO FLUIDO.(FREIOS DIANTEIRO)
pode se fazer de duas maneias:
- retire os drenos das pinças e a tampa dos reservatorio de oleo
- deixa drenar observando a fluidez da drenagem e a cor do oleo.
- Caso esteja muito sujo ou baixa fluidez use outro oleo de freio para limpeza colocando, bombeando e drenando, até ficar limpo.
OBS: vc pode estar com a mangueira deteriorada internamente caso a fluidez continue, observe se existe pedaços saindo junto com o oleo.
- QUANTO AO ENCHIMENTO PODE SER FEITO DE DUAS MANEIRAS:
1ª - Fazer o enchimento pelo reservatorio;
-feche os drenos das pinças.
-encha o reservatorio.
-abra o parafuso de drenagem mais distante (no caso das pinças da frente a do lado direito no sentido vc esta de frente para a moto)
-Coloque um aparador de oleo com uma mangueirinha pra coletar o oleo drenado
-vá completando o oleo sem deixar o reservatorio esvaziar, caso precise feche o dreno que esta sendo sangrado e complete o eleo, retornando o enchimento, até perceber que o fluido estar saindo sem bolha de ar.
- feche a dreno
- complete o reservatório
- abra o dreno da outra pinça fazendo o mesmo processo.
- Sistemas todos cheios e nivel normal no reservatorio.
- aperte a manete bombeando o fluido até a manete ficar alto e duro, mantendo apertado.
- faça a sangria na mesma sequencia, pela pinça mais distante, abrindo a drenagem.
- a manete deve acompanhar a drenagem baixando a manete até o limite inferior de frenagem, não largue até fechar o parafuso de drenagem (sangria).
- Repita até perceber não haver saida de bolhas de ar, e sim oleo puro e com boa fluidez.
- complete o oleo sempre que estiver com o nivel baixo pela metade.
- Concluido este lado, fechado e sem vazamento passe para a outra pinça e faça o memo processo.
- Tudo concluido complete o reservatório e pronto só mandar ver:
OBS- estando concluido ao apertar a manete ela fica alta com pouco deslocamento no percurso de frenagem, e aproveitando ela apertada e freiada inspecione as mangueira verificando vazamento e deformação das mangueiras.
2ª - Pde ser feito de baixo (pinças) para cima (reservatório)
Com a ajuda de uma mangueira com uma altura maior que o reservatorio coloque numa extremidade da mangueira na valvula de drenagem da pinça mais distante e a outra extremidade da manqueira um funil, mantendo esticada e com a altura do funil um pouco maior que o reservatorio.
- Com a valvula de drenagem da mangueira mantida aberta e a outra valvula da outra pinça um pouco aberta e com uma mangueirinha coletando o oleo drenado, inicie o enchimento devagar ate sair na drenagem da outra pinça.
- vá fechando a drenagem da pinça que esta sendo drenado (lado esquerdo).
- complete até o nivel do reservatorio.
OBS ; a vantagem desse processo é a garantia de não ficar bolsas de ar no sistema.
FREIOS TRAZEIROS.
O processo de enchimento segue amema sequencia citado acima.
Fazendo sangria.
1º - faça a sangria pela valvula de baixo
2º - faça a sangra pela valvula de cima
Bem meu amigo fica aqui a dica pra tentar resolver o seu problema, mais é claro, considerando que as pastilhas estejam boas e sem problemas nas bombas de freios.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
terrivel81 escreveu:boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar
Terrível 81 !
Se tudo o que o Carlão mostrou já foi feito e de forma correta, pode ser que os pistonetes da pinça traseira estejam travados na posição "aberto" ( ferrugem e sujeira em excesso), ou pode ser que o reparo( borrachinhas) do cilindro mestre esteja danificado. No primeiro caso o pedal fica duro e a roda não para. No segundo caso o pedal fica macio demais sendo acionado e não travando a roda . Deve-se também observar se o freio faz algum ruido estranho. Pastilhas inapropriadas também podem ocasionar falta de freio.
Em qualquer um dos casos aconselho ter cuidado em freadas, principalmente as fortes, com o freio traseiro pois, além de não funcionar(reparo danificado ou pastilhas inapropriadas) também pode causar travamento brusco da roda se os pistonetes destravarem repentinamente, uma vez que não se sabe qual é o defeito. Com freio não se brinca. Por isso se diz : " tão importante quanto andar, é parar". Abraço
jctorino- Burgman 400
- Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010
Re: Fluído de freio
pode parecer besteira, mas tem 2 coisas q ja aconteceram comigo e causaram falta de freios de forma parecida.
1 - eu sem experiencia, troquei as pastilhas e fui assenta-las na marra, de forma inapropriada, com força em excesso por tempo em excesso e consegui vitrifica-las.
2 - deixei a moto pra lavar, e o moleque sem experiencia, querendo fazer o serviço bem feito, passou oleo nos discos de freio pra deixar limpo, bonito e brilhando!! pode isso?? hahaha. hj dou risada, mas na hora, depois do susto de nao conseguir parar o sangue ferveu!!
em ambos os casos bastou tirar as pastilhas, lixar na calçada mesmo e coloca-las novamente na moto depois de lavar bem os discos com agua e sabao.
1 - eu sem experiencia, troquei as pastilhas e fui assenta-las na marra, de forma inapropriada, com força em excesso por tempo em excesso e consegui vitrifica-las.
2 - deixei a moto pra lavar, e o moleque sem experiencia, querendo fazer o serviço bem feito, passou oleo nos discos de freio pra deixar limpo, bonito e brilhando!! pode isso?? hahaha. hj dou risada, mas na hora, depois do susto de nao conseguir parar o sangue ferveu!!
em ambos os casos bastou tirar as pastilhas, lixar na calçada mesmo e coloca-las novamente na moto depois de lavar bem os discos com agua e sabao.
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Fluído de freio
vALEU PESSOAL PELA COMPLEMENTAÇÃO, É ISSO QUE FAZ A O FORUM SER ATRAENTE E APAIXONANTE, TODOS AQUI POSTANDO AS SUA VIVENCIAS E EXPERIENCIAS, POR ISSO SOMOS O QUE SOMOS.
NA LAVAGEM MESMO PRECISAMOS ESTAR MUITO ATENTO, AS VEZES QUERENDO AGRADAR CRIA UM GRANDE PROBLEMA.
NA LAVAGEM MESMO PRECISAMOS ESTAR MUITO ATENTO, AS VEZES QUERENDO AGRADAR CRIA UM GRANDE PROBLEMA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
Ola pessoal, to com um problemão aqui, eu fui trocar as pastilhas traseiras da minha gsxf e sangra-la, mas agora o freio traseiro não funciona mais, coloquei fkuido de freio ELF DOT 5.1, Obrigado
Octavio- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 7
Idade : 47
Data de inscrição : 28/11/2010
Re: Fluído de freio
Octavio escreveu:Ola pessoal, to com um problemão aqui, eu fui trocar as pastilhas traseiras da minha gsxf e sangra-la, mas agora o freio traseiro não funciona mais, coloquei fkuido de freio ELF DOT 5.1, Obrigado
Olá Octavio ! Sem pânico. Como não funciona? O pedal está bôbo? O pedal está firme como se fosse frear mas não pára a roda? Por favor procure descrever o que está acontecendo, pois o fato de não estar funcionando pode ser causado por diversos motivos, inclusive fluído no disco por exemplo. Abraço
jctorino- Burgman 400
- Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010
Re: Fluído de freio
Pode ser no cilindro do freio. Se o reparo estiver danificado, não terá pressão para travar as pastilhas. Se for isso também não vai adiantar sandrar o freio. Faça essa verificação e depois poste o resultado. Abraço, Marco.
terrivel81 escreveu:boa tarde a todos sou novo no forum e tenho uma f, 2001 so que percebi que o freio traseiro nao ta travando, qunado ta no cavalete e gira na mao trava mas com o peso nao ja sangrei o freio ( os dois que tem) O OLEO TA NORMAL TBM alguem teve esse problema? grato
silmar
Re: Fluído de freio
CARO OCTAVIO INFORME MAIS DETALHADAMENTE COMO O JCTORINO PERGUNTA, PRA MELHOR SABERMOS COMO ORIENTA-LO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
Ae galera, o problema foi q eu bombei errado, ainda tava com ar, tem que bombar de leve, mas obrigado pelas respostas vlw, ta funfando normazin
Octavio- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 7
Idade : 47
Data de inscrição : 28/11/2010
Re: Fluído de freio
VALEU OCTÁVIO
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
Blz! galera?? quero completar o fluído de freio traseiro da GSX750F-2007,
tenho que tirar toda carenagem direita ou tem alguma maneira mais fácil??
vl!!!
tenho que tirar toda carenagem direita ou tem alguma maneira mais fácil??
vl!!!
rubão do mangue- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011
Re: Fluído de freio
Tem que tirar a rabeta Rubão. Não tem outro jeito. Veja porque está faltando fluído. Veja se há algum vazamento ou se as pastilhas estão muito gastas. Normalmente não é necessário completar o nível. Obs: o nível é medido quando a moto está no cavalete central. Abraço
jctorino- Burgman 400
- Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010
Re: Fluído de freio
OPA PESSOAL OLHA EU AQUI TAVEZ, RUBÃO VC PODE COM MUITO CUIDADO AFASTAR A CARENAGEM LATERAL DIANTEIRA DO LADO DO RESERVATORIO SOLTANDO UM PARAFUSO E COM A AJUDA DE UMA MANGUEIRINHA E UM FUNIL COMPLETAR O NIVEL, MAIS É IMPORTANTE VER O QUE O JCTORINO FALOU VER O PORQUE DO NIVEL TER BAIXADO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
Valeu!!! Jctorino e Carlos Mello, obrigado pelo retorno...sim, estou acompanhando esse nível um bom tempo e está sempre estacionado na marca mínima(no cavalete central) Eu vi mesmo que soltando um ou dois parafusos dá para afastar a carenagem, só não consegui soltar a tampa...
Agora Jctorino vc. falou em tirar a "rabeta"...., mas vc. quis se referir a carenagem lateral mesmo??? certo??? obrigado pela força!!!
Ah!! estou com esta máquina a 04 meses e notei que o freio traseiro é muito fácil de travar em brecadas...abraços.
Agora Jctorino vc. falou em tirar a "rabeta"...., mas vc. quis se referir a carenagem lateral mesmo??? certo??? obrigado pela força!!!
Ah!! estou com esta máquina a 04 meses e notei que o freio traseiro é muito fácil de travar em brecadas...abraços.
rubão do mangue- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011
Re: Fluído de freio
MOSTRA QUE ELA ESTA FUNCIONANDO QUE É UMA BELEZA E VC ESTA MUITO FORTE NAS PISADAS NO FREIO, VÁ DOSANDO QUE VC CHEGA LÁ.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
Como mencionou o Carlão, é normal travar a roda traseira, e isso é caracteristica de qualquer moto. Ás vezes uma travada de roda é até necessária para sair de alguma situação. Então o jeito é ir treinando bastante para saber sempre a força necessária para aplicar nesse freio. Cada um tem uma forma de usar. Eu tenho a minha, que não é muito usual mas que para a cidade funciona muito bem. Grande abraço e qualquer dúvida....
Re: Fluído de freio
rubão do mangue escreveu:Agora Jctorino vc. falou em tirar a "rabeta"...., mas vc. quis se referir a carenagem lateral mesmo??? certo??? obrigado pela força!!!
Ah!! estou com esta máquina a 04 meses e notei que o freio traseiro é muito fácil de travar em brecadas...abraços.
isso mesmo, carenagem lateral traseira e rabeta sao a mesma coisa, inclusive é peça unica
tente descobrir se o motivo das travadas é algum problema no freio ou apenas pé direito pesado demais
e tome muito cuidado ao completar o nivel, pois o fluido de freio tem o costume chato de manchar a pintura!!
Fuchs- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008
Re: Fluído de freio
É bom lembrar também que o pedal de freio traseiro tem regulagem de altura. Se por ventura ele estiver muito alto, a pisada será forte também. Então pode verificar esse detalhe também.
Re: Fluído de freio
EESES NOSSOS ACESSORES BOTAM PRA LÁ DE MARRAQUECHE, AQUI NINGUEM FICA SEM SOLUÇÃO, VALEU GALERA, COMO DIZ O CURD TIGRADA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Fluído de freio
É verdade!!! assessoria total...valeu gsxleiros...vou verificar e repassar todas essas dicas, abraços.
rubão do mangue- Burgman AN 125
- Número de Mensagens : 9
Idade : 62
Data de inscrição : 07/03/2011
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Reservatório do Fluido de Freio
» Regulagem de freio
» Disco de freio
» Freio "trepidando"
» Pastilha de freio da 'F'
» Regulagem de freio
» Disco de freio
» Freio "trepidando"
» Pastilha de freio da 'F'
GSX750F Online :: Geral :: Mecânica :: Freios
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|