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Mensagem por cmtealmeida Qua 28 Abr 2010, 14:58

com que frequência devo drenar a moto? e qual maneira correta de fazer isso
vcs costumam drenar?
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Mensagem por Carlos Mello Qua 28 Abr 2010, 22:17

DRENAR O QUE ?
A caixa de ar, quando vc quiser, não tem data nem hora, o mais é troca.
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Mensagem por cmtealmeida Qua 28 Abr 2010, 22:51

acho q é dreno de combustível...
bem no meio da moto, bem embaixo, um bico saindo pra baixo...
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Mensagem por Carlos Mello Qua 28 Abr 2010, 23:01

Ali vc tem duas pontas de mangueiras uma aberta e uma com plug fechando.
A aberta é o suspiro e drenagem do tq de combustivel
O fechado é o da caixa de AR
OBSERVAÇÃO é fechado pra não aspirar o ar pois não tem filtro no duto
Temos que drenar pois o AR se condensa indo pra o dreno, assim como se usarmos algum tipo de oleo lubrificante no filtro, o exesso vai prá o dreno.
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Mensagem por cmtealmeida Qua 28 Abr 2010, 23:08

certo... se eu abrir essa tampa então.... vai começar a sair, ou água ...ou sujeira, ou óleo.... ou por fim combustível? e ena~to devo fechar.? ou não sai nada se não estiver nada errado?
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Mensagem por Frank Qui 29 Abr 2010, 05:05

AS COISAS QUE VOÇES DESCOBREM RSRSRRSRS
NUNCA OUVI FALAR EM DRENAR O AR
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Mensagem por mvlinfo Qui 29 Abr 2010, 11:33

E nem eu! Na Burgminha tem um dreno desse que vem o filtro de ar, mas na F nunca vi nada parecido.(rsrsrs)
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Mensagem por Frank Qui 29 Abr 2010, 18:56

Já já vão comprar uma bombinha tipo a da ásma, para dar ar á coitada rsrsrs
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Mensagem por Carlos Mello Qui 29 Abr 2010, 20:10

Acho que não consegui fazer entender, portanto tentarei explicar melhor:
Em baixo da moto no centro, mais precisamente embaixo do pedal de freio trazeiro tem duas mangueirinhas, uma aberta na ponta e outra fechada com um plug, o que são eles:
A MANGUEIRA ABERTA é o dreno do compartimento da tampa de combustivel que tem duas (2) funções:
1 - Drenar água que por ventura venha cair, ou na lavagem ou chuva enchendo o compartimento assim não faz nivel evitando cair dentro do tanque de combustivel no abrir a tampa de combustivel do tamque.
2 - Drenar combustivel despressurizado pela TAMPA do tanque tem duas (2) funções;
2.1 - Vedar juntamente com o bocal não deixando o combustivel sair EX: moto ter caido, tombado ou encapotado e não vazar combustivel.
2.2 - Serve como valvula de segurança em caso de pressurização do tanque jogando vapores juntamente com combustivel para a área do compartimento.
POR ISSO A MANGUEIRA TEM QUE SER ABERTA

A MANGUEIRA FECHADA é o dreno do compartimento da caixa de ar de combustão, ou seja onde fica o AR filtrado pelo filtro de AR.
Ela é fechada pelo fato do motor está funcionando e não aspirar o ar sem ser filtrada.
O que se pode achar prá drenar:
Normalmente não se drena nada, mais pode encontrar as seguintes situações:
-Drenar água onde se andou em local com alta umidade no ar.
-Oleo do motor onde existe uma conecção entre o suspiro do motor com o compartimento, isto acontece devido a alta vaporização do oleo por alguma incoveniencia funcional.
-Oleo de lubrificação do filtro, são aqueles em que são colocado no filtro de ar para segurar particulas, em exesso ou quem coloca pulverizando o filtro com o motor em movimento, (no meu caso uso o CAR 80).
-Combustivel em caso de afogamento dos carburadores por alguma incoveniencia

VEJAM QUE NADA FOI COLOCADO EM VÃO TUDO TEM A SUA FUNCIONALIDADE.

Portanto respondendo ao COMANDANTE sempre que vc quiser ou achar conveniente tire o plug, é pra não sair nada mais caso haja algo verifique e analiese o pode ser, provalvelmente algo que citei assima.

Grande abraço a todos
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Mensagem por Romulo Qui 29 Abr 2010, 20:18

Otimas explicações Carlos, os alunos agradeçem.
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Mensagem por mvlinfo Qui 29 Abr 2010, 21:17

Agora sim! São as mesmas funções que tem na Burgman, mas na F está mais escondido e nunca tinha percebido. Valeu pelas dicas. Abraço.
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Mensagem por OldSchool Sex 26 Ago 2011, 03:35

Estava procurando esse post a um tempo! Rs... Minha F só tem a mangueira do dreno do tanque, não tem a fechada do filtro de ar... Tem algum problema? Sera Que esta sem ou esta solta em algum lugar... Tem com saber? Abs!
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Mensagem por Carlos Mello Sex 26 Ago 2011, 07:09

TEM CARO OLDSCHOOL, O DRENO SAO DA PARTE DE BAIXO DA CAIXA DE AR DO KADO ESQUERDO DA MOTO, OI SEJA LADO DA MARCHA.
PRA SE VER É PRECISO OU AFASTAR A CARENAGEM LATERAL E OLHAR OU ENTÃO TIRANDO A CAIXA DE AR, QUE É BEM MAIS TRABALHOSO.
APESAR DE QUE SE PRECISAR FAZER ALGO PROVAVELMENTE IRÁ MEXER NESTA CAIXA, CLARO QUE DEPENDE MUITO DO QUE SE ACHAR.
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Mensagem por OldSchool Dom 11 Set 2011, 18:23

Carlos, essa mangueira da caixa de ar, existe em tds os anos da F? Pois um colega tem uma F do mesmo ano da minha e vi que só tem o dreno do tanque... Nenhuma mangueira fechada... Quando fizer a manutenção dela vou perguntar sobre essa outra mangueira!

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Mensagem por Carlos Mello Dom 11 Set 2011, 18:43

PELO MENIS AS QUE VI TODAS TINHAM.
O QUE ACONTECE É QUE AS VEZES ELAS SAEM E COMO ELA FUNCIONA SEM PROBLEMA NENHUM NÃO SE PREOCUPAM EM RECOLOCA-LA, E EM ALGUNS CASOS A EXTREMIDADE QUE FICA SOLTA NA PARTE DE DENTRO E POR NÃO SABER ACHA QUE NÃO TEM.
O IMPORTANTE DE TUDO ISSTO É:
ESTA MANGUEIRA TEM QUE ESTA FECHADA PARA EVITAR QUE SUCCIONE AR SEM SER FILTRADO.
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Mensagem por Argeu Dom 11 Set 2011, 19:22

É isso aí, o Carlos explicou detalhadamente e com conhecimento no assunto. Todas as F devem ter a mangueira do dreno, e no meu caso tiro o bujão sempre que lavo a moto. pois muitas veses nós funcionamos ela ainda molhada e a umidade é aspirada pelo filtro, com isso vai se acumular no fundo da caixa e indo para o duto (aquele do bujão) quando é retirado vai sair água sem dúvida.

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