Acelerar é fácil, parar é que são elas!
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wla
ademar moraes
Spyder
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GSX750F Online :: Geral :: Motociclismo
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Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Acelerar e fazer curvas com a moto bem inclinada é a primeira coisa que um motociclista deve aprender se quiser ser considerado bom, certo? ERRADO!
Infelizmente, a vontade de querer parecer habilidoso e até mesmo a empolgação com as fortes emoções que uma motocicleta é capaz de proporcionar fazem muita gente acreditar nessa besteira.
Muito antes de acelerar forte ou aprender a fazer curvas raspando a pedaleira no chão, é imprescindível que um motociclista saiba usar corretamente os freios de sua moto, pois, acredite, eles podem salvar sua vida. E mais: motociclista bom de guidão é aquele que não cai e nem sofre acidentes.
Como nas reações de emergência uma fração de segundos pode salvar vidas, a primeira coisa a ser feita é, além de redobrar a atenção na pilotagem, começar a frear corretamente. Para isso é preciso ajustar os freios da motocicleta de acordo com quem irá utilizá-la, tudo para que o piloto consiga acionar o mais fácil e rápido possível o manete e o pedal de freio.
Os manetes de freio e embreagem devem ser posicionados seguindo a "linha dos antebraços", ou seja, ligeiramente abaixo das pontas do guidão. Dessa maneira basta esticar os dedos para acionar os comandos de freio e embreagem.
Quanto ao pedal do freio traseiro, ele não pode ser posicionado muito abaixo da linha de apoio dos pés sob pena de tornar o acionamento mais demorado, e nem ajustado numa altura superior ao das pedaleiras, pois dessa forma não seria possível apoiar os pés sobre elas sem que o freio traseiro fosse acionado.
QUAL FREIO UTILIZAR,
DIANTEIRO OU O TRASEIRO?
A pergunta pode até parecer idiota, mas atormenta a cabeça de muitos motociclistas, mesmo os com mais experiência. Isso porque reza lenda que o freio dianteiro, quando acionado com muita força, pode arremessar o piloto por cima do guidão, ou mais absurdo ainda, fazer com que ele caia com a moto, os dois dando uma cambalhota no melhor estilo da ginástica olímpica.
Por esse motivo, muitos motociclistas utilizam o freio traseiro em uma proporção bem maior que o dianteiro, sendo que, na maioria das vezes, o correto é exatamente ao contrário, ou seja, o freio dianteiro é o principal responsável por parar uma motocicleta. Basta observar a máquina para comprovar. Das motos pequenas às superesportivas, é na roda da frente que se localiza o maior e mais poderoso sistema de freio.
CERTO
ERRADO
Lendas à parte, o uso do freio dianteiro é praticamente 100% responsável por parar a moto, cabendo ao traseiro ser utilizado apenas para equilibrar a frenagem. Como isso acontece? Simples, o início da frenagem é feito com o freio traseiro para que seja exercida maior força sobre a roda traseira, aumentando o seu contato com o piso, mas é claro que isso deve ser feito sem que a roda trave. Em seguida, é acionado o freio dianteiro, que no início recebe maior pressão sobre ele; à medida que a moto vai perdendo velocidade, essa pressão exercida pelos dedos no manete deve ser diminuída – para que dessa vez a roda dianteira não trave – até o momento da parada total da moto.
A frenagem em curvas – isso mesmo, frear em curva é possível! – é outra situação em que o freio correto a ser utilizado é o traseiro, e não o dianteiro. Como a causa disso está relacionada à física – pois quando se usa o freio dianteiro na curva, a moto tende a ficar de pé novamente e seguir em linha reta –, essa regrinha é aplicada a todos os tipos de moto, desde as esportivas às customs.
CERTO
ERRADO
Mas fique atento, pois esse tipo de frenagem só é possível de ser feito até próximo ao meio da curva e sempre de maneira suave.
INTIMIDADE COM A MAGRELA
Como os tipos de freio e o poder de frenagem que eles oferecem podem variar muito, é preciso ficar atento à sensibilidade de cada um. Para entender isso de uma maneira mais clara, basta imaginar quanta força utilizar num manete de freio de uma moto com freio a tambor e outra que seja equipada com freio a disco duplo, como a Honda CB 600 F Hornet.
Nas motos com freio a tambor na roda dianteira, o poder de frenagem está longe de ser considerado bom. Por isso, é preciso atenção redobrada na distância em relação aos outros veículos e também à velocidade, afinal, correndo muito você dificilmente terá espaço suficiente para conseguir parar sua moto e evitar colisões.
Felizmente nas motos com freio a disco, a reação ao acionamento costuma ser mais sensível e poderosa que as motos a tambor. Pouca força no manete é o suficiente para sentir que o freio já está atuando, exigindo cuidado para que, em frenagens mais bruscas (típica das que ocorrem quando você toma uma fechada), a roda não trave e resulte em um indesejado e dolorido tombo.
Em relação ao freio traseiro, lembre-se que ele deve ser tocado apenas na hora das frenagens, pois pilotar com o pé apoiado ou simplesmente encostado no pedal de freio pode causar desgaste prematuro, tanto das pastilhas e lonas quanto dos discos e panelas, sem falar na perda da eficiência do sistema por superaquecimento e até mesmo no aumento do consumo de combustível.
Por esses motivos, simular frenagens de emergência com sua moto lhe dará noção de quanta força é necessária aplicar no manete de pedal de freio, quanto espaço será preciso para pará-la e como controlá-la durante a desaceleração.
JUÍZO, MENINO!
Mas de nada adiantará treino e habilidade se não houver consciência e responsabilidade por parte de quem conduz a motocicleta. Ela deve estar em boas condições, com os sistemas de freio funcionando perfeitamente, além do que, o pneu não pode estar careca, caso contrário torna a já difícil frenagem na chuva algo praticamente impossível de realizar. Isso porque sem os sulcos – aquelas ranhuras no pneu -, a frenagem em piso molhado vira uma verdadeira loteria, já que a água entre o asfalto e o pneu não é escoada, fazendo com que o atrito ente eles diminua em aproximadamente 40%.
O "juízo" do motoprofissional em não abusar da velocidade também deve estar presente na hora de realizar manobras, como mudanças de faixas e de trafegar no corredor formado entre as fileiras de carros. Isso porque a reação dos outros veículos à sua volta é imprevisível e nunca se sabe quando alguém vai mudar de faixa ou até mesmo quando o motociclista à sua frente em um corredor vai frear bruscamente. Portanto, o mais seguro é rodar numa velocidade mais baixa que lhe dê condições de identificar o perigo e frear a tempo de evitar, além de uma possível colisão e perdas materiais, que algo pior aconteça com você.
Spyder- GSX 750 R
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Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
muito legal!!! agora eu fiquei um pouco incucado, rsrsrsr. sempre tive em minha mente que nunca deveria ultilizar o freio em curvas, principalmente o traseiro pois o risco de derrapar a roda traseira seria muito provalvel.
vou dar umas pesquisadas sobre este assunto.
vou dar umas pesquisadas sobre este assunto.
ademar moraes- Suzuki YES 125
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Data de inscrição : 02/06/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Cara uma idéia interessante é procurar um local apropriado e treinar uma freiadas fortes.... começando devagar e ir aumentando a frenagem a medida que vai ganhando segurança... acho que vale a pena...
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Isso aí Ademar, pesquisa e posta aqui para tds nós. Temos que ir procurando informações para nossa segurança maior...
Spyder- GSX 750 R
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Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
a nao entendi muito bem, rsrsrs.
http://www.lvm.com.br/curso_pilotagem.pdf
vamos analizar este texto!
http://www.lvm.com.br/curso_pilotagem.pdf
vamos analizar este texto!
ademar moraes- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 93
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Data de inscrição : 02/06/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Legal e não freiar nunca. Pelo menos ate aprender a freiar. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
henrique jr- GSX 750 F
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Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
PESSOAL ESTE TEXTOTEM MUITA COISA A DISCUTIR E PARADIGMAS A DESVENDAR, VAMOS LÁ POSTEM SUAS DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS
Carlos Mello- Moderador
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Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
É isso aí Carlão !
Na minha opinião o texto não incentiva a freada na curva , dentro dela, e sim informa que se por ventura for necessário acionar um dos freios dentro da curva que seja o traseiro, pelo motivo já explicado.
Já no texto do curso de pilotagem a orientação é outra.
Sabe-se que é perigoso frear dentro da curva, mas em casos especiais como: erro de avaliação da velocidade, encontrar água no meio da curva e outros pode ser necessário.
Trazendo a experiência do dia a dia para o tópico, utilizo na moto uma técnica que é usada por pilotos de automóveis nas corridas , que é a técnica de frear muito leve com o dianteiro e com o traseiro, continuando a acelerar. Isso diminui sobremaneira o risco de derrapagem, pois o impulso do motor não permite que a roda traseira pare. Dessa forma a moto não só diminui a velocidade como também aceita melhor o comando do guidão.
Estamos falando aqui de frear para diminuir a velocidade e não de parar a moto subitamente.
Obs: Nunca li nada a respeito de utilizar esta técnica em motos, mas sempre utilizei em emergências e tem dado certo nos últimos 33 anos. Abraço
Na minha opinião o texto não incentiva a freada na curva , dentro dela, e sim informa que se por ventura for necessário acionar um dos freios dentro da curva que seja o traseiro, pelo motivo já explicado.
Já no texto do curso de pilotagem a orientação é outra.
Sabe-se que é perigoso frear dentro da curva, mas em casos especiais como: erro de avaliação da velocidade, encontrar água no meio da curva e outros pode ser necessário.
Trazendo a experiência do dia a dia para o tópico, utilizo na moto uma técnica que é usada por pilotos de automóveis nas corridas , que é a técnica de frear muito leve com o dianteiro e com o traseiro, continuando a acelerar. Isso diminui sobremaneira o risco de derrapagem, pois o impulso do motor não permite que a roda traseira pare. Dessa forma a moto não só diminui a velocidade como também aceita melhor o comando do guidão.
Estamos falando aqui de frear para diminuir a velocidade e não de parar a moto subitamente.
Obs: Nunca li nada a respeito de utilizar esta técnica em motos, mas sempre utilizei em emergências e tem dado certo nos últimos 33 anos. Abraço
Última edição por jctorino em Sex 08 Out 2010, 15:27, editado 1 vez(es)
jctorino- Burgman 400
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Data de inscrição : 23/08/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Valeu JC!!!!! Fica aí mais uma sugestão para avaliação. O mai iportante é estarmos sempre atentos e procurando nos aprimorar. Procuro estes textos para que possamos verificar o que podemos colocar em prática, o que não devemos fazer. Esse tipo de discurssão é positiva pois só tem a nos enriquecer em conhecimento. OBRIGADO A TODOS PELA OTIMA PARTICIPAÇÃO!!!!!!
Spyder- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1400
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Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Bem PESSOAL este é um assunto bastante discutido e polêmicos em todos os meios, até mesmo em curso de pilotagens, tanta as básica como as avançadas:
Vejam estes TÓPICOS:
VERÁS QUE A FRENAGEM ODE SER USADO EM QUALQUER SITUAÇÃO A DEPENDER DO QUE SE QUER, DESDE EQUILIBRAR A MOTO ATÉ UMA QUEDA
https://gsx750f.forumeiros.com/cursos-de-pilotagem-f24/apostilas-de-pilotagem-t808.htm?highlight=curso+de+pilotagem
https://gsx750f.forumeiros.com/motociclismo-f6/tecnicas-de-pilotagem-t264-90.htm?highlight=curso+de+pilotagem
Vejam estes TÓPICOS:
VERÁS QUE A FRENAGEM ODE SER USADO EM QUALQUER SITUAÇÃO A DEPENDER DO QUE SE QUER, DESDE EQUILIBRAR A MOTO ATÉ UMA QUEDA
https://gsx750f.forumeiros.com/cursos-de-pilotagem-f24/apostilas-de-pilotagem-t808.htm?highlight=curso+de+pilotagem
https://gsx750f.forumeiros.com/motociclismo-f6/tecnicas-de-pilotagem-t264-90.htm?highlight=curso+de+pilotagem
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Essa conversa é bem interessante e todos sabemos que em situação de perigo, diminuir a velocidade é uma coisa de instinto, seja com o freio dianteiro ou traseiro, mas não sei quanto a vcs, eu tenho como hábito baixar uma marcha sempre diante dessas situações, mesmo em curvas, e aqui entre nós a reduzida da F é muito eficiente...
curd- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 456
Idade : 60
Data de inscrição : 07/10/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Tb piloto assim... uma marcha a menos nas curvas e motor cheio...
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
É ISSO AE FREIO MOTOR, ISTO É UMA SITUAÇÃO PREVENTIVA E SEGURA, VALEU CURD PELA DICA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Certo pessoal ! A redução de marcha é indiscutível.
O que estava sendo tratado é o uso do FREIO dentro da curva. Quanto a redução de marcha bem, isto é indispensável. É claro que numa marcha mais reduzida , quando desacelera-se a moto a velocidade cai vertiginosamente, mas nem sempre é o suficiente. Aí entra o freio.
O que estava sendo tratado é o uso do FREIO dentro da curva. Quanto a redução de marcha bem, isto é indispensável. É claro que numa marcha mais reduzida , quando desacelera-se a moto a velocidade cai vertiginosamente, mas nem sempre é o suficiente. Aí entra o freio.
Última edição por jctorino em Seg 18 Out 2010, 13:37, editado 1 vez(es)
jctorino- Burgman 400
- Número de Mensagens : 242
Idade : 66
Data de inscrição : 23/08/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
Valeu CURD!!!!!!!!!!!! É isso msm, marcha para baixo sempre ajuda mas pode não ser o suficiente dependendo da situação
Spyder- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1400
Idade : 42
Data de inscrição : 28/07/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
É,,, depende do coeficiente de cagaço, ações inesperadas causam reações instintivas, aí é que mora o perigo, qual de vcs nunca ficou com as pernas bambas em cima da moto? Lembram qual foi a reação diante do perigo?
curd- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 456
Idade : 60
Data de inscrição : 07/10/2010
Re: Acelerar é fácil, parar é que são elas!
nao estou mais andando de moto, toda vez que eu iria fazer uma curva, ficava sem saber que freio usar, rsrsrsr...
vou esperar vcs resolverem esta questao.
vou esperar vcs resolverem esta questao.
ademar moraes- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 93
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2010
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