GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas técnicas sobre Gasolina

+4
Carlos Mello
chn750
wwka
Spyder
8 participantes

Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por Spyder Sex 12 Nov 2010, 13:15

Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem.

A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir á detonação, ou a capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em combustão espontânea (batida de pino) que é bem notada quando andamos com a moto em marcha alta , tipo quarta ou quinta em baixo giro e rotação baixa.
A impressão é de ter estar sentado em motor de uma máquina de moer cana! Terrível!

Essa batida de pino pode causar perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo da intensidade e persistência.

A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD.
O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.

Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas , a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.

A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).
Já as demais gasolinas do tipo premium , pódium , V-power , possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor , entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor , carburador e injeção.

Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1) . Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potencia do motor, eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.

O que determina a potência de um motor é o seu projeto , o combustível somente irá ajudar a “acordar os cavalinhos”.

Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas etc, removendo resíduos de carvão , facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4% , mas essas gasolinas não fazem milagres , o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.

Assim como nos óleos lubrificantes , deve-se tomar algumas precauções:
Se a sua moto sempre andou com gasolina comum , não encha o tanque com gasolina premium ou pódium na primeira vez , sob o risco de soltar todo o carvão acumulado por horas de funcionamento e causar entupimentos ou danos internos no motor. O ideal é ir abastecendo com esse tipo gasolina gradativamente, iniciando com 20% de gasolina premium/podim para 80% de comum no primeiro tanque , 30% de premium/podim no segundo , 40% no terceiro e assim por diante, até utilizar somente esse tipo de gasolina.


Sei que muitos devem estar se perguntando ,e se eu for viajar e não encontrar a gasolina premium ?
Não há problema , mas na primeira oportunidade encha o tanque com premium para limpar os resíduos deixados pela gasolina comum.

Hoje em dia deve-se tomar muito cuidado com a gasolina que se utiliza , prefira abastecer sua moto sempre em postos de bandeiras conhecidas e de preferência com uma gasolina de qualidade maior. “

*Texto de Marcelo Peixoto, consultor técnico da Harley-Davidson no Brasil.
Spyder
Spyder
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1400
Idade : 42
Data de inscrição : 28/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por wwka Sáb 13 Nov 2010, 15:05

Eu achava bobagem esta história de gasolina(comum, aditivada, pódium), mas um tempo atrás coloquei gasolina aditivada em um posto aqui da cidade, e uns dias depois q fui ligar a moto, a moto começou a engasgar e parecia que estava com o motor apanhando, e ai levei a moto na concessionária e o mecânico examinou e mandou que eu coloca-se a pódium que iria acabar com o ruido, principalmente na alta. Completei o tanque com a Pódium, e após alguns kms, notei a enorme diferença. Depois conversando com amigos, eles acham que neste posto que eu abasteci, e é um posto de minha confiança(até pensei q a gasosa estava adulterada), mas chegamos a conclusão que provavelmente esta bomba estava com a gasolina no final, e pode ter vindo residuos de resto de combustivel, o que ocasionou este entupimento em algum carburador.

wwka
wwka
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 778
Idade : 50
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por chn750 Sáb 01 Jan 2011, 07:03

Tenho por hábito só utilizar gasolina Premium. Apesar de mais cara no preço por litro, no final das contas ela se torna mais barata.
chn750
chn750
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 224
Idade : 61
Data de inscrição : 31/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por Carlos Mello Sáb 01 Jan 2011, 17:43

CARO COMANDANTE SPYDER MUIIITO BOA ESTA SUA MATÉRIA VEJAM QUE O NOSSO FORUM TAMBEM É CULTURA, VIVENDO E APRENDENDO, COMANDANTE SPYDER VC ESTA DE PARABENS, MANTENHA-NOS ASSIM INFORMADOS.
PROCURO SEMPRE USAR O PODIUM E O V-POWER, SE NÃO ACHAR ELAS PROCURO SEMPRE USAR ADTIVADAS, E MAIS, SEMPRE QUE POSSO DEPOIS DE ALGUNS 3000 KMS USO ADITIVO DE LIMPEZA JUNTO A GASOLINA.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por chn750 Dom 02 Jan 2011, 21:17

Também achei bem interessante o tópico.
Quanto a gasolina so uso a premium da Ipiranga.
Pra mim, a melhor
chn750
chn750
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 224
Idade : 61
Data de inscrição : 31/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por OJFILHO Seg 10 Jan 2011, 10:23

Sempre gostei da gasolina Texaco...
mas, como os postos texaco entraram em extinção aqui no Rio, hj eu tenho preferência pelos postos BR da petrobras...gasolina podium...


Última edição por OJFILHO em Seg 10 Jan 2011, 22:14, editado 1 vez(es)
OJFILHO
OJFILHO
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por henrique jr Seg 10 Jan 2011, 18:38

Eu as vezes uso a V-power Racing é muito boa mas é dificil de achar.
henrique jr
henrique jr
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 853
Idade : 54
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por martinmann@brturbo.com.br Sex 25 Fev 2011, 16:55

Coloco sempre a Podium, e quando em viagem, se não achar a podium, coloco no mínimo uma aditivada!
martinmann@brturbo.com.br
martinmann@brturbo.com.br
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 334
Idade : 47
Data de inscrição : 16/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por OJFILHO Sáb 26 Fev 2011, 00:54

tive que colocar V-POWER da Shel... já que o bobão aqui sofreu hj uma pane seca... rsrsrssrsr
parei no primeiro posto e mandei encher o tanque...
bem.. até agora, tudo normal...
OJFILHO
OJFILHO
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por Carlos Mello Sáb 26 Fev 2011, 06:57

GERALMENTE USO V-POWER PRA VIAJAR E PODIUM PRA GUARDAR A MOTO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por OJFILHO Dom 27 Fev 2011, 23:30

Carlos Mello escreveu:GERALMENTE USO V-POWER PRA VIAJAR E PODIUM PRA GUARDAR A MOTO.

Por que Carlos??
alguma razão em especial?!

Ps: final de semana rodando com V-Power e tudo ok!
OJFILHO
OJFILHO
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 146
Idade : 39
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por wla Ter 01 Mar 2011, 22:40

Já rodei com vpower... sem problemas... acho q a preferência do Carlão pelo Podium quando a moto vai ficar parada pode ter relação com sua maior validade.
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas técnicas sobre Gasolina  Empty Re: Dicas técnicas sobre Gasolina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos