GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

+15
OldSchool
Argeu
nomed750
wla
Last_Warrior
Soares
Abrahão
wwka
henrique jr
Adilson Humanes
Fuchs
motokios
Spyder
Carlos Mello
alexnoia
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por alexnoia Qua 20 Abr 2011, 01:07

Relembrando a primeira mensagem :

Não encontrei aqui no forum algum teste sobre elas, segue aí algumas informações. Abração!

Nua ou vestida
Situadas na mesma faixa de preço, a naked Honda CB 600F Hornet tornou-se concorrente direta da carenada Suzuki GSX 750F
Texto e fotos: Geraldo tite Simões

________________________________________

Por uma dessas características típicas do nosso mercado duas motos de segmentos diferentes tornaram-se concorrentes diretas. De um lado a naked Honda Hornet 600, com motor da CB 600F alimentado por carburador A JToledo/Suzuki já comercializava a GSX 750F com relativo interesse por ser única em sua categoria desde 1994, quando a Honda interrompeu e venda da CBX 750F Indy. Com motor quatro cilindros em linha e mágica do número 750 estampado na lateral, a Suzuki GSX 750F reinou sozinha na categoria. Principalmente graças ao porte clássico, com carenagem integral.
A partir de 2005 a Hornet entrou no mercado, aparentemente sem pretensão de brigar com a GSX. Em todo ano de 2005 foram emplacadas cerca de 500 Suzuki GSX 750F contra 3.500 Honda Hornet 600. Claro que a desproporcional diferença tem a ver com o número de concessionárias de cada marca, com praticamente o triplo de revendas Honda em todo Brasil.

Honda Hornet 600
Com motores quatro cilindros em linha, de duplo comando no cabeçote e 16 válvulas, era de se esperar comportamentos parecidos, mas não é bem assim. A ficha técnica da 750 revela um dado surpreendente: 85 HP a 10.500 rpm. A esquisitice é porque até 1998 esse mesmo motor apresentava 106 cv a 10.500 rpm. O que terá acontecido para “sumir” quase 20 cv? Aparentemente é apenas uma questão de padronização, pois os 85 HP declarados pela JToledo/Suzuki é medido na roda, enquanto o valor anterior de 106 cv era medido no virabrequim, com o motor desmontado da moto. É uma forma pouco usual de divulgar a potência, já que induz o consumidor a acreditar que se trata de alguma mudança técnica na moto. Já a Honda CB 600F Hornet tem sua potência declarada no virabrequim: 96,5 cv a 12.000 rpm, sem qualquer polêmica.
Uma diferença importante entre esses motores é o sistema de arrefecimento. Enquanto a Suzuki adota o SACS (sistema conjugado óleo+ar), a Honda usa apenas líquido. O motor de temperamento mais dócil da Suzuki tem ainda torque máximo de 6,8 kgf.m a 9.500 rpm, enquanto a Honda desenvolve 6,43 kgf.m aos mesmos 9.500 rpm. O torque no virabrequim é 7,5 kgf.m a 9.500 rpm. Provavelmente a Suzuki decidiu declarar um valor menor de potência para cair em uma fixa de imposto mais baixa, como já se viu na indústria automobilística, mas isso é apenas uma especulação, porque a empresa não divulgou nada a respeito.


Suzuki GSX 750F

Desempenho e consumo

A semelhança entre os motores termina na arquitetura, porque o comportamento de ambos é completamente diferente. O motor da Suzuki 750, herança das antigas esportivas dos anos 80, é muito elástico, mas revela um desempenho até modesto para uma 750, com velocidade máxima de 212 km/h. Porém a retomada é mais vigorosa, justamente por conta dos 150 cc a mais. De 50 a 100 km/h a 750 fez em 5,6 segundos, em última marcha. Em compensação, o motor de maior capacidade cúbica cobrou seu preço no consumo médio, ao registrar média de 17,2 km/litro.
De menores dimensões, o motor da Honda CB 600F Hornet deriva de um projeto mais moderno, a família CBR 600. O sistema de refrigeração é a líquido e exibe o grande radiador bem na frente do motor. A grande diferença de comportamento está na faixa de rotação mais alta, atingindo a potência máxima aos 12.000 rpm. Isso confere um caráter mais esportivo, um pouco preguiçoso nas retomadas, mas muito divertido quando a agulha do conta-giros passa de 8.000 rpm. A velocidade máxima registrada é praticamente a mesma da 750, chegando a 210 km/h. No entanto a retomada de 50 a 100 km/h é um pouco mais lenta, fazendo em 6,5 segundos. O motor menor mostrou vantagem no consumo, fazendo 18,3 km/litro.
Em suma, se a 750 apresenta uma mecânica clássica, ligeiramente mais potente, a 600 mostra um motor moderno, de “tocada” esportiva e um pouco mais econômico.

Estilo e conforto

Se alguém chamar essa Suzuki 750 de bonita será um grande exemplo de cinismo. Não dá imaginar que a mesma marca que projetou motos como a GSX-R 1000 tenha desenhado um farol tão esquisito. O apelido dessa moto é “Mônica”, graças à semelhança do formato do farol com os dentes da personagem do gibi. Continua na carenagem de formato arredondado, já totalmente fora de moda, com cortes circulares, e termina em uma lanterna que lembra um traseiro de abelha!
A posição de pilotagem da 750 está mais para sport-touring, com o guidão colocado nas bengalas. Não chega a ser radical como nas esportivas, mas ajuda a cortar o vento. A carenagem integral é o principal item de conforto, porque permite pilotar acima de 160 km/h sem a sensação de que a cabeça irá se separar do corpo. Quem vai na garupa desfruta de um amplo espaço no banco com espuma macia. Afinal, trata-se de uma estradeira. Tanto o garfo telescópico na dianteira, quanto no monoamortecedor traseiro, a 750 oferece uma série de regulagens.
Quem se posiciona na Hornet percebe de cara que é uma moto para uso urbano. O guidão mais elevado obriga a se posicionar com o tronco bem ereto e recebe toda ventania. Quando se aproxima de 160 km/h parece um furacão. A falta de proteção aerodinâmica compromete o conforto em percursos longos, mas as motos eram assim antes de popularizarem a carenagem. Essa é a principal diferença entre as duas motos: a proteção aerodinâmica.
Quem vai na garupa da Hornet vai precisar viajar com as pernas mais dobradas, além do conhecido problema de refluxo dos gases de escapamento nas costas.
Estabilidade e freios
Uma pequena diferença na distância entre-eixos não é a responsável pela grande vantagem da Hornet em curvas. A Honda tem 1.420 mm de distância entre-eixos, enquanto a Suzuki tem 1.465 mm. O que faz da Hornet mais esperta nas curvas é o projeto mais moderno, o menor peso (181 kg, contra 200 kg da Suzuki) e certamente uma geometria de quadro favorável à maior maneabilidade. Infelizmente nenhuma das fábricas divulga dados de cáster e trail nas fichas técnicas publicadas em seus sites.
O pneu traseiro também é decisivo a favor a Hornet. Ela vem equipada com pneu traseiro 180/55 ZR 17, enquanto a Suzuki optou pela medida 150/70 ZR 17. Além de perfil mais alto, o pneu da Suzuki é notadamente voltado ao conforto, enquanto na Hornet a preocupação maior foi com a esportividade.
O conjunto de freios é semelhante na descrição, mas bem diferente na atuação. Ambas têm duplo disco flutuante na frente e disco simples atrás. A Suzuki, até pelo maior peso, tem uma frenagem mais “indecisa”, com acionamento levemente “borrachudo”. Uma boa pedida nessa moto é trocar as flexíveis por mangueiras revestidas de metal (aeroquip). Mas deve-se levar em conta que a JToledo/Suzuki lavou a GSX 750F antes de nos entregar, e alguém pulverizou querosene nos discos, o que prejudicou bastante a avaliação.
A Hornet tem freios com a “pegada” bem mais forte. Bastam dois dedos na manete para controlar a frenagem. Também é “herança genética” da linha CBR 600. Certamente a cada evolução das CBR 600, algumas peças vão parar na Hornet 600. A nova Hornet, lançada na Europa, tem suspensão dianteira invertida e vários itens totalmente inéditos como o escape saindo por baixo para acabar com o mau cheiro na roupa.
Com uma longevidade impressionante, a Suzuki GSX 750F ainda desperta interesse no mercado, enquanto a Honda CB 600F Hornet acaba de chegar e com disposição de uma jovem apimentada. Conceitualmente são modelos bem diferentes, mas que passam a ser comparadas na medida em que os próprios consumidores se vêem indecisos pois se encaixam em uma mesma faixa de preço. A Suzuki era tabelada em R$ 38.000, enquanto a Honda estava em R$ 30.800. Porém, na prática, a Suzuki é vendida a R$ 35.000 e a Hornet a R$ 32.000. Em suma, preços parecidos para estilos bem diferentes.






alexnoia
alexnoia
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 8
Idade : 45
Data de inscrição : 18/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo


Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por OldSchool Seg 03 Out 2011, 13:51

Tive a mesma impressão de Reindeljr, gostei da Hornet, usaria tranquilamente no dia-a-dia... a F pra mim é muito mais moto! a montada dela é muito superior, a sensação de velocidade também é muito louco! Ainda me assusto quando ela dispara!

Sobre o cambio, a Honda acertou no posicionamento da engrenagem, lá em cima do motor, fazendo com que o mecanismo do pedal de cambio ficasse reto, na vertical! tormando mais simples e fecaz, do que no caso da nossa querida F, que fica por baixo, fazendo com que o macanismo do pedal seja na horizontal, como um Z... acho desse jeito a força seja muito maior e não uniforma pras mudanças de marcha... é que vi olhando pras 2...

ABs!
OldSchool
OldSchool
Intruder 125
Intruder 125

Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por evaldo bacelar Qua 30 Nov 2011, 12:44

Sou novo aqui, tenho uma saudosa cb500 e chegou a hora de fazer um up, que moto de 25 contos eu vou pegar? depois de pesquisar bastante na net, e ver os prós e contras, decidi: quero uma gsx750f cor azul, pode ser 2007 a 2009.
depois de horas vendo opinião de proprietários a única critica negativa que julgo importante foi que o farol é meio fraco, alguém aqui confirma esse fato.
A moto parece excepcional, no inicio de dezembro vou viajar 300km pra olhar duas delas, morar no interior do nordeste é duro.
Nos encontros de moto aqui no ceara e piaui sempre vejos várias monicas, até ler a respeito naõ tinha opinião sobre essa moto, SE TIVER ALGUÉM AI DO CEARÁ QUERENDO VERDER OU TROCAR, É SO ENTRAR EM CONTATO.
88 96479107
avatar
evaldo bacelar
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 1
Idade : 50
Data de inscrição : 30/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por Fuchs Qua 30 Nov 2011, 14:39

OldSchool escreveu:Hoje fui pro encontro de motos! Conversando sobre peso, dirigibilidade e tals, meus amigos de Hornet só elogiando ela... Bom, aprincipio achei estranho assim que subi nela... Tive a sensação de nunca ter subido em uma moto... O espaço banco - guidon é bem mais curto que na F, acho que foi isso que estranhei, achei "apertado". A tocada, achei a Hornet muito mais ágil, moto na mão... Acho pela posição, senti mais encaixado... Na F sinto mais solto... Espalhado por ter uma distancia maior entre banco - guidon... O que me chamou mais atenção foi o cambio! Muito, mais muito macio e preciso, na F acho ele duro... Quando paro a F, pra reduzir pro neutro as vezes é briga, a marcha não entra e fico pra frente e pra trás pra entrarem...


vi isso só agora mas vou responder mesmo assim!! hehehe

verifique se a corrente da moto esta bem lubrificada e devidamente regulada
qdo ela começa a criar folga ou secar, as trocas de marcha ficam mais duras e o N mais dificil de achar
isso é geral pra todas as motos com corrente



ja em relacao a posicao... discordo!
a F veste perfeitamente, nada de ficar solto nela nao! rsrs
e posição reta, sentado, acho pior
qquer buraco ja sente na coluna, e a propria posição acho mais cansativa

mas é como sempre digo: as pessoas tentam se adaptar a moto q gostam, qdo na verdade tem q procurar a moto q veste melhor ao seu corpo. ninguem é igual a ninguem, entao pq uma moto confortavel pra mim tem q ser confortavel pra todo mundo?
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por Argeu Qua 30 Nov 2011, 21:18

Se não fosse assim, o que seriam das louras caso não existissem as morenas, (Ou é ao contrário!!!). Questão de gosto minha gente G Ô S T O.
Argeu
Argeu
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por wwka Seg 05 Dez 2011, 18:00

Falando em motos injetadas: no caso citado pelo Reindljr, a hornet 2009 vermelha com abs. Pois bem o que realmente me fez trocar a minha ex F 2008 pela 650 F 2011 que comprei só foi a falta da injeção eletrônica, que eu acho um absurdo a Suzuki não ter lançado a 750 f injetada. Mas realmente a injeção faz muita diferença ainda mais aqui no inverno a carburada, quando muito frio ficava direto em 1200 rpm na lenta(olhem a diferença com o friozão que é aqui), na injetada você não sente a diferença, quanto a troca de marchas a minha 750 f era muito macia, igual a 650 f nova, mas senti a diferença nos freios parece que a 650 f freia mais que a 750 f, e quanto ao abs nas suzukis tá faltando o Sr. João Toledo fabricar as mesmas com ABS, porque só nós no Brasil ainda não temos em disponibilidade de equipamento, que faz falta, principalmente na Haya, que deveria não ser de série.
wwka
wwka
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 778
Idade : 50
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por Alegs500 Sáb 10 Dez 2011, 17:09

Pessoal deixo aqui o meu depoimento:
Antes de comprar minha JOIA ( F ) fiz uma pequena viagem de Vitoria a Minas onde minha mae mora numa hornet 2007 de um amigo, pois na epoca ainda estava a procura de uma F pra comprar.Bom!Enfim vamos ao que interessa.
Na hornet tem algumas coisas boas isso e fato(poucas)mas tem.
Mas depois que consegui achar a F que eu procurava(ano 2003,unico dono,manual,chave reserva,nota fiscal a baculhada toda kkk)fiz o mesmo percursso, e digo pra vcs.A F e muito mais moto´principalmente em viagens num da nem para comparar( A hornet teria que nascer denovo pra chegar aos pes de uma F)E so pra concluir esse mesmo amigo ja ate vendeu a horneta e comprou uma F por que cansou de comer poeira da minha JOIA
hehehehe.
E olha que ela so esta com o escape esportivo e as velas de iridium e bate os 240km mole.
Alegs500
Alegs500
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 23
Idade : 53
Data de inscrição : 27/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F - Página 2 Empty Re: Teste comparativo Honda cb 600 Hornet X Suzuki GSX 750F

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos