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Mensagem por marcel Sex 11 Set 2009, 10:19

Pessoal,n vi esse tópico ainda e gostaria de tirar essa dúvida...Ando com minha F 2007 com 17.000km mais em fds,as vezes dou uma escapada da rotina e saio um dia ou outro na semana,toda vez que saio com ela tudo fica normal,apenas pelo neutro quando a moto esquenta n entra,tipo em sinais quando paro pula da primeira p/segunda marcha e vice-versa,depois que desligo o neutro entra normalmente,alguem sabe pq acontece isso e sabe como resolver?Muito obrigado.
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Mensagem por buscandoemocoes Sex 11 Set 2009, 14:46

caro colega a minha tb estava com essa coisa de não entrar o neutro,o meu mecanico falou que era por causa do oleo,entao fiz a troca e está tudo normal!!!dê uma olhada no oleo da sua moto,coloque um oleo melhor pra ver se da certo!!
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Mensagem por Sergio Junior Sex 11 Set 2009, 23:50

Pode ser oleo ou o cabo da embreagem.... pra tava uma porcaria tambem, dei uma ajustado no cabo... pronto.... sem encomodações....
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Mensagem por Stabbler Sáb 12 Set 2009, 18:18

A minha ta com 2600km e as vezes sinto essa dificuldade de engatar o neutro, mesmo a moto ja estando quente.

Percebo que eh o "jeito" do pé da primeira pra cima ou da segunda pra baixo. tipo.. um toque forte mas curto com o pé pois se for 1 millimitro mais forte ou longo entra na primeira ou na segunda. Quando paro em semaforo, as vezes fico umas 3 ou 4 vezes pondo pra cima e para baixo ate essa porra entrar..rsrsrs

As vezes nao entra nem fodendo ai eu engado a primeira e dou uma soltada na embreagem soh para a relacao girar 1 dente e ai entra na boa.

As vezes coloco no neutro ainda com a moto andando e entra na boa tb mas como disse antes, tem que ser um toque leve se nao vai pra primeira..rsrss

Eu acho, na minha leiguisse total que isso pode ser caracteristica de um cambio de uma esportiva. Nunca pilotei R1 ou Ninja ou outra 4 cilindros qualquer, vou perguntar para uns amigos para saber se o cambio eh bem justo desse jeito.


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Mensagem por marcel Seg 14 Set 2009, 09:25

pois é pessoal,ja esta chegando a hr da troca de oleo,muito obrigado pelas dicas,abraços.
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Mensagem por GIORDANO SUZULLA Sáb 20 Fev 2010, 20:56

BOA NOITE GALERA!!
FALANDO EM TROCA DE OLEO, LI ACIMA UM COMENTARIO "COLOCAR UM OLEO MELHOR".
QUE OLEO USAR??, O QUE A SUZUKI INDICA (GP LUBRAX) OU HÁ ALGUM OUTRO MELHOR OU AINDA MINERAL OU SINTETICO???
MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO!!!!!!!
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Mensagem por wla Dom 21 Fev 2010, 23:09

Giordano blz

Uso motul 3000 (mineral) com troca a cada 3.000km incluindo o filtro tb. Alguns preferem o motul 5100 (sintético) porém é bem mais caro e não sei se traz tanta vantagem assim para um uso 'normal' da motocicleta, aí vai do bolso, ok.

Abcs, Wlá.


GIORDANO SUZULLA escreveu:BOA NOITE GALERA!!
FALANDO EM TROCA DE OLEO, LI ACIMA UM COMENTARIO "COLOCAR UM OLEO MELHOR".
QUE OLEO USAR??, O QUE A SUZUKI INDICA (GP LUBRAX) OU HÁ ALGUM OUTRO MELHOR OU AINDA MINERAL OU SINTETICO???
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Mensagem por marcelosazon Seg 22 Fev 2010, 11:20

Tenta aumentar um pouco o curso do manete de embreagem, quando esgoelada ela não deixa o neutro entrar direito.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 22 Fev 2010, 21:36

AE pessoal vamos começar falando sobre o engate do neutro, o que todos comentaram aqui tem haver com a dificuldade da passagem das marchas, principalmente o NEUTRO e por que ? vamos comentar sobre cada causa aqui levantada.

PORQUE O NEUTRO.
Todas as marchas quando são engatadas exeto o NEUTRO, recebe uma contra-pressão da tração das engrenagem correspondente, já o NEUTRO não acontece isto, pois não tem uma engrenagem para criar esta contra-pressão por isto a facilidade do NEUTRO pular de 1ª para 2ª e de 2ª para 1ª.

QUANTO AO OLEO
A caixa de mudança é um conjunto de engrenagens que deslizam em eixos guias onde trabalham deslizando e engatando dentes a dentes em engrenagem mudando relações de força e velocidade, estes movimentos de deslizamentos e engates trabalham sobre atritos de duas ou mais peças metalicas. Para diminuir estes atritos temos o oleo onde a viscosidade e outras propiedades facilitam estes movimentos, portanto quando o oleo começa a perder estas propriedades dificulta tambem os movimentos da caixa de mudança.

QUANTO AS REGULAGENS DO PEDAL DA MARCHA
O ideal é que a regulagem do pedal da marcha esteja centralizada e não estranguladas nas extremidades, pois quando isto ocorre o lado onde esta mais ajustadas ficam mais curtas e o outro mais alongada, dificultando assim a precisão da mudança.

QUANTO A REGULAGEM DA EMBREAGEM
O ideal é que a manete sem folga, a embreagem seja acionada no meio e liberada em 1/4 do curso da manete, pois se ficar acima do centro da manete, dificulta a passagem da marcha, e o inverso abaixo do centro da manete (estrangulado) possibilidade de patinação, se só consegui regulagem neste ponto é sinal de troca dos disco de embreagem.
Entenda-se do curso da manete; todo apertado (estrangulado) 1
Meio curso (acionada ) 1/2
menos apertado(libera embrea.) 1/4
todo solto ( sem apertar ) 0

Quando temos todos estes itens em regulados e com um pouco de experiencia ou macete temos uma passagem de marcha tranquila e sem dificuldade de colocar o NEUTRO.

QUANTO QUAL O OLEO USAR:
Os oleos especificados pelo fabricante, assim como qualquer outro que esteja dentro do especificado pode ser usado tranquilamente, pode ser mineral ou sintético, pois os mesmos fazem o mesmo trabalho e funções.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MINERAL E SINTÉTICO.
O MINERAL tem as mesmas propriedades dos demais oleos, só que vai perdendo as suas propriedades durante o tempo de uso e choques termicos.
SINTÈTICOS tem as mesmas propriedades dos demais oleos, só que não perde suas propriedades durante mais tempo e choques termicos, portanto é mais duravel garantindo assim a sua performance por mais tempo.

Eu particulamente uso o SINTÉTICO (MOUL 5100 5Wx50W)

Bem PESSOAL espero ter ajudado a todos
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Mensagem por RafaeLeão Ter 23 Fev 2010, 11:12

Muito boa explicação! Mandou bem!
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Mensagem por Marcos_bjp Qua 07 Abr 2010, 16:27

Na verdade foi uma aula muito bem explicada...
Parabenss Carlos
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Mensagem por Stabbler Qui 08 Abr 2010, 10:12

Valeu carlos...

agora mais do que nunca trocar oleo sempre conforme especificado.

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Mensagem por Phanta Qui 08 Abr 2010, 13:45

Esse forum ta demais!!! hahahaha
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Mensagem por Carlos Mello Qui 08 Abr 2010, 19:40

Me aguardem vou postar muitos TUTORIAIS e vcs vão entender alguns problemas que acontecem por nada, dependendo só da gente, alguns cuidados e manuseios e suas maquinas ficaram sempre amaveis com voceis
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Mensagem por motokios Qui 29 Abr 2010, 01:53

Muito obrigado pela orientação, depois dessa explicação detalhada teremos máquinas melhores.......minha F agradece!
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Mensagem por Soares Qui 03 Jun 2010, 21:59

Carlos matou a pau... mas minha contribuição é que, quando acontece comigo, engato a primeira, deixo a roda mover um pouco e tento de novo, daí entra. Isso não é a solução, mas pode funcionar em uma emergencia
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Mensagem por TERMINATOR Seg 20 Set 2010, 15:34

Perfeito Soares! Isso funciona mesmo.
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Mensagem por Fuchs Seg 20 Set 2010, 16:52

pra ter dificuldade de engatar o neutro geralmente é oleo ruim ou dando sinais de estar proximo da troca, e tb relacao mal lubrificada e regulada. tem outros fatores tb, como o Mello explicou bem, mas esses sao os mais comuns

duas dica simples sao dar um leve empurrao na moto pra ela se mover alguns milimetros, ou entao soltar meia embreagem q geralmente libera o neutro pra gente
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Mensagem por henrique jr Seg 20 Set 2010, 19:52

Caramba Carlos vc deveria escrrever um manual so de Fs. parabens pelo seu conhecimento, ajudou muito.
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Mensagem por Carlos Mello Seg 20 Set 2010, 19:57

Valeu HENRIQUÃO, mais entenda, o que escrevi serve para qualquer tipo de moto que trabalha com o sistema igual as nossas Fs.
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Mensagem por henrique jr Seg 20 Set 2010, 20:00

Parabens mesmo assim. affraid
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