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Mensagem por casal 50 Sáb 05 maio 2012, 15:57

PERGUNTEM AO PILOTO REINALDO. Scaled.php?server=853&filename=oietwinklesw

Amigos este tópico esta sendo criado com a colaboração do Reinaldo e nossos moderadores para que possamos aprender um pouco mais sobre pilotagem, pedimos a todos que formulem suas perguntas e tenham um pouco de paciência, pois acredito que as orientações serão progressivas e talvez semanais. Mas é muito importante a participação de todos, pois não é todo fórum que tem alguém com tanto conhecimento e que se coloca a disposição para tirar duvidas e dar ótimas dicas.

Vamos la! Não se intimidem e perguntem!
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Mensagem por Paulo R. Andreolli Sáb 05 maio 2012, 17:58

muito bom, vamos fazder os questionários e postar as perguntas pessoal. quem sabe daqui saia mais um piloto de GP
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Mensagem por casal 50 Sáb 05 maio 2012, 18:04

Como utilizar corretamente o freio motor ?

Algumas motos infelizmente não dispõe deste recurso, mas de qualquer forma vou reduzindo as marchas e nunca solto completamente o manete de embreagem, mas e ai ta correto?

Numa prova como seria?

Ave Maria Muitas perguntas numa só! affraid

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Mensagem por Marlon gs Sáb 05 maio 2012, 18:50

casal 50 escreveu:Como utilizar corretamente o freio motor ?

Algumas motos infelizmente não dispõe deste recurso, mas de qualquer forma vou reduzindo as marchas e nunca solto completamente o manete de embreagem, mas e ai ta correto?

Numa prova como seria?

Ave Maria Muitas perguntas numa só! affraid

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Tbm faço assim... e ai mestre oque diz?? certo, errado???
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Mensagem por Carlos Mello Sáb 05 maio 2012, 19:53

VAMOS LÁ PESSOAL, GOSTARIA DE ACRESCENTAR QUANTO AS PERGUNTAS, SE ALGUEM SOUBER RESPONDER POR FAVOR RESPONDA, ASSIM PODEMOS CRIAR MAIS DUVIDAS E APRENDERMOS MAIS COM ELAS, E NO FINAL O MESTRE REINALDO, FAZ O COMENTARIO DELE, PORTANTO, RESPONDAM, OPINEM, SURGIREM, VAMOS TORNAR UMA SALA DINÂMICA.
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Mensagem por wla Sáb 05 maio 2012, 20:09

Opa tópico fixado...

A diversão vai começar... e o aprendizado tb...
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Mensagem por wla Sáb 05 maio 2012, 20:55

Pegando um gancho na pergunta do Gandão (casal50), até comentei com o Erick que me acompanhou na ida do Megacycle em São Lourenço.. olha em quase 800kms na BR381 ida e volta praticamente não usei o freio.

Antes de curvar... só o câmbio prá reduzir a velocidade.. motor sempre cheio nas curvas... andei praticamente de 4ª e 5ª toda a estrada... acho que é o mais correto não é?

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Mensagem por casal 50 Sáb 05 maio 2012, 21:32

wla escreveu:Opa tópico fixado...

A diversão vai começar... e o aprendizado tb...

É isso ai wla, vamos lá pessoal!

Mais perguntas?

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Mensagem por nomed750 Sáb 05 maio 2012, 22:39

então ai vai uma das minhas perguntas...

Para termos um melhor rendimento na cidade temos que usar a moto em sua faixa util de torque????
ex.: GSX750F torque 6,8 Kgf.m a 8.500 RPM. Então andar nessa faixa????

Ou andar em baixa rotação para termos um consumo bom na moto????????
já que giro baixo pouco combustivel injetado....


Pergunto isso pq minha proxima moto tem um bom torque em baixa, mas vc sente o coice somente a 8000rpm e a faixa dela acaba em 10500rpm
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Mensagem por Reinaldo 675 Dom 06 maio 2012, 00:37

casal 50 escreveu:Como utilizar corretamente o freio motor ?

Algumas motos infelizmente não dispõe deste recurso, mas de qualquer forma vou reduzindo as marchas e nunca solto completamente o manete de embreagem, mas e ai ta correto?Numa prova como seria? Ave Maria Muitas perguntas numa só! affraid

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Grande Gandão,
A "Busa" não tem a embreagem deslizante como as motos "speed" novas (ela equaliza RPM do motor com a marcha engrenada sozinha) portanto é necessário subir a RPM do motor e soltar a embreagem lentamente para não travar a roda. Algumas motos como a Daytona e a Ducati (até a 1198) também não tem o sistema.
Hoje nos autodromos as motocicletas de quatro tempos usam sempre o freio motor na redução, basta ver que quando, sem querer, entra o famoso "neutro" na redução perde-se a tomada de curva. Outra característica da utilização do freio motor é que o mesmo faz (em parte) o papel do freio traseiro (uso muito discutido e ainda sem conclusão) no equilibrio da suspensão para a entrada de curva.

Espero ter respondido a tua duvida lembrando que não sou dono da verdade e estou expondo aqui o conhecimento adquirido em livros, cursos e nas pistas, abraco
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Mensagem por Reinaldo 675 Dom 06 maio 2012, 01:23

nomed750 escreveu:Para termos um melhor rendimento na cidade temos que usar a moto em sua faixa util de torque????
ex.: GSX750F torque 6,8 Kgf.m a 8.500 RPM. Então andar nessa faixa????

Fala Campeão, tudo bem?

Existem dois tipos de rendimento: economia e performance.
Quando se deseja economia deve-se usar uma faixa de RPM baixa trocando-se a marcha proximo a 50% da máxima nas tetracilindricas e 30% nas bicilindricas, basicamente. Exemplificando: se a RPM máxima da moto é 10.000 deve-se trocar a marcha ao atingir 5.000 RPM.

Porém, quando se deseja performance dai deve-se utilizar a faixa entre o torque máximo e a potencia máxima. Na maioria das motos de alta performance essa troca na potencia máxima já vai trazer a RPM próximo ao torque máximo.

Como exemplo cito a minha moto cuja RPM máxima é 14.000 e fazendo uma tocada suave (tocando a 7.000) ela faz 15 km/l e trocando a 12.500 (potencia máxima) ela faz 7 km/l.

Dai ficam as perguntas:
O que é acelerar forte?
Quantos de nós já acelerou "forte"?
Gostaria de receber as opiniões de vocês para depois propor um exercício pratico, se me permitirem. Um abraço,


Última edição por Reinaldo 675 em Dom 06 maio 2012, 01:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Reinaldo 675 Dom 06 maio 2012, 01:28

wla escreveu:Antes de curvar... só o câmbio prá reduzir a velocidade.. motor sempre cheio nas curvas... andei praticamente de 4ª e 5ª toda a estrada... acho que é o mais correto não é?

É isso ai Wla, se não houver necessidade de variação grande de velocidade podemos utilizar somente a redução de marcha evitando o afundamento da dianteira e consequente instabilidade. Ao contrario do que muitos pensam isso nao estraga o motor desde que seja feito dentro dos limites do mesmo.
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Mensagem por wla Dom 06 maio 2012, 09:39

Reinaldo 675 escreveu:
wla escreveu:Antes de curvar... só o câmbio prá reduzir a velocidade.. motor sempre cheio nas curvas... andei praticamente de 4ª e 5ª toda a estrada... acho que é o mais correto não é?

É isso ai Wla, se não houver necessidade de variação grande de velocidade podemos utilizar somente a redução de marcha evitando o afundamento da dianteira e consequente instabilidade. Ao contrario do que muitos pensam isso nao estraga o motor desde que seja feito dentro dos limites do mesmo.

Valeu Reinaldo.. sempre procuro manter essa tocada nas viagens.. já venho prás curvas na marcha certa e faço com motor cheio... em uma ocasião toquei leve demais o pedal de câmbio numa dessas reduções antes da curva e acabei encontrando um daqueles ponto-morto 'fantasmas'... mas como reduzo a marcha com alguma antecedência deu tempo prá reposicionar o cambio e curvar na marcha certa, fico imaginando se acontece isso já muito próximo... você vai entrar com a moto totalmente 'solta' e como vc comentou acima possivelmente vai perder a tangência da curva...

Por falar em tangência... tomada de curva... pensando numa pilotagem em estrada onde podem haver surpresas no meio da curva (buraco, ondulação, sujeira, etc) qual é ponto correto prá começar a inclinar a moto?

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Mensagem por nomed750 Dom 06 maio 2012, 13:16

Reinaldo 675 escreveu:
nomed750 escreveu:Para termos um melhor rendimento na cidade temos que usar a moto em sua faixa util de torque????
ex.: GSX750F torque 6,8 Kgf.m a 8.500 RPM. Então andar nessa faixa????

Fala Campeão, tudo bem?

Existem dois tipos de rendimento: economia e performance.
Quando se deseja economia deve-se usar uma faixa de RPM baixa trocando-se a marcha proximo a 50% da máxima nas tetracilindricas e 30% nas bicilindricas, basicamente. Exemplificando: se a RPM máxima da moto é 10.000 deve-se trocar a marcha ao atingir 5.000 RPM.

Porém, quando se deseja performance dai deve-se utilizar a faixa entre o torque máximo e a potencia máxima. Na maioria das motos de alta performance essa troca na potencia máxima já vai trazer a RPM próximo ao torque máximo.

Como exemplo cito a minha moto cuja RPM máxima é 14.000 e fazendo uma tocada suave (tocando a 7.000) ela faz 15 km/l e trocando a 12.500 (potencia máxima) ela faz 7 km/l.

Dai ficam as perguntas:
O que é acelerar forte?
Quantos de nós já acelerou "forte"?
Gostaria de receber as opiniões de vocês para depois propor um exercício pratico, se me permitirem. Um abraço,


Valeu ai reinaldo pelas explicações, vou por em pratica e te direi os resultados.
Vou te dizer o seguinte, acelerar forte só em pista pois na city não dá, encher motor para depois encher um carro não é muito saudavel sabe!! kkkkk
acho que só acelerei forte a minha twister pq o resto é potencia d+ para distancia de menos.

Acho que essa semana to trocando de moto e vou por em pratica um tocada forte (tem um trecho fora da cidade que são uns 4 km de RETA) e a tocada economica.
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Mensagem por Marlon gs Dom 06 maio 2012, 20:14

Reinaldo,

O contra esterço funciona para nos (pobres mortais) ou só é valido somente em "autodromos"??

Valew.
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Mensagem por Reinaldo 675 Qua 09 maio 2012, 15:10

Marlon gs escreveu:Reinaldo,

O contra esterço funciona para nos (pobres mortais) ou só é valido somente em "autodromos"??

Valew.

Fala Marlon,
O contraesterço é praticado por todos nós motociclistas porém muitos o fazem sem saber.
Tem um exercício de estrada muito legal para fazer onde aprendemos duas coisas primordiais na pilotagem de moto.
A primeira coisa a considerar quando andamos de moto é que ela vai para onde olhamos. Vejamos um exemplo disso, verifique se nao há carros atras nem na frente, com uma velocidade moderada (70 a 80 km/h) fixe o olhar nos taxões (famoso olho de gato) da estrada e tente desviar dos mesmos. Vai perceber que passara sobre a maioria deles. Agora fixe o olhar na faixa e veja o que acontece... Você não passará em cima dos taxões, o que lhe comprova que a moto vai para onde olhamos. Este é um exercício fácil de fazer porém requer pratica para na hora da necessidade você poder usa-lo.
Agora vamos fazer o exercício acima ficar mais fácil e gostoso. Vamos começa-lo com o desvio para a direita porém sem modificar a postura sobre a moto, empurre bem pouquinho o guidão para a esquerda e veras que a moto inclinara para a direita e iniciara a curva na mesma direção, assim que livrar o taxão repita para o outro lado (esse vai ser o famoso slalon) e veras que ficará muito mais fácil desviar.
Agora você já sabe duas coisas muito importantes da pilotagem: a moto vai para onde olhamos e curva para o lado contrario ao qual viramos o guidão. E você estará praticando o contra-esterço conscientemente.

LEMBRE-SE SEMPRE: OLHE PARA A ROTA DE ESCAPE E NAO PARA O LOCAL DE IMPACTO!!!

Pratique e me fale depois, abraço,
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Mensagem por Marlon gs Qua 09 maio 2012, 16:20

Reinaldo,
Ja pratico o contra-esterço, é que vi em outro forum que o contra esterço só aumentava o gasto dos pneus e para "pobres mortais" (amador) não era tão valido. Porem, depois que comecei a praticar o contra-esterço notei a facilidade nas curvas.

Obrigadão pela atenção!!!
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Mensagem por Viper-SP Qui 10 maio 2012, 09:13

Tenho vontade de fazer um curso de Pilotagem você indica/conhece algum com um bom custo/beneficio??
Explico pq eu quero fazer o curso:
Eu ando de moto a mais de 15 anos mas so tive motos ate 250 cc, no primeiro dia que peguei minha F na empolgação, na Avda. do Estado na divisa de Sta Andre com Sao Paulo tem uma curva bem legal, entrei a uns 120 e a moto foi reto quase entrei dentro de um deposito de contrução (Tijotema) ai fuçando na Net achei uma apostila sobre pilotagem e vi sobre o contra-esterço, entro na curva com motor cheio mantendo aceleração e quando vejo o final dela acelero mais tipo entro mais devagar e saio mais rapido,
Conheço alguns caras q fizeram o curso e dizem q nao sabiam p... nenhuma de moto entao tenho interesse em fazer.
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Mensagem por wla Qui 10 maio 2012, 09:17

Pegando um gancho na msg do Viper, tb li e pratico isso entro devagar, motor cheio e saio rápido... pensando numa pilotagem na estrada.. é por ai?


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Mensagem por Reinaldo 675 Qua 30 maio 2012, 11:27

Bom pessoal, peço desculpas pela ausência pois maio esta sendo um mês muito tumultuado mas vamos ao que interessa. Nosso amigo Viper escreveu:

Tenho vontade de fazer um curso de Pilotagem você indica/conhece algum com um bom custo/beneficio??

Sim Viper, existem vários cursos no Brasil e realmente vale a pena fazer. Para iniciantes existem dois que recomendo lembrando que existem muitos outros. O SpeedMaster do Tite e o MotorsCo do Leandro Mello. Veja os sites abaixo:

SpeedMaster
http://motite.blogspot.com.br/

MotorsCo
http://www.motorsco.com.br/

O do Leandro Mello é um pouco mais caro porém isso se justifica por disponibilizar mais instrutores, inclusive o pai dele Coronel aposentado da PM e criador da ROCAM; e, abrangência maior do conteúdo. Nos vários cursos que fiz nós conseguimos montar grupo de participantes de forum o que torna mais fácil negociar o preço (no do Alexandre Barros conseguimos 35% de desconto) e também mais divertido pois estaremos com nossos amigos do Forum.
Tenho visto reclamações sobre o tempo disponível para utilização da pista nos cursos ser pequeno mas gostaria de salientar que para "treino" existem os "trackdays". Os cursos são para se aprender as técnicas e os trackdays para aprimora-las.
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Mensagem por Reinaldo 675 Qua 30 maio 2012, 12:16

wla escreveu:Pegando um gancho na msg do Viper, tb li e pratico isso entro devagar, motor cheio e saio rápido... pensando numa pilotagem na estrada.. é por ai?

Fala Wla, tudo bem?

Essa regra básica da "Enrolando o Cabo" (twist of the wrist do Kaith Code) seria valida se todas as curvas fossem com raio constante e em terreno plano. Porém vejamos o seguinte exemplo: a primeira curva do "S" do Senna em Interlagos, ela é de raio decrescente e em acentuada descida onde será necessário utilizar a técnica de trailbraking, defendida pelo Ienatsch, muito praticada pelo Rafael Paschoalin nas corridas de motovelocidade e totalmente contraria a do Kaith Code. Acho que o comentário feito pelo Alexandre Barros no curso foi muito apropriado: "cada curva é única". Muitos fatores influenciarão na forma de fazê-la e por isso recomenda-se andar no maximo a 75% do teu limite (Recomendação do Kaith Code que diz: acima disso o índice de acidente cresce exponencialmente) em vias publicas.

Abraço,
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Mensagem por wla Qua 30 maio 2012, 14:03

Reinaldo 675 escreveu:
wla escreveu:Pegando um gancho na msg do Viper, tb li e pratico isso entro devagar, motor cheio e saio rápido... pensando numa pilotagem na estrada.. é por ai?

Fala Wla, tudo bem?

Essa regra básica da "Enrolando o Cabo" (twist of the wrist do Kaith Code) seria valida se todas as curvas fossem com raio constante e em terreno plano. Porém vejamos o seguinte exemplo: a primeira curva do "S" do Senna em Interlagos, ela é de raio decrescente e em acentuada descida onde será necessário utilizar a técnica de trailbraking, defendida pelo Ienatsch, muito praticada pelo Rafael Paschoalin nas corridas de motovelocidade e totalmente contraria a do Kaith Code. Acho que o comentário feito pelo Alexandre Barros no curso foi muito apropriado: "cada curva é única". Muitos fatores influenciarão na forma de fazê-la e por isso recomenda-se andar no maximo a 75% do teu limite (Recomendação do Kaith Code que diz: acima disso o índice de acidente cresce exponencialmente) em vias publicas.

Abraço,

Fala Reinaldo blz meu irmão...

Sim acho q vc falou tudo ai... e estamos falando de curvas em estradas que não sabemos ao certo o que tem pela frente... hj apesar de todo cuidado e prudência não tenho andado tão devagar... mas procuro fazer as curvas em velocidade bem menor prá tirar a diferença nas retas. Um fato curioso é que sinto alguma dificuldade nas curvas quando estou descendo... só uso motor, raramente uso os freios e imagino que tem relação com o fato que 'aprendi' a fazê-las acelerando ou mantendo uma aceleração constante, o que não faço na descida... tenho que 'trabalhar' isso.

Abcs WLA

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Mensagem por bombeiro 2012 Sex 02 Nov 2012, 12:29

BELEZA REINALDO???
MEU PROBLEMA Q NUNCA TIVE UMA MOTO, E ESSE ANO VOU COMPRAR A SONHADA MINHA GTX 750, COMO TE FALEI, NUNCA TIVE MOTO, MUITO MENOS EXPERIENCIA, VC PODE ME DAR UMAS DICAS DE INICIANTE??? AINDA MAIS NUMA MOTO DESSA EM Q SOU LEIGO, RSRS...
TE AGRADEÇO DESDE JA DE CORAÇÃO.
ABRAÇOS!!!



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