Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
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Carlos Mello
nomed750
6 participantes
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Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
Muitos mecânicos substituem a bateria da motocicleta sem haver a real necessidade disso. Responsabilizar a bateria por qualquer pane no sistema elétrico não é o melhor caminho e não resolve o problema. A culpa nem sempre é dela.
A bateria é uma das principais peças que compõem o circuito elétrico da motocicleta, repleto de fios e componentes que exigem um determinado critério em qualquer análise. O diagnóstico inadequado ou até a falta de diagnóstico pode significar ter que fazer o serviço novamente, o que certamente irá aborrecer o cliente. Consequentemente, a oficina irá arcar com os prejuízos. Para complicar ainda mais a situação, o técnico responsável pelo serviço estrá demonstrando para a sua clientela que não detém as competências necessárias que possibilitem efetuar reparos no sistema elétrico da motocicleta.
A solução para esse problema é conhecer o sistema elétrico da motocicleta e entender como funciona cada componente e quais os diagnósticos recomendados.
A bateria deverá apresentar voltagem mínima de 12,8 volts (motor e consumidores desligados)
Bateria fraca
De acordo com a fabricante de baterias Yuasa, para uma bateria com 75% de sua carga, o sistema de carga da motocicleta é capaz de carregá-la até completá-la. Porém, a utilização do veículo ou a pouca utilização proporcionam um suprimento de carga inferior ao consumo geral da motocicleta, proporcionando assim a curto tempo uma carga insuficiente para a bateria. Nesse caso não há defeito na bateria e nem no sistema de carga da moto; a solução é rever a maneira de utilização da motocicleta, tal atitude é comum na época do inverno.
O Teste o regulador de voltagem é uma tarefa bastante simples.
Ligue sua moto faça o teste direto na bateria com o multimetro na escala 200v ou 20 v , teste primeiro em lenta devera dar 13 a 13, 5 e depois acelere ate uma rotação 5000rpm, mantendo a velocidade do motor durante o ensaio.A voltagem devera ser entre 14v a no maximo 14,5v, claro nao é uma regra essas voltagens pois pode mudar muito dependendo da marca da bateria e do seu estado de conservação
TESTE DO ESTATOR COM MULTIMETRO
PARA TESTAR O ESTATOR COM O MULTIMETRO, VOCÊ DEVE DESLIGAR O CONECTOR DE 3 FIOS AMARELOS, E DO LADO QUE VEM DA MOTO LIGAR O MULTIMETRO (NÃO IMPORTA A POSIÇÃO VERMELHO OU PRETO), COLOCAR O MULTIMETRO NA ESCALA ACV EM 200 v, LIGAR A MOTO A 5000RPM DEVE MEDIR DE 70 A 90V TEM QUE ESTAR NESTA FAIXA NAS 3 POSIÇÕES QUE VOCÊ MEDIR ( por exemplo : 70v 71v 72v), SE MEDIR MENOS ou MAIS DO QUE ISSO SEU ESTATOR ESTÁ COM PROBLEMA. MEDIR TAMBEM (COM O MOTOR DESLIGADO) A RESISTENCIA DOS FIOS COM A CARCAÇA DO MOTOR, NÃO PODE TER CONTINUIDADE, SE TIVER O ESTATOR ESTÁ EM CURTO.
A bateria é uma das principais peças que compõem o circuito elétrico da motocicleta, repleto de fios e componentes que exigem um determinado critério em qualquer análise. O diagnóstico inadequado ou até a falta de diagnóstico pode significar ter que fazer o serviço novamente, o que certamente irá aborrecer o cliente. Consequentemente, a oficina irá arcar com os prejuízos. Para complicar ainda mais a situação, o técnico responsável pelo serviço estrá demonstrando para a sua clientela que não detém as competências necessárias que possibilitem efetuar reparos no sistema elétrico da motocicleta.
A solução para esse problema é conhecer o sistema elétrico da motocicleta e entender como funciona cada componente e quais os diagnósticos recomendados.
A bateria deverá apresentar voltagem mínima de 12,8 volts (motor e consumidores desligados)
Bateria fraca
De acordo com a fabricante de baterias Yuasa, para uma bateria com 75% de sua carga, o sistema de carga da motocicleta é capaz de carregá-la até completá-la. Porém, a utilização do veículo ou a pouca utilização proporcionam um suprimento de carga inferior ao consumo geral da motocicleta, proporcionando assim a curto tempo uma carga insuficiente para a bateria. Nesse caso não há defeito na bateria e nem no sistema de carga da moto; a solução é rever a maneira de utilização da motocicleta, tal atitude é comum na época do inverno.
O Teste o regulador de voltagem é uma tarefa bastante simples.
Ligue sua moto faça o teste direto na bateria com o multimetro na escala 200v ou 20 v , teste primeiro em lenta devera dar 13 a 13, 5 e depois acelere ate uma rotação 5000rpm, mantendo a velocidade do motor durante o ensaio.A voltagem devera ser entre 14v a no maximo 14,5v, claro nao é uma regra essas voltagens pois pode mudar muito dependendo da marca da bateria e do seu estado de conservação
TESTE DO ESTATOR COM MULTIMETRO
PARA TESTAR O ESTATOR COM O MULTIMETRO, VOCÊ DEVE DESLIGAR O CONECTOR DE 3 FIOS AMARELOS, E DO LADO QUE VEM DA MOTO LIGAR O MULTIMETRO (NÃO IMPORTA A POSIÇÃO VERMELHO OU PRETO), COLOCAR O MULTIMETRO NA ESCALA ACV EM 200 v, LIGAR A MOTO A 5000RPM DEVE MEDIR DE 70 A 90V TEM QUE ESTAR NESTA FAIXA NAS 3 POSIÇÕES QUE VOCÊ MEDIR ( por exemplo : 70v 71v 72v), SE MEDIR MENOS ou MAIS DO QUE ISSO SEU ESTATOR ESTÁ COM PROBLEMA. MEDIR TAMBEM (COM O MOTOR DESLIGADO) A RESISTENCIA DOS FIOS COM A CARCAÇA DO MOTOR, NÃO PODE TER CONTINUIDADE, SE TIVER O ESTATOR ESTÁ EM CURTO.
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
OPA NOMED750 VALEU PELA MATÉRIA BEM INTERESSANTE
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
Show de bola as informações Nomed, valeu mesmo.
EPIFANIO- Moderador
- Número de Mensagens : 2602
Idade : 47
Data de inscrição : 12/06/2012
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
Legal... Muito boa.
Outra coisa.. Já foi dito mais reforçando. Manter sempre a bateria bem carregada. Caso a mesma perca muita carga, opte sempre pela carga lenta, pois a carga rápida sempre danifica a bateria, abreviando sua vida útil em cada ciclo de carga rápida.
Outro erro comum é o pessoal achar que é melhor colocar uma bateria na moto de maior capacidade do que a que veio originalmente. É o contrário! Se colocar uma bateria de capacidade maior, sem a real necessidade, vc corre o risco de ficar com ela descarregada mais tempo (demora mais pra carregar) e, neste caso, vc terá uma vida útil MENOR!
O alternador da moto foi projetado pra usar bateria da amperagem solicitada pelo fabricante. Caso vc altere, vc pode aumentar o tempo de recarga da mesma.
Portanto, usar sempre a bateria na amperagem recomendada.
Outra coisa.. Já foi dito mais reforçando. Manter sempre a bateria bem carregada. Caso a mesma perca muita carga, opte sempre pela carga lenta, pois a carga rápida sempre danifica a bateria, abreviando sua vida útil em cada ciclo de carga rápida.
Outro erro comum é o pessoal achar que é melhor colocar uma bateria na moto de maior capacidade do que a que veio originalmente. É o contrário! Se colocar uma bateria de capacidade maior, sem a real necessidade, vc corre o risco de ficar com ela descarregada mais tempo (demora mais pra carregar) e, neste caso, vc terá uma vida útil MENOR!
O alternador da moto foi projetado pra usar bateria da amperagem solicitada pelo fabricante. Caso vc altere, vc pode aumentar o tempo de recarga da mesma.
Portanto, usar sempre a bateria na amperagem recomendada.
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
Comprei um carregador , de baixa amperagem.... agora sem problema qdo fica mais de 4 dias parada dou uma carguinha e boa . Não estou mais tendo esse problema.
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
exatamente como o last warrior falou, nunca colocar amperagem maior que o do fabricante. e o paulo ta certo da uma carga na bicha mesmo
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
VAI AQUI UMA OUTRA DICA QUE SE ESTÁ USANDO MUITO, EXISTEM CARREGADORES FLUTUANTES GERALMENTE SÃO USADOS EM NOBRAKE, ELES PODEM FICAR LIGADO DIRETO A BATERIA QUE ELE MESMO CONTROLA A CARGA DE RECARGA.
FACIL ACHAR SÓ CARREGADOR DE 12 VOLTS FLUTUANTE PRA 1 AMPER É O SUFICIENTE E BARATO.
FACIL ACHAR SÓ CARREGADOR DE 12 VOLTS FLUTUANTE PRA 1 AMPER É O SUFICIENTE E BARATO.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas sobre uso de baterias do Carlão Reguladores
Mas esse carregador como faz fica ligado na tomada, fica direto na moto, cabe na carenagem, isto aí e útil, até p carros quem sabe
Vilas Boas- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1859
Idade : 36
Data de inscrição : 09/01/2011
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