Dicas para andar com na chuva
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Dicas para andar com na chuva
Capacete, botas, luvas, jaqueta ou macacão garantem segurança.
Diminuir a pressão dos pneus ajuda a aumentar a aderência ao solo.
Fonte: G1/ Globo
Crédito: Divulgação
Antes de pensar em ter um veículo de duas ou três rodas é importante saber que o equipamento de proteção é prioridade e seu uso de forma adequada é crucial.
Capacete, botas, luvas, jaqueta ou macacão, independentemente do seu estilo, o importante é pilotar seguro. Lembre-se que em se tratando de equipamento de proteção é preciso escolher aquele que atenda não só o bolso, mas também a proteção mínima.
Devidamente equipado, é hora de acelerar a máquina. Antes de tudo, é preciso ter em mente que a postura é fundamental. Coluna ereta, braços relaxados e pés paralelos ao solo. As mãos precisam ficar bem posicionadas para acionar os manetes, tanto da embreagem quanto do freio dianteiro. Os pés precisam estar próximos ao freio e ao pedal do câmbio de marchas. Tudo isso se faz necessário para que as reações sejam rápidas em todas as circunstâncias da pilotagem.
O cuidado deve ser redobrado para pilotar na chuva, uma vez que a visibilidade fica comprometida. Garanta a roupa apropriada, pois o desconforto também pode comprometer a pilotagem.
Antes de enfrentar a chuva é necessário diminuir a pressão dos pneus, um pouco apenas, pois essa circunstância requer mais aderência ao solo. A pressão pode variar conforme a condição, mas lembre-se de não baixar muito. Feito isso, não se esqueça de calibrar os pneus quando parar a chuva.
Com a pista molhada fique atento às poças d’água, pois podem esconder buracos, pedras ou até mesmo causar uma aquaplanagem, condição em que as rodas perdem contato com o solo. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas. Ao percorrer trechos urbanos evite passar pelo canto interno das curvas. Nessa região fica toda a sujeira do asfalto, principalmente resíduos dos veículos pesados.
Evite andar pelas faixas pintadas no asfalto que costumam ser escorregadias mesmo no seco e pilote com cautela ao acelerar para passar. O mesmo vale para o momento de parar. Frear o veículo exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro.
A pressão que se exerce nos freios com chão seco deve ser a mesma nas condições molhadas, mas pelo fato de o disco de freio estar molhado, pode ocorrer certo retardo na ação de frear.
Com chuva é preciso frear com muita cautela, mesmo nos momentos de emergências ou imprevistos. Cuidado também com as manchas no asfalto: elas podem indicar algum problema, como óleo ou alguma substância escorregadia, desníveis de pista ou objetos soltos. Se for preciso, corrija a trajetória, porém sem se esquecer do tráfego a sua volta.
Andar com o farol aceso, mesmo durante o dia, além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro. Apesar de ser possível pilotar o veículo, entre os carros, evite essa prática, principalmente em vias mais rápidas. O ideal é utilizar o corredor em vias lentas ou quando o tráfego está mais devagar.
Na ultrapassagem a regra é clara, não se deve passar pela direita. Quando parar em um semáforo procure ocupar apenas uma faixa e, de preferência, o lado direito quando tiver mais de uma pista. Se for parar logo atrás de um automóvel procure respeitar a distância mínima. Se acontecer de algum carro que vem atrás não conseguir parar, desse modo o motociclista não será prensado no carro da frente.
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 73
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: Dicas para andar com na chuva
OPA MEU CARO WW0397 VALEU PELA REPORTAGEM, SÓ DESCORDO QUANTO A CALIBRAGEM DOS PNEUS, POIS SE DEIXAR ELA MAIS VAZIA A CONDIÇÃO DE HAVER UMA AQUAPLANAGEM É BEM MAIOR, ACHO QUE COM A CALIBRAGEM NORMAL SEJA MAIS SEGURA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Dicas para andar com na chuva
Creio que não Carlão, com menos pressão o pneu ganha maior plataforma de aderencia. )penso eu). Um bom assunto para uma discussão.
Argeu- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1763
Idade : 76
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Dicas para andar com na chuva
Penso que ambos os dois, conjuntamenta, tem razão .
Mais vazio ,maior aderência no geral, quando molhado .
Com piso seco escorrega bem mais .
Pneu mais cheio mais pontudo, corta melhor a água, mais difícil de aquaplanar .
A aquaplanagem depende muito da velocidade, quanto mais rápido, maior probabilidade .
Mais vazio ,maior aderência no geral, quando molhado .
Com piso seco escorrega bem mais .
Pneu mais cheio mais pontudo, corta melhor a água, mais difícil de aquaplanar .
A aquaplanagem depende muito da velocidade, quanto mais rápido, maior probabilidade .
ww0397- Burgman 400
- Número de Mensagens : 384
Idade : 73
Data de inscrição : 16/08/2011
Re: Dicas para andar com na chuva
OPA PENSO DO MESMO JEITO QUANTO MAIS ÁREA MAIOR POSSIBILIDADE DE AQUAPLANAGEM, CLARO QUE DEPENDE MUITO MAIS DA VELOCIDADE.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
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