GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

+13
Johannsen
Marlon gs
Viper-SP
Alexandre Araujo
uilton
Paulo R. Andreolli
rma
Last_Warrior
Elder
Alex0007
Romulo
Carlos Mello
ESQUEMISTA
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sex 30 Set 2011, 19:05

Trocando o óleo da suspensão


Materiais necessários:
• Chaves alen
• Chave 24mm
• Chave 12 mm
• Chave 14 mm
• Chave 10mm
• Macaco

1.Comece afrouxando a porca superior, apenas afrouxar um pouco, já que ela ainda está presa na mesa. E já pode soltar também o parafuso da mesa superior que prende a bengala

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 1


2.Após isso retirar as pinças de freio, são dois parafusos de cada lado e também retirar o parafuso que fixa os flexíveis do freio
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 2-2

3. soltar a roda, para isso retira o parafuso 12 mm e com auxilio da alen afrouxa o eixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 3-1

4.Agora solte o para lama são dois parafusos de cada lado

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 4-1

5.Coloque a moto no cavalete central e coloque o macaco para que a frente permaneça erguida (eu coloquei o macaco no escapamento) depois da saída do coletor
6.Retire o eixo da roda e retire a roda e o para lama

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 5-1

7. Agora é só soltar os parafusos da mesa inferior que são dois as bengalas já tendem a deslizar, cuidado.
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 6-1

8.Retirada as bengalas, agora com auxilio da chave 24 mm solte a porca superior que já deve estar frouxa
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 10

9.Após retirar a tampa superior vc terá o espaçador, uma arruela que fica em cima da mola e a mola, retire os mesmo, porém da pra retirar depois que virar a bengala

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 7-1

10. Feito a desmontagem é só virar a bengala e deixar escoar o óleo velho, uma dica eu deixei uma noite inteira assim tive a certeza que não ficou óleo dentro
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 11
Obs: colocar o óleo em um recipiente e dar o destino correto o meio ambiente agradece...

11. Após limpar as peças, molas espaçadores pra isso usei um jornal é só seguir para a montagem:


1° passo é a calibragem do óleo 513 ml, para cada, para isso usei uma proveta graduada que tem maior precisão o óleo usado foi Motul Expert 10W.
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 8

2° Passo: depois de calibrado o óleo colocar a mola, depois a arruela e o espaçador e por último a tampa superior com a regulagem que é feita por uma vareta que só se encaixa de uma forma e assim não tem erro.
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 9

3° Passo apertar a tampa superior e proceder à montagem na moto na ordem inversa da desmontagem.
TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS 12
Algumas sugestões quando desmontar deixe os parafusos presos nas peças assim evita de perdê-los após colocar as bengalas reaperte a tampa superior mais não precisa muita força não, após andar com a moto dar um reaperto geral nos parafusos...e depois é só curtir a suspensão por mais 10.000 Km Abraços.


Última edição por ESQUEMISTA em Sex 30 Set 2011, 22:42, editado 3 vez(es)
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Akaneu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Carlos Mello Sex 30 Set 2011, 20:29

OPA GOSTEI DA FOTO E FERRAMENTAL, SÓ FALTA O DESCRITIVO DO SERVIÇO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sex 30 Set 2011, 22:43

Ta ai Carlão é que tava levando um baile pra editar...haha..
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Romulo Sáb 01 Out 2011, 15:33

Esquemista, meus parabens pelo tutorial, tinha medo de mexer na suspensão e não saber como. agora ficou muito fácil e vou providenciar oleo para a troca. Só ficou uma dúvida? quanto de óleo é colocado em cada bengala. sei que a quantidade deve ser precisa, então conta pra gente.
Parabens novamente e obrigado.
Romulo
Romulo
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sáb 01 Out 2011, 18:07

ta ai tbm nas explicações Romulo são 513 ml em cada bengala porém o mecanico da suzuki falou que pode colocar até 520 que nao tem problema mais eu coloquei o recomendado e ainda ieu usei apenas 1 litro de motul axo que deve vir alguns mililitros a mais e como ultilizei um material de precisão de laboratorio para medir tenho ctz que ficou certo...outra coisa a moto mudou completamente muito mais estável e confortável...valeu abraços
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Romulo Sáb 01 Out 2011, 19:01

devo ta ficando cego, não tinha reparado, obrigado mais uma vez.
Romulo
Romulo
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sáb 01 Out 2011, 19:48

que isso precisando estamos ai
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Carlos Mello Dom 02 Out 2011, 00:12

MEUS PARABENS ESQUEMISTA FICOU MUITO BOM, AGORA QUERO VER QUEM NÃO CONSEGUI FAZER O SERVIÇO, DEPOIS DE UM TUTORIAL DESTE.
SÓ QUERO ACRESCENTAR O SEGUINTE ANTES DE COLOCAR O OLEO NOVO QUEIRA FAZER A LIMPEZA E LAVAR O DUTO, PODE LAVAR COM AGUA E SABÃO OU GASOLINA, MAIS CUIDADO COM AS GUARNIÇÕES DE BORRACHA NÃ DEIXE SER CONTAMINADO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Dom 02 Out 2011, 10:15

Ë isso ai Carlos muito bem acrescentado...
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Alex0007 Qua 05 Out 2011, 20:32

Parabéns ao amigo e obrigado pelo tutorial.
avatar
Alex0007
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 10
Idade : 51
Data de inscrição : 30/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Elder Ter 01 maio 2012, 11:48

desencavando o topico...

No sabado passado, tinha uma viagenzinha pra fazer, até ai beleza, depois de 150 km começou a descer agua... assim foi até o final dos 600 que precisava fazer, depois que a moto secou, vi que tava meio babado de oleo a roda dianteira, e até um dos disco de freio, e um pouco da carenagem da moto lado esq. Logo vi que a bengala tinha vazado. olhei melhor, as duas vazaram.. Ai pensei fudeu agora, feriado, e lá oficina é só pra 125 no maximo uma twister ou tornado hehe, peça nem pensar...

Ai tinha mais os 600 e poucos de volta, amarrei umas estopa na canela pra segurar o oleo pra ele nao ir pro freio, esse era o maior medo, e voltei ontem durante o dia, dessa vez pelo menos sem nenhuma gota de chuva.

Caso é que fui agora ver, nao vazou mais nada, os panos tao secos.

Pode isso?

Na volta tomei mais cuidado, muitos trechos com estrada ruim, mas ruim mesmo, um buraco em cima do outro, desnivel, e só remendo, outros era um tapete, até uns 18 km de estrada de barro passei no total.
Elder
Elder
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Last_Warrior Ter 01 maio 2012, 12:36

A estrada ruim adicionado ao óleo velho das bengalas forma uma combinação mortal para os retentores...

Mas não se preocupe, se o vazamento é justamente nos retentores, pode comprar os mesmos da NX4 Falcon, servem igual luva e custam baratos, dá até pra comprar originais Honda pelo preço!!
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por rma Ter 01 maio 2012, 13:58

Pois é, o Elder (Eanjos) colocou os retentores da Falcon mesmo se não me engano..
rma
rma
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Carlos Mello Ter 01 maio 2012, 20:18

OPA ELDER O FATO DE ELE NÃO VAZAR MAIS, NÃO QUER DIZERQUE NÃO PRECISE FAZER O SERVIÇO, APROVEITA O TUTORIAL E AS DICAS E MÃOS A OBRA, SEIXE A SUA PODEROSA ANDANDO MACIA E ESTAVEL.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Elder Ter 01 maio 2012, 20:33

Com certeza Mello. vou fazer sim, ja fiz duas vz esse tipo de serviço numa Falcon que eu tive e dei PT nela.
Agora o que mata sao os deradeiros 513 ml cada benga, nao vou comprar 2 litros pra fica um quase inteiro empacado...

E agora, andei vendo no ml esse anuncio aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230445516-retentor-bengala-original-para-suzuki-gsx-750-f-_JM

Segundo o camarada, é o original da linha de produção....
Ou um sabó da Falcon mesmo da conta do recado de boa?

O óleo ta facil, tem o motul Fork oil 10w aqui por 50 o litro.


Outra coisa, nao sei no modelo mais novo já vem, mas eu gostaria de por algum protetor de canela, alguma dica?
Elder
Elder
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Last_Warrior Ter 01 maio 2012, 21:20

Então.... Um sabó da Falcon dá conta legal!! Só veja o que fica mais em conta, mas se for pegar, pega de marca boa.

Sobre o óleo... 50tão o litro?? Tá maluco? O que diz no manual da F? Não seria qualquer óleo Tipo A Sufixo A?

Se for, tem o Lubrax ATF TA, que tem embalagem de 1 litro, meio litro, do que quiser...

Mas se ficar na dúvida, tem o Shell Advance Fork Oil, que custa em média 20 reais, e também é 10W.

Desculpem, mas não pago 30 reais a mais pela bandeira Motul... A shell também é de primeiríssima linha custando menos da metade do preço.
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Carlos Mello Ter 01 maio 2012, 21:20

ELDER SE VC PODER IR ATÉ A LOJA COMPRAR E COM UM BOM PREÇO ACHO BEM MAIS VIAVEL, ATÉ PORQUE VC ESTARA VENDO AO VIVO E A CORES E SE PRECISAR TROCAR VAI SER MAIS FACIL, NO ML VC VAI TER QUE ESPERAR E AINDA NA DUVIDA COMO VEM.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Qua 02 maio 2012, 18:11

Se encontrar da marca corteco tbm pode comprar que é garantido quanto ao oleo eu usei o motul mais na concessionaria o mecanico disse que podia ter usado o mobil sem problemas e a 10 reais o litro optei pelo motul e digo a moto virou outra depois desse serviço, como usei material de precisão de laboratório e tenho ctz que ta certo usei apenas um litro e deu os 513ml de cada bengala então deve ter um pouco mais de um litro ...no resto mãos a obra e pode contar com o forum e comigo...
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Elder Qua 02 maio 2012, 22:00

Valeu gente pelas orientações. Isso pra mim conta infinitamente mais do que ficar um dia inteiro ouvindo conversa fiada de vendedor de loja ou mecanico bobo.

Agora nao to com muita pressa, só ficar perto de casa por enquanto, e vou ver se acho por aqui mesmo o oleo e os retentores.
Elder
Elder
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Romulo Sex 25 maio 2012, 14:49

Mecanicos de plantão, estou trocando o oleo das bengalas, até agora tudo certo, parabens esquemista o tutorial é show, entretanto surgiu uma duvida, quando retirei as molas elas tem um lado mais apertado do que o outro, e uma estava para baixo e outra para cima, qual a posição correta.
Romulo
Romulo
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sex 25 maio 2012, 18:22

Romulo que eu lembre a minha era igual mais não deve dar diferença porem as minhas as duas estavam iguais certo que a parte que fica para baixo é meio amassada para acentar na flauta e outra a parte de cima vai uma arruela depois o espaçador....é isso coloque as duas do mesmo jeito
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Romulo Sex 25 maio 2012, 20:10

Amanha devo montar elas, porem esquemista, não é meio amassada e sim mais comprimida como se uma ponta estivesse sob pressão.
Romulo
Romulo
GSX 750 R
GSX 750 R

Número de Mensagens : 1325
Idade : 60
Data de inscrição : 10/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por ESQUEMISTA Sáb 26 maio 2012, 08:17

ai complicou pq a minha as duas eram do mesmo tamanho e as primeiras volta tanto superior quando inferior eram amassadas para acentar melhor..
ESQUEMISTA
ESQUEMISTA
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 164
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Elder Sáb 26 maio 2012, 18:55

No sabado passado tomei coragem e fiz o serviço. Nada de segredos, apenas um tanto trabalhoso. No meu caso fui um pouco mais adiante, sacar aqueles dois retentor foi dureza, com medo de danificar o teflon na base interna da canela. Tenho mini maçarico em casa, aqueci e tudo, nao sairam de jeito nenhum apenas puxando, negocio foi sacar na porrada mesmo com a canela aquecida.

Umas delas tinha dois riscos... a unha chegava enroscar neles. Peguei duas lixas 400, e lixei na mao mesmo, foi mais de duas horas trabalhosas pra eliminar o risco, e depois polir de novo com uma 1200. Lixei todo o curso da bengala uniforme.

Ja andei uns 40 km, em trecho urbano, metade calçamento, nao vazou ainda, entao acho que ficou bom heheh

Elder
Elder
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 219
Idade : 34
Data de inscrição : 15/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Paulo R. Andreolli Sáb 26 maio 2012, 22:00

Romulo por isto que quando se desmonta a melhor maneira é marcar a posição, bem mas como deu duvida veja se a ponta encaixa em algo, a parte maior deve receber a arruela como na demonstração feita pelo esquemista, outra coisa para eliminar todo o óleo velho, pode-se usar óleo diesel, encha a benga tapando os furos e faça movimentos para que este circule dentro da bengala e limpe tudo, jogue fora em local apropriado e faça de novo a operação, fica limpa para freceber o óleo novo e diminue o tempo de espera.
abraço.
Paulo R. Andreolli
Paulo R. Andreolli
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS Empty Re: TROCA DO ÓLEO DAS BENGALAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos