GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moto parada

+7
Carlos Mello
Last_Warrior
E. Anjos
Viper-SP
MuGrills
rma
ww0397
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Moto parada Empty Moto parada

Mensagem por ww0397 Qua 29 Fev 2012, 09:56

Minha moto ficou parada por pouco mais de 2 semanas com gasolina sem ser podium .
Na hora de funcionar, alem de demorar para pegar, quando isto aconteceu, deu umas falhadas e depois morreu definitivamente .
Com preguiça de abrir carburador, soltei a mangueira do tanque e assoprei forte, resolveu .
Acredito que não devia ter muita gelatina, então, é um procedimento que não custa tentar antes de desmontar tudo .
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por rma Qua 29 Fev 2012, 11:31

Opa, sempre bom saber dessas coisas..
Valeu pela dica ww0397.
Abraço.
rma
rma
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Qua 29 Fev 2012, 12:43

se for deixar a moto parada nao deve deixar gasolina...nao importa qual seja...
viu que vai ter que deixar parada...gaste toda a gasolina antes...
um abraço
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Viper-SP Qua 29 Fev 2012, 13:24

Mas parada quanto tempo??
A minha ficou 8 dias sem ligar agora no Carnaval, como eu nao forço o motor de arranque na 3ª tentativa ela pegou e ficou normal

Viper-SP
Viper-SP
GSX 1300 R Haybusa
GSX 1300 R Haybusa

Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por E. Anjos Qua 29 Fev 2012, 13:51

Valeu pela diaca ww0397.
Quando deixo a minha parada ligo ela pelomenos uma vez por semana.
Abraço.
E. Anjos
E. Anjos
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 381
Idade : 41
Data de inscrição : 18/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Qua 29 Fev 2012, 15:49

entao...voce ainda deixou um tempo razoavel...8 dias...mas é bom evitar...a gasolina perde as caracteristicas dela...ai acaba ocasionando falhas....
ou entao recomendo que ligue ela e deixe funcionando por um tempo pelo menos umas 2 vezes se conseguir por semana...ou no minimo uma...
isso ajuda a bateria nao estragar tb...
um abraço!
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Last_Warrior Qua 29 Fev 2012, 21:20

Bem, é uma gasolina bem sem vergonha também, porque a minha ficou uns 10 dias parada e pegou de primeira, mas também, botei no PRI, esperei 1 minuto, voltei pro ON, puxei o afogador 1/4 mais ou menos e pimba, pegou na hora sem forçar nada. Mas logo depois desliguei o mesmo, conforme o giro subia demais.

O que quero dizer com isso é que, não foi muito tempo pra gasolina se deteriorar. Ou vc não fez o que eu descrevi acima, ou a gasolina é de péssima qualidade, e vc deveria mudar de posto.
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Carlos Mello Qua 29 Fev 2012, 23:35

OPA PESSOAL DEIXA EU DÁ UM PITACO NESTE ASSUNTO, VAMOS ENTÃO ACERTAR UMAS COISITAS NECESSARIAS PARA MANTER A INTEGRIDADE DE FUNCIONAMENTO DE NOSSAS MOTOS:
PRA QUEM NÃO VAI RODAR COM ELA E PODE DURANTE A SEMANA FUNCIONAR O MOTOR, PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA POR UNS 5 MINUTINHOS É DE BOM AGRADO.
PRA QUEM NÃO PODE FUNCIONAR OU VAI PASSAR MAIS TEMPO PARADA, O IDEAL E DEIXAR COM A PODIUM´POIS ELA É MAIS PURA NÃO FORMANDO BORRAS COM PEQUENI ESPAÇO DE TEMPO, POR EXEMPLO JÁ PASSEI 28 DIAS SEM FUNCIONAR E QUANDO FUNCIONEI NÃO TIVE PROBLEMA ALGUM.

MAIS DEIXA EU EXPLICAR O QUE O NOSSO AMIGO LAST_WARRIOR COMENTOU:
P: PORQUE COLOCAR NA POSIÇÃO PRI ANTES DE FUNCIONAR DEPOIS DE UM LONGO PERIODO PARADO ?
R: A GASOLINA É VOLATIL E COM O TEMPO PARADO ELA SE EVAPORA E POR CONTA AS VEZES DE ALGUM VAZAMENTO AS CUBAS FICAM SECAS E COMO NÃO TEM GASOLINA NÃO FUNCIONA, ATÉ ELA FORMAR NIVEL NAS 4 CUBAS JÁ SE DEU 3 A 4 PARTIDAS, JÁ QUE NAS POSIÇÕES ON E RES SÓ TEM PASSAGEM DE COMBUSTIVEL COM O MOTOR EM MOVIMENTO.
P: PORQUE USAR O AFOLGADOR NA PARTIDA A FRIO ?
R:REPAREM QUE OS AJUSTES DOS CARBURADORES E ALGUNS COMPONENTES DO MOTOR TEM FOLGAS MINIMAS DE FUNCIONAMENTO ELAS SÃO AJUSTADAS PARA FUNCIONAR COM A TEMPERATURA DO MOTOR NORMAL, COM A DILATAÇÃO DOS MATERIAIS, SÃO AJUSTADOS A ESSA TEMPERATURA OU COM CALIBRADORES PRA NÃO CRIAR FOLGAS EXESSIVAS.
COMO O MOTOR ESTA FRIO ESTAS FOLGAS ESTÃO BEM MENORES (JUSTOS)
AS MOTOS E CARROS QUE SÃO INJETADAS TEM UM SENSOR DE TEMPERATURA QUE QUANDO SE LIGA ELAS FUNCIONAM ACELERADAS INDO DIMINUINDO A ROTAÇÃO CONFORME A TEMPERATURA DO MOTOR VAI AUMENTANDO ATÉ CHEGAR A TEMPERATURA PRE-AJUSTADA.
AS MOTOS E CARROS CARBURADOS COMO NÃO TEM ESTE SENSOR EXISTE O AFOLGADOR QUE FAZ ESSA FUNCÃO DEIXANDO A MISTURA RICA FAZENDO O MOTOR FUNCIONAR ACELERADO PRA QUANDO AQUECER TIRAMOS A CONDIÇÃO DO AFOLGADOR.

PORTANTO O PROCEDIMENTO DE FUNCIONAR AS NOSSAS MOTOS DESCRITO PELO LAST_WARROIR É A CONDIÇÃO CORRETA.

QUANTO AO TEMPO DE PARADA A MOTO UMA SEMANA NÃO É TEMPO O SUFICIENTE PRA SE CRIAR BORRAS, SÓ ACIMA DE 25 DIAS,A NÃO SER QUE O COMBUSTIVEL SEJA BATIZADO E POR UM PADRE BEM VAGABUNDO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Last_Warrior Qua 29 Fev 2012, 23:41

Exatamente Carlão, também achei que não foi tempo suficiente pra criar borra.

Mas lendo novamente a primeira mensagem, acho que foi só falta de colocar no PRI e puxar o afogador.

Se a gasolina estivesse ruim, a moto não ia ficar boa depois da partida...
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Qui 01 Mar 2012, 00:06

exato...so nao dei toda essa explicaçao...
tambem disse pra nao deixar gasolina com moto parada...pelo fato de que se for gasolina de ma qualidade...o que se tem bastante hoje em dia...ao criar a borra...a pessoa pode acabar tendo um gasto com limpeza de carburador...(ja vi isso acontecer)
mas voce disse o mesmo que eu em forma mais complexa....srrss
deu uma aula...
mas o ideal é dar pelo menos uma vez por semana uma ligadinha...nao pelo fator gasolina somente...mas tb como bateria...que se ja estiver nos fins dos tempos...uma semana parada pode resultar em perda...sendo que voce poderia rodar um pouco mais com ela...
um abraço!
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Last_Warrior Qui 01 Mar 2012, 00:14

O carlão é o Jedi Mestre dos Engenheiros... Não tem nem oq dizer!!

Só concordo com ele, não adianta deixar sem gasolina, porque sempre vai ter gasolina velha lá na mangueira ou nos carburadores, o jeito é colocar alguns litros de Podium e pronto, assim vai ter sempre gasolina boa no sistema, é o melhor jeito de conservar se for deixar parado.
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Qui 01 Mar 2012, 00:24

sabe...meu amigo tem uma srad....e foi com ele que a gente concluiu isso....que é melhor deixar sem...ele dexa a moto ligada ate ela parar...
como ele usa a moto muito pouco...chega a ficar parada muito tempo...ele prefere deixar sem nada pois ja teve problemas com isso...
mas pelo que tava lendo nao é o caso da turma aqui....agora...quem vai deixar um mes por exemplo parada..ai é so deixar uma gasosa boa dentro...
obs: ele coloca só podium...

agora vou deixar uma obs sobre as gasolinas:
muita gente acha que existe enorme diferença de gasolina podium...shell power etc entre as comuns...pois bem...isso é uma tremenda enganaçao...o que voces devem na verdade é procurar um posto com gasolina de qualidade...pois foi feito um teste...e a unica gasolina que tinha alguma vantagem era a podium....e detalhe...que a diferença era pouca...ja a power da shell...tem praticamente o mesmo grafico da gasolina comum deles...a unica diferença esta no preço...
a podium tb...a diferença é tao pouca que é quase comparada a comum da propia marca...tem poucas melhorias...
mas ja que todos querem o melhor para suas motos...apesar da pouca diferença aconselho a podium...é a unica que tem alguma vantagem por menor que ela seja...mas nao tem toda a vantagem como alguns dizem e acham...pq diferente da epoca que vendiam a chamada gasolina azul....(aquela sim fazia a diferença....tinha muito mais vantagens)...as adtivadas de hoje em dia pouco mudam...
ta ae a dica
um abraço!
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por ww0397 Qui 01 Mar 2012, 10:55

O que vou escrever é por experiencia, não pq sou entendido no assunto .
Minha moto ja ficou parada outras ocasiões, uma vez, sequei os carburadores e injetei lubrificante, foi só deixar no pri, afogar e ligar .
Outra vez, só com gasolina Pódium, mesma coisa .
Desta vez viajei meio as pressas e não tive tempo de fazer nada .
A moto ficou uns 15 dias parada com uma mistura de combustíveis, um pouco de cada tipo .
Não me lembro se de cara coloquei no Pri, mas puxei o afogador e bati, não muito, ela pegou, funcionou um pouco a uns 2000 giros e sai, notei que não
estava funcionando limpo, dai foi piorando e morreu .
Passei para o Pri e não pegou mais, até assoprar a mangueira .
Só postei pq é muito mais facil dar uma assoprada do que desmontar os carburadores para limpar .

ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Qui 01 Mar 2012, 10:58

sim...cada um posta um pouquinho de esperiencia que eteve e assim um ajuda o outro..
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por E. Anjos Qui 01 Mar 2012, 13:41

Valeu pela dica ww0397.!
Se acontecer um dia, já estou prepárado!
E. Anjos
E. Anjos
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 381
Idade : 41
Data de inscrição : 18/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Carlos Mello Sex 02 Mar 2012, 00:43

TODA EXPERIENCIA É VÁLIDA, SEJA ELA QUAL FOR, ISTTO É QUE MOVE O MUNDO.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Last_Warrior Sex 02 Mar 2012, 20:08

Sim gente, sempre digo que a única diferença de comum e aditivada (v-power) e afins, é LIMPEZA, ela não limpa mas, simplesmente ela não suja, aí que está a diferença, de ter uma manutenção a menos de limpar carburador ou bicos injetores se for o caso.

Andem sempre com aditivada. Vale a pena pagar a mais se o rendimento da moto é o mesmo? Vale, pois é um saco deixar a moto na oficina pra limpar carburador ou bicos injetores.

Mas cada cabeça uma sentença...
avatar
Last_Warrior
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Carlos Mello Sex 02 Mar 2012, 20:21

FALOU BONITO LAST_WARRIOR, E FALOU CERTO, FAZER ECONOMIA DE PALITO, LA NA FRENTE PAGA-SE A DIFERENÇA E AS VEZES MUITO MAIS.
O IMPORTANTE NÃO É LIMPAR, E SIM NÃO SUJAR
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por MuGrills Sex 02 Mar 2012, 23:13

entao last...mas é ai que entra o que eu disse...por exemplo...voce citou a v-power...
pois ela é exatamente a mesma gasolina vendida que a comum...
(isso foi constatado por peritos...nao sou eu quem esta falando...li a reportagem...)
por isso logo disse...
como todos querem o melhor para sua moto...recomendo a podium...pois ela sim foi constatado uma diferença...por menor que ela seja...foi a unica que apresentou vantagens...
nao disse em momento algum para usarem gasolina comum....mas se tiver que usar pra procuarar um posto com gasolina de qualidade...que é realmente o que vai fazer a diferença...
pois pra voce ter uma ideia...na minha cidade tem um posto que a gasolina comum é...exatamente o mesmo preço que a aditivada...
ai vem aquela pergunta...sera mesmo que existe uma diferença...no caso deste posto...eu tenho certeza que nao...pois se uma tem algo a mais na composiçao logo ela passa a ser mais cara...
sem falar que...eu ficava em um posto que prefiro nao falar a marca...onde esperava um amigo meu sair do turno dele....e eu via sempre...o mesmo caminhao com a mesma divisao interna encher tanto o bocal da aditivada como o da comum...
sem falar quando voce vai abastecer e os funcionarios querem vender de qualquer maneira a gasolina aditivada....e ficam dizendo coisas que chega a parecer que a gasolina vai deixar seu motor novo novamente...
sem falar que se voce precisar usar a gasolina comum...por nao achar a aditivada...quando por a aditivada novamente ela ira fazer os residuos da gasolina comum se desprenderem...e ai sim causando o entupimento...o aconselhavel é ir fazendo a mistura novamente para que ela faça essa limpeza gradativamente...
e a diferença da podium é que ela é uma gasolina premium...que ai sim...ao inves da limpeza ela proporciona maior octanagem...mesmo sendo pouca diferença...mas como motor de moto ja pede a mais...a gasolina mais aconselhada seria a podium mesmo...
um abraço!
MuGrills
MuGrills
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 188
Idade : 36
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por lfferraz Sáb 03 Mar 2012, 07:53

Pequenas dicas que ajudam quem deixa a moto parada (eu costumo deixar de 1 a 2 meses parado quando viajo):

- Encha o tanque até a boca de gasolina Pódium. Quanto menos ar no tanque, menos vai oxidar e evaporar a gasolina.
Oxidação: Os hidrocarbonetos do combustivel tendem a reagir com o oxigénio de forma a produzir novos componentes que eventualmente vão alterar a composição quimica do combustivel. Não, não vão melhorar! Geralmente isto causa o aparecimento de uma pasta e depósitos de uma substancia parecida com verniz (cheiro) em todo o sistema de alimentação.
Esses depositos podem entupir parcial ou totalmente a tubulação de combustível e filtros, bem como os orificios do carburador

Evaporação não só a perda de combustível. Os compostos mais volateis da gasolina tendem a evaporar-se com o tempo, com isto a capacidade de
combustão e volatilidade desse combustivel degrada-se. Quanto menos volátil for o combustivel, menor será a eficiencia do motor, traduzindo-se em perdas de potencia. Todo o combustível restante no tanque deverá ser trocado.

A gasolina Pódium tem diferença sim. Ela dura mais. A validade da comum é de 3 meses após deixar a refinaria. A da pódium é de 6 meses.

Deixar a moto no cavalete também é recomendado, pra não deixar a moto inclinada, evitando que a gasolina nas cubas fique distribuida em níveis diferentes.

Eu também desconecto a bateria. Tenho alarme e rastreador, mas moro em condomínio fechado e deixo a moto acorrentada. Então desligo a bateria pra não drenar ela. Me poupa de ter que carregar ela e bateria de carro e moto tem que ser mantida carregada, senão estraga.

Abs
lfferraz
lfferraz
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 186
Idade : 41
Data de inscrição : 21/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por mendonça Qui 06 Set 2012, 00:03

Boa noite! Estou com a moto de meu sogro! e fais mais de um mês q nao liga ! o tanque esta cheio! e a bateria tive q trocar! oq posso faser para ela nao dar maoiores problemas? pois agora sou eu q vou cuidar pois ele faleceu! Não tenho nenhuma esperiencia com motos grandes! tenho uma twister ! mais penso q deve ser bem diferente cuidar de uma 750! obrigado desde já !!!
mendonça
mendonça
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 2
Idade : 38
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Clever Qui 06 Set 2012, 06:08

Bem vindo!

Passe maiores informações sobre a moto, quando vc tenta ligar o que acontece? Que ano é a moto?
Temos alguns tutoriais e dicacas postadas de grande utilidade para vc, de uma lida que vai te ajudar a ter uma noção maior do manuseio da moto.
Aguardamos sua apresentação formal no tópico correto e as fotos da bichinha.

Um abraço!
Clever
Clever
GSX 650 F
GSX 650 F

Número de Mensagens : 660
Idade : 52
Data de inscrição : 08/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por mendonça Qui 06 Set 2012, 11:16

boa tarde !

ano 2001 nao tentei ainda ligar !! pois esta sem bateria mandei carregar!
mais da ultima vez a mais de um mês ela deu uns estouros e engasgada na hora de andar!!
abraço
mendonça
mendonça
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 2
Idade : 38
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por ww0397 Qui 06 Set 2012, 11:23

Estouros costuma ser parte elétrica, talvez uma revisão seja necessária .
ww0397
ww0397
Burgman 400
Burgman 400

Número de Mensagens : 384
Idade : 74
Data de inscrição : 16/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Marlon gs Qui 06 Set 2012, 11:50

Se ela parou "andando", talvez nao tera muitos problemas pela frente. Vai algumas dicas:
Manutenções a serem feitas:
*Limpeza/equalização dos carburadores;
*Troca de oleo e filtro de oleo;
*Trocar a gasolina que talvez estara "podre";

Itens para verificar e se houver necessidade trocar:
*Velas;
*Filtro de ar;
*Filtro de Combustivel
*Fluido de freio (verificar nivel e se ha vazamentos)
*Pastilhas de freio;
*Esticar e lubrificar a relação (se nao souber, mande para alguem que saiba fazer para nao perder a relação que nao custa tao barato);

Aqui no Forum vc encontra muito material que te ajudara nessa revisão sem necessidade de macanico, desde que vc ja saiba alguma coisa de mecanica.

Qlqr duvida, aqui sempre tera muitos mestres de plantão para te ajudar.

Ah, e coloque fotos da maquina para receber os parabens da galera;

Marlon gs
Marlon gs
GSX 1000 R
GSX 1000 R

Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moto parada Empty Re: Moto parada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos