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Sistema de ignição

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Sistema de ignição - Página 2 Empty Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Sáb 10 Abr 2010, 23:53

Relembrando a primeira mensagem :

Ae galera sei que estou devendo um TUTORIAL sobre a moto do nosso amigo MARCOS_BJP onde fiquei de postar até ontem, peço desculpas pelo atrazo.
Gostaria da opinião de vcs assim como algo que eu tenha esquecido de informar agradeço a ajude de vcs.
Procurei usar uma linguagem em que todos possam entender, mais se alguem quiser maior detalhamento de algum item terei o maior prazer em responder.

SISTEMA DE IGNIÇÃO
PARTES DO SISTEMA DE IGNIÇÃO
Velas
Bobinas
Modulo de Ignição (CDI)
Gerador de pulsos
Sistema auxiliar e interface de comando
FUNCIONALIDADES
Velas
Responsável por formar centelha na câmara de combustão
Bobinas
Responsável pela elevação de tensão de 12 Vcc para 10.000 Vcc
Modulo de ignição
Responsável pelo fornecimento de tensão a bobina a ser ignitada
Observe que temos duas bobinas, uma trabalha com o 1 e 4 cilindros e o outro com o 2 e 3 cilindros
Gerador de Pulsos
Responsável por informar o ponto e momento da ignição ao modulo de ignição.
Sistema auxiliar e interface de comando
Responsáveis pela segurança como sensores de posição das marchas, embreagem, pedal de descanso, etc.
Responsável pela comunicação e comando homem máquina como chave de partida, botão de partida botão de desligamento e indicação.
Responsável pelo controle, estabilização, comunicação e continuidade funcional, como terminais supressivos, terminais de interfaces.
DEFEITOS
Motor gira mais não pega
CAUSAS
Interruptor do motor desligado ou defeituoso
Velas sem faísca
Bobinas de ignição
Modulo de ignição defeituosa (CDI)
Gerador de pulsos defeituoso
PROCEDIMENTOS
VERIFICAÇÃO, TESTES, RESULTADO DOS TESTES, O QUE FAZER.
INTERRUPTOR DO MOTOR
Testes técnicos
- Com a ajuda de um multímetro medir continuidade entre os fios do contato correspondente, acionando o botão. (Conhecimento elétrico)
Resultado: no multímetro irá mostrar o contato abrindo e fechando respectivamente.
Testes práticos
- Motor funcionando, acione o botão de desligamento.
Resultado: o motor deverá parar
Observação: este ultimo teste pode haver falha por mau contato.
O que fazer
- Abrir o bloco de contatos, ver e normalizar o defeito
- Substituir o conjunto.
VELAS SEM FAISCA
Verificação
- Verificar os eletrodos das velas observando desgastes, alinhamentos e folgas entre eles, não podem estar encostando um ao outro.
Resultado: velas com 2 eletrodos folga de 0,8 a 0,9 mm, velas com 3 eletrodos um central e dois paralelos com o mesmos espaçamentos com as pontas inclinadas para o centro
O que fazer
- Em caso de desgastes substitua as velas
- Desalinhamento e desregulados, faça o alinhamento regulando-os na folga indicada.
Testes técnicos
- Testar continuidade entre as extremidades dos eletrodos central (necessário aparelho multímetro)
Resultado: deverá ter resistência entre 3,0 a 7,5 Ω (ohms)
- Testar isolação entre os eletrodos central (+) e carcaça (-) (necessário aparelho megômetro)
Resultado: deverá dar infinito, totalmente isolado
O que fazer
Qualquer resultado fora do informado substituir as velas
Testes práticos
- Retire as velas
- Conecte as velas aos terminais (supressivos)
- Faça e garanta um bom aterramento da rosca (carcaça) da vela ao motor
- Parta o motor
- repita este procedimento para cada vela
Resultado: deverá produzir centelhas azuladas
O que fazer
- Se não houver centelhamento verificar os terminais supressivos e bobina de ignição. (Ver tópicos bobina de ignição e terminais supressivos).
- Se a centelha estiver amarelada teste com velas novas, se normalizou substitua as velas, caso continue amarelada verificar terminais supressores e bobina de ignição. (Ver tópicos bobina de ignição e terminais supressivos).
BOBINAS DE IGNIÇÃO
Testes técnicos
Primário (bobina de alimentação)
- Desligue os dois fios de alimentação da bobina. (são os dois fios de menor bitola)
-Meça a resistência ôhmica entre terminais da bobina primária. (necessário aparelho multímetro)
Resultado: deverá encontrar uma resistência entre 2,3 a 3,2 (Ω) ohms
- Meça continuidade entre em cada terminal em relação ao terra (parte metálica da bobina)
Resultado: não deve haver nenhuma continuidade e sim ser infinito.
O que fazer
Se houver qualquer alteração dos resultados acima, substitua a bobina
Secundário (bobina de descarga)
- Meça a resistência ôhmica entre os terminais de saída (fios mais grossos onde os terminais supressivos estão ligados).
Resultado: Se medir com os terminais supressivos deverá dar uma resistência ôhmica entre 23,0 a 30 kΩ (kilohms)
O que fazer
Se tiver fora da medição indicada retire os terminais supressivos e faça nova medição
Resultado: a nova medição deverá dar uma resistência ôhmica entre 13,0 a 16,0 KΩ (kilohms)
OBSERVAÇÂO: verifique se o cabo de saída da bobina é móvel, caso seja retire para fazer a medição, e aproveita para substituí-lo. ( ele é fixado do mesmo jeito que o supressor rosqueando e prêso por porcas plásticas)
OBSERVAÇÃOSurprised cabo deve ser substituído por um igual ou similar, ou seja, mesma bitola e boa isolação, como todos os cabos de velas.
O que fazer
Caso a medição esteja com uma variação prá mais ou prá menos que 10% do informado, substitua a bobina.
MODULO DE IGNIÇÃO (CDI)
Infelizmente não conheço nenhum modo de testar a não ser trocando.
GERADOR DE PULSOS
Este serviço é necessário uso de ferramentas e aparelhos especiais como lâmpadas estroboscópicas, e medições de alguns componentes como bobinas de pulsos e outros componentes que trabalham em conjunto.
Será necessário abrir a tampa lateral esquerdo para acessar as bobinas de pulso.
Farei um tópico especifico sobre este assunto abordando detalhes de aferição e ajustes, sendo que, será necessário que a pessoa tenha um pouco de conhecimento de mecânica e elétrica.
A substituição das bobinas de pulsos é fácil pois já vem fixada em suportes, é só tirar um e colocar outro.

SISTEMA AUXILIAR E INTERFACE DE COMANDO
O mais todos já conhecem são os sensores de posições que são nada mais que chaves de contatos onde trabalham em serie ou seqüencial com algumas condições de segurança e funcionalidade como:
Motor só deve funcionar quando:
Chave de ignição ligada
Botão de desligamento em ON
Manete de embreagem atuada
Botão de partida atuado (momentâneo)
A moto só deve ter movimento funcionando quando:
Todas as condições acima satisfeitas
Pedal de descanso lateral recolhido
Marcha engrenada
Vejam que os manuseios acima mencionados se comunicam entre si eletricamente e com o homem, sem eles não existe ação nenhuma.
Terminais supressores de ruído
Funcionam como filtro de ruídos causados pelo alto nível de tensão e funcionalidade seqüencial, prejudicando a funcionalidade em circuitos eletrônicos.
Uma outra função é estabilizar o nível de tensão fornecido para as velas, garantindo uma descarga estável e maior durabilidade as velas de ignição.
TERMINAIS SUPRESSORES
Teste técnico
Medir a resistência ôhmica entre as extremidades, terminal de entrada e saída. (necessário usar multímetro).
Resultado: A depender do tipo e modelo do terminal supressor temos de 5 KΩ e 10 kΩ (Kilohms), o mais importante é que todos tenham a mesma resistência ôhmica podendo ter uma variação no máximo de 10%.
O que fazer
Caso haja medições fora do que foi exposto substituir os terminais supressores.
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Mensagem por igaopasqueta Qua 02 maio 2012, 09:59

Ressucitanto o tópico:


Amigos, o que acontece com minha moto é que às vezes ela não dá sequer sinal de ignição. Com tudo preparado para a partida, bateria ok, visto que faróis acendem e tudo o mais, botão vermelho na posição correta, aciono o botão de partida e nada, como se a bateria estivesse zerada. Depois de ligar e desligar o botão vermelho algumas vezes e insistir na partida ele resolve 'magicamente' funcionar.
Não sou eletrecista, mas pelos relatos do mestre Carlão creio que deva ser um mal contato. Procede?

Se sim, alguém sabe dizer se isso é muito difícil de se resolver.

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Mensagem por Marlon gs Qua 02 maio 2012, 10:56

Deve ser OSMAR no punho mesmo....nunca abri, mas creio que não seja tão dificil, se é que da para abrir...
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Mensagem por Carlos Mello Qua 02 maio 2012, 21:18

OPA, MEUS QUERIDOS PODEM ABRIR QUE NÃO TEM MISTERIO ALGUM, E COM CERTEZA VCS NÃO VÃO ERRAR EM MOTA-LOS.
IGÃO FAÇA O SERVIÇO E VEJA SE PRECEDE A FALHA, SE PRECISARDE ALGUMA AJUDA É SÓ FALAR QUE ESTAREMOS AQUI A DISPOSIÇÃO, ACESSORIA 24 HORAS
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