GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema de ignição

+6
madlinux
Tonão
Phanta
Frank
Marcos_bjp
Carlos Mello
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Sáb 10 Abr 2010, 23:53

Ae galera sei que estou devendo um TUTORIAL sobre a moto do nosso amigo MARCOS_BJP onde fiquei de postar até ontem, peço desculpas pelo atrazo.
Gostaria da opinião de vcs assim como algo que eu tenha esquecido de informar agradeço a ajude de vcs.
Procurei usar uma linguagem em que todos possam entender, mais se alguem quiser maior detalhamento de algum item terei o maior prazer em responder.

SISTEMA DE IGNIÇÃO
PARTES DO SISTEMA DE IGNIÇÃO
Velas
Bobinas
Modulo de Ignição (CDI)
Gerador de pulsos
Sistema auxiliar e interface de comando
FUNCIONALIDADES
Velas
Responsável por formar centelha na câmara de combustão
Bobinas
Responsável pela elevação de tensão de 12 Vcc para 10.000 Vcc
Modulo de ignição
Responsável pelo fornecimento de tensão a bobina a ser ignitada
Observe que temos duas bobinas, uma trabalha com o 1 e 4 cilindros e o outro com o 2 e 3 cilindros
Gerador de Pulsos
Responsável por informar o ponto e momento da ignição ao modulo de ignição.
Sistema auxiliar e interface de comando
Responsáveis pela segurança como sensores de posição das marchas, embreagem, pedal de descanso, etc.
Responsável pela comunicação e comando homem máquina como chave de partida, botão de partida botão de desligamento e indicação.
Responsável pelo controle, estabilização, comunicação e continuidade funcional, como terminais supressivos, terminais de interfaces.
DEFEITOS
Motor gira mais não pega
CAUSAS
Interruptor do motor desligado ou defeituoso
Velas sem faísca
Bobinas de ignição
Modulo de ignição defeituosa (CDI)
Gerador de pulsos defeituoso
PROCEDIMENTOS
VERIFICAÇÃO, TESTES, RESULTADO DOS TESTES, O QUE FAZER.
INTERRUPTOR DO MOTOR
Testes técnicos
- Com a ajuda de um multímetro medir continuidade entre os fios do contato correspondente, acionando o botão. (Conhecimento elétrico)
Resultado: no multímetro irá mostrar o contato abrindo e fechando respectivamente.
Testes práticos
- Motor funcionando, acione o botão de desligamento.
Resultado: o motor deverá parar
Observação: este ultimo teste pode haver falha por mau contato.
O que fazer
- Abrir o bloco de contatos, ver e normalizar o defeito
- Substituir o conjunto.
VELAS SEM FAISCA
Verificação
- Verificar os eletrodos das velas observando desgastes, alinhamentos e folgas entre eles, não podem estar encostando um ao outro.
Resultado: velas com 2 eletrodos folga de 0,8 a 0,9 mm, velas com 3 eletrodos um central e dois paralelos com o mesmos espaçamentos com as pontas inclinadas para o centro
O que fazer
- Em caso de desgastes substitua as velas
- Desalinhamento e desregulados, faça o alinhamento regulando-os na folga indicada.
Testes técnicos
- Testar continuidade entre as extremidades dos eletrodos central (necessário aparelho multímetro)
Resultado: deverá ter resistência entre 3,0 a 7,5 Ω (ohms)
- Testar isolação entre os eletrodos central (+) e carcaça (-) (necessário aparelho megômetro)
Resultado: deverá dar infinito, totalmente isolado
O que fazer
Qualquer resultado fora do informado substituir as velas
Testes práticos
- Retire as velas
- Conecte as velas aos terminais (supressivos)
- Faça e garanta um bom aterramento da rosca (carcaça) da vela ao motor
- Parta o motor
- repita este procedimento para cada vela
Resultado: deverá produzir centelhas azuladas
O que fazer
- Se não houver centelhamento verificar os terminais supressivos e bobina de ignição. (Ver tópicos bobina de ignição e terminais supressivos).
- Se a centelha estiver amarelada teste com velas novas, se normalizou substitua as velas, caso continue amarelada verificar terminais supressores e bobina de ignição. (Ver tópicos bobina de ignição e terminais supressivos).
BOBINAS DE IGNIÇÃO
Testes técnicos
Primário (bobina de alimentação)
- Desligue os dois fios de alimentação da bobina. (são os dois fios de menor bitola)
-Meça a resistência ôhmica entre terminais da bobina primária. (necessário aparelho multímetro)
Resultado: deverá encontrar uma resistência entre 2,3 a 3,2 (Ω) ohms
- Meça continuidade entre em cada terminal em relação ao terra (parte metálica da bobina)
Resultado: não deve haver nenhuma continuidade e sim ser infinito.
O que fazer
Se houver qualquer alteração dos resultados acima, substitua a bobina
Secundário (bobina de descarga)
- Meça a resistência ôhmica entre os terminais de saída (fios mais grossos onde os terminais supressivos estão ligados).
Resultado: Se medir com os terminais supressivos deverá dar uma resistência ôhmica entre 23,0 a 30 kΩ (kilohms)
O que fazer
Se tiver fora da medição indicada retire os terminais supressivos e faça nova medição
Resultado: a nova medição deverá dar uma resistência ôhmica entre 13,0 a 16,0 KΩ (kilohms)
OBSERVAÇÂO: verifique se o cabo de saída da bobina é móvel, caso seja retire para fazer a medição, e aproveita para substituí-lo. ( ele é fixado do mesmo jeito que o supressor rosqueando e prêso por porcas plásticas)
OBSERVAÇÃOSurprised cabo deve ser substituído por um igual ou similar, ou seja, mesma bitola e boa isolação, como todos os cabos de velas.
O que fazer
Caso a medição esteja com uma variação prá mais ou prá menos que 10% do informado, substitua a bobina.
MODULO DE IGNIÇÃO (CDI)
Infelizmente não conheço nenhum modo de testar a não ser trocando.
GERADOR DE PULSOS
Este serviço é necessário uso de ferramentas e aparelhos especiais como lâmpadas estroboscópicas, e medições de alguns componentes como bobinas de pulsos e outros componentes que trabalham em conjunto.
Será necessário abrir a tampa lateral esquerdo para acessar as bobinas de pulso.
Farei um tópico especifico sobre este assunto abordando detalhes de aferição e ajustes, sendo que, será necessário que a pessoa tenha um pouco de conhecimento de mecânica e elétrica.
A substituição das bobinas de pulsos é fácil pois já vem fixada em suportes, é só tirar um e colocar outro.

SISTEMA AUXILIAR E INTERFACE DE COMANDO
O mais todos já conhecem são os sensores de posições que são nada mais que chaves de contatos onde trabalham em serie ou seqüencial com algumas condições de segurança e funcionalidade como:
Motor só deve funcionar quando:
Chave de ignição ligada
Botão de desligamento em ON
Manete de embreagem atuada
Botão de partida atuado (momentâneo)
A moto só deve ter movimento funcionando quando:
Todas as condições acima satisfeitas
Pedal de descanso lateral recolhido
Marcha engrenada
Vejam que os manuseios acima mencionados se comunicam entre si eletricamente e com o homem, sem eles não existe ação nenhuma.
Terminais supressores de ruído
Funcionam como filtro de ruídos causados pelo alto nível de tensão e funcionalidade seqüencial, prejudicando a funcionalidade em circuitos eletrônicos.
Uma outra função é estabilizar o nível de tensão fornecido para as velas, garantindo uma descarga estável e maior durabilidade as velas de ignição.
TERMINAIS SUPRESSORES
Teste técnico
Medir a resistência ôhmica entre as extremidades, terminal de entrada e saída. (necessário usar multímetro).
Resultado: A depender do tipo e modelo do terminal supressor temos de 5 KΩ e 10 kΩ (Kilohms), o mais importante é que todos tenham a mesma resistência ôhmica podendo ter uma variação no máximo de 10%.
O que fazer
Caso haja medições fora do que foi exposto substituir os terminais supressores.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Marcos_bjp Seg 12 Abr 2010, 10:09

Ei Carlao, vc é o Cara msm rsrs, agradeço em meu nome e de todos amigos usuarios do forum, seus topicos são exelentes, ricos em conhecimentos!!!
Vlw Carlos,
Forte abraço
Obs: Precisava ter um kra como vc aki pelas bandas das minas gerais rsrsr
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Frank Seg 12 Abr 2010, 17:58

Realmente Mello não deixa ninguém na mão... já pensaste em abrir uma assistência Suzuki? ias ganhar um dindão rrsrsrsrrssr
Frank
Frank
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1034
Idade : 53
Data de inscrição : 20/11/2009

http://FRANKJMAR@HOTMAIL.COM

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Frank Seg 12 Abr 2010, 18:00

Mello é esse tipo de informação que falo que deveria tar na dita biblioteca... temos que ver isso
Frank
Frank
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1034
Idade : 53
Data de inscrição : 20/11/2009

http://FRANKJMAR@HOTMAIL.COM

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Seg 12 Abr 2010, 23:26

FRANK é isso mesmo, vamos organizar, estou tendo uns dias mito agitados por aqui, espero ter um final de semana me isolar num refugio que tenho e arrumar o FORUM, claro dentro do que me for permitido e possivel.
Quanto a assintencia quem sabe se vc vier pra cá podemos pensar.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Frank Ter 13 Abr 2010, 04:34

Opa gostei dessa ideia... minha vida são os carros mas minha paixão são as motos...
Frank
Frank
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1034
Idade : 53
Data de inscrição : 20/11/2009

http://FRANKJMAR@HOTMAIL.COM

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Marcos_bjp Qua 14 Abr 2010, 10:11

Carlos, comecei pelo mas simples ja que sou bem leigo, tirando o banco e conferindo a bateria, a coitada tava com os polos oxidados e faltando solução em uma das placas, mas o problema mas grave esta na caixa de fuzivel q fica localizado atraz da bateria (4 fiziveis com 2 chicotes conectados), sendo que um dos fuzivel estava derretido, o mesmo aconteceu com o conector do msm fizivel, agora vou ter que substituir a caixa de fizilvel e o conector que ficaram danificados e tambem to dando uma geral na bateria e polos. Agora preciso comprar uma nova caixa de fizivel da 95 e tb fuziveis novos, minha duvida é si os fuziveis que estavam na caixa são os corretos (desconheço amperagem corretas dos fuziveis), tentei abrir o manual q foi postado mas não sei si é minha net q ta com problemas não consegui baixar ou acessar, si vc puder mi ajudar em mas esta rsrsr.
Não sei si o problema do mikey vai ser este, mas axo que tenho q começar arrumando estes itens.
Si alguem tiver alguma dica onde encontrar esta caixa de fuzivel ou si tem alguma compativel, fico muito agradecido, ja não aguento mas ve o mikey parado rsrsr
Forte abraço
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qua 14 Abr 2010, 11:02

Caro MARCÃO me informa quantos fuziveis tem e vou ver o que posso fazer, se caso encontrar a caixa eu arrumo os fuziveis te aviso e vc me manda o seu endereço que te envio, mais vai procurando por ai, não garanto achar.
Quanto ao valor dos fuziveis se são 6 ai vai os valores 30A,10A,10A,10A,15A,10A esta é a sequência, depois te forneço detalhes e a responsabilidade de cada um.
Caro MARCÃO este problema é serissimo, com certeza absoluta estava comprometendo o sistema eletrico coitado da bateria se acabava pra supri a necessidade da falha, verifique se esta segurando carga caso contrario troque senão pode deixar vc na mão.
Caro amigo boa sorte ae e se precisar de mais alguma coisa não se acanhe pode gritar
affraid que estamos aqui, afinal de contas somos uma irmandade
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qua 14 Abr 2010, 11:05

AE galera nosso amigo MARCÃO tá precisando de nossa ajuda, ai em SAMPA é mais facil de encontrar o que ele esta precisando, VAMOS LÁ GALERA EU ADORO TODOS VCS PORQUE NÃO DEIXA A PETECA CAIR E NÃO VAI SER ESSA QUE IRÁ CAIR, VAMOS LÁ PUTADA. cheers
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Marcos_bjp Qua 14 Abr 2010, 12:35

Grande Carlão, muito obrigado meu amigo, a caixa é de 4 fuziveis apenas que são ligados por 2 chicotes 2x4... éla é parafusada no suporte da bateria e a magrela é ano 1995.
Vlw meu brother
Abração
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Phanta Qua 14 Abr 2010, 12:44

Cara, essa é uma peça difícil de ser encontrada.

Tenta pegar sabadão e ir na general osório! Essa peça nova acho q não existe, somente se for igual a de uma outra nova.

entra no google, general osório e procura la. Com ctz vai achar!
Phanta
Phanta
Admin
Admin

Número de Mensagens : 827
Idade : 38
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Marcos_bjp Qui 15 Abr 2010, 10:16

Pessoal acabei de montar a magrela, o problema dela não pegar mesmo virando o motor na partida, éra a pouca corrente da bateria e o curto no fuzivel msm... Dei uma geral na bateria (limpesa, solução e carga lenta) e quanto a caixa de fuzivel, fui funicando com uma agulha de costura grossa até limpar os terminais e assim recuperando a mesma. Foi montar tudo e a magrela pego de prima...Pessoal Vlww e muito obrigado pelas orientações...
Manutenção periodica na Magrela e este Forum, é primordial para que possamos usufluir feliz da vida com nossas Magrelas...
Abraçõss
Marcos_bjp
Marcos_bjp
GS 500
GS 500

Número de Mensagens : 161
Idade : 57
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Tonão Qui 15 Abr 2010, 22:15

É isso aí Marcos...quando aparecer dúvida ou problema consulte nosso consultor especializado Carlos Mello (o cara é fera!!!!!). Abs - Tonão
Tonão
Tonão
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 687
Idade : 59
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por madlinux Qua 02 Jun 2010, 19:41

poxa, minha suzuky 125 não pega, e aki onde moro nem concessionária tem.

tá chegando gasosa no carburador, já chequei. testei a vela, faz faísca.

a bateria está ok, pois o motor gira. só não pega. o q eu testo agora, galera?
avatar
madlinux
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qua 02 Jun 2010, 21:23

Não nas velas nos temos 2 eletrodos um POSITIVO e outro NEGATIVO sendo que:
ELETRODO POSITIVO.
É aquele que fica no centro da vela e vai de uma extremidade a outra da vela, geralmente são feitos de metais nobres, veja este tópico :
https://gsx750f.forumeiros.com/mecanica-f22/dando-uma-geral-na-f-t405.htm ,
este eletrodo central (POSITIVO) é isolado por um material serámico e de alta resistividade
ELETRODO NEGATIVO
É aquela que fica na parte externa da vela, é formada pela rosca e toda a parte metálica externa da vela
AJUSTE DOS ELETRODOS
Em uma das extremidades da vela observa-se os dois eletrodos um proximo ao outro onde são ajustados a uma distância centralizadas entre elas de 7 mm, pra garantir um arco-eletrico perfeito pra dar a ignição (implosão) na camara de combustão.
FALHAS
DISTANCIA ENTRE OS ELETRODOS MENOR QUE 7 MM
causa falhas em alta rotação, por falta do arco-eletrico
ELETRODOS FECHADOS TOCANDO UM AO OUTRO.
não produz arco-eletrico, motor não funciona por não haver combustão
ELETRODOS AFASTADOS
não produz arco-eletrico, motor não funciona por não haver combustão.
FUNCIONALIDADE DAS VELAS DE COMBUSTÃO.
as velas são submetido a um nivel de tensão entre os eletrodos POSITIVO e NEGATIVO, onde em sua extremidade é formado um arco-eletrico.
A arruela que vc se refere é para garantir uma perfeita vedação e travamento da vela, para que ela não desenrosque ficando folgado e perda de pressão da camara de combustão.
As velas são fabricadas e construida para suportar, temperatura, pressão, e vedação, alem é claro de fornecer centelha.
Espero ter esclarecido, precisando de algo mais é so falar
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por madlinux Qua 02 Jun 2010, 21:29

agora entendi. e testei a vela. sai faísca. o motor gira. mas pra testar a bobina e outras coisas só removendo o tanque, o q não sei fazer. deve ter algum meio.
avatar
madlinux
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qua 02 Jun 2010, 21:53

Caro MADLINUX me desculpe só agora que vi o seu problema, falei sobre a vela e não do seu problema mais vamos lá:
Se a sua vela está produzindo faisca na sua moto quer dizer que a bobina e todo sistema de ignição está boa, não vai ser necessário testar.
O que pode acontecer é esta ignitando fora do ponto, ae só com aparelho, ou abrindo a lateral do motor onde fica os bobinado de geração e ignição para verificar.
Como vc disse que esta tendo combustivel, após alguma tentativa de partida tire a vela e veja como ela está, vê se estar encharcada de gasolina, se tiver seu carburador está afolgando, e se for tem que ver a boia e valvula da boia do carburador.
A moto pode não funcionar com falta e exesso de combustivel.
VC pode me contar detalhando o que aconteceu e o que vc já fez.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por madlinux Qua 02 Jun 2010, 23:05

Carlos.

estou meio com medo, pois onde eu moro não tem concessionária, e o mecânico da cidade é tão pilantra q nem se acredita.

bom, primeiro, eu testei o carburador, se estava chegando combustível. afrouxei o parafuso de drenagem, e apertei. está chegando combustível.
bem, a bobina produz faísca, testei no escuro e vi mais azul do q amarela.

o motor gira, qd tentei pela primeira vez, ele quase pegou, e morreu. agora, não chega perto, mas gira. aparece aquele barulho de "arranhar barril" qd eu aperto o botão de partida.

agora, uma coisa estranha, sobre a bateria. o nível de água está ok, no começo pensei q ela tivesse descarregado. fiz chupeta e a moto pegou. andei um pouco. desliguei. no outro dia, não pegou. arranjei um daqueles carregadores próprios, com flutuação de carga. carreguei até o final. aí pegou. depois de um tempo pegou. mas depois de um dia, não pegou.
ficou sem pegar. até q um dia, liguei o farol, as setas, pra ver se apagava qd eu fazia contato, aí pegou, e eu fiquei igual bobo.
aí q pensei q a bateria não fosse o problema e testei a vela.

agora, no carregador, deixei 50 minutos, até entrar no estado de flutuação (bateria carregada). não pegou desta vez. aí mexi no cabo q vai do botão de partida (debaixo da manopla do acelerador) e verifiquei q estava meio frouxo. mexi um pouco. aí a moto pega. estranho, não?
avatar
madlinux
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qui 03 Jun 2010, 00:17

Passei por ai em dezembro do ano passado sai daqui de SALVADOR-BA e fui para São Joaquim do Monte-PE, fui por ARAPIRACA, passando por ai saindo em GARANHUS.
Veja na moto deve ter um réle de partida, e quem aciona ele é o botão de partida que vc tem na manopla, se vc esta apertando o botão e o motor de partida gira, não é o rele, o que vc pode ter ai é um mal contato ou aterramento ou baixa isolação roubando corrente descarregando a bateria.
Se vc tiver sistema de alarme desligue e teste com ela desligada ela poderá estar causando este problema.
Vamos fazer o seguinte :
- Verifique se vc tem algum mal contato ou oxidação nos terminais do fios de ligação do motor de partida
- Verifique tambem as conexões e o fuzivel de alimentação
- Com a moto toda desligada solte um dos fios da bateria.
- Se vc tiver sistema de alarme desligue
- com a bateria carregada e um dos fios da bateria solta encoste este fio no terminal da bateria correspondente e verifique se faz faisca ou centelhamento forte, caso aconteça vc tem um um problema eletrico que está causando esta fulga de corrente e descarregando a bateria.
- Vc pode tambem está com a bateria ruim, não segura corrente, o que pode ser visto e testado em uma loja especializada em bateria.
- Verifique se ela está gerando fazendo o seguinte:
Ligue a moto e deixe em 2000 RPM
Desligue um dos fios da bateria.
R: A moto tem que continuar funcionando
Baixe para 1000 RPM
R: tem que continuar funcionando
Coloque na rotação de marcha lenta 800 RPM
R; tem que continuar funcionando oscilando a RPM
Se em todos estes caso a moto parar vc tem um problema de geração, é preciso olhar todo o circuito correspondente.

Bem meu amigo verifique todos estes itens e poste aqui o resultado, assim poderemos até ser mais preciso no diagnostico.
Desculpe a demora de responder é que tive de dar uma saida
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por motokios Qui 03 Jun 2010, 11:41

Boa explicação Dr. Carlão.....aprendi mais uma coisa no forum. Vida longa ao forum e ao mestre Carlão.
motokios
motokios
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 761
Idade : 51
Data de inscrição : 30/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por madlinux Qui 03 Jun 2010, 11:56

certo. hj de manhã aconteceu a msm coisa. ela não pegou umas 4 vezes. aí, depois de ficar mexendo e segurando o tal cabo (debaixo da manopla do acelerador, que embute no compartimento q tem o botão de partida, faróis, etc), ela pegou.

estou intrigado com isso.

vou fazer o teste da bateria. mas eu tenho que desligar um dos fios, com ela ligada? quais fios, os que levam ao polo negativo e positivo? e posso fazer isso sem levar um chockão?

um dado intrigante, e q já acontece uma vez é. a moto pega. pois bem, eu ando nela até a rua (empurrando com ela no neutro). aí, qd eu engato a primeira, ela apaga (msm eu segurando a embreagem). uma coisa q já notei é tipo um tranco qd eu engato a primeira.

obrigado por estar me ajudando.
avatar
madlinux
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Qui 03 Jun 2010, 19:10

Caro MADILINUX, quanto ao tranco é questão de regulagem da embreagem, não tem nada a haver como problema, ajuste a regulagem da embreagem e ficará nova.
Cara vamos resolver o problema por eliminação, levando em conta o que vc relatou:
MANETE DO LADO DIREITO TEMOS:
-Botão de partida do motor
-Botão de ignição (vermelho)
TESTE NO BOTÃO DE PARTIDA (START)
-Com a moto em condição de partida acione o botão de partida (START)
R:o motor de arranque gira o motor.
TESTE NO BOTÃO DE IGNIÇÃO
-Retire a vela deixando os eletrodos a vista.
-Garanta um bom ateramento do negativo da vela com a carcaça do motor.
-Moto em condições normais de partida, e botão de ignição na posição ligado dê
partida no motor.
R:VC deverá ver centelha (azulada) na vela.
-Repita o procedimento anterior, só que com o botão de ignição na posição
desligado
R:VC não deverá ver centelha na vela.
OBSERVAÇÃO:
Quando vc fizer o teste com o botão ligado mexa no fio referido e veja se há falhamento na faisca da vela.
NOTA
Estes testes serve só pra ver a funcionalidade dos botões em suspeita, mais não elimina a possibilidade de fuga de corrente (ateramento, curto, baixa isolação e oxidação).
O ideal seria desmontar a manete e fazer uma inspeção, onde não tem nada dificil, onde um eletricista de auto pode fazer com facilidade.
Umaoutra eliminação é garantir que a bateria esteja boa (carregada e segurando carga).
QUANTO AO TESTE DE GERAÇÃO:
Com o motor da MOTO EM FUNCIONAMENTO A 2000 RPM, solte UM SÒ fio da bateria (tanto faz positivo ou negativo).
R: O motor não deve parar de funcionar.
OBSERVAÇÃO:
Quando vc desliga um dos fios da bateria ela estará funcionando pela geração e não pela bateria, o que te garante que ela está gerando.
O mais siga o que postei antes.

Não se preocupe que vc não levará choque algum, o único lugar onde vcpoderá tomar choque é no cabo de vela, pois lá vc tem nada mais nada menos que 10.000 volts e não 12 volts.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por madlinux Dom 13 Jun 2010, 17:51

bem, eu fiz o teste da bateria, com 2000 rpm. qd eu tiro o fio, ela começa tipo a querer morrer, e querer apagar, engasgando, igual qd vc vai parando e esquece de apertar a embreagem. para acabar apagando.

e, pra variar. depois de carregar a bateria de novo, ela pegou.
avatar
madlinux
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 02/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por branco Ter 06 Jul 2010, 22:08

ola pesoal uma perguntinha para o carlão o sensor de borboleta que fica no primeiro carburador ele informa a aceleração para quen, e ele tambem ten afunsão de determinar o corte do giro do motor.gostaria se posivel ter essa informação obrigado e um abraço a todos!
avatar
branco
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 32
Idade : 73
Data de inscrição : 24/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Carlos Mello Ter 06 Jul 2010, 22:35

O sensor da borboleta manda o sinal pra um micro processador que fica dentro do modulo de ignição.
Na verdade ela não corta giro apenas manda avançar a ignição, como se fosse um avanço mecânico anteriormente que era centrifugo.
O micro-processador enxerga a propocionalidade da abertura das borboletas em relação a rotação.
Como as nossas motos são carburadas ela só tem funão no sistema de rotação, já as injetadas elas trabalham tambem nos injetores.
Fiz uma viagem de uns 330KM com o soquete da borboleta solto ela andava normal mais no disparo da retomada de velocidade demorava e engasgava (falhamento)
Espero ter ajudado caro amigo BRANCO
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de ignição Empty Re: Sistema de ignição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos