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Para entendido de eletrônica

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Mensagem por dioginespd Qui 24 Jan 2013, 22:07

Pessoal estou com um dilema, tchê não gosto de um pisca piscar rápido e outro não, e não isto não é coisa de boiola!!
pensei o seguinte, troco o rele ou coloco um resistor antes do soquete da lampada, pelo custo e não mexer no relé optei pelo resistor, dai pergunto a vocês a lampada é 15w! a carga enviada é de 20/21w não sei ao certo, então... um resistor de 5k corretamente adicionado antes do soquete irá deixar esta lampada recebendo uma carga de 15/16w? tive de abordagem rápida de eletrônica na faculdade, mas já não lembra de muita coisa, então fico aqui com a pulga atras da orelha se isto resolveria, para quem ainda não sabe o valor de uma lampada de pisca traseiro na suzuki é de R$ 57,00 o relé me cobraram uns R$ 37,00 o resistor é R$ 0,35

Aguardo algum amigo que entenda me dar um parecer, obrigado pessoal.
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Mensagem por Viper-SP Qui 24 Jan 2013, 22:16

Puts faz mais de 17 anos q eu nao mexo com eletronica mas a formula é

U Tensao = R resistencia x I corrente

Quantos volts sai da bateria??? Ai é so fazer a continha mas eu acho q a ideia do resister vai funcionar
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Mensagem por dioginespd Qui 24 Jan 2013, 22:25

bateria sai 12v a lampada tbm é 12v tenho que tentar baixar a resistência em cima do Wats, o resistor faria isto ou iria baixar tbm corrente?
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Mensagem por ww0397 Sex 25 Jan 2013, 08:59

Pelo pouco que sei, o resistor, como diz o nome faz uma resistência em tudo que
passa .
Penso que o mais indicado seria um capacitor, que carrega e descarrega .
Só não me pergunte o valor, teria que testar .
Pergunta em alguma loja de eletrônica que provavelmente vão poder te ajudar .
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Mensagem por Dilan Esteves Sex 25 Jan 2013, 17:24

n intendi mto bem seu problema

uma das lampadas do pisca, pisca mais rápido q a outra?

se sim, vc jah viu se todas as lampadas estão com a potência correta?

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Mensagem por Edu da MV Sex 25 Jan 2013, 18:53

Por acaso você colocou lampadas de LED?
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Mensagem por dioginespd Sex 25 Jan 2013, 19:54

Dilan Esteves escreveu:n intendi mto bem seu problema

uma das lampadas do pisca, pisca mais rápido q a outra?

se sim, vc jah viu se todas as lampadas estão com a potência correta?


Então, a lampada de uma lado esta correta, a do outro lado esta com uma lampada de menos Wats, pelo valor, pois a suzuki cobrou R$57,00 pela lampada de 21w , e em qualquer loja de peças de moto se encontra uma de 15w ou 16w por R$ 0,75, penso em trocar de 21w para 15w ou 16w em ambos o lado, da traseira.

Edu da MV escreveu:Por acaso você colocou lampadas de LED?
Não nem gosto das de led, o problema mesmo e o Wats da lampada que encontramos nas auto eletricas, pois a original só tem na suzuki, mas se eu achar a modelo paralelo com o mesmo Wats da original eu compro e não é necessário este processo de adequação. Smile
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Mensagem por Edu da MV Sex 25 Jan 2013, 20:21

dioginespd escreveu:

Então, a lampada de uma lado esta correta, a do outro lado esta com uma lampada de menos Wats, pelo valor, pois a suzuki cobrou R$57,00 pela lampada de 21w , e em qualquer loja de peças de moto se encontra uma de 15w ou 16w por R$ 0,75, penso em trocar de 21w para 15w ou 16w em ambos o lado, da traseira.
Então coloca as duas de 21W na frente e as duas de 16W atrás. Vai ficar um pouco mais rápido que o normal, mas pelo menos ficam os dois lados com o mesmo ritmo.
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Mensagem por dioginespd Sex 25 Jan 2013, 20:23

Sim Edu, segui seu raciocínio, mas eu quero deixar ela "original", este negocio de piscar rápido e insuportável Smile
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Mensagem por Edu da MV Sex 25 Jan 2013, 20:36

Então coloque os resistores paralelos às lâmpadas de 16W.
O cálculo é assim:
De 16 para 21 faltam 5W, que serão consumidos pelo resistor.
Fórmula: Watt = Volt X Ampère.
Assim, 5 = 12 X Ampére.
Ampère = 5/12 = 0,42.
Os resistores deverão drenar 0,42 Ampères.
Lei de Ohm: R = Volt / Ampère.
R = 12 / 0,42.
R = 28,57 Ohms
Você não encontrará um resistor desse valor exato no mercado. Não lembro os valores padrão mais próximos desse valor, mas acho que deve existir o de 27 Ohms. Peça um resistor de 27 Ohms para dez Watts, para dar uma margem boa de segurança, senão ele esquenta muito e pode não aguentar o tranco e pifar.


Última edição por Edu da MV em Sex 25 Jan 2013, 20:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Edu da MV Sex 25 Jan 2013, 20:41

Ah! E ao contrário do que eu disse antes, melhor pôr as de 16W (mais fracas) na frente e as de 21W (mais fortes) atrás.
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Mensagem por dioginespd Sex 25 Jan 2013, 20:43

Huuuu posso tentar, as da frente são de outro formato, teria que trocar o soquete para dar certo.
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Mensagem por Last_Warrior Qui 07 Fev 2013, 01:09

Originalmente tem uma lâmpada de 21W na dianteira e uma pingão de 16W na traseira.

Se alguma lâmpada tiver potência menor, vai piscar mais rápido pelo motivo explicado pelo colega.

A dianteira é a mesma de veículos só pedir lâmpada P21W laranja.

A traseira só pedir na autopeças de moto como "lâmpada laranja do pisca da YES".

E problema resolvido...hehehehhe
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Mensagem por dioginespd Qui 07 Fev 2013, 01:11

Então amigo, eu pedi e não adiantou, esta piscando rápido ainda, tanto com 15w quanto 16w Sad
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Mensagem por Carlos Mello Qui 07 Fev 2013, 23:02

CARA SERÁ SE UMA DAS SUAS LAMPADAS NÃO ESTA ALTERADA.
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Mensagem por dioginespd Sex 08 Fev 2013, 08:29

Vou tira-las todas as lampadas e verificar hoje, to achando muito estranho isto, a minha moto não pode ser diferente da de todos!! muito estranho!! em breve retorno com as potencias
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