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Lubrificação da corrente da moto

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 Lubrificação da corrente da moto  - Página 2 Empty Lubrificação da corrente da moto

Mensagem por Paulo R. Andreolli Ter 12 Nov 2013, 13:55

Relembrando a primeira mensagem :

 Lubrificação da corrente da moto  - Página 2  Home » Mais » Como fazer » Lubrificação da corrente da moto  COMO FAZER, LUBRIFICANTES, MAIS, PARA A MOTO Lubrificação da corrente da moto  por Luís Sucupira | 27.02.2013    A corrente é o mais utilizado A corrente é o mais utilizado As motocicletas utilizam três tipos de transmissão de força do motor para a roda traseira: cardã, correia e corrente. Os três tipos são bons, mas o que possui o menor custo é o que utiliza corrente e por isso mesmo é o mais presente nas motos de todas as cilindradas. Porém, essa economia tem um custo de manutenção mais elevado. O modelo que utiliza a corrente é o que mais precisa de manutenção.  Existem três situações onde a manutenção deve ser feita imediatamente após o uso: água em excesso, areia de praia e barro. Motos que rodam no asfalto tendem a cumprir a recomendação de verificar o estado de lubrificação a cada mil quilômetros rodados. Mas isso vai depender do que você usa na lubrificação.  Há quem use a graxa branca – que na realidade é para aplicação náutica e não para motos. Ela tem um problema: junta muita areia e resíduos e ela não penetra nas peças internas da corrente e contribui para um desgaste maior com o tempo de uso, pois quando vão lubrificar motos que usam a graxa náutica a maioria sequer retira a graxa velha – apenas joga por cima.  Veja a capa de óleo em volta da corrente, que reduz o atrito que provoca desgaste precoce Veja a capa de óleo em volta da corrente, que reduz o atrito que provoca desgaste precoce Noutra situação se utiliza apenas o óleo antiferrugem que não suporta o calor e o atrito forte da corrente acaba perdendo a viscosidade necessária para reduzir um atrito tão violento.  Por fim, depois de muito pesquisar e ouvir tudo por aí, decidi testar na Kawasaki Versys o modelo que usa lavar a corrente com antiferrugem e depois utilizar óleo W90 ou W100 SAE50 – Óleo para motores de aviação 4T (Eu uso um SAE J1899 antigamente o MIL-L-22851D). Não pense que utilizei esse óleo por que motos voam. Não. O óleo usado em motores de avião possui todos os aditivos necessários para minimizar os efeitos do atrito da corrente com o conjunto, já que possui uma excelente viscosidade a qual é muito adequada a este tipo de transmissão.  Rodei seis mil km realizando lubrificação a cada 1200 km. O mais interessante era que mesmo depois de 1200 km, alguns desses rodados em terra, a corrente estava ainda lubrificada. Uma curiosidade percebida, coincidência ou não, foi que o afrouxamento da corrente foi menor que o de hábito para este tipo de conjunto. Apenas uma única vez foi necessário apertar a corrente e mesmo assim foi um ajuste mínimo bem abaixo dos padrões para este tipo de transmissão. Mas mesmo assim realizei o procedimento que vou repassar a vocês.  Dica de lubrificação  Lave a corrente com antiferrugem Lave a corrente com antiferrugem Primeiro coloque a moto em um cavalete que permita que fique com a roda traseira totalmente suspensa. Em seguida ligue a moto e coloque a primeira marcha. Talvez seja preciso pedir ajuda de alguém – no meu caso não foi necessário e deu para controlar a embreagem e lubrificar a corrente.  Com a roda traseira e lave com o antiferrugem toda a corrente – os quatro lados (não economize). Os dois lados superior e inferior – parte interna e os dois laterais da corrente até que perceba escorrer um líquido preto. Lave por mais um minuto e depois desligue a moto e deixe escorrer por uns cinco minutos.  Coloque o óleo na corrente Coloque o óleo na corrente Feito isso é hora de colocar o óleo. Vide a foto. Esta situação tem melhor resultado se for feito com o pneu girando. Coloque umas duas ou três tampinhas – vá soltando devagar, um fiozinho de nada até que a tampa esvazie – repita o procedimento mais duas vezes – será o suficiente. Desligue o motor.  Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’ Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’ Agora é hora da Lei da Gravidade fazer o resto. Você vai perceber que após isso você verá descer rapidamente um óleo mais fino. Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’.  Deixe a gravidade atuar Deixe a gravidade atuar Deixe a gravidade trabalhar. Mantenha a moto no cavalete por aproximadamente umas 3 a 5 horas. Você pode ainda ajudar mais – coloque no cavalete lateral para que o óleo escorra também em outro sentido.  Sempre faça isso antes de viajar. Se precisar fazer isso em viagem, lubrifique quando for parar a moto de um dia para outro (leve seu kit de lubrificação e nunca use óleo velho). Lubrifique a corrente e deixa-a descansando para pegar nela apenas no dia seguinte.  Isso vai ajudar a escorrer todo o excesso de óleo e fazer com que a quantidade certa de lubrificante fique em toda a extensão da corrente. Sua moto pode durar mais se você cuidar bem dela[img]http://www.motonline.com.br/wp-

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Como fazer »
Lubrificação da corrente da moto

COMO FAZER, LUBRIFICANTES, MAIS, PARA A MOTO
Lubrificação da corrente da moto

por Luís Sucupira | 27.02.2013
A corrente é o mais utilizado
A corrente é o mais utilizado
As motocicletas utilizam três tipos de transmissão de força do motor para a roda traseira: cardã, correia e corrente. Os três tipos são bons, mas o que possui o menor custo é o que utiliza corrente e por isso mesmo é o mais presente nas motos de todas as cilindradas. Porém, essa economia tem um custo de manutenção mais elevado. O modelo que utiliza a corrente é o que mais precisa de manutenção.

Existem três situações onde a manutenção deve ser feita imediatamente após o uso: água em excesso, areia de praia e barro. Motos que rodam no asfalto tendem a cumprir a recomendação de verificar o estado de lubrificação a cada mil quilômetros rodados. Mas isso vai depender do que você usa na lubrificação.

Há quem use a graxa branca – que na realidade é para aplicação náutica e não para motos. Ela tem um problema: junta muita areia e resíduos e ela não penetra nas peças internas da corrente e contribui para um desgaste maior com o tempo de uso, pois quando vão lubrificar motos que usam a graxa náutica a maioria sequer retira a graxa velha – apenas joga por cima.

Veja a capa de óleo em volta da corrente, que reduz o atrito que provoca desgaste precoce
Veja a capa de óleo em volta da corrente, que reduz o atrito que provoca desgaste precoce
Noutra situação se utiliza apenas o óleo antiferrugem que não suporta o calor e o atrito forte da corrente acaba perdendo a viscosidade necessária para reduzir um atrito tão violento.

Por fim, depois de muito pesquisar e ouvir tudo por aí, decidi testar na Kawasaki Versys o modelo que usa lavar a corrente com antiferrugem e depois utilizar óleo W90 ou W100 SAE50 – Óleo para motores de aviação 4T (Eu uso um SAE J1899 antigamente o MIL-L-22851D). Não pense que utilizei esse óleo por que motos voam. Não. O óleo usado em motores de avião possui todos os aditivos necessários para minimizar os efeitos do atrito da corrente com o conjunto, já que possui uma excelente viscosidade a qual é muito adequada a este tipo de transmissão.

Rodei seis mil km realizando lubrificação a cada 1200 km. O mais interessante era que mesmo depois de 1200 km, alguns desses rodados em terra, a corrente estava ainda lubrificada. Uma curiosidade percebida, coincidência ou não, foi que o afrouxamento da corrente foi menor que o de hábito para este tipo de conjunto. Apenas uma única vez foi necessário apertar a corrente e mesmo assim foi um ajuste mínimo bem abaixo dos padrões para este tipo de transmissão. Mas mesmo assim realizei o procedimento que vou repassar a vocês.

Dica de lubrificação

Lave a corrente com antiferrugem
Lave a corrente com antiferrugem
Primeiro coloque a moto em um cavalete que permita que fique com a roda traseira totalmente suspensa. Em seguida ligue a moto e coloque a primeira marcha. Talvez seja preciso pedir ajuda de alguém – no meu caso não foi necessário e deu para controlar a embreagem e lubrificar a corrente.

Com a roda traseira e lave com o antiferrugem toda a corrente – os quatro lados (não economize). Os dois lados superior e inferior – parte interna e os dois laterais da corrente até que perceba escorrer um líquido preto. Lave por mais um minuto e depois desligue a moto e deixe escorrer por uns cinco minutos.

Coloque o óleo na corrente
Coloque o óleo na corrente
Feito isso é hora de colocar o óleo. Vide a foto. Esta situação tem melhor resultado se for feito com o pneu girando. Coloque umas duas ou três tampinhas – vá soltando devagar, um fiozinho de nada até que a tampa esvazie – repita o procedimento mais duas vezes – será o suficiente. Desligue o motor.

Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’
Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’
Agora é hora da Lei da Gravidade fazer o resto. Você vai perceber que após isso você verá descer rapidamente um óleo mais fino. Este é o óleo desengripante ou antiferrugem que está sendo ‘expulso’ pelo óleo mais ‘viscoso’.

Deixe a gravidade atuar
Deixe a gravidade atuar
Deixe a gravidade trabalhar. Mantenha a moto no cavalete por aproximadamente umas 3 a 5 horas. Você pode ainda ajudar mais – coloque no cavalete lateral para que o óleo escorra também em outro sentido.

Sempre faça isso antes de viajar. Se precisar fazer isso em viagem, lubrifique quando for parar a moto de um dia para outro (leve seu kit de lubrificação e nunca use óleo velho). Lubrifique a corrente e deixa-a descansando para pegar nela apenas no dia seguinte.

Isso vai ajudar a escorrer todo o excesso de óleo e fazer com que a quantidade certa de lubrificante fique em toda a extensão da corrente. Sua moto pode durar mais se você cuidar bem dela. Boa viagem!



Fonte: Luis Sucupira
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Mensagem por Viper-SP Qua 01 Jun 2016, 10:40

Heracto Assunção escreveu:Carlos... No meu caso acho que dei ou deu uma cagada na corrente para lazarentiar tudo.... Vivendo e aprendendo. Vou ver se consigo apreender um pouco mais com o Viper, pois to me sentindo até com sorte

Tudo que eu sei de F aprendi com os caras aqui do forum.... quando eu me cadastrei aqui um mecanico fudeo a minha a moto e falei nenhum filha da puta mais vai em enganar.
Pai Carlao na minha opnião é o cara que mais manja de GSXF no Brasil.
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Mensagem por Heracto Assunção Qua 01 Jun 2016, 15:36

Que beleza... Então estamos no lugar certo. Salve pai Carlão!
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Mensagem por Carlos Mello Qua 01 Jun 2016, 20:13

MUITO OBRIGADO MEUS QUERIDOS FILHOS AMADOS, AMO VCS
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Mensagem por Last_Warrior Qua 01 Jun 2016, 22:42

A relação original (RK) da minha durou pouco, por desleixo meu e falta de conhecimento. Deixava lubrificarem com graxa (isso na própria suzuki!!!).

Comprei um kit relação da belga AFAM, e estou lubrificando com óleo 90 como manda o manual. Começou juntar muita sujeira, lava tudo e óleo 90 de novo.

O resultado está sendo bem melhor.

Concordo que deve se verificar a folga correta.

Mas acho que, vc pode até comprar coroa e pinhão paralelo, mas a corrente tem que ser marca boa.

Recomendo RK (original), EK, AFAM, Regina, DID, etc. Mas não basta só isso. Tem que ver o modelo da corrente, e consultar no site do fabricante a cc suportada e força suportada etc.

Por exemplo, a DID tem corrente 530 de vários tipos, tem que ver as especificações uma apropriada pra motos até X cilindradas.

Recentemente vi um kit da Riffel com corrente EK, salvo engano uma corrente que suporta até 1.000cc, por um preço bacana, cerca de 700 o conjunto.
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