GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.




Participe do fórum, é rápido e fácil

GSX750F Online
Caro visitante,
Bem vindo(a) ao GSX750F Online.

Está vendo poucos assuntos por aqui? Isso é porque não está registrado! Só assim poderá ver todo o conteúdo que temos sobre a Suzuki GSX750F (Katana) e outras motos além de muitos assuntos sobre o motociclismo.

Não espere mais, registre-se agora e faça sua apresentação.

Se já está inscrito faça o login e participe de nossas discussões.

Forum GSX750F Online.


GSX750F Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com relação a regulagem da embreagem

+3
Carlos Mello
wla
delphiman
7 participantes

Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por delphiman Qui 08 Jul 2010, 14:26

Olá amigos, tudo bem?
Só gostaria de tirar uma dúvida. É coisa simples e só para desencargo de consciência.

Pois bem. Atualmente tenho uma Suzuki GSX 750 94/94. (conforme link: https://gsx750f.forumeiros.com/apresentacao-de-usuarios-f1/ola-amigos-sou-do-forum-ja-mas-gostaria-de-mostrar-minha-nova-f-t725.htm)

A minha dúvida é sobre a regulagem da folga do manete de embreagem. No manual, conforme a figura abaixo é

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Embreagem

recomendado uma folga de 10-15mm (1,5 cm) medido na extremidade do manete. Esta configuração deixa a embreagem mais alta e com acionamento um pouco mais duro.

O que fiz foi seguinte. Deixei a folga um pouco maior, nesse caso, cerca de 25 mm (2,5 cm) onde aparentemente não ocorreram mudanças no comportamento da troca de marchas, desta forma, ficou com uma folga um pouco maior, porém, o acionamento do manete ficou mais macio.

Essa mudança proporcionou melhora da troca de marchas dentro da cidade e gerenciamento mais eficiente da embreagem. Com a embreagem alta dava a impressão que forçava um pouco o acionamento do manete gerando um certo receio de que a espia estava sendo muito forçada (pode ser apenas impressão minha). Outro detalhe é que como a embreagem estava mais alta, seu acionamento completo ficava na metade do seu curso total.
Com a embreagem um pouco mais baixa, isso não ocorre mais. Sem falar que o curso da embreagem vem até a manopla gerando o conforto que o acionamento está completo.

A minha dúvida é a seguinte. Qual o curso de para acionamento perfeito da embreagem? É necessário deixar a embreagem alta ou pode-se deixá-la um pouco mais baixa viabilizando o conforte sem prejudicar o conjunto? Alguém conhece uma maneira mais eficiente do que a medição na extremidade do manete?

Qualquer correção pessoal, por favor é só me comunicar. Estou aqui para aprender junto com vocês. E contribuir com minhas experiências. Pois, infelizmente, nas concessionárias o mecânicos são mais do "ajeitômetro". Deixam como eles acham melhor, mas não sabem se é o correto ou não.


Seria isso nobres amigos.

Grato desde já.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por wla Qui 08 Jul 2010, 17:36

Hehehehe essa pergunta tá 'a cara' do carlão... daqui a pouco ele te responde...

Falow WLA.
wla
wla
Admin
Admin

Número de Mensagens : 6157
Idade : 46
Data de inscrição : 13/02/2010

http://eunascimotociclista.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Carlos Mello Qui 08 Jul 2010, 21:46

Cara já respondi este tópico umas 4 vezes e quando enviar ela não aparece, portanto caso tenha mais de uma resposta vcs ja sabem o que ocorreu, vou tentar novamente responder.
Respondi agora ela respondeu (EDIT), VOU TENTAR RESPONDER NOVAMENTE .
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Sessu Qui 08 Jul 2010, 22:32

Carlão, é normal a embreagem das F's ser "dura"? Da minha Comet é bem mais macia ....
Me disseram que é normal, devido ao motor de maior cilindrada ...
Sessu
Sessu
Boulevard 800
Boulevard 800

Número de Mensagens : 560
Idade : 52
Data de inscrição : 21/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Carlos Mello Qui 08 Jul 2010, 23:36

Caro DELPHIMAN o ideal é onde não comprometa a FUNCIONALIDADE, dê SEGURANÇA e CONFORTO a pilotagem e ao piloto.
QUANTO A FUNCIONALIDADE
É a condição onde a operacionalidade esteja em perfeito estado pra que foi determinado
QUANTO A SEGURANÇA
É a condição onde com o manuseio não possa criar falha, risco, defeito e desgastes a moto e a pilotagem
QUANTO AO CONFORTO
É a condição onde o piloto possa executar as manobras precisas e seguras sem muito esforço ao piloto.
PORTANTO TEMOS
Quando o fabricante coloca em seus manuais as folgas e ajustes são levado em conta todas essa premissas citados acima.
Aquele ajuste de 15 mm não se dá só ao ponte de acionamento da embreagem para a passagem das marchas, mais tambem o ponto de liberação da embreagem para que a moto comece a andar, veja que ela cria uma folga não só na ação do inicio da passagem da marcha mais tambem uma folga entre onde libera a embreagem para saida da moto.
DESVANTAGENS
- Com pouca folga no inicio, menor que 10 mm, dificuldade nas passagem das marchas, comprometendo a segurança e conforto
- Com folga exessiva, condição de segurança comprometida na
saida e patinação, alem de possibilidade de desgaste prematuro
dos discos.( popularmente conhecido embreagem estrangulada)

IDEAL
Onde as passagens das marchas sejam suavez e precisa, sem falhas e trancos.
Onde a saida da moto esteja proximo do curso final de largada da manete.
Conciliando estes dois pontos vc terá SEGURANÇA e CONFORTO, independente da medição da folga.

PROBLEMAS
Cabo de embreagem emperrando cria pontos falços de ajustes criando desconforto.
Embreagem só acionando a passagem de marcha muito baixa, discos de embreagem desgastadas.(cuidado emperramento do cabo de embreagem mascara muito este problema, levando a troca dos disco)

Caro SESSU não é normal o fabricante proporciona o esforço da embreagem pra dá maior conforto, portanto TODAS MOTOS independente da cilindradas tem o mesmo esforço e conforto no manuseio e passagem das marchas, exeto as embreagens hidráulicas.
Portanto se sua moto esta com dificuldade veja o cabo, substituindo ou lubrificando e uma boa regulagem.

ESPERO TER ESCLARECIDO, E QUALQUER COISA ESTAMOS AQUI MEUS FILHOS AMADOS Dúvida com relação a regulagem da embreagem Icon_cheers
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por delphiman Sex 09 Jul 2010, 08:10

Bom dia Carlos, tudo bem?
Muito obrigado pelos esclarecimentos amigo. Uma verdadeira aula.
Como havia mencionado, caso eu deixe a folga padrão, no caso entre 10 a 15 mm a embreagem fica mais alta tendo seu ponto de liberação mais no final do curso do manete. Com a folga um pouco maior, aprox. 25mm o acionamento fica macio e realmente não muda em nada as passagens de marcha comparado a folga padrão. Pelo contrário, com a folga de 25mm ficam muito melhor.

A minha preocupação era referente ao curso de acionamento da embreagem onde caso estivesse com uma folga diferente da padrão poderia não haver o desacoplamento perfeito dos discos.

Mas essa dúvida já foi esclarecida de forma mais que perfeita pelo nobre amigo Carlos Mello. Muito obrigado.

WLA, grato pelo seu post também amigo.

Queria agradecer e parabenizar todos do fórum. Pela parceria e boa receptividade das questões. Sem falar na ajuda prestada.

Muito obrigado.

Grande abraço a todos.
delphiman
delphiman
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 40
Idade : 42
Data de inscrição : 22/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Carlos Mello Sex 09 Jul 2010, 15:48

Mais continue aqui conosco, estes tópico sempre é bem interessante levantar as dúviidas, assim todos aprenderemos.
Carlos Mello
Carlos Mello
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por rolha123 Sáb 05 Mar 2011, 01:21

Alguem pode me informar onde consigo comprar, a um preço razoável, os discos de embreagem da GSX 750 F 1995 ?
avatar
rolha123
Burgman AN 125
Burgman AN 125

Número de Mensagens : 12
Idade : 59
Data de inscrição : 20/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Fuchs Sáb 05 Mar 2011, 05:49

verifica se essa loja tem

http://www.dinhomotoracing.com.br/129343/GSX-750-F

conheço o dono, é de confiança, só precisa confirmar se ele tem do modelo antigo, e se existe diferença entre os discos
Fuchs
Fuchs
GSX 750 F
GSX 750 F

Número de Mensagens : 847
Idade : 44
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por alexandre.ataide Ter 05 Mar 2013, 13:53

Prezados:

Minha embreagem está assim: a regulagem está no extremo da porca de ajuste (está assim desde que troquei a manete entortada e foi o ajuste que achei melhor) e quando eu coloco a primeira marcha dá um tranco e a moto chega a deslocar um pouquinho para frente. Da segunda em diante fica tudo aparentemente normal. Como a moto não patina nem em baixa e nem em alta, gostaria de ver a opinião dos experts, para saber o que pode estar precisando ser trocado. O que mais me intriga é a regulagem: eu tentei voltar a contraporca mais para o início do curso, mas aí posso soltar a embreagem praticamente toda e a moto não sai...e assim tô rodando! Detalhe: eu tive que trocar a manete porque tive um tombinho (coisa leve) que entortou a manete original e arrumei uma de outra moto emprestada na estrada...pode ser algo ligado ao cabo? Não gostaria de já partir para a troca dos discos porque não sinto a moto patinar em regime de giro nenhum. Já puxei 90km/h em segunda marcha pra testar e foi lisinha! Obrigado a todos e desculpem o texto monstro de grande!!
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por alexandre.ataide Sex 09 Ago 2013, 18:44


Alguém me ajuda aê, por favor??? Será que já posso pedir um jogo de discos novos? Se for, paciência, pois como filho de Deus e herdeiro desse mundo eu sou rico de muitas coisas, mas não tô podendo ficar com um quite de discos sobrando...nem tenho lugar para guardá-los, KKKKKKK!

alexandre.ataide escreveu:Prezados:

Minha embreagem está assim: a regulagem está no extremo da porca de ajuste (está assim desde que troquei a manete entortada e foi o ajuste que achei melhor) e quando eu coloco a primeira marcha dá um tranco e a moto chega a deslocar um pouquinho para frente. Da segunda em diante fica tudo aparentemente normal. Como a moto não patina nem em baixa e nem em alta, gostaria de ver a opinião dos experts, para saber o que pode estar precisando ser trocado. O que mais me intriga é a regulagem: eu tentei voltar a contraporca mais para o início do curso, mas aí posso soltar a embreagem praticamente toda e a moto não sai...e assim tô rodando! Detalhe: eu tive que trocar a manete porque tive um tombinho (coisa leve) que entortou a manete original e arrumei uma de outra moto emprestada na estrada...pode ser algo ligado ao cabo? Não gostaria de já partir para a troca dos discos porque não sinto a moto patinar em regime de giro nenhum. Já puxei 90km/h em segunda marcha pra testar e foi lisinha! Obrigado a todos e desculpem o texto monstro de grande!!
alexandre.ataide
alexandre.ataide
Suzuki YES 125
Suzuki YES 125

Número de Mensagens : 83
Idade : 50
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com relação a regulagem da embreagem Empty Re: Dúvida com relação a regulagem da embreagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos