Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
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Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.
Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.
Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.
Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.
Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.
S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.
Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.
Fonte: www.rcamoto.com.br
Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.
Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.
Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.
Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.
Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.
S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.
Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.
Fonte: www.rcamoto.com.br
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
WLA como sempre, aquela bela aula, nos fazendo cada vez menos ignorante no mundo das motocicletas.
PARABENS .
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Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
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Data de inscrição : 24/10/2009
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Valeu pela aula. qual sua sugestão para as Fs. pastilhas nacionais e importadas?
henrique jr- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 853
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Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
henrique jr escreveu:Valeu pela aula. qual sua sugestão para as Fs. pastilhas nacionais e importadas?
Tô usando a Fischer Metálica e tô satisfeito.. muita gente usa e gosta tb da EBC (mais cara)... a Fischer vc compra na RCA... ok.
Falow WLA.
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Eu to usando a EBC porque quando fui trocar, um colega praticamente me obrigou a comprar essas pastilhas. mas são muito boas não posso me queixar.
henrique jr- GSX 750 F
- Número de Mensagens : 853
Idade : 54
Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Galera, no mercado livre tem um cara vendendo pastilhas TK. Alguém conhece a marca??? É boa??? Vlw
Frehley- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 32
Idade : 39
Data de inscrição : 03/10/2010
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Opa cara essa aí nunca ouvi falar... vai de fisher ou EBC...
Falow WLA
Falow WLA
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
wla escreveu:Opa cara essa aí nunca ouvi falar... vai de fisher ou EBC...
Falow WLA
Vlw WLA, é que to meio apertado agora, mas vou ter que comprar, to precisando trocar, vou ver se pego no RCA mesmo, aproveitando já levo junto um filtro de óleo.
Abraço
Frehley- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 32
Idade : 39
Data de inscrição : 03/10/2010
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Alguem sabe da referencia das pastilhas da EBC ?
Estou pretendendo comprar nos EUA a referencia seria de grandde importancia.
Abraços!
Estou pretendendo comprar nos EUA a referencia seria de grandde importancia.
Abraços!
Rominho- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 26
Idade : 35
Data de inscrição : 20/04/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Rominho,
Qual ano da sua moto??
O Viper comprou algumas e logo mais te da todas as informações...
Qual ano da sua moto??
O Viper comprou algumas e logo mais te da todas as informações...
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Se a sua moto for a antiga ( Mickey ) igual a minha e a do Marlon Gs
EBC - HH
FA146 dianteiro ( você vai precisar de 2 pares afinal tem 2 discos )
FA63 trazeiro vc vai precisar de 1 par
*** LEMBRANDO Q SE SUA MOTO FOR A MONICA (MODELO NOVO) ESTAS PASTILHAS NAO SERVEM NELA ***
EBC - HH
FA146 dianteiro ( você vai precisar de 2 pares afinal tem 2 discos )
FA63 trazeiro vc vai precisar de 1 par
*** LEMBRANDO Q SE SUA MOTO FOR A MONICA (MODELO NOVO) ESTAS PASTILHAS NAO SERVEM NELA ***
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Ae Sergião, não vai vender minhas pastilhas hein safado....kkkkkkkkkk
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Relaxa mano ja falei q é tua
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Sei não hein...se tem uma cara de safado!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Ae mano so pq eu moro na ZL, meu chaveiro é da Oakley, ando de bermuda da ciclone, prata no pescoço de Juliete e capacete San Marino vc fala isso kkkkkkkkkkkkk
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Mas o chaveiro ta derretido ou não??!!!! kkkkkkkk
Marlon gs- GSX 1000 R
- Número de Mensagens : 1836
Idade : 40
Data de inscrição : 06/08/2011
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Da Twister também é da Oakley truta "tudo meus pano é da Oakley " kkkkkkkkkkkkkk
Viper-SP- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2469
Idade : 45
Data de inscrição : 11/01/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
ai cara fiz calculo pra trazer as da haya e sai muito proximo do preço daqui se for tarifado e aqui consigo pagar 12x
Johannsen- Burgman 400
- Número de Mensagens : 273
Idade : 46
Data de inscrição : 14/08/2010
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
A minha moto é uma 2008/09,a referencia é diferente da Mickey.
Alguem mais sabe dessa referencia?
Viper, com relação as pastilhas EBC são boas? qual o tipo você comprou? metalica, semi-metalica, sintetizada...
Grande Abraço!
Alguem mais sabe dessa referencia?
Viper, com relação as pastilhas EBC são boas? qual o tipo você comprou? metalica, semi-metalica, sintetizada...
Grande Abraço!
Rominho- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 26
Idade : 35
Data de inscrição : 20/04/2012
Re: Quais os Tipos de Pastilha de Freio?
Bom dia a todos! Pessoal ontem fui trocar as pastilhas de freio trazeiro da minha Monica R$ 235,00, so não chorei porque o mecanico indicou as pastilhas da CB R$ 60,00 são iguais iguais, so tirar uma e colocar a outra, deixo ai a dica.
Alexandre Araujo- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 54
Idade : 59
Data de inscrição : 14/04/2013
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