DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
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DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Galera, hoje vendo umas revistas antigas, achei na Revista Duas Rodas, edição nº 358, uma matéria sobre curvas. Acho que pode ser legal postar aqui, pois pode ser útil para muitos. Vamos lá:
De olho nas curvas
Cheias de segredos, as curvas podem ser temidas ou divertidas. Tudo depende da atitude e do olhar do motociclista. Saiba conviver melhor com as estradas sinuosas.
Não existe fórmula especial, um segredo para contornar bem uma curva. Porém, conviver bem com elas faz a diferença entre a tensão e a diversão: um piloto experiente se integra com sua moto nas curvas, mostrando um verdadeiro balé pelas estradas. Já outros brigam com a moto, fazendo curvas “quadradas” e inseguras. Veja o que faz a diferença.
Varrendo
Sua visão não deve se fixar num só ponto: é preciso varrer a curva com o olhar sempre à frente. Antes de inclinar a moto, escolhe-se um ponto (uma mancha, algo que sirva de referência) sem fixar o olhar, basta memorizar. Olhe para frente, para o ponto do meio da curva e para a saída (onde a moto fica “em pé” novamente). Com esses três pontos na mente, entre na curva, olhando bem à frente, para a saída da curva.
Velocidade
Olhar pra frente diminui a sensação de velocidade e o medo, que pode gerar pânico. Vendo o asfalto passar a 120 km/h pela janela do carro parece que estamos em alta velocidade. Já mirando a paisagem... vacas no pasto... parece que o carro está parado. Temos a mesma referência com a moto na curva. Quanto mais perto o olhar, maior a sensação de velocidade. Além disso, numa curva a 120 km/h se percorre 33 metros por segundo. Assim, olhar 30 metros a frente é praticamente nada! Em um segundo se faz muito pouco: olhe pra frente e ganhe tempo para reagir!
Deita, deita!
Motociclistas inexperiente (até com bons anos de estrada), mantém a moto inclinada pra dentro da curva e o corpo pro lado contrário. Por medo de se aproximar do chão, medo de cair. Nosso cérebro entende que aproximando do chão estamos caindo, daí a reação de afastar-se do solo. É preciso “ensinar” o cérebro que perigo mesmo é “sair fora” da curva: o corpo deve ajudar a moto, deitando junto com ela. Pilotos de competição fazem isso muito bem (o “pêndulo”) e alguns acham que eles “são doidos”. Doido é quem tenta brigar com a moto dentro da curva, inclinando o corpo ao contrário.
Aderência
Pneus de moto têm “ombros” arredondados – em bom estado e bem calibrados – e garantem aderência nas curvas. Durante uma curva, especialmente rápida, o piloto faz um “pacto de estabilidade” com a moto com movimentos suaves. Já o contrário, como uma frenagem forte no meio da curva, transfere o peso da moto para a dianteira, causando perda da estabilidade, capaz de provocar um belo tombo.
Além disso, o piloto deve “ler” a estrada com todos seus sentidos. Rodovias próximas de praias podem ter areia, comprometendo a aderência. O mesmo ocorre em saídas de fazendas, onde veículos trazem terra nos pneus. O asfalto gelado das manhãs frias (no Sul, principalmente) pode estar molhado pelo orvalho ou até ter gelo.
Olhar à frente, corpo inclinado junto com a moto e calma proporcionam uma curva perfeita e segura.
Procure sempre a velocidade adequada para contornar uma curva. Piloto e moto não devem “brigar”, têm que cooperar.
Olhe a saída!
Somos treinados para olhar o perigo. Porém na curva, devemos olhar para onde ir. Para o fim da curva. O perigo (uma mancha de óleo, água atravessando o asfalto), deve ser visto antes de entrar na curva. Quem faz trilhar sabe: que a moto vai para onde se olha. E os olhos devem estar na saída da curva.
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Vi essa matéria agora em uma revista MOTOCICLISMO, não me recordo agora a edição, depois vejo. Pode ser útil também.
De olho nas curvas
Cheias de segredos, as curvas podem ser temidas ou divertidas. Tudo depende da atitude e do olhar do motociclista. Saiba conviver melhor com as estradas sinuosas.
Não existe fórmula especial, um segredo para contornar bem uma curva. Porém, conviver bem com elas faz a diferença entre a tensão e a diversão: um piloto experiente se integra com sua moto nas curvas, mostrando um verdadeiro balé pelas estradas. Já outros brigam com a moto, fazendo curvas “quadradas” e inseguras. Veja o que faz a diferença.
Varrendo
Sua visão não deve se fixar num só ponto: é preciso varrer a curva com o olhar sempre à frente. Antes de inclinar a moto, escolhe-se um ponto (uma mancha, algo que sirva de referência) sem fixar o olhar, basta memorizar. Olhe para frente, para o ponto do meio da curva e para a saída (onde a moto fica “em pé” novamente). Com esses três pontos na mente, entre na curva, olhando bem à frente, para a saída da curva.
Velocidade
Olhar pra frente diminui a sensação de velocidade e o medo, que pode gerar pânico. Vendo o asfalto passar a 120 km/h pela janela do carro parece que estamos em alta velocidade. Já mirando a paisagem... vacas no pasto... parece que o carro está parado. Temos a mesma referência com a moto na curva. Quanto mais perto o olhar, maior a sensação de velocidade. Além disso, numa curva a 120 km/h se percorre 33 metros por segundo. Assim, olhar 30 metros a frente é praticamente nada! Em um segundo se faz muito pouco: olhe pra frente e ganhe tempo para reagir!
Deita, deita!
Motociclistas inexperiente (até com bons anos de estrada), mantém a moto inclinada pra dentro da curva e o corpo pro lado contrário. Por medo de se aproximar do chão, medo de cair. Nosso cérebro entende que aproximando do chão estamos caindo, daí a reação de afastar-se do solo. É preciso “ensinar” o cérebro que perigo mesmo é “sair fora” da curva: o corpo deve ajudar a moto, deitando junto com ela. Pilotos de competição fazem isso muito bem (o “pêndulo”) e alguns acham que eles “são doidos”. Doido é quem tenta brigar com a moto dentro da curva, inclinando o corpo ao contrário.
Aderência
Pneus de moto têm “ombros” arredondados – em bom estado e bem calibrados – e garantem aderência nas curvas. Durante uma curva, especialmente rápida, o piloto faz um “pacto de estabilidade” com a moto com movimentos suaves. Já o contrário, como uma frenagem forte no meio da curva, transfere o peso da moto para a dianteira, causando perda da estabilidade, capaz de provocar um belo tombo.
Além disso, o piloto deve “ler” a estrada com todos seus sentidos. Rodovias próximas de praias podem ter areia, comprometendo a aderência. O mesmo ocorre em saídas de fazendas, onde veículos trazem terra nos pneus. O asfalto gelado das manhãs frias (no Sul, principalmente) pode estar molhado pelo orvalho ou até ter gelo.
Olhar à frente, corpo inclinado junto com a moto e calma proporcionam uma curva perfeita e segura.
Procure sempre a velocidade adequada para contornar uma curva. Piloto e moto não devem “brigar”, têm que cooperar.
Olhe a saída!
Somos treinados para olhar o perigo. Porém na curva, devemos olhar para onde ir. Para o fim da curva. O perigo (uma mancha de óleo, água atravessando o asfalto), deve ser visto antes de entrar na curva. Quem faz trilhar sabe: que a moto vai para onde se olha. E os olhos devem estar na saída da curva.
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Vi essa matéria agora em uma revista MOTOCICLISMO, não me recordo agora a edição, depois vejo. Pode ser útil também.
Última edição por wla em Sáb 13 Abr 2013, 17:56, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : mudança de título / Adicionar nova matéria)
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
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Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Belas dicas Renato, vão servir e MUITO pra mim que amo curvas e tenho que aprender só um "cadim"
Gabriel Neto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 385
Idade : 31
Data de inscrição : 23/09/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Muito bom!
Realmente dominar a arte de fazer curvas já é meio caminho andado para pilotar com segurança.
E Minas tem bastante prá gente treinar!
Realmente dominar a arte de fazer curvas já é meio caminho andado para pilotar com segurança.
E Minas tem bastante prá gente treinar!
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
AQUI SE APRENDE, MOTOCICLISMO TAMBEM É CULTURA.
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Pra ajudar mais um 'cadim', está em inglÊs mas é fácil, se eu entendi kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=mTnKkdIfVXQ&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=mTnKkdIfVXQ&feature=related
Gabriel Neto- Burgman 400
- Número de Mensagens : 385
Idade : 31
Data de inscrição : 23/09/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Excelente Gabriel!!
Estou com mais uma matéria que fala sobre curvas, e também sobre passeios em grupo excelente, porém tem umas imagens e precisa scanear, e o scanner não tá muito bom, mais vou ver se no máximo essa semana já consigo postar também.
Abraço
Estou com mais uma matéria que fala sobre curvas, e também sobre passeios em grupo excelente, porém tem umas imagens e precisa scanear, e o scanner não tá muito bom, mais vou ver se no máximo essa semana já consigo postar também.
Abraço
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
OPA VAMOS AUMENTANDO OS NOSSOS CONHECIMENTOS
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
aqui no Forum só se aprende, cada vez mais interessante os tópicos e debates.
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Legal!! E o mais interessante é que descobri que já fazia muita coisa certa sem saber, mas também algumas coisas erradas, Show de bola.
cleber.ab- GS 500
- Número de Mensagens : 172
Idade : 39
Data de inscrição : 17/03/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Também tive essa mesma impressão desde que comecei a andar de moto la nos anos 90 sempre falaram um monte coisas do tipo de usar 70% o freio dianteiro e 30% o traseiro, sobre inclinação do corpo do corpo na hora de entrar em curvas, mas sempre agi por instinto pois não tem coisa melhor do que fazer uma curva perfeita onte o piloto tem o controle total da motocicleta, outra dica é entrar com o motor cheio na curva, a moto gruda no asfalto, se entrar batendo corrente a moto fica muito solta.
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
O importante é usar bem mais o dianteiro, e ter sensibilidade, na minha eu solto o traseiro quando sinto a traseira começar a ficar muito leve, porque se continuar rapidinho ela já começa a dançar... Então quando sinto que ela tá muito leve eu já solto o traseiro... O dianteiro nunca aconteceu de travar.
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Por isso eu disso agir por insitinto, as dicas de frenagem que ja foram postadas em outro tópico ajuda bastante, claro que isso tudo depende de cada situação, com ou sem garupa, tipo de asfalto, humidade, sol, calorão, frio etc... mas o legal de tudo isso é a gente está aqui para compartilhar conhecimentos e ajudar uns aos outros.
duduguterres- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 507
Idade : 43
Data de inscrição : 01/05/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Outro material que eu estava lendo é sobre manter a aceleração na curva... Digo manter, não sair enrolando o cabo na curva, mas não fazer a curva com o acelerador solto... Isso tudo por causa de manter uma certa transferência de peso na roda traseira... Enfim, pilotar não é nada fácil!!
Last_Warrior- Boulevard 800
- Número de Mensagens : 414
Idade : 38
Data de inscrição : 20/07/2011
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Coloquei uma nova matéria.
Abraços
Abraços
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
bah ajudou bastante...
eu acabei de sair de uma Honda Lead 100cc (scooter) e comprei a minha F...
dae tu imagina a diferenca quando fazer uma curva hahaha
hj tava todo duro nas curvas...
vou comecar a me soltar mais, afinal se der algum problema o seguro que arrume minha moto hahaha! ter uma maquina dessas e fazer curva igual a scooter nao eras! hahaha
valeu ae pelas dicas lah em cima que vao ser bem postas em pratica!
Abraco,
Pj
eu acabei de sair de uma Honda Lead 100cc (scooter) e comprei a minha F...
dae tu imagina a diferenca quando fazer uma curva hahaha
hj tava todo duro nas curvas...
vou comecar a me soltar mais, afinal se der algum problema o seguro que arrume minha moto hahaha! ter uma maquina dessas e fazer curva igual a scooter nao eras! hahaha
valeu ae pelas dicas lah em cima que vao ser bem postas em pratica!
Abraco,
Pj
PauloJuniorAUS- Suzuki YES 125
- Número de Mensagens : 32
Idade : 42
Data de inscrição : 16/05/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
O melhor é ir praticando mesmo, (quanto mais melhor) com certa cautela no início, velocidade reduzida mas sem medo de ir deitando. Os limites da moto são bem maiores do que a gente pode imaginar... e muitos acidentes acontecem porque o piloto entra mais rápido do que o "habitual" na curva (ou ela fecha) e tem medo de deitar um pouco mais, alicatando os freios...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
muito boa a matéria, eu usei parte destas explicações no último passeio me senti mais solto, confiando mais em mim e na F, entrando de vagar mantendo o freio e e saindo acelerando rápido, depois de alguns kms me acostumando com a F foi muito prazeroso, ouvi de um amigo você tem sentir a moto e se sentir confiante,(não abusado) foi o bastante me soltei e tudo veio acontecendo naturalmente na ida e depois na volta. Faz muita diferença você conhecer sua moto, seu limite e respeitar ambos.ah e o garupa ter que acompanhar ser bom de garupa sem medo e confiar no piloto se não é melhor andar sózinho.
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
O LIMITE PARA NÓS MORTAIS DE VIAGENS E PASSEIOS FICA NAS PEDALEIRAS DO PILOTO UM PINO ONDE ARRASTA NO ASFALTO INFORMANDO, MESMO ASSIM TEM QUE SABER ANDAR
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
xi perdi estes no último passeio, Gandão achou por ai kkkkkkkkk
Paulo R. Andreolli- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 4066
Idade : 67
Data de inscrição : 20/02/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
O Paulo raspava os pinos no início, quando tava aprendendo... agora ele está raspando os sliders...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
OPA FRANCO É VERDADE ACABOU DEIXANDO O PISCA, SÓ CHEGOU PELA METADE, KKKKKKKK
Carlos Mello- Moderador
- Número de Mensagens : 11479
Idade : 68
Data de inscrição : 24/10/2009
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Rsrsrs Então Carlão,
Já se foram uns cinco pares...
Já se foram uns cinco pares...
Franco- GSX 750 R
- Número de Mensagens : 1496
Idade : 53
Data de inscrição : 24/12/2010
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
Sempre bom relembrar...
rma- Moderador
- Número de Mensagens : 2649
Idade : 28
Data de inscrição : 27/01/2012
Re: DICAS DE PILOTAGEM - DE OLHO NAS CURVAS
excelente artigo, parabens RMA
MUITO BOM MESMO
MUITO BOM MESMO
nomed750- GSX 1300 R Haybusa
- Número de Mensagens : 2000
Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2011
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