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Lubrificação da corrente

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Lubrificação da corrente Empty Lubrificação da corrente

Mensagem por Hans Blackbullet Sex 08 Jun 2012, 10:08

Galera, um ítem muito importante e também muito discutido em fóruns e rodas de motociclistas é a lubrificação da corrente.
Se não lubrificar, o calor e a sujeira diminuirão sua vida útil a ponto de provocar no mínimo um prejuízo financeiro, e no máximo um acidente grave.
O excesso de lubrificação ou o uso incorreto de lubrificantes pode levar a consequências também muito desagradáveis.
Então, como lubrificar corretamente a corrente? Que produto usar? Como aplicar? Quando aplicar?
Aproveitando uma resposta de um tópico de outro fórum, coloco aos amigos minha humilde opinião:
"O Motul é excelente.
Ele deve sim ser aplicado em toda a corrente, pois não só promove a lubrificação dos elos, assim como não permite que haja oxidação das laterais da corrente.
Uma dica importante: Lubrifique a corrente com o Motul sómente se ela estiver limpa e seca, para que o Motul não seja diluido por algum outro tipo de óleo ou graxa que esteja na corrente, ou que impeça que o Motul penetre totalmente.
No momento da relubrificação, é necessário que se lave a corrente com diluente e pincel ou jato de pressão: O Motul faz uma camada espessa e grudenta sobre a corrente, desta forma, a sujeira fica sobre a superfície e não penetra nos elos. Então, o Motul não só lubrifica, mas também protege.
Acontece que ao reaplicar o spray, o novo Motul só consegue penetrar para lubrificação se a corrente estiver limpa, pois a aplicação antiga se não retirada, não permitirá que a nova aplicação penetre, desta forma voce estará sómente desperdiçando o produto, em vez de lubrificar e proteger a corrente, além de "encapsular" a sujeira.
Para lavagem, aplique algum tipo de solvente: recomendo o uso do removedor ou água Rás, pois este não ataca nem resseca os O'rings de borracha nem promovem manchas em outras partes da motocicleta, que pode ser aplicado com pulverizador sob pressão ou um silpes pincel espesso. Em seguida, enxágue com água em abundância. Aplique o Motul sómente depois de seca a corrente. Voce pode acelerar o processo de secagem da corrente colocando a motoca sobre o cavalete e deixando ela ligada e engatada, em terceira ou quarta marcha, que o movimento da roda irá retirar a água da corrente. Entretanto, tome suas precauções, pois este procedimento é um tanto quanto arriscado e perigoso.
A grande vantagem do Motul é que além de lubrificar, ele se mantém preso à corrente por tempo prolongado, evitando assim que ela perca lubrificação, aumentando o intervalo de lubrificação.
Outrossim, ele protege a corrente contra urina de animais e outras sujeiras, até mesmo contra água, a exemplo de rodar em dias de chuva.
O único problema é quando as pessoas lubrificam a corrente em excesso. Aí é caca do mesmo jeito...rsrsrs
Portanto, uso e recomendo o Motul, pois além de ser mais eficaz, é também mais eficiente na conta final.
Grande abraço a todos."
Espero com isso ajudar aos companhheiros do fórum na manutenção de suas motocicletas.
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Mensagem por wla Ter 19 Jun 2012, 23:40

Muito bom o texto Hans... valeu!
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Mensagem por Carlos Mello Qua 20 Jun 2012, 00:13

OPA QUE BELEZA, ISTO SIM QUE É UMA EXPLICAÇÃO TECNICA E POPULARMENTE ESCLARECEDOR, VALEU HANS
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Mensagem por Argeu Qua 20 Jun 2012, 09:03

Pode parecer suma simples operação de manutenção, mas, na minha opinião, cuidados com a relação (corrente,coroa e pinhão) são fundamentais tanto como preservação dos componentes como também por segurança! è sempre bom ficarmos atentos a isso! Importante colaboração do Hans. Valeu!!!
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Mensagem por felipera Qua 20 Jun 2012, 12:21

Otimo artigo...
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Mensagem por Hans Blackbullet Sáb 23 Jun 2012, 10:12

Tamos aí, galera, sempre que pudermos ajudar...
Grande abraço a todos.
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Mensagem por cristiano kristensen Dom 01 Jul 2012, 21:00

Qual removedor melhor? E sabe se o Motul é aquele q tem grafite?? Pois tem vários modelos, Foi lavada na CC e colocaram o Motul, mas hj após uma geral na Moto vi que os elos estão com sujeiras do lado de dentro e gostaria de lavar dinovo com um pincel vcs sabem qual removedor é melhor? Que os respingos na roda foi complicado de tirar com detergente... E tem algum shampoo ou cera legal para limpar a frente da carenagem pois para tirar os bichos é complicado, grudam mesmo.
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Mensagem por Carlos Mello Dom 01 Jul 2012, 22:15

CRISTIANO EU USO OLEO DIESEL NA PRIMEIRA LAVADA, E DEPOIS SABÃO LIQUIDO NEUTRO, TIRA TUDO E DEIXA A CARENAGEM LIMPINHA E BRILHANDO.
QUANTO LIMPAR A CORRENTE EU USO OLEO DIESEL COM UM POUCO DE GASOLINA, OU A DEPENDER DA SUJEIRA ATÉ CAR 80, COM UMA ESCOLA DE DENTE E UM FINCEL, DEPOIS DE TUDO UM JATO DE AGUA COM A MAQUINA DE LAVAGEM, CARA DÁ ATÉ PRA COMER DE TÃO LIMPO.
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Mensagem por cristiano kristensen Dom 01 Jul 2012, 22:21

Carlos Mello escreveu:CRISTIANO EU USO OLEO DIESEL NA PRIMEIRA LAVADA, E DEPOIS SABÃO LIQUIDO NEUTRO, TIRA TUDO E DEIXA A CARENAGEM LIMPINHA E BRILHANDO.
QUANTO LIMPAR A CORRENTE EU USO OLEO DIESEL COM UM POUCO DE GASOLINA, OU A DEPENDER DA SUJEIRA ATÉ CAR 80, COM UMA ESCOLA DE DENTE E UM FINCEL, DEPOIS DE TUDO UM JATO DE AGUA COM A MAQUINA DE LAVAGEM, CARA DÁ ATÉ PRA COMER DE TÃO LIMPO.

Desculpe a Ignorância mas vou passar Oléo Diesel na pintura da Carenagem da moto, depois sabão neutro?? Comprei um Detergente Automotivo Neutro com Silicone para lavar, mas estava pensando em alguma cera pois os Bichos Grudam mesmo na pintura....E a Carenagem da GSX 650F é preta se grudar e secar marca até o Verniz. Quanto a Corrente vou ver para lavar...Agradeço a atenção.
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Mensagem por EPIFANIO Dom 01 Jul 2012, 22:25

só uma pergunta: o motul é encontrado onde, pois por aqui onde moro acho dificil de encontrar.
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Mensagem por Carlos Mello Dom 01 Jul 2012, 22:28

OPA MEU CARO AMIGO, NÃO TEM PROBLEMA ALGUM O OLEO DIESEL NA PINTURA NÃO QUEIMA, MAIS SE VC JÁ COMPROU UM DETERGENTE AUTOMOTIVO, MANDA VER.
COMO ELE É A BASE DE SILICONE NÃO VAI SER NECESSARIO PASSAR CERA E SE FOR, QUE SEJA A BASE DE SILICONE TB, PROTEJE E DÁ BRILHO.


Última edição por Carlos Mello em Dom 01 Jul 2012, 22:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por cristiano kristensen Dom 01 Jul 2012, 22:34

Achei o Motul Chain Lub Off Road um tubo spray Prata foi o mesmo que a CC passou na minha corrente, que fica a corrente seca no Mercadolivre de 45 a 55 reais, mas vou ver por aqui quanto eu acho....
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Mensagem por Hans Blackbullet Ter 03 Jul 2012, 08:31

Galera, quanto às dúvidas sobre solventes:
O óleo diesel não ataca a pintura, mas resseca as borrachas, assim como a gasolina e outros derivados do petróleo, com excessão do "Removedor" ou "Água ráz", que pode ser encontrado em qualquer supermercado.
Para se ter uma idéia, a água ráz é utilizada em carburadores e peças de injeção de combustível para estocagem quando não estão em uso, sejam novas ou usadas. Isto porque a água ráz ou removedor não ataca superfícies, borrachas e silicones, desmanchando as moléculas de óleo e não permitindo oxidações e afins.
Considero portanto este o melhor solvente para a limpesa das correntes e outras partes da motocicleta que necessitem de algum tipo de solvente, como colas de adesivos, pixe, graxas e óleos.
Grande abraço
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Mensagem por Carlos Mello Ter 03 Jul 2012, 20:56

OPA BELA ESPLICAÇÃO TÉCNICA, AGORA PODEMOS MUDAR MUDAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA E DADOS TÉCNICOS, VALEU HANS.
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Mensagem por Hans Blackbullet Ter 03 Jul 2012, 21:17

Carlos Mello escreveu:OPA BELA ESPLICAÇÃO TÉCNICA, AGORA PODEMOS MUDAR MUDAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA E DADOS TÉCNICOS, VALEU HANS.
Valeu, fera, estou realmente lisongeado, mas a intenção realmente é ajudar e esclarecer...
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Mensagem por cristiano kristensen Ter 03 Jul 2012, 21:22

Muito boa explicação comprei no mercado um litro de querosene para limpar a corrente mas na próxima compro Agua Raz.....
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Mensagem por GORGONIO Qui 22 Nov 2012, 21:15

Excelente!
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Mensagem por geovanes Sáb 24 Nov 2012, 10:23

concordo plenamente, mas surge uma dúvida.
eu fiz exatamente como o explicado, corrente lavada, chain lube em cima. nos primeiros 500km tudo ótimo.... dae eu estava em SP.. com garupa viajando e não tem como lavar a corrente... como lubrificar?.. dae não tem jeito tem q meter o chain lube por cima mesmo..
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Mensagem por EPIFANIO Sáb 21 Dez 2013, 21:42

Pessoal desde que comprei a F procuro manter tudo em ordem e com a transmissão não é diferente, tanto que uso o motul para lubrificar e sempre lavo ela antes de aplicar o lubrificante, e já rodei 4mil km sem apertar a corrente.
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